Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Cnc Unipolar Microstepping  (Lida 3282 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Cnc Unipolar Microstepping
« Online: 01/07/12 - 17:54 »
Senhores !

Necessito de auxílio para encontrar o manual da CNC Unipolar Microstepping, Para ver como configuro para meio passo.

JCS

Clube CNC Brasil

Cnc Unipolar Microstepping
« Online: 01/07/12 - 17:54 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #1 Online: 01/07/12 - 22:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
....encontrar o manual da CNC Unipolar Microstepping, Para ver como configuro para meio passo.

Júlio, que placa é esta? Deve ter aí o nome da empresa que fabrica, modelo.. estas coisas.. 
Com esta designação que voce passou num sei se será fácil identificar esta placa não... pode ser até que algum amigo identifique, mas eu num tenho nenhuma idéia de que placa seja...

Dá uma olhada aí pra ver se voce consegue mais informações pra gente...  facilita bastante...

abraços,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #1 Online: 01/07/12 - 22:13 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #2 Online: 02/07/12 - 12:54 »
Sr. Eduardo!

Obrigado pela atenção. Acabei de deslocar a placa e fotografar. Vou providenciar em postar as fotos. Primeiro vou reduzir a resolução. Mas, o que consta é exatamente isto - CNC Unipolar Microstepping. Para cada motor, há um conjunto de 3 jumper - J1, J2 e J3. Em cada um está em curto o J1. Seguramente é para configurar o passo de cada motor. (????). O que tenho reparado em outros drives é a existência de chaves ou jumpers mas com a descrição - passo cheio ou meio passo.
Esta máquina é uma novela muito grande que já não mais vale a pena comentar. Estou terminando a estrutura (em alumínio) e seguramente vou começar a parte eletrônica, da qual já me deparei com esses entraves. Estou começando a desanimar. Vamos ver.

Abraços.

Júlio Cézar

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #2 Online: 02/07/12 - 12:54 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #3 Online: 02/07/12 - 13:42 »
Sr. Eduardo!

A Tecnoflexo parece ser representante, tentei pelo telefone mas não me foi dado retorno.

Att.

Julio Cezar

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #3 Online: 02/07/12 - 13:42 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #4 Online: 02/07/12 - 16:26 »
Júlio, num conheço mesmo esta placa...
Mas pelo que deu pra ver nas fotos, a forma de configurar seria nos jumps J1-J2-J3.... 
Ela deve estar configurada pra passo cheio.. se num aparecer ninguém aqui que conheça esta placa (o que eu duvido muito... rs..) o jeito seria mudar os jumps aleatoriamente e ver o que acontece.. rs..
Muda todos para J2 e vê.. mas pelo jeito num tem outro lugar onde fazer isto, a não ser ali...
Acertar a corrente dos motores voce conseguiu?

Agora o mais importante e que eu estava me esquecendo de comentar...
Este fórum é um lugar onde as pessoas podem quase tudo..   o MAC num esquenta muito não..  num zuando demais o barraco ele num tá nem aí..  voce pode dizer quase tudo que lhe venha à cabeça, fazer a pergunta que quiser (quase todas... rs..), brincar, descontrair... enfim.. é um lugar bacana de se viver..

E pode "quase tudo"...

Mas tem uma coisa que aqui num pode..  "PROIBIDO" com letras maiúsculas mesmo... 

Vedado à todos os partiipantes...

que é "Desistir e Desanimar,"...  estas palavras aqui são  proibidas....

Nunca mais fale isto aqui.. rs..  Nem de brincadeira... rs... ?_1 ?_1 ?_1

Tenha fé, batalhe bastante (a gente ajuda) mas num desanime não...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #4 Online: 02/07/12 - 16:26 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #5 Online: 02/07/12 - 16:52 »
Sr. Eduardo.

Renovo minhas reverencias e satisfação pelo atencioso SOS.
Sem que fique em "albis", o desanimo acontece quando já ultrapassamos 3/4 do lápso de tempo e nossos novos projetos sofrem alguns entraves. Mas tenho certeza que entre uma visita e outra no Forum, vou renovando o conhecimento com este tônico que os senhores todos me oferecem acarinhadamente.

