Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Limitações e possibilidades de uma eletrõnica "espartana"  (Lida 3805 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline ag_favaro

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Minha máquina é para aprendizado. Adquiri por oportunidade, pois não servia aos propósitos comerciais de seu anterior proprietário. Procurei por informações sobre a placa controladora dela (Google), mas confesso que não achei nada. Posto a seguir as fotos, com destaque dos componentes, para saber a opinião dos mais experientes. Desculpem a baixa qualidade das fotos, mas meu netinho "lavou" minha camera, sobrando por hora o recurso do celular. Sei que ela funcionava. Apenas desconheço suas possibilidades e limitações. Os motores Y e Z são pequenos, retirados de alguma impressora. O X é melhorzinho, deve equivaler a um 9,9. Trabalham com redução de engrenagens. Depois fotografo a máquina, por hora, gostaria de saber um pouco mais sobre este tipo de controladora.

Clube CNC Brasil


Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Limitações e possibilidades de uma eletrõnica "espartana"
« Resposta #1 Online: 30/07/12 - 21:16 »
Este driver é igual ao do Herculano, Phase Driver ... funciona bem mas não tem um bom desempenho.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Limitações e possibilidades de uma eletrõnica "espartana"
« Resposta #1 Online: 30/07/12 - 21:16 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Limitações e possibilidades de uma eletrõnica "espartana"
« Resposta #2 Online: 31/07/12 - 00:30 »
Antônio, como o MAC falou.. as Phase Driver apesar de funcionarem direitinho, não tem bom desempenho.. são lentas para a maioria das aplicações e talvez, dependendo do que voce for fazer, seria interessante investir em controladoras tipo Chopper...
Mas se o intuito for apenas aprendizado, aproveite que já a adquiriu e coloque pra funcionar...
Eu pessoalmente usei este tipo de controladora durante uns cinco anos, numa plotter de recorte de vinil que montei e dava conta do recado.. apesar de lerdinhas, funcionam direitinho... 

Abraços,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Limitações e possibilidades de uma eletrõnica "espartana"
« Resposta #2 Online: 31/07/12 - 00:30 »

Offline ag_favaro

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Limitações e possibilidades de uma eletrõnica "espartana"
« Resposta #3 Online: 31/07/12 - 19:53 »
Mac e Edu, agradeço as respostas. Havia procurado reconhecer que tipo de placa é esta pelas fotos das demais, e não achei nenhuma igual. Achei alguns modelos apenas parecidos. Agora já sei o que é, e posso continuar meus estudos.
Será adequada, imagino, para os primeiros experimentos. Tenho um longo caminho a percorrer ainda, principalmente com os programas de desenho e controle.
E a máquina também é básica. Colocar uma placa de primeira linha agora, seria como colocar um motor de Mercedes num fusca.

Clube CNC Brasil

Re:Limitações e possibilidades de uma eletrõnica "espartana"
« Resposta #3 Online: 31/07/12 - 19:53 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Limitações e possibilidades de uma eletrõnica "espartana"
« Resposta #4 Online: 31/07/12 - 20:27 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tenho um longo caminho a percorrer ainda, principalmente com os programas de desenho e controle.
E a máquina também é básica. Colocar uma placa de primeira linha agora, seria como colocar um motor de Mercedes num fusca.

Quanto a programas de controle, irá ter problemas.. parece-me, se não me falha a memória, que os programas "normais" que se usa por aqui não servirá nesta placa...
Mach3 tenho quase a certeza que não aceita phase-drive...  
O programa que eu usava foi desenvolvido pelo Luiz Cressoni...  pesquise ai mas acho que isto irá te causar alguns problemas...
Os colegas irão te orientar quanto a isto..
« Última modificação: 31/07/12 - 20:29 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Limitações e possibilidades de uma eletrõnica "espartana"
« Resposta #4 Online: 31/07/12 - 20:27 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Limitações e possibilidades de uma eletrõnica "espartana"
« Resposta #5 Online: 31/07/12 - 22:53 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
apesar de lerdinhas, funcionam direitinho...  
Abraços,
Eduardo


Lerdinhas quanto,se todos pensarem que componentes eletronicos que usamos nessas placas são mais baratos que uma porcaria de sanduba de minhoca do mcdonalds...Edu,essa placa é pra motorzinho...e quem gosta de motorzinho é dentista.KKKKKK
Da uma olhada na corrente que esse opto acoplador aguenta:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Braxx
« Última modificação: 31/07/12 - 23:13 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Limitações e possibilidades de uma eletrõnica "espartana"
« Resposta #5 Online: 31/07/12 - 22:53 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Limitações e possibilidades de uma eletrõnica "espartana"
« Resposta #6 Online: 01/08/12 - 01:14 »
Além de rápido o bichinho é valente... rs
Cara, nem imaginava que existisse opto-acoplador darlington...   e pela data que vi lá no datasheet (2003) a tecnologia num é nova não. rs...
Eu que tou malinformado mesmo... rs..
« Última modificação: 01/08/12 - 01:16 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Limitações e possibilidades de uma eletrõnica "espartana"
« Resposta #6 Online: 01/08/12 - 01:14 »

Offline ag_favaro

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Limitações e possibilidades de uma eletrõnica "espartana"
« Resposta #7 Online: 22/09/12 - 20:24 »
Vou responder a minha própria pergunta. Depois de bater a cabeça e revirar a internet, acabei por descobrir duas coisas muito significativas: Primeiro que existem as configurações para o Mach3 (e também para o Ubuntu) atuarem as placas tipo phase-drive. Segundo que a minha placa, que pode ser vista acima é Passo-direção, e funcionou perfeitamente com as configurações básicas que constam da tradução que o "Viu-mau" fez do manual do Mach3.
Não escrevo como reclamação, pois tenho a mais absoluta certeza de que apenas ocorreu um engano, mas apenas com o objetivo de registrar no fórum a informação correta (caso futuramente haja outro colega com a mesma dúvida).

Clube CNC Brasil

Re:Limitações e possibilidades de uma eletrõnica "espartana"
« Resposta #7 Online: 22/09/12 - 20:24 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Limitações e possibilidades de uma eletrõnica "espartana"
« Resposta #8 Online: 23/09/12 - 10:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vou responder a minha própria pergunta. Depois de bater a cabeça e revirar a internet, acabei por descobrir duas coisas muito significativas: Primeiro que existem as configurações para o Mach3 (e também para o Ubuntu) atuarem as placas tipo phase-drive. Segundo que a minha placa, que pode ser vista acima é Passo-direção, e funcionou perfeitamente com as configurações básicas que constam da tradução que o "Viu-mau" fez do manual do Mach3.
Não escrevo como reclamação, pois tenho a mais absoluta certeza de que apenas ocorreu um engano, mas apenas com o objetivo de registrar no fórum a informação correta (caso futuramente haja outro colega com a mesma dúvida).

É amigo, me confundi com o HPCL0731, achei que fossem buffers mas embora eu não tenha encontrado nada sobre ele, alem de obsolet, percebi que se trata de um microcontrolador da HP ... chutando mais uma vez, creio que seja de alguma impressora ?!

No entanto a placa é step/dir mesmo, mas não muda muito não pois continua sendo um driver fraquinho com rendimento igual ao do phase driver.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Limitações e possibilidades de uma eletrõnica "espartana"
« Resposta #8 Online: 23/09/12 - 10:24 »

 

SiteLock