Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Tunando sua CNC opensource project  (Lida 2624 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Tunando sua CNC opensource project
« Online: 03/08/12 - 07:44 »
Eu costumo ter varias ideias e executo algumas que julgo interessante. Todavia muitas vezes outras ideias minhas as pessoas acham interessante e eu não. Pesando nisso resolvi disponibilizar meus trabalhos e compartilhar minhas ideias que sempre as tive e usei achando que eram besteiras seila heheh.

Comprei uma pequena router cnc esse mês, sou estudante de Controle e Automação, daqueles que demoram  a se formar por que querem saber o porque das coisas e amam a prática. A proposito me chamo Rafael Fernandes.

Estou tendo umas dificuldades com minha CNC mas isso depois conversarmos. Agora vou direto ao assunto.

Estou desenvolvendo um sistema para minha cnc, composto de 3 partes.
-Sensoriamento
-Controle auxiliar
-Supervisorio paralelo
Resumindo.

Primeiro passo estou escrevendo um programa para windows em delphi para controlar os eixos x,y,z usando um joystick de gamer, estou usando um cobra da clone, mas pode ser praticamente qualquer um, essa primeira parte devo terminar de hoje para amanha uma versão demo, o projeto vai ser free e opensource... Gostaria de saber se alguem tem interesse ... (estou fazendo testes no mach 3 no windows xp) mas acredito que possamos adaptar...

A segunda parte será a integração de um sistema microcontrolado para final de curso provendo o zero peça para a maquina e controle de colisão. Alem de monitoramento de temperatura, iluminação, acionamento da retifica e aspiração. Tenho varias ideias estou quantificando todas e organizando em um projeto. Quem tiver algum interesse positivo manda email aew.... Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Tunando sua CNC opensource project
« Online: 03/08/12 - 07:44 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #1 Online: 03/08/12 - 08:19 »
Apenas por curiosidade:

Este projeto é didático ou será comercial?

Se didático, servirá a que propósito? o de mostrar como é um sistema cnc ou o de demonstrar alguma linguagem de programação?

Se comercial, sugiro que estude muito bem o que existe porque todas estas facilidades e mais algumas já estão disponíveis na esmagadora maioria dos sistemas disponíveis no mercado - seja "open source" como o EMC², seja comercial como o Mach3...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #1 Online: 03/08/12 - 08:19 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #2 Online: 03/08/12 - 10:42 »
Esse post foi feito dessa mesma forma tb no CnCMania e um outro usario registrado minutos depois entrou na conversa postando alguns links. Possivel Spam.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #2 Online: 03/08/12 - 10:42 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #3 Online: 03/08/12 - 11:33 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Esse post foi feito dessa mesma forma tb no CnCMania e um outro usario registrado minutos depois entrou na conversa postando alguns links. Possivel Spam.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


John,

Você tem o habito de acusar as pessoas sem provas ou fundamentos ... não gosto disto, se há algo de errado com o que ele escreveu exponha aqui p/ que ele possa se defender.

Eu não vejo nada de errado ele escrever aqui, no CncMania, no GuiaCnc ou no etc ...

Outra coisa, aqui não é o CncMania !

Em tempo :

Não vi nada de errado no registro ou na mensagem dele que leve a pensar em Spam !
« Última modificação: 03/08/12 - 11:36 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #3 Online: 03/08/12 - 11:33 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #4 Online: 03/08/12 - 12:56 »
Ok
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #4 Online: 03/08/12 - 12:56 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #5 Online: 03/08/12 - 14:31 »
Opa pessoal que bom que fui bem recebido hehehehe

seguinte como costumo ter muitas ideias e projetos, e sempre recorro ao google e foruns geralmente passivamente, parei para pensar e resolvi postar algo que possa ser interessante para alguém.

andei dando uma chega nos foruns de CNC e  sempre vejo o senhor: fgilii, acredito ser uma especie de guru no ramo heheh, respondendo ao senhor, a ideia é um projeto opensource FREElantrópico... estou montando em minha pequena cnc a quem interessar... como disse estou fazendo minha parte para a comunidade web que sempre me foi útil. Agradeço ao senhor Mac_RC pela defesa, mas acredito que o Sr john, esteja apenas com pé atras pois sei que existem pessoas sem noção , bom senso e senso critico e acabam abusando de foruns e espaços "públicos".