Vou permanecer esperto e mantê-lo informado.

Abraços.

Att.

Júlio Cézar

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #5 Online: 02/07/12 - 16:52 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #6 Online: 02/07/12 - 16:55 »
Julio, que bom que voce reanimou, mas pelo amor de Deus, nao escreva dificel que preciso correr no dicionario kkk, uma pergunta, onde foi que voce comprou essa placa?



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #6 Online: 02/07/12 - 16:55 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #7 Online: 02/07/12 - 17:40 »
Sr. Marcão!

Boa noite.

Esta placa acompanhou todos o sistema eletrônico de uma máquina (Hobby) que há 2 anos adquiri de uma firma de Joinvile (SC) que nunca funcionou.
Estou refazendo a estrutura - de madeira para alumínio. (fusos rosqueados de 16mm, rosca grossa com 12 fios por polegada, eixos tb de 16mm, 3 motores unipolar Minebea 23KM C051 0,7V). Uma verdadeira vergonha de construção.

Eu a estou reestruturando em alumínio (peças Zero Bala refugadas do Boing 727 - beleza) e ao mesmo tempo minudenciando a parte eletrônica para pedir socorro das verdadeiras dúvidas.

Por sorte ainda não me nasceram os cabelos, pois já os teria arrancado. ?_1 ?_1 ?_1

Att.

Júlio Cézar

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #7 Online: 02/07/12 - 17:40 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #8 Online: 02/07/12 - 21:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
..
Sem que fique em "albis", o desanimo acontece quando ...
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
.. mas pelo amor de Deus, nao escreva dificel ..
Pois é Marcão, hoje aprendemos que albis, em latim é em branco. CNC também é cultura ?_18
abraços
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #8 Online: 02/07/12 - 21:02 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #9 Online: 02/07/12 - 21:49 »
John, aprendemos ou corremos pro dicionario?  ?_1 ?_1

Agora essa placa, fui la no santo google e procurei em imagem e nada encontrei, ta dificel...



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #9 Online: 02/07/12 - 21:49 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #10 Online: 02/07/12 - 21:56 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Agora essa placa, fui la no santo google e procurei em imagem e nada encontrei, ta dificel...

Sei não, Marcão, mas acho que num tá muito difícil não...
Pelo que analisei, só pode ser aqueles jumps...  J1 - J2 e J3...
Num tem mais nada lá... pelo menos fisicamente.. só os jumps.. então se num é numa posição, é noutra.. num tem muito que sofrer não...

O que vejo como preocupante é o acerto de corrente pro motor, pois parece que é ajustado naquele trimpozinho.. o resto acho que basta fazer um teste com estes jumps  e resolve o problema..  perigo de queimar num tem..  
« Última modificação: 02/07/12 - 21:56 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #10 Online: 02/07/12 - 21:56 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #11 Online: 03/07/12 - 00:12 »
Srs. Eduardo, Marcão e John!

Além dos artigos encontrados no Forum, navegando por aí, tomei conhecimento que em alguns driver há como configurar a resolução: a) Full step = 200; b) 1/2 step = 400; c) 1/4 step = 800; e, d) 1/8 step = 1600. Destarte, acredito que os jumper da dita placa corresponde: Full, 1/2 e 1/4.

Como não há risco de explosão, vou para a experimentação. Após, partir para o ajuste da corrente dos motores, que parece-me que em 1.8 Amp deve-se acertar seguramente nos trimpot de 2,5 a 3,6 VDC, atendendo a qualidade de ressonância, considerando que a mesma é imperceptível considerando a boa qualidade dos motores de passo.

Ainda tenho que buscar por aí um tabela de comparação dos motores, pois tenho por entender que estes que tenho 23KM C051 0.7V corresponde a 9.9 Kg.

Mas senhores, há vários dias estou numa dança com a construção do tal eixo "Z", nem imaginem, das 36 figuras do samba já fiz todas e criei mais umas 12. Mas vou deixar como imagino e quero.

