Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: modificar router com cremalheira para fuso  (Lida 13995 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline luciano_lima

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 181
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #15 Online: 21/02/13 - 15:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Caro Luciano;

vendo, lendo e relendo sua postagem inicial cheguei ás conclusões:
Parece que estamos diante de uma máquina que foi adquirida sem que as partes (vendedor/comprador) se preocupassem exatamente no que sempre digo aqui; a finalidade e ouso da máquina.
Podemos indicar inúmeros "defeitos"; mas abstenho-me exatamente por ignorar o que foi pedido e o que foi ofertado; além do que indicar defeitos pouco ou nada lhe servirá.
Os meus pitacos para tentar amenizar ou resolver seus problemas são:
Antes de partir por colocar fusos, tente a seguinte solução, que creio ser mais fácil, rápida e menos dispendiosa...
1- Projetar e modificar o sistema de fixação ( os suportes) dos motores
2- colocar uma redução para se obter uma resolução decente, compatível com sua necessidade ( creio que hoje tens uma resolução bem acima de 0,4), vai depender do passo da cremalheira e do módulo da engrenagem, provavelmente terás que substituir a engrenagem atual por um jogo com a redução pretendida.

Caso opte por usar fuso:
Pense em utilizar o sistema no qual o fuso fica fixo e a castanha gira e se desloca, arrastando o pórtico. Neste caso coloque apenas um fuso central, de dimensão acima de 25 mm de diâmetro, ou se menor que isto que ele tenha uma forma de guia na base de sustentação, afim de minimizar o efeito torção.

Sendo muito sincero contigo: avalie a possibilidade de vender a estrutura para alguém e montar uma mais rígida, pois também me pareceu que a estrutura tem vários pontos fracos onde se concentram esforços de corte muito altos.

Creocad


 







coloquei  2 fotos de um projeto com  fuso o que acha creocad sera que funciona bem pelas dimensões da  minha máquina  X 1000  Y 1500

Clube CNC Brasil

Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #15 Online: 21/02/13 - 15:10 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #16 Online: 21/02/13 - 15:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Muito   bom  Neto , mas sera  que não terei que mexer muito na estrutura da  minha máquina , sera que terei espaço para esta modificação ,  estou postando umas fotos de   um projeto que consegui na net  , o que vocês acham , é somente uma  idéia  quero a opinião de vocês talvez vocês ja conheçam este projeto com fuso sera que funciona bem ? e não esta discartado  eu melhorar o sistema de cremalheira ..
Um fuso grande como o que seria necessario para a sua maquina, precisaria de uma porca rotativa e um fuso estático. Continuo com a idéia de que resolver seu problema ficaria muito mais barato...mas como dizia mina avó... cada um, cada um... Tem muitas coisas que vc poderia fazer antes de qualquer coisa, alem do que os colegas já falaram, tipo medir com precisão a largura entre-guias em toda a extensão dos deslocamentos. Tem um teste grosseiro mas eficaz: mande alguem segurar uma das laterais do portico e force o lado contrario para frente e  para traz, se o portico se mover do seu lado vc tem folga no sistema.
Outra coisa, fazer esses desneho em areas diferentas da mesa, algo como centro, canto esquerdo superior, inferios direio e assim por diante, pos isso dá uma ideia do que está ocorrendo.
« Última modificação: 21/02/13 - 15:44 por john »
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #16 Online: 21/02/13 - 15:40 »

Offline Neto G

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 40
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #17 Online: 21/02/13 - 15:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Muito   bom  Neto , mas sera  que não terei que mexer muito na estrutura da  minha máquina , sera que terei espaço para esta modificação ,  estou postando umas fotos de   um projeto que consegui na net  , o que vocês acham , é somente uma  idéia  quero a opinião de vocês talvez vocês ja conheçam este projeto com fuso sera que funciona bem ? e não esta discartado  eu melhorar o sistema de cremalheira ..

Luciano, asseguro à você que trocar o sistema de cremalheira para fuso , vc irá gastar mais, e terá mais trabalho, pois vc irá precisar comprar fuso, porca para fuso, fabricar flange, usinagem de fuso , mancal BK, mancal BF, (isso se vc não fabricar), rolamentos, irá precisará pensar em um lugar para o fuso que não atrapalhe a área útil e nem a movimentação como um todo....a fora as adaptações na transmissão dessa força. Se vc colocar 2 fusos de cada lado, no eixo Y, vc irá gastar 2 vezes mais para tal.
Além de projetar todo o sistema, pegar medidas do projeto existente e td mais.

Grande Abraço!
« Última modificação: 21/02/13 - 15:50 por Neto G »
Há uma maneira de faze-lo melhor: encontre-a.

Clube CNC Brasil

Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #17 Online: 21/02/13 - 15:49 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #18 Online: 21/02/13 - 15:55 »
Na questão da construção da maquina, o que vi que poderia ocasionar alguma torção seria a largura da base do Y, pois pela largura da maquina parece que ele esta pequeno..
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #18 Online: 21/02/13 - 15:55 »

Offline Neto G

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 40
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #19 Online: 21/02/13 - 15:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Um fuso grande como o que seria necessario para a sua maquina, precisaria de uma porca rotativa e um fuso estático. Continuo com a idéia de que resolver seu problema ficaria muito mais barato...mas como dizia mina avó... cada um, cada um... Tem muitas coisas que vc poderia fazer antes de qualquer coisa, alem do que os colegas já falaram, tipo medir com precisão a largura entre-guias em toda a extensão dos deslocamentos. Tem um teste grosseiro mas eficaz: mande alguem segurar uma das laterais do portico e force o lado contrario para frente e  para traz, se o portico se mover do seu lado vc tem folga no sistema.
Outra coisa, fazer esses desneho em areas diferentas da mesa, algo como centro, canto esquerdo superior, inferios direio e assim por diante, pos isso dá uma ideia do que está ocorrendo.

É verdade, até antes de ver se a cremalheira é um problema, deveriamos ver o alinhamento entre guias, folgas entre peças e td mais...

Faça esse teste que o john sugeriu e veja oq acontece....além disso, execute um código G,e analise a estrutura do pórtico à procura de folgas.
Há uma maneira de faze-lo melhor: encontre-a.

Clube CNC Brasil

Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #19 Online: 21/02/13 - 15:58 »

Offline luciano_lima

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 181
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #20 Online: 21/02/13 - 16:16 »
Pessoal é  tudo  muito engraçado , nem preciso fazer estes teste isto tudo que vocês falaram ai já constatei realmente tem  folga na maquina inteira em  todos  os eixos , o pior é o eixo Z quando desce prece um escentrico kkkkk
agora  eu presciso tomar uma atitude , cremelheira  ou  fuso  , acho que vou seguir os  conselhos e optar por melhorar o sistema de cremalheira , mas  vou precisar de ajuda

Clube CNC Brasil

Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #20 Online: 21/02/13 - 16:16 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #21 Online: 21/02/13 - 16:37 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pessoal é  tudo  muito engraçado , nem preciso fazer estes teste isto tudo que vocês falaram ai já constatei realmente tem  folga na maquina inteira em  todos  os eixos , o pior é o eixo Z quando desce prece um escentrico kkkkk
agora  eu presciso tomar uma atitude , cremelheira  ou  fuso  , acho que vou seguir os  conselhos e optar por melhorar o sistema de cremalheira , mas  vou precisar de ajuda
Não vejo a graça, se vc tivesse colocado tudo o que vc sabia dos defeitos reais da sua maquina, teria sido mais fácil: não precisariamos de ilações, conjecturas e possibilidades.....já partiriamos prá cima dos posssiveis erros existentes e já constatados po vc..
abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #21 Online: 21/02/13 - 16:37 »

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #22 Online: 21/02/13 - 16:42 »
Luciano, uma opção seria usar redutor planetário da Apex para motor de passo, e mudar o suporte do motor.
Olha essa foto, apesar de ser servo mas a ideia é a mesma.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #22 Online: 21/02/13 - 16:42 »

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #23 Online: 21/02/13 - 16:55 »
Respondendo a pergunta do Neto G que me fez por MP. Gosto de responder por aqui para ficar registrado.
Neto eu cortei essas peças no corte aguá. Por dois motivos fica mais próximo pra mim porq tem aqui na minha cidade, e outra é para não empenar tanto a peça.
 Para chapas mais grossas o melhor é corte agua.
Abraço
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #23 Online: 21/02/13 - 16:55 »

Offline luciano_lima

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 181
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #24 Online: 21/02/13 - 17:04 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Não vejo a graça, se vc tivesse colocado tudo o que vc sabia dos defeitos reais da sua maquina, teria sido mais fácil: não precisariamos de ilações, conjecturas e possibilidades.....já partiriamos prá cima dos posssiveis erros existentes e já constatados po vc..
abraço


Foi  mal  amigão acho que me expressei mal quando disse " engraçado " , só tenha a agradecer a todos pelo inpenho em me ajudar , poque com certeza estou com um grande proplema aqui .. mas já vi que estou tendo muita ajuda e vou conseguir resolver isto .

Clube CNC Brasil

Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #24 Online: 21/02/13 - 17:04 »

Offline Neto G

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 40
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #25 Online: 21/02/13 - 17:11 »
Valeu Edvaldo, eu só mandei via MP pois não queria desvirtuar o Tópico

Eu cortei aluminío no corte à Água, mas não gostei do resultado, não havia ficado bom desse jeito.

Abraço Neto

Há uma maneira de faze-lo melhor: encontre-a.

Clube CNC Brasil

Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #25 Online: 21/02/13 - 17:11 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #26 Online: 21/02/13 - 17:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Foi  mal  amigão acho que me expressei mal quando disse " engraçado " , só tenha a agradecer a todos pelo inpenho em me ajudar , poque com certeza estou com um grande proplema aqui .. mas já vi que estou tendo muita ajuda e vou conseguir resolver isto .
Nada não, Luciano. É que a cambada cai em cima mesmo...mas prá ajudar. abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #26 Online: 21/02/13 - 17:17 »

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #27 Online: 21/02/13 - 17:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Valeu Edvaldo, eu só mandei via MP pois não queria desvirtuar o Tópico

Eu cortei aluminío no corte à Água, mas não gostei do resultado, não havia ficado bom desse jeito.

Abraço Neto



Neto para ficar bom, tem que cortar em velocidade baixa, para não ficar muito estriado, mas com isso fica mais caro.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #27 Online: 21/02/13 - 17:20 »

Offline Neto G

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 40
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #28 Online: 21/02/13 - 17:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Neto para ficar bom, tem que cortar em velocidade baixa, para não ficar muito estriado, mas com isso fica mais caro.

Entendi Edvaldo, uma vez vi que existia uma tabela de avanços para isso, mas não me atentei...vai ficar para a próxima.

Abraço Neto
Há uma maneira de faze-lo melhor: encontre-a.

Clube CNC Brasil

Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #28 Online: 21/02/13 - 17:36 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #29 Online: 21/02/13 - 18:33 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Respondendo a pergunta do Neto G que me fez por MP. Gosto de responder por aqui para ficar registrado.

Este é dos meus, é isto ai !!! ...  ?_18 ?_18 ?_18
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:modificar router com cremalheira para fuso
« Resposta #29 Online: 21/02/13 - 18:33 »

 

SiteLock