Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Saindo do forno, falta Spindle, Será que refrigerado a ar, dará problema ?  (Lida 12211 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Depois de ver o site que você indicou percebi que é olhando para o PC.

Isto Edson...  achei mesmo que voce ia ficar na dúvida e por isto mandei o link.. rs..    ?_1 ?_1 ?_1

Agora depois que voce ligar os motores com certeza esta etapa estará superada..   outro problema que irá restar é como ligar os reles para controlar a bomba de óleo, se for usar.. algumas lâmpadas ou o spindle...  estes reles num funcionam direto na paralela.. voce irá precisar de uma etapa de potência pra armar os reles e esta etapa de pontência precisa ser opto-isolada... 

Como irá resolver isto se precisar de alguma destas coisas?

Tem também os finais de curso,se for usar terá que ser nestas portas restantes.. e como voce (nem eu) temos a interface..  como solucionar? rs..

Eu só liguei os motores.. o resto tá tudo desconectado.. rs..  finais de curso (a maioria dos colegas nem usam), bomba e coisa e tal.. rs..  deixei tudo  desconectado por enquanto...   mais pra frente dou jeito nisto..  ou consigo uma interface (famigeradas BOBs) ou arrumo uma solução caseira pra coisa...  mas é uma questão pra se resolver no futuro...

Abraços e boa sorte aí com os testes...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Isto Edson...  achei mesmo que voce ia ficar na dúvida e por isto mandei o link.. rs..    ?_1 ?_1 ?_1

Agora depois que voce ligar os motores com certeza esta etapa estará superada..   outro problema que irá restar é como ligar os reles para controlar a bomba de óleo, se for usar.. algumas lâmpadas ou o spindle...  estes reles num funcionam direto na paralela.. voce irá precisar de uma etapa de potência pra armar os reles e esta etapa de pontência precisa ser opto-isolada... 

Como irá resolver isto se precisar de alguma destas coisas?

Tem também os finais de curso,se for usar terá que ser nestas portas restantes.. e como voce (nem eu) temos a interface..  como solucionar? rs..

Eu só liguei os motores.. o resto tá tudo desconectado.. rs..  finais de curso (a maioria dos colegas nem usam), bomba e coisa e tal.. rs..  deixei tudo  desconectado por enquanto...   mais pra frente dou jeito nisto..  ou consigo uma interface (famigeradas BOBs) ou arrumo uma solução caseira pra coisa...  mas é uma questão pra se resolver no futuro...

Abraços e boa sorte aí com os testes...


Como o produto beneficia o Mac então é melhor ignorar, não é mesmo ?!

Mas dá uma olhada aqui : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Esta placa só está ai a 5 anos + ou - .... faz exatamente o que vc quer mas deve estar estragada já é muito velha ?!... rsrsrs ... rir para não chorar ...  ?_22 ?_22 ?_22 ?_46 ?_46 ?_46
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil


Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Edson, consegui o manual dos drivers e voce tinha razão...  a ligação é diferente daquela que fiz aqui...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mas dá uma olhada aqui : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Óia.. esta plaquinha resolve mesmo o pobrema...  e a vantagem é que a fiozera somi tudo...   

Na realidade já tinha visto, mas num gostei da cor.... hehehehe

Brincadeira...  nunca tinha visto mesmo não...  mas que resolve o pobrema resolve...  e precisa duma outra plaquinha com os reles...   

Primeiro vou fazer aqui os testes por a maquininha pra funcionar e asssim que for mexer nesta parte, por as outras tranqueiras pra funcionar, tipo fim de curso e outras firulas, entro em contato contigo pra encomendar estas plaquinhas..

Obrigado pela sugestão.... 

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edson, consegui o manual dos drivers e voce tinha razão...  a ligação é diferente daquela que fiz aqui...


Eu posso ser um "cara" sem manual, mas você é que é " O Cara"?_6 ?_6 ?_6

Excelente, agora acho que vai... Acabei de chegar de uma passeio e nada melhor que seus post para eu dormir direito...

Abraços

Edson
 
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Sei que todos voces sabem, mas não custa frizar:

Pinos de saída da LPT:
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 14, 16 e 17

Pinos de entrada da LPT:
10, 11, 12, 13, 15
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sei que todos voces sabem, mas não custa frizar:

Pinos de saída da LPT:
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 14, 16 e 17

Pinos de entrada da LPT:
10, 11, 12, 13, 15

Gilii,

quais pinos fornecem os 5V. para o driver?

Grato

Edson
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
quais pinos fornecem os 5V.

Nenhum !

Os únicos pinos relacionados à fonte são os de "terra" 18 ~ 25.

Para alimentar a lógica dos drivers, deve derivar essa alimentação da fonte, de algum dos conectores para HDs, por exemplo. Fio preto: GND (negativo), fio vermelho 5V (positivo).

Vc vai precisar apenas do fio vermelho, o retorno para GND é feito pela porta paralela, pelos pinos ativos (passo, direção).

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Nenhum !

Os únicos pinos relacionados à fonte são os de "terra" 18 ~ 25.

Para alimentar a lógica dos drivers, deve derivar essa alimentação da fonte, de algum dos conectores para HDs, por exemplo. Fio preto: GND (negativo), fio vermelho 5V (positivo).

Vc vai precisar apenas do fio vermelho, o retorno para GND é feito pela porta paralela, pelos pinos ativos (passo, direção).

Grande Jorge,

Estava no meu Outlook perguntando e você já tava respondendo aqui.

É isso mesmo que queria saber. Agora mãos à obra.

Abs.

Edson
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Aqui está uma prévia dos trabalhos de instalação da nova eletrônica.

Tive que parar por hoje porque de tanto descasca e soldar fios já estava dando câimbras nos meus dedos...Amanhã concluo as ligaçoes e testarei a fresadora.

Abraços

Edson



« Última modificação: 24/06/12 - 21:18 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Blz Estou torcendo para que de tudo certo. Qual a especificação dos seus motores ?
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Blz Estou torcendo para que de tudo certo. Qual a especificação dos seus motores ?

Antonio,

As especificações dos motores sâo:
Motores: Bipolar;
Corrente/Fase: 1,4A;
Voltagem/Fase: 1,6V;
Potência: 18,9 Kgf.

Abs

Edson
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Bem, Hoje terminei de instalar a nova eletrônica. Deu muito trabalho e tive que economizar muita solda "Best", pois, estava no fim e eu tinha comprado outra, da marca "Black Bull", que é uma porcaria.

A diferença entre as duas é gritante. Eu nunca tinha rodado a máquina por várias vezes e ver que ela voltada para a posição do zero inicial.

Os driver"s estão configurado com 2,84A e 800 passos por volta. Fiz um teste e não perdeu nenhum passo, depois retirei o "Damper" do eixo "Y"  e ela começou a perder passo chegando até a parar. Recoloquei o "Damper" e fiz os vários teste sem perda de passo.

Creio que o motor esteja com algum probleminha de rolamento, embora seja novo.

Os motores estão rodando muito mais macios. Só que nem sempre, mas às vezes quando aciono o Reset para iniciar fresando, um dos motores dá um tranco, mas nada que atrapalhe. É só clicar no Reset novamente, posicionar o motor em zero com as mão (questão de 1 (um) passo) e voltar a clicar o Reset que não dá mais tranco.

Qualquer duvidas é só perguntar.

Edson


Esqueci de informar que a Fonte é de 24V DC x 4,5Amperes.


« Última modificação: 25/06/12 - 20:49 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil


Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Consegui hoje fazer um desenho sem erros de passo. Finalmente . Usando 1 placa antiga emprestada que era da hobbycnc e não a produzem mais . E duas fontes em paralelo mais uma terceira exclusiva  . Muito feliz depois de 6 meses de planejamento erros e acertos .agora é por a maquina para rodar e aproveitar. Agora é comprar meus drivers definitivos , valeu a todos os que me deram uma ajuda.
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil


Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Xará, finalmente leio que você tá respirando com a satisfação de ter conseguido seu objetivo principal, ter domado a máquina, boa sorte. O carinho do pessoal do clube contigo foi legal, todo mundo dando um pitaco, não te deixaram na mão desde o início.

Clube CNC Brasil


 

SiteLock