Abraços.

Att.

Júlio Cézar

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #11 Online: 03/07/12 - 00:12 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #12 Online: 03/07/12 - 18:54 »
Edu, parte eletrica e eletronica, eu tomo choque no fio terra ?_1, sou um zero a esquerda, a parte mecanica, ate sei dar uns pitacos.


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #12 Online: 03/07/12 - 18:54 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #13 Online: 03/07/12 - 23:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edu, parte eletrica e eletronica, eu tomo choque no fio terra ?_1, sou um zero a esquerda, a parte mecanica, ate sei dar uns pitacos.
Marcao

Choque no fio terra...  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Este é o Marcão.. rs....

Mas nem posso dar risadas de você não...

O Luiz Alves, lá do Paraná um dia se compadeceu de mim.. rs...  eu falei pra ele que no lugar onde eu morava, um motel lá pras bandas de São Matheus, tinha rato fazendo fila pra beber água nas valetas...  era só eu cismar de dormir que os danados andavam até por cima do cobertor..  um dia um deles resolveu entrar em baixo do cobertor e quando vi tava subindo pelas minhas pernas..  cara, foi um susto danado..

Daí o Luiz me ensinou a fazer uma ratoeira elétrica.. cara, tecnologia de ponta mesmo... 
O rato morre por eletrocução...
Daí eu fiz a danada da ratoeira.. (se quiser, te ensino).. muito bom mesmo...  melhorou ainda mais, quando fiz algumas adaptações nela...  sensor de presença, onde o sistema liga apenas quando se tem um rato em posição para ser eletrocutado.. muito bom...  até demais.. rs.. 
Mas na primeira vez que usei, ela ainda num tinha assim nenhuma melhoria e era um protótipo...

Montei com alguns vergalhões entrecruzados, tudo ligado na rede 220V e pra garantir que o rato iria mesmo morrer, joguei água embaixo da lata onde tava a trapizonga montada...

Tudo ligado no 220v, uma lâmpada de 60W em série e tá lá a encrenca ligada....

Bem pertinho tinha um monte de latas de alumínio, latas de refrigerante vazia que o portugues guardava pra vender no ferro véio...

Tou eu dormindo quando acordo com uma barulheira de latas caindo.. um fuzuê danado.. levantei e fui correndo ver se tinha pegado algum rato...
Cara, tinha uns dez ratos enroscados na trapizonga, deram um tranco, caíram no meio das latas, sairam puxando os fios, os vergalhões..  a lâmpada acendia e apagava...

Eu, descalço, cheguei perto demais.. as latas cairam em meu pé, os fios se enroscaram em mim.. eu descalço, pé molhado e a lâmpada lá, acendendo e apagando, eu caí no escuro no meio das latas e foi rato correndo pra tudo que era lado...  e eu chingando e tomando choque no pé.. cara.. uma bagunça desgraçada.. e quando tudo terminou, a luz finalmente se apagou, eu tava quase apagado, no chão da lavanderia, todo molhado, o pé machucado..  uma lástima só...

No outro dia, pelo MSN contei o que aconteceu pro Luiz e ele quase mijou nas calças de tanto rir, o fiodumaégua.. rs..

Até hoje tira barato ca minha cara por causa destes ratos que eu tentei matar..
Resumindo, foi só prejuízo, pois não ficou nenhum rato morto..  só eu que me lasquei...   ?_1 ?_1 ?_1

E trabalhei durante 16 anos com manutenção de eletro-eletrônicos.. rs...  Pra depois quase acabar assim, eletrocutado no lugar dos ratos, num porão fétido e imundo..     ?_1 ?_1 ?_1

Ninguém merece... rs...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #13 Online: 03/07/12 - 23:07 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #14 Online: 04/07/12 - 05:20 »
Eu nem vou responder isso.... mas nao aguentei, to aqui rindo para karamba disso. ?_1 ?_1


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Unipolar Microstepping
« Resposta #14 Online: 04/07/12 - 05:20 »

 

SiteLock