Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Saindo do forno, falta Spindle, Será que refrigerado a ar, dará problema ?  (Lida 12212 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Abara

  • Visitante
Deixande de lado a questão da precisão, se os fusos não são retificados , o peso consome um torque ainda maior dos motores de passo, não deu para ver bem pela foto. Qual o passo que vc usou?

Clube CNC Brasil


Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Ola Antonio qual o ,motor de passo quantos Kg e qual eletrônica  ?
« Última modificação: 11/06/12 - 21:49 por driner »
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil


Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Minha placa controladora  é uma Tb6560 . Estou usando motores de passo nema 34, com torque de 32kg nos 3 eixos. Os eixos X e Y estou usando fuso passo 10 retificado, o eixo Z estou usando fuso passo 5mm, também retificado
« Última modificação: 12/06/12 - 05:17 por antoniomsbr »
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil


Abara

  • Visitante
Antonio, é lógico que uma opção é aliviar peso da chapa do eixo Z, só não sei se vc consegue tirar o peso suficiente para resolver o problema, isso vc deve ver fácil fazendo os furos no sólido, eu trocaria a chapa de aço carbono por uma de aluminio e já teria uma redução de peso na placa, de +- 60 %.

Clube CNC Brasil


Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Ola , não sei se aplica no seu caso,eu tinha problema parecido porem com motores mais fracos e peso menor do Z que o seu,eu tinha fuso passo 5mm resolvi este problema reduzindo para passo 2 ,usando acoplamento com polia dentada,melhora torque ,acredito que se dimensionar para  passo 3  fique bom, eu tinha feito de tudo antes nada resolveu  .
 
« Última modificação: 13/06/12 - 02:52 por driner »
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ola , não sei se aplica no seu caso,eu tinha problema parecido porem com motores mais fracos e peso menor do Z que o seu,eu tinha fuso passo 5mm resolvi este problema reduzindo para passo 2 ,usando acoplamento com polia dentada,melhora torque ,acredito que se dimensionar para  passo 3  fique bom, eu tinha feito de tudo antes nada resolveu  .

Também acho uma excelente solução. Eu tenho nos meus fusos o sistema de acoplamento por correia, onde posso fazer qualquer tipo de redução, porem, atualmente, não uso redução, isto é, uso duas engrenagens exatamente iguais de 60 dentes (motor e polia).
vou tirar foto do acoplamento e postarei logo mais à tardezinha.

Edson

« Última modificação: 13/06/12 - 12:17 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Frustado. Depois de 2 semanas trabalhando nas folgas, não consigo resolver os erros de passo.  No eixo X e Z, principalmente. O duro é descobrir o motivo. Notei que ocorrem mais em determinadas áreas, mas difícil dizer se é mecânico ou eletrônico.


Vamos ver o que fazer.
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Antonio,

Estou também com problema de perda de passos, só que é no eixo Y, o eixo X, trabalha direitinho.

Procurando nos fóruns., novamente veio à baila o "DAMPER".

Existe em alguns motores de   passos problema de ressonância que causam essas perdas de passos. às vezes a máquina trabalha direitinho, mas não podemos confiar. Essa ressonância se dá a uma certa velocidade do motor e aceleração. Por vezes um motor trabaçha bem com velocidade alta e baixa, mas nas velocidades intermediárias dá-se a perda de passos,

Hoje resolvi fazer um "DAMPER" para meu eixo Y. Essa peça nada mais é que uma roda com uns furos onde colocamos esferas ou roletes (de 6 a 8 esferas) para evitar que haja ressonância nos motores.

Existe pouca literatura sobre isso. A minha peça eu fiz com 8 esferas de 13 mm. Depois de montada realizei alguns teste e houve uma melhora de 98%. Amanhã farei outra com esferas maiores de 15 mm. e testar. Também aproveitarei essa que fiz hoje e colocarei esferas menores 11 mm. para ver se resolve o problema 100%.

Não sei se existe cálculos para dimensionar o tamanhos da roda e das esferas, estou usando o método de tentativas de erros e acertos.

Muitos fazem essa peça de Celeron, nylon, poliacetal, alumínio, etc. Eu fiz foi de MDF mesmo.

Se tudo der certo postarei fotos para verem.

Abs.

Edson
 
« Última modificação: 16/06/12 - 21:57 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Ja pensaram em diminuir a rampa de aceleração la na parte do "motor tuning and setup"? Deixa ele mais suave...



Marcao

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ja pensaram em diminuir a rampa de aceleração la na parte do "motor tuning and setup"? Deixa ele mais suave...
Marcao
Marcão, As perdas de passos são com a máquina livre sem esforço, até com tupia desligada.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Já tentaram colocar um damper ?

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Maquina do Joel :

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil


Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Antonio,

Estou também com problema de perda de passos, só que é no eixo Y, o eixo X, trabalha direitinho.

Procurando nos fóruns., novamente veio à baila o "DAMPER".

Existe em alguns motores de   passos problema de ressonância que causam essas perdas de passos. às vezes a máquina trabalha direitinho, mas não podemos confiar. Essa ressonância se dá a uma certa velocidade do motor e aceleração. Por vezes um motor trabaçha bem com velocidade alta e baixa, mas nas velocidades intermediárias dá-se a perda de passos,

Hoje resolvi fazer um "DAMPER" para meu eixo Y. Essa peça nada mais é que uma roda com uns furos onde colocamos esferas ou roletes (de 6 a 8 esferas) para evitar que haja ressonância nos motores.

Existe pouca literatura sobre isso. A minha peça eu fiz com 8 esferas de 13 mm. Depois de montada realizei alguns teste e houve uma melhora de 98%. Amanhã farei outra com esferas maiores de 15 mm. e testar. Também aproveitarei essa que fiz hoje e colocarei esferas menores 11 mm. para ver se resolve o problema 100%.

Não sei se existe cálculos para dimensionar o tamanhos da roda e das esferas, estou usando o método de tentativas de erros e acertos.

Muitos fazem essa peça de Celeron, nylon, poliacetal, alumínio, etc. Eu fiz foi de MDF mesmo.

Se tudo der certo postarei fotos para verem.

Abs.

Edson
 

Desculpa, eu não tinha visto que vc já tinha mencionado o damper, mas acho que, pelo menos, ilustrei um pouco mais !? ?_23
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil


Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Obrigado pessoal pelas dicas.  Não conhecia o Damper, vou ver se consigo isolar o problema. Amanheci mais animado hoje e vou a luta, vou resolver isso custe o que custar.... kkkkk
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil


Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Tente filmar a cnc com o maledeto do problema, quem sabe a gente consegue saber o que é mesmo. ?_26



Marcao

Clube CNC Brasil


Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Segue o link com o vídeo
Fiz um programa repetindo as dimensões em z e y , ela vai acumulando erro nos dois eixos, como podem notar
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil


 

SiteLock