Sou estudante de automação, a cnc é parte do meu estudo, preciso apra confeccionar placas e algumas partes mecânicas de protótipo, não é meu foco comercial, no entanto gosto de modificar e equipar meus equipamentos por hobby. E estou disposto a compartilhar com a comunidade "cnc" em geral. Meu programa inicialmente irar capturar as variáveis d eum joystick e relacionar os movimentos e botoes com as teclas do teclado configuradas para mover os eixos, no meu caso no mach3 as setas direcionais e o pg up e down.  Depois vou fazer o controle, câmera, aspiração... abraço.

Clube CNC Brasil

Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #5 Online: 03/08/12 - 14:31 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #6 Online: 03/08/12 - 14:42 »
Veja, não sou guru de nada - apenas tenho alguma experiencia profissional na área e compartinho o pouco que sei.

Com relação ao seu trabalho, boa sorte na sua nova empreita - espero que tenha sucesso.

Fabio
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #6 Online: 03/08/12 - 14:42 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #7 Online: 03/08/12 - 14:52 »
Obrigado, e acredite que ao chamar o senhor de "guru" foi como elogio. Sei que novatos de todos os ramos sempre são empolgados e as vezes é difícil acompanhar a empolgação "sem pé no chão" mas pretendo postar os resultados aos poucos para quem interessar abraço.

Clube CNC Brasil

Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #7 Online: 03/08/12 - 14:52 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #8 Online: 03/08/12 - 17:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
John,
Você tem o habito de acusar as pessoas sem provas ou fundamentos ... não gosto disto, se há algo de errado com o que ele escreveu exponha aqui p/ que ele possa se defender.
Eu não vejo nada de errado ele escrever aqui, no CncMania, no GuiaCnc ou no etc ...
Outra coisa, aqui não é o CncMania !
Em tempo :
Não vi naa de errado no registro ou na mensagem dele que leve a pensar em Spam !
com certeza aqui não é o cncmania...
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #8 Online: 03/08/12 - 17:17 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #9 Online: 03/08/12 - 19:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Obrigado, e acredite que ao chamar o senhor de "guru" foi como elogio. Sei que novatos de todos os ramos sempre são empolgados e as vezes é difícil acompanhar a empolgação "sem pé no chão" mas pretendo postar os resultados aos poucos para quem interessar abraço.

Rafael,

No que eu e o forum pudermos lhe ajudar pode contar conosco ! ...  ?_26 ?_26 ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #9 Online: 03/08/12 - 19:36 »

Offline WagnerSnake

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #10 Online: 04/08/12 - 17:58 »
Sou programador Delphi for windows e Lazarus for linux, não sou nenhum expert mas posso tentar ajudar na medida que meu conhecimento me permita.

Clube CNC Brasil

Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #10 Online: 04/08/12 - 17:58 »

Offline autonamus

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 27
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #11 Online: 04/08/12 - 19:39 »
Opa valeu pela atenção Mac_RC,

E ao amigo WagnerSnake, tb dou uma programada em delphi podemos botar esse projeto pra frente e disponibilizar a para quem tiver interesse, a parte proposta por mim de, sensor de final de curso, controlar por joystick, zero peça eletrônico, ligar aspirador, iluminação e retifica, acredito que fica de boa, mas surgindo novas ideias e problemáticas trocamos ideias, segue vídeo da versão 1.0 que fiz hoje. Abraço.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Tunando sua CNC opensource project
« Resposta #11 Online: 04/08/12 - 19:39 »

 

SiteLock