Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: controladora tb6560  (Lida 56530 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #195 Online: 01/06/13 - 14:36 »
Olá a todos;
pelejando e buscando informações e fazendo verificações e inspeção em todos os "procedimentos" que fiz até a queima do CI; parece que descobri onde foi que ocorreu a KGD, conforme disse o Edson.Aí vai para os futuros aventureiros:temos lá no manual o seguinte alerta:

 12-16V DC power supply for Nema 17 stepper motors
16-24V DC power supply for Nema 23 stepper motors
24-36V DC power supply for Nema 34 stepper motors
(High voltage will burn up the chips or stepper motors!!!)


notem que é tudo escrito em vermelho e ainda assim passei batido; pois meus motores são nema23; portanto com a fonte regulada para 36 volts deu o que a lógica nos diz; queimou o CI

Assim tenho que me desculpar por haver lançado a culpa na má sorte, na qualidade dos chineses; foi simples falta de atenção e conhecimento; aliada á uma tremenda falta de informção dos nossos fornecedores nacionais; pois na nota que me enviaram pela compra dos motores não diz que são nema ou qualquer coisa parecida, nos motores não existe também nenhuma indicação.Só fui descobrir quando atentei para este alerta e fui correr atrás pra ver.
Segue em anexo uma tabelinha de motores nema.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #195 Online: 01/06/13 - 14:36 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #196 Online: 01/06/13 - 20:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá pessoal; como eu disse em mensagem anterior, meu garoto me presenteou com uma placa TB6560 e uma fonte de 36v 10 A, tudo ligchina;...

Creocad,

Agora lembrei de ter lido esse seu poste, mas não prestei atenção sobre a voltagem de 36V. Se eu tivesse atentado para isso, teria te informado para não usar essa fonte de 36V. Poderá usar duas fontes de PC ligadas nos 12V. em série. Assim terá 24V.

Abs.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #196 Online: 01/06/13 - 20:21 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #197 Online: 01/06/13 - 20:27 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Creocad,

Agora lembrei de ter lido esse seu poste, mas não prestei atenção sobre a voltagem de 36V. Se eu tivesse atentado para isso, teria te informado para não usar essa fonte de 36V. Poderá usar duas fontes de PC ligadas nos 12V. em série. Assim terá 24V.

Abs.
Edson
Valeu Edson;eu passei batido nesta também, pois já li em vários tópicos esta informação sobre o limite imposto por algumas placas; mas na empolgação não refleti e fui levado a isto; mas paciência, como dito:
com os erros aprendemos e fixamos o aprendizado para sempre.
A fonte dá pra regular e ficar com 24 volts.
Um bom final de semana;
vou ficar atrás de ver se consigo CI para trocar enquanto a outra não chega. Aqui neste cantão meu não consegui encontrar.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #197 Online: 01/06/13 - 20:27 »

Offline mansidao

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 30
  • Total Likes: +0/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #198 Online: 02/06/13 - 08:23 »
Amigo, eu comprei em um site o pessoal é muito rápido, fiquei desconfiado no principio mas, procurei na internet alguma coisa desta empresa e não havia nada, comprei em 1 dia no outro foi confirmado o boleto e enviado no mesmo dia, pessoal 100% confiável, segue o link, Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login.

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #198 Online: 02/06/13 - 08:23 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #199 Online: 02/06/13 - 09:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigo, eu comprei em um site o pessoal é muito rápido, fiquei desconfiado no principio mas, procurei na internet alguma coisa desta empresa e não havia nada, comprei em 1 dia no outro foi confirmado o boleto e enviado no mesmo dia, pessoal 100% confiável, segue o link, Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login.
Olá mansidão; bom dia.
Vou fazer o pedido. Valeu.
Creocad

tentei fazer o pedido hoje mas parece que o site está com problema; pois não calcula o frete nem gera o boleto.Amanha tentarei de novo.
« Última modificação: 02/06/13 - 09:42 por Creocad »

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #199 Online: 02/06/13 - 09:02 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #200 Online: 05/06/13 - 18:08 »
Olá Creocad,perguntei isso devido ao rombo que tem nas fuças do coitado,fui ver o datasheet desse componente e diz la que ele suporta 40v e corrente de 3,5A em PICOS não continuas,de uma verificada na corrente de sua fonte dos motores,pode ter sido isso a destruição dele,outra coisa,a tensão de controle é TTL,então ele suporta MEIO volt abaixo de 5Vcc e meio volt acima de 5 vcc,fora desse patamar ele não sabe mais quem ele é,fica doidinzim dos noronios,ja em outra tabela no mesmo datasheet,diz que a tensão de trabalho desse componente é de 26,4v e a corrente é de 3A/fase,então veja sim os parametros da sua fonte pra não destruir todos os TB que colocar nessa placa.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #200 Online: 05/06/13 - 18:08 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #201 Online: 05/06/13 - 19:35 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá Creocad,perguntei isso devido ao rombo que tem nas fuças do coitado,fui ver o datasheet desse componente e diz la que ele suporta 40v e corrente de 3,5A em PICOS não continuas,de uma verificada na corrente de sua fonte dos motores,pode ter sido isso a destruição dele,outra coisa,a tensão de controle é TTL,então ele suporta MEIO volt abaixo de 5Vcc e meio volt acima de 5 vcc,fora desse patamar ele não sabe mais quem ele é,fica doidinzim dos noronios,ja em outra tabela no mesmo datasheet,diz que a tensão de trabalho desse componente é de 26,4v e a corrente é de 3A/fase,então veja sim os parametros da sua fonte pra não destruir todos os TB que colocar nessa placa.
Abraços

Caro Pravato;
Fico elogiado com tua preocupação e persistência ao demonstrar que mesmo após dias continuou a se ligar no meu ocorrido.
Como disse não observei detalhes de que no manual orienta a usar no máximo 24 colts quando os motores forem nema23 e no máximo 36 volts com motores nema 34; creio eu que isto se deve a estas limitações de amperagem num e noutro caso.
Já estou aguardando a chegada de 3 CIs adquirido na loja indicada pelo Mansidão; a quem aproveito para agradecer pela indicação.Valeu amigo.
A fonte tem regulagem de voltagem e coloquei no mínimo agora, está dando 24,6 volts sem carga; creio que quando colocar carga deve cair para pouco menos de 24 volts e aí farei o teste novamente.
A fonte é de 36 volts, 10A . será que se eu ligar com a chave de selecionar voltagem em 220 eu abaixo ainda mais tanto a voltagem quanto a amperagem; pois ligada em 220 volts?
Valeu e mais uma vez muito obrigado aos amigos.
Creocad.


Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #201 Online: 05/06/13 - 19:35 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #202 Online: 05/06/13 - 20:24 »
Crescencio,a tensão e corrente são inversamente proporcionais,quando uma sobe a outra desce e vice versa,só que,quem controla seus motores são os TB e eles não aceitam voltagem maior do que o fabricante consegue fazer o bixo trabalhar e aguentar ela,uma sugestão seria voce não ultrapassar a voltagem estipulada no manuel,no caso os 24v,eu ainda não peguei na mão uma placa com os TB,mas com certeza deve ter uma regulagem de corrente nela,a voltagem regula na fonte,as vezes fazemos confusão entre um CI e um IRF que controlam os drives que usamos,os IRF normalmente trampam com voltagens elevadas,bem acima dos 50 ou 80V,já os CI's não aguentam nem a metade disso,senão todos iriam ficar iguais ao seu aí,com um belo furo no meio do bixo,ah tava esquecendo,na hora da dessolda do CI queimado,se a solda for dessa sem chumbo(Leadfree) a temperatura dela é bem superior a solda comum,em torno de 400ºC,se houver demora em dessoldar o CI,pode ocorrer de soltar a metalização do furo onde tem a perna do CI,se ela por ventura for de dupla face,e o lhós do furo soltar,vai ficar sem continuidade nesses pontos gerando outros problemas,atente pra isso.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #202 Online: 05/06/13 - 20:24 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #203 Online: 05/06/13 - 20:46 »
tenho dentro de mim dois sujeitinhos danados:
Um me diz pra ser calmo, tranquilo, amoroso etc etc; e o outro é inversamente proporcional, chta o pau da barraca facim facim.
Então o negócio é o seguinte: Vou tentar; pois tentar não significa conseguir; mas todos que conseguiram é porque tentaram; se começar dar muita firula pro meu lado eu passo nela o maçarico, com chama média para não falarem que sou bruto e a divido em 3 partes, uma pra cada eixo...... simples assim ?_45 ?_45 ?_45 ?_45

mas valeu os conselhos e dicas.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #203 Online: 05/06/13 - 20:46 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #204 Online: 05/06/13 - 20:59 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
tenho dentro de mim dois sujeitinhos danados:
Um me diz pra ser calmo, tranquilo, amoroso etc etc; e o outro é inversamente proporcional, chta o pau da barraca facim facim.
Então o negócio é o seguinte: Vou tentar; pois tentar não significa conseguir; mas todos que conseguiram é porque tentaram; se começar dar muita firula pro meu lado eu passo nela o maçarico, com chama média para não falarem que sou bruto e a divido em 3 partes, uma pra cada eixo...... simples assim ?_45 ?_45 ?_45 ?_45

mas valeu os conselhos e dicas.

Creocad


EHEHEHEHEHEHEHEH ?_1 ?_1 ?_1
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #204 Online: 05/06/13 - 20:59 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #205 Online: 06/06/13 - 22:09 »
Minha gente;
estou numa dúvida danada; não sei se resido tão no interior ou se é a competencia dos nossos serviços postais.
Fiz o pedido dos Cis para subtituir e foram postados via sedex no dia 4 pela manhã; acreditem até agora ( dia 6, às 23 hrs) os correios me mostram que ele está encaminhado para belo Horizonte.

E temos pessoas aqui que defendem esta empresa que é um misto de estatal; com cabide de emprego, com meio de corrupção politica etc etc.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #205 Online: 06/06/13 - 22:09 »

Offline mansidao

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 30
  • Total Likes: +0/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #206 Online: 06/06/13 - 22:30 »
Amigo se for sedex de São Paulo interior para interior, são 3 dias úteis, se for de capital para interior, talvez até 2 dias, depende muito de cidade para cidade e interior, eu comprei estes ci´s e eles chegaram para mim em 3 dias úteis, como você disse que foi dia 4 está no prazo, fique calmo que chega, o problema este serviço de rastreamento está um lixo, já recebi uma encomenda que estava parado em BH no site e já tinha até retirado, a coisa é uma bagunça, com certeza que vai receber amanha.
Em falar nos ci´s estou fazendo outro pedido, tive que colocar os 2 ci´s que comprei de reserva, 1 queimado e outro com defeito na placa, vai entender, agora a placa está 100%, pura potência, kkkkkkk.
Vamos ver até quando a alegria vai durar.

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #206 Online: 06/06/13 - 22:30 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #207 Online: 08/06/13 - 12:45 »
mansidão e demais companheiros que tenham drives baseados na TB6560:
é o seguinte; recebi os CIs e antes de trocar o queimado fiz uma boa inspeção e notei algo estranho.
existe um componente que foi montado invertido dos demais na minha placa.
Vejam o detalhe na foto anexada. estas pecinhas retangulares ao lado dos circuitos integrados nos dois outros eixos aparecem em uma posição e no do meio aparece de "cabeça pra baixo".........Não faço nem idéia de que componente seja este. Aproveito e pergunto aos experts em eletrônica este componente pode ser montado de qualquer lado ou seria isto que provocou a queima do CI?
Abraços;
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #207 Online: 08/06/13 - 12:45 »

Offline mansidao

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 30
  • Total Likes: +0/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #208 Online: 08/06/13 - 17:02 »
Este componente é um capacitor cerâmico, nada a ver sobre a posição de soldagem dele, qualquer lado da na mesma, um fio comum do motor encostou no terminal positivo e torrou 1 dos ci´s, comprei troquei e funcionou, dai notei que a porta X estava dando trancos demais no motor somente este os outros normais, desmontei troquei o da porta X com problema e pronto normal todos os motores, tudo funcionando com os motores sem ruído e nem trepidando, e o mais importante com muita força e frios.
Pode subistituir os ci´s que vai dar certo, eu uso os motores nema 23 e as chaves estão assim ( 1=on - 2=off - 3=on - 4=on - 5=on - 6=on ), uma coisa muito importante é ter uma tensão estabilizada e corrente de pelo menos uns 7,5a, estou com uma fonte de 36v depois de retificado está com 56v depois de estabilizado está com 24v e 10a, sem queda na tensão e na corrente, para este motor não ultrapasse os 24v vai queimar os ci´s, para melhorar a performance da placa ( motores ) faça o jampeamento nos soquetes dos opto-acoplador, segue o link para a mudança, so faça a mudança nos soquetes mais nada ok.

OBS: cuidado quando for soldar os ci´s não deixar os capacitores carregados esta carga que ficam nele pode queimá-los fácil, fácil, use uma lâmpada de 12v ou até mesmo um resistor de 1k para fazer a descarga, é so fechar curto nos terminais.

Link para modificação da placa
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abraço e boa sorte.
« Última modificação: 08/06/13 - 17:04 por mansidao »

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #208 Online: 08/06/13 - 17:02 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #209 Online: 08/06/13 - 17:11 »
Boa noite Mansidão;
e não é que a coisa veio melhor do que o pedido.........
Já troquei o tal CI torrado; os capacitores deviam estar descarregados pois brinquei muito em passar as pontas do multimetro entre pontos que registravam algum valor e depois não mais registravam nada ( maneira burra de descarregar capacitores, mas a placa estava desligada há muitos dias).
estava aqui matutando sobre as posições dos dips e voce já me enviou.
Muito obrigado; amanhã irei fazer os testes; a minha fonte como disse está regulada para 24,6 volts sem nenhuma carga, certamente quando alimentar a placa irá ficar abaixo deste valor ou se manter muito pouco acima.
E é preciso configurar algo no Mach3 antes de colocar para fazer o teste com os motores livres ( desacoplados dos eixos)?????

mais uma vez, agradeço e desejo um bom final de semana.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #209 Online: 08/06/13 - 17:11 »

 

SiteLock