Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Saindo do forno, falta Spindle, Será que refrigerado a ar, dará problema ?  (Lida 12210 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Opa, vamos dar tiro para todo lado, quem sabe a gente acerta um, rsrs vai no mach e em setting(alt6) depois em set steps per unit, ja fez essa configuração?



Marcao

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Opa, vamos dar tiro para todo lado, quem sabe a gente acerta um, rsrs vai no mach e em setting(alt6) depois em set steps per unit, ja fez essa configuração?
Marcao,

Explique melhor essa configuração, pra que serve, etc e tal, talvez seja aí a solução dos problemas.

Abs.

Edson


Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Edson meu amigo, vou tentar explicar ok(sou ruim nisso), é aquele esquema que voce faz o eixo andar exemplo: 100 mm e voce mede quanto ele andou, se ele andar apenas 98 mm voce poem esse valor nele, assim ele faz a compensação.
Compliquei?

Marcao

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Explicou muito bem!. Mas acho que não é o meu caso, porque se eu mandar ele andar 100 mm., ele anda os 100 mm., só que às vezes anda 98, 95, e assim por diante. Isso constitui perda de passo é é sempre aleatório. Se for constante e sempre no mesmo lugar, então será outro problema.

Mas, foi muito bom aprender mais uma coisa do mach...

Grato

Edson


Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Abara

  • Visitante
Antonio, vc já tentou ir variando a velocidade de avanço para perceber em que faixa de velocidade o problema acontece? Ou se não faz diferença! Acontece mesmo sem estar cortando?

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Estou de volta:

Ontem, informei que havia feito um Damper para o eixo Y com esferas de 13 mm. e que a máquina havia melhorado 98%. Esse Damper eu fiz no torno e usei furadeira de bancada. Demorei umas 5 horas para fazer aquele Damper.


Então, devido a melhora da máquina, arrisquei fazer o de hoje na fresadora.
Fiz o desenho no ArtCam e usinei com fresa de 4,4 mm. demorou entre tudo aproximadamente 45 minutos e ficou perfeitíssima. Esse Damper foi feito para esferas de 15 mm.

O Damper do eixo Y tem uma tampa de papelão para que as esferas não caiam. Já as do eixo Z, como o Damper fica na horizontal, não há necessidade, por enquanto, de colocar tampa.

A máquina, parece que esta em 100%, nos testes feitos hoje, vamos ver como ela se comporta no decorrer dos dias.

Estou usando velocidade de 2000 m/min. nos eixos X e Y e no Z de 1200 m/min. com aceleração de 180 nos eixos X e Y e 120 no eixo Z.
Velocidade de trabalho(corte) usei F500. e mergulho 300

Abaixo estou postando etapas da usinagem do Damper feito hoje.

Qualquer dúvidas é só "gritar"

Abs.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Antonio, vc já tentou ir variando a velocidade de avanço para perceber em que faixa de velocidade o problema acontece? Ou se não faz diferença! Acontece mesmo sem estar cortando?


Após uma tarde de corre corre com filho, coitado, que todo ano tem febre e inflamação de garganta nesta época. eita....

MAs mais tranquilo agora, digo que testei todas as configurações da placa, mesmo sem usinagem só rodando no vazio, percebi que ela perde passo, pois começava a usinagem sem tocar a superficie , no vazio e vi gradativamente ia baixando o z, e os eixos x e y iam se deslocando. Além de eventualmente dar erros de passo de parar o eixo, às vezes.
A configuração no Mach3 está correta, testei com passo cheio, e fui aumentando até  chegar a micropasso de 1/16. O melhor foi 1/8, sem dúvida. Aí ví que teve a melhor configuração. trabalhando com passo cheio e half, sequer consigo movimentar, sem dar erro de passo.
Muito estranho mesmo. No vídeo que postei , fica evidente que com 1/8, o erro é por passada,em todos os eixos trabalhados, por exemplo, ela vai acumulando erro no eixo y e Z, apenas como exemplo.
Estava imaginando se é problema mecânico, ou eletrônico, mas o que me deixa mais preocupado é que trabalhando no vazio a em full, e half, sequer consigo movimentar. ...
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil


Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Agradeço a todos pois todos que me ajudam, pois cada um levantou um caminho para seguir, com certeza vou isolar o problema a tempo de fazer algumas peças pro aniversário do meu filho em julho
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil


Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Hum, analisando agora o vídeo que o MAC enviou mais as fotos do Edson, me veio a memória algumas equipamentos CNC na empresa, sobretudo os mais antigos, quando o pessoal está fazendo manutenção, tem algo bem similar a isso, provavelmente são os Dampers. Nossa, nunca imaginei para que isso serviria... Vou tentar fazer para ver se resolve.
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Antonio,

Todo esse problema que você descreveu acima, estou passando já há algum tempo. Tenho uma CNC de 1.130 x 1080 de área útil e não aproveitei quase que absolutamente nada. Já havia aberto um tópico em outro Fórum para tentar resolver esse problema, mas sem exito, embora um dos post do outro fórum tenha sido sobre a utilização de Damper, não acreditei que fosse problema de ressonância.

Chegava a acionando a máquina no vazio e ficar olhando, por horas, para ver se detectava o problema. Adquiiri tanta prática que já oivia o barulho quando o motor perdia passo. Cheguei a encomendar outros drivers para trocar e ver o problema resolvido. Os Drivers chegaram, mas encontram-se na Alfandega de Coritiba-PR e eu estou em São Paulo-SP.

Como os drivers estão demorando para chegar (fiz a encomenda há mais de 70 dias) resolvi fazer um bendito Damper. Verificando outros fóruns essa peça parecia coisa de alta tecnologia, cheia de "trique-trique" Aí, pensando, resolvi experimentar fazer uma de MDF. Ora se o segredo são as esferas que ficam balançando para neutralizar o efeito da ressonância uma peça de MDF também se prestaria para o caso. Foi muito fácil fazer, se soubesse já teria feito há mais tempo.

Bem como eu já postei anteriormente, é impressionante a mudança no comportamento dos motores. Tente fazer um Damper e você verá, que como eu, passará a acreditar em milagres.


Abs.

Edson


Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
 So para endossar a conversa,o primeiro damper que fiz improvisado foi de MDF, como não tinha    esferas fis uns tarugos com barra redonda de 10mm com 20 mm de comprimento e furo de 12 mm,funciona bem como considerei improviso, semana passada fiz um nylon com esferas ,foi desnecessário  só ficou um puco mais bonitinho , o que fis de MDF não ficou tao caprichado esteticamente como o  que o Edson fez,mas funcionou perfeitamente .


 O  problema da minha maquina não era só ressonância ,era era torque e que eu uso motores de 9,9 kg ,ai fis uma redução no eixo Z que era o único que não tinha redução pois os outros são com cabo de aço,no X e Y o problema era ressonância.
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil


Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Falei com um colega e ele vai fazer uma pecáveis improviso para verificarmos . Tomara que de certo estou esperançoso .... ?_12
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil


Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Excelente relato Edson !

Adorei o damper !  ;D

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Hoje, finalmente, depois de um longo tempo, consegui fazer meu primeiro "brinquedinho". Antes, só fazia peças únicas, isso quando a máquina estava em um ótimo dia.

Só não fiz outro (o Galo) porque a fresa quebrou...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Excelente relato Edson !

Adorei o damper !  ;D

Obrigado jorge...

Se precisar é só vir aqui que faremos juntos.

Você já está no Rio? Estou perguntando porque a correia do meu torninho está para quebrar... talvez vá precisar daquele Saca-Polia...

Um grande Abraço

Edson
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Edson meu amigo(to te devendo uma visita, nao esqueçi nao, espera eu melhorar que apareco ai ?_26) agora é a minha vez de te perguntar kkk, daria para explicar melhor esse funcionamento desse Damper, o que ela faz, deixa de fazer etc...?



Marcao

Clube CNC Brasil


 

SiteLock