Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Montagem Apoena. (Serrão)  (Lida 32100 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

F2S

  • Visitante
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #90 Online: 30/03/09 - 18:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Esta chave tem dois contatos reversiveis .. ou seja, os dois polos (contatos) possuem: um terminal central, um terminal N/A (aberto) e outro terminal N/F (fechado) ... isto em cada contato.

É muito facil de encontrar, exemplo : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Observe que ha seis terminais nesta chave ... 3 por polo (contato).


Diante da fotografia dessa chave, o que entendi é que ela está desligada no meio, e ligada em qualquer das outras posições, para cima ou para baixo. É isto?

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #90 Online: 30/03/09 - 18:06 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #91 Online: 30/03/09 - 18:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Outra questão é quanto ao cabo principal ou geral.

Tenho o cabo da impressora como mencionei, ele possui duas fases e o neutro. Devo aproveitar este neutro? Em caso afirmativo, como ele deve ser ligado?

Este fio não é o neutro e sim o terra, ele deve ser aproveitado sim ! Voce deve liga-lo a carcaça do trafo, chassis e todas as partes metalicas de seu gabinete, no terra do PC e tambem na parte metalica da maquina ...

Serve para evitar choques e tambem evita muitos problemas com ruidos ... mas de nada vai adiantar se seu predio não tiver aterramento disponivel na tomada ....
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #91 Online: 30/03/09 - 18:10 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #92 Online: 30/03/09 - 18:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Diante da fotografia dessa chave, o que entendi é que ela está desligada no meio, e ligada em qualquer das outras posições, para cima ou para baixo. É isto?

Tem chaves como esta que possuem três posições (uma desliga no meio) mas acho que esta tem somente duas ... liga de um lado e desliga do outro, porem p/ qualquer posição que voce vire, ela sempre desliga dois contatos e liga dois ...
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #92 Online: 30/03/09 - 18:15 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #93 Online: 30/03/09 - 18:17 »
Imagine uma gangorra ... o centro da gangorra é o terminal central, o lado que esta p/ baixo é o ternimal N/F e o lado que esta para cima é o terminal N/A  ...

É isto que tem dentro desta chave, porem são duas gangorras isoladas ... ok ?
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #93 Online: 30/03/09 - 18:17 »

F2S

  • Visitante
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #94 Online: 30/03/09 - 18:28 »
¡Creo que sí!

Vamos em frente, irei providenciar como falei algumas pecinhas . . .  ?_26

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #94 Online: 30/03/09 - 18:28 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #95 Online: 30/03/09 - 18:47 »
Serrão,

Só complementando:

Gangorras isoladas eletricamente, mas mecanicamente possuem o mesmo eixo, quando uma vai p/ um lado a outra vai junto ... rs
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #95 Online: 30/03/09 - 18:47 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #96 Online: 30/03/09 - 18:48 »
Sobre o preço do rele, lembrei-me que o Raranda comprou um ... talves ele possa lhe dar uma ideia de preço ... ?_21
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #96 Online: 30/03/09 - 18:48 »

F2S

  • Visitante
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #97 Online: 30/03/09 - 19:07 »
Então o Raranda já está convocado! . . . Hehehe!

Mas vou verificar.

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #97 Online: 30/03/09 - 19:07 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #98 Online: 08/04/09 - 11:14 »
Serrão,

Vou responder aqui, porque em MP não da para enviar fotos ...

Mas a chave CH2 não é uma chave de 3 posições e sim uma chave de 2 posições :

Chave (ou interruptor) com 2 contatos reversiveis (2 polos) e 2 posições .

O fato de ter 6 terminais não implica em ligar 6 fios ... voce pode ligar de 2 a 6 fios, depende do seu uso ... alias voce pode usar uma chave destas p/ CH1 tambem ...

Obs: Se a chave tiver 3 posições não serve, então peça e verifique se a chave tem somente duas posições (ON/ OFF)

Qualquer duvida da um grito ! ... eheheee

Abração
Cavalheri
« Última modificação: 08/04/09 - 11:15 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #98 Online: 08/04/09 - 11:14 »

F2S

  • Visitante
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #99 Online: 08/04/09 - 17:24 »
Reinaldo,

Estou captando as suas informações, " oh! sábio gurú" . . . bem atual, hein! . . . hehehe.

Eu estou diante de dois esquemas elétricos, o geral e outro que você postou simplificando e/ou destacando as ligações do rele. Eu sabia que tinha visto uma chave seletora, e aqui está ela no esquema geral, e serve para selecionar 3 tensões ( chave de 3 posições e não 2 como cheguei a mensionar).

O " segredo" para descarregar os capacitores da fonte dos motores está nessa chave 2?

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #99 Online: 08/04/09 - 17:24 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #100 Online: 08/04/09 - 18:47 »
Serrão,

Não ha segredos p/ descarregar o capacitor ! O circuito que descarrega os capacitores é formado pela chave "CH2-B", pelo contato do rele "RL1-B" e pelo resistor "R1".

Esta chave seletora "SEL2" é opcional ... se voce não vai ficar alterando a tensão dos motores, o que é o normal, não precisara dela ... basta ligar o fio direto no trafo e na tensão que voce vai usar p/ alimentar os motores, exemplo : Liga direto no 50VCA, se tudo estiver Ok, passe depois p/ 58VCA e assim deixe eternamente em berços esplêndidos ... eheheeee
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #100 Online: 08/04/09 - 18:47 »

F2S

  • Visitante
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #101 Online: 08/04/09 - 20:00 »
Cavalheri,

É o que pretendo mesmo, não vou colocar chave seletora de tensão, nem na entrada assim como também não para os motores.

Estou lendo sobre unidades de comando e sinalização. E vejo botões de comando, botões de emergência, chaves comutadoras e sinaleiros. Li sobre blocos de contatos independentes NA ou NF, que podem ser montados até 8 de uma vez, e " acho" que começo a entender.

No caso então de uma dessas opções por exemplo, botão de comando ou chave comutadora, posso adotar qualquer uma das duas para a CH2, só que neste caso montada com um bloco de contato NA e um bloco de contato NF. É isto? Ou seja, este botão ou chave montado com dois blocos de contato ( um NA e outro NF), uma vez acionado um contato ficará aberto e o outro fechado, não acionado vice-versa, o primeiro passará a fechado e o segundo a aberto. Confirme ou corrija por favor!

Eu gostei das chaves, mas tenho a impressão que o botão é mais seguro, a chave ao que parece pode ocorrer ser acionada com facilidade, com um esbarrão, e o botão não. O que você acha?

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #101 Online: 08/04/09 - 20:00 »

F2S

  • Visitante
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #102 Online: 08/04/09 - 20:09 »
Apenas aproveitando,

Existem modelos de botões e chaves com iluminação nas tensões 12 e 24v ( direta), 110 e 220v com trafo, que eu gostaria de entender como funcionam e ainda não li a respeito. No caso da chave geral por exemplo, poderia ser dispensado a lâmpada piloto e ser substituida por um botão ou chave já iluminado.

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #102 Online: 08/04/09 - 20:09 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #103 Online: 09/04/09 - 11:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Cavalheri,

É o que pretendo mesmo, não vou colocar chave seletora de tensão, nem na entrada assim como também não para os motores.

Estou lendo sobre unidades de comando e sinalização. E vejo botões de comando, botões de emergência, chaves comutadoras e sinaleiros. Li sobre blocos de contatos independentes NA ou NF, que podem ser montados até 8 de uma vez, e " acho" que começo a entender.

No caso então de uma dessas opções por exemplo, botão de comando ou chave comutadora, posso adotar qualquer uma das duas para a CH2, só que neste caso montada com um bloco de contato NA e um bloco de contato NF. É isto? Ou seja, este botão ou chave montado com dois blocos de contato ( um NA e outro NF), uma vez acionado um contato ficará aberto e o outro fechado, não acionado vice-versa, o primeiro passará a fechado e o segundo a aberto. Confirme ou corrija por favor!

Eu gostei das chaves, mas tenho a impressão que o botão é mais seguro, a chave ao que parece pode ocorrer ser acionada com facilidade, com um esbarrão, e o botão não. O que você acha?

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Serrão,

Esta tudo certo exceto por um detalhe : Botões quando apertados abrem os contatos NF e fecham os contatos NA, porem ao solta-los (tirar o dedão de cima) eles voltam a fechar o NF e abrir o NA ... OK ?
Agora as chaves voce gira p/ um lado e la ela fica, só voltando a posição original se voce gira-la para o outro lado.
A operação elétrica dos dois é indentica, mas um permanece na posição e o outro retorna através de mola !

Resumo: Utilize botões onde pede botões e chaves onde pedem chaves ...



Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #103 Online: 09/04/09 - 11:02 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #104 Online: 09/04/09 - 11:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Apenas aproveitando,

Existem modelos de botões e chaves com iluminação nas tensões 12 e 24v ( direta), 110 e 220v com trafo, que eu gostaria de entender como funcionam e ainda não li a respeito. No caso da chave geral por exemplo, poderia ser dispensado a lâmpada piloto e ser substituida por um botão ou chave já iluminado.

Sim, pode ser substituído!

Existem botões de tudo que é tipo, modelo, material e etc ... mas não tenho como lhe dizer como todos eles funcionam a menos que voce estipule um em especial ...

Botões com lâmpadas também ha diversos modelos, tipos, tensões e etc ... mas saber como as lampâdas acendem só vendo o botão em questão ... ha botões com lâmpadas neom em paralelo com o contato, elas acendem com a própria tensão que passa pelo contato portanto não precisam receber outra alimentação ... mas ha botões que voce precisa alimentar esta lâmpada p/ que ela acenda ... só vendo p/ te dizer ?!!?!
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Montagem Apoena. (Serrão)
« Resposta #104 Online: 09/04/09 - 11:13 »

 

SiteLock