Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Riscos deixados pela fresa no trabalho.  (Lida 4610 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Online: 28/02/13 - 00:28 »
Pessoal, estou fazendo alguns quadro dos netinhos esculpidos na madeira e inicialmente tudo corria bem. Fis alguns nas medidas de 140 mm. x 180 mm. Fotos abaixo.

Contudo hoje resolvi fazer um com os dois (neta e neto) juntos nas medidas de 260 mm x 175 mm. acontece que en um determinado tempo de usinagem, antes de chegar a metade do trabalho, começou a aparecer uns rabiscos acompanhando a direção da fresa. Ver Foto.

Alguém sabe o que pode ter acontecido?

Estou fresando a 24.000 RPM velov. 1500 mm/min. fresa Ball-Nose 2.0 mm.

Grato

Edson


Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Online: 28/02/13 - 00:28 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #1 Online: 28/02/13 - 06:40 »
Uma das causas possiveis é que a madeira não estivesse suficiente plana e houve diferença na profundidade.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #1 Online: 28/02/13 - 06:40 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #2 Online: 28/02/13 - 07:39 »
Edson;
Tente fazer com o material em outra posição. Modifique tanto a posição do material quanto o sentido da figura e veja se ocorrerá nos mesmos locais.
Pode ser várias coisas; tipo pouca memória do computador; folga no eixo Z mas que só aparece quando ocorre a dilatação.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #2 Online: 28/02/13 - 07:39 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #3 Online: 28/02/13 - 08:38 »
Olá menino Edson

Como disse o amigo Creocad pode ser várias coisas...

Se puder mostre uma foto de como tu prende o material na mesa, assim poderia ajudar no diagnóstico.
Em meus trabalhos percebi que em usinagens mais longas e pelo aquecimento do conjunto tupia, ferramenta, material a madeira tende a trabalhar ficando concavo, então sempre procuro prender muito bem seus cantos e lados. Porém, ainda assim, mesmo trabalhando neste sentido a ferramenta não deixaria estas marcas, a não ser que a usinagem seja pausada e depois reiniciada.
Tu não comentou se fez tudo de uma vez ou se acaso parou em algum momento, ou se houve alguma troca de ferramenta.

Bem, pelo que pude perceber são falhas aleatórias, então eu apostaria mais em perdas no eixo Z, pois em trabalhos como estes mínimas perdas já são notadas.

Vamos estudar melhor este caso e tenho certeza de que logo encontraremos a causa.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #3 Online: 28/02/13 - 08:38 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #4 Online: 28/02/13 - 10:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Uma das causas possiveis é que a madeira não estivesse suficiente plana e houve diferença na profundidade.
John,
Realmente a madeira não estava plana, mas eu dei, antes de usinar, uma passada com uma fresa de 32 mm. e aplainei. Ainda em que eu aplainei, se não, eu estaria fixado nessa sua ideia da madeira não estar plana.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edson;
Tente fazer com o material em outra posição. Modifique tanto a posição do material quanto o sentido da figura e veja se ocorrerá nos mesmos locais.
Vou tentar com outra fresa Ball-Nose de 1/8" e ver se ocorre o mesmo, se o correr, aí eu inverto a posição como você sugeriu.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pode ser várias coisas; tipo pouca memória do computador; folga no eixo Z mas que só aparece quando ocorre a dilatação.
Creio que o problema esta no eixo Z.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá menino Edson
Se puder mostre uma foto de como tu prende o material na mesa, assim poderia ajudar no diagnóstico.
Nem sempre estamos com a máquina fotográfica disponível no momento, Mas como disse, acima, como vou reusinar essa peça, tirarei umas fotos.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Em meus trabalhos percebi que em usinagens mais longas e pelo aquecimento do conjunto tupia, ferramenta, material a madeira tende a trabalhar ficando concavo, então sempre procuro prender muito bem seus cantos e lados. Porém, ainda assim, mesmo trabalhando neste sentido a ferramenta não deixaria estas marcas, a não ser que a usinagem seja pausada e depois reiniciada.
Tu não comentou se fez tudo de uma vez ou se acaso parou em algum momento, ou se houve alguma troca de ferramenta.
A madeira estava muito bem presa pelos cantos, mas nunca se sabe...Pode ter ocorrido algum tipo de vibração causando estes riscos.
A usinagem foi feita de uma única vez, sem parada para o café...
Usei uma tábua de Cedrinho.


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bem, pelo que pude perceber são falhas aleatórias, então eu apostaria mais em perdas no eixo Z, pois em trabalhos como estes mínimas perdas já são notadas.
Meu velho, não creio em perda de passo no eixo Z, pois, na usinagem só apareceu esses riscos que são "ressaltos" e não "cavados". Como o eixo voltou à posição normal, apos fazer o risco, acho que posso descartar perda de passo, se não, a usinagem continuaria a ser feita em um nível acima e não voltaria ao normal.


A única coisa que lembro de anormal, durante a usinagem, foi que como demorou muito para terminar, e já sendo tarde, a canseira veio e dei umas encostadinhas na mesa de sacrifício para me apoiar... Acho que essa encostadinha deve ter abaixado a peça o suficiente para causar esses riscos. Amanhã vou dar uma examinada melhor, testando as sugestões de vocês e postarei os resultados.

Hoje não poderei usinar (fiquem com "água na boca") porque vou até a Rua Piratininga ver algumas peças...

Abraços e obrigado, a unica coisa que me deixou magoado foi que ninguém elogiou o meu trabalho...  ?_40 ?_1 ?_1 ?_1

« Última modificação: 28/02/13 - 10:20 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #4 Online: 28/02/13 - 10:16 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #5 Online: 28/02/13 - 10:36 »
Menino Edson

Está mais do que provado que "conversando a gente se entende",  ?_9

Anexo duas imagens dos teus trabalhos onde assinalo as possíveis "encostadinhas" que tu dá na mesa de sacrificio, hehe

Quanto aos elogios eles já estão valendo para o trabalho da primeira foto que tu postou. Os outros vão aguardar um pouco,  ?_26

Faz um teste com esta mesma ferramenta que tu usou em um pedaço qualquer de madeira e experimenta estas apoiadas na tua mesa. Pelo tipo das falhas é bem provável que seja isto mesmo, então o caminho é não se apoiar nela durante os trabalhos.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #5 Online: 28/02/13 - 10:36 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #6 Online: 28/02/13 - 10:56 »
Edson,

Meus parabéns ! Mas não pelos trabalhos e sim pelos netinhos lindos que tu tem !!! ...  ?_17

Os trabalhos precisam melhorar, se expire nos meus trabalhos que vc aprende a fazer algo melhor ... kkk  ?_46

brincadeiras a Jack, mas ...
Eu não acredito que seja as encostadinhas, embora eu não saiba qual o peso da massa "Muscular" (Foto abaixo) que foi apoiada sobre a maquina ???  mas noto que os riscos acompanharam o rebaixo ... então eu apostaria em algum ruido que afetou o mach3, ... na minha pouca experiencia, já presenciei alguns erros esquisitos que acredito terem sido feitos pelo mach3  e foram provocados por ruídos pois depois de reiniciar o PC e melhorar a conexão com a rede eles sumiram. ...  ?_12
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #6 Online: 28/02/13 - 10:56 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #7 Online: 28/02/13 - 11:28 »
Essa história de se apoiar sobre a mesa em usinagens de relevo dão cagada na certa, também dá m.. em usinagens utilizando v bit.
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #7 Online: 28/02/13 - 11:28 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #8 Online: 28/02/13 - 18:11 »
Eu nao estou entendendo uma coisa, esse negocio de apoiar na mesa, se fosse o caso, nao apareceria os riscos, pois assim a peça ficaria  abaixada.... ?_33 ?_33


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #8 Online: 28/02/13 - 18:11 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #9 Online: 28/02/13 - 19:11 »
Menino Paizão

Mas é exatamente isto o que está parecendo, dá uma boa olhada nas fotos e tu vai perceber.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #9 Online: 28/02/13 - 19:11 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #10 Online: 28/02/13 - 20:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Menino Paizão

Mas é exatamente isto o que está parecendo, dá uma boa olhada nas fotos e tu vai perceber.


Se é assim, entao ele estava roncando em cima da peça, pois aparece traço fino, traço grosso kkk continuo nao entendendo, desculpe minha burrice ?_33 ?_33

Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #10 Online: 28/02/13 - 20:22 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #11 Online: 01/03/13 - 00:03 »
Hoje à tarde estava respondendo aos comentários feitos, e P.Q.P. quando estava quase terminando faltou energia aqui em casa. Conclusão: Perdi todo meu poste, agora estou refazendo.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Menino Edson

Está mais do que provado que "conversando a gente se entende",  ?_9

Anexo duas imagens dos teus trabalhos onde assinalo as possíveis "encostadinhas" que tu dá na mesa de sacrificio, hehe

Quanto aos elogios eles já estão valendo para o trabalho da primeira foto que tu postou. Os outros vão aguardar um pouco,  ?_26

Faz um teste com esta mesma ferramenta que tu usou em um pedaço qualquer de madeira e experimenta estas apoiadas na tua mesa. Pelo tipo das falhas é bem provável que seja isto mesmo, então o caminho é não se apoiar nela durante os trabalhos.

Meu velho jovem hippie,

Pelas fotos que você postou, estou pensando também na possibilidade da fresa estar se gastando muito rapidamente e não estar aguentando a pressão durante a usinagem. Note que na primeira a usinagem foi perfeita, na segunda, a usinagem apresentou um risco no início, um no meio e já no fim alguns mais intensos. No terceiro, os riscos já aparecem com maior frequencia.
Amanhã farei um teste com a mesma ferramente SEM ENCOSTAR na mesa, se tudo correr bem sem riscos, farei outra usinagem (Como disse o Marcao) Roncando sobre ela. Vamos ver o que acontece.

Grato pelo elogio parcial...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edson,

Meus parabéns ! Mas não pelos trabalhos e sim pelos netinhos lindos que tu tem !!! ...  ?_17

Os trabalhos precisam melhorar, se expire nos meus trabalhos que vc aprende a fazer algo melhor ... kkk  ?_46

brincadeiras a Jack, mas ...
Eu não acredito que seja as encostadinhas, embora eu não saiba qual o peso da massa "Muscular" (Foto abaixo) que foi apoiada sobre a maquina ??? ...
Vai sacaneando, que quando menos esperar dou o troco... ?_1 ?_1 ?_1


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
...mas noto que os riscos acompanharam o rebaixo ... então eu apostaria em algum ruido que afetou o mach3, ... na minha pouca experiencia, já presenciei alguns erros esquisitos que acredito terem sido feitos pelo mach3  e foram provocados por ruídos pois depois de reiniciar o PC e melhorar a conexão com a rede eles sumiram. ...  ?_12
Pode ser que esteja certo, pois, notei durante a usinagem que no rodapé do monitor apareceu aquela mensagem dizendo "Conexão Local está Conectado", pois como estou a 2 andares do modem e minha rede é sem fio, ela é muito instável  e numa dessas pode ocorrer esse erro no Mach3 que você está comentando. No teste acima vou desativar a rede para evitar esse transtorno.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Essa história de se apoiar sobre a mesa em usinagens de relevo dão cagada na certa, também dá m.. em usinagens utilizando v bit.
Marcio,
Com certeza se estivesse usando V-bit e o problema for esse "encosto" o risco seria muito mais aparente.

Paizão Marcao,

Não é burrice não, é só um incompreensão...

Abraços a todos e amanhã tem outras notícias, espero que boas.

Edson


« Última modificação: 01/03/13 - 00:04 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #11 Online: 01/03/13 - 00:03 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #12 Online: 01/03/13 - 07:46 »
Aqui, na minha máquina, começaram a aparecer coisas estranhas nos desbastes. Quando lí o post alguém mencionou folga no eixo Z. Fui ver e o danado não tinha folga no Z, tinha sim um feriado de carnaval no eixo Y, bem no fuso.  Reapertei e já melhorou bastante.
Mas, isso de deitar sobre a mesa é novidade pra mim, como se consegue?????_2 ?_2 ?_2
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #12 Online: 01/03/13 - 07:46 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #13 Online: 01/03/13 - 09:19 »
Caro Edson;
para matar minha curiosidade; pois gostei bastante destes trabalhos teus, não elogiei, pois sei que ficarão ainda muito melhores; se vc não tivesse chamado a atenção para os riscos passaria batido; assim creio que com a resolução de tua máquina eu estarei bem atendido; ufa até que enfim vai a pergunta......Qual a resolução de tua máquina nos exixos X, Y e Z?

Perguntei pro Zé Ricardo a dele mas disse que não tinha pressa e ele foi tomar umas geladas e se esqueceu ( ele vai ficar bravo comigo) rsrsrsrsrsrsrsrs.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #13 Online: 01/03/13 - 09:19 »

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #14 Online: 01/03/13 - 09:30 »
Nós temos um olho muito critico, mas até parece que esses riscos deu um tcham na imagem, parece que faz parte da madeira. ?_18
Parabéns pelo trabalho, qual madeira vc usa?
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Riscos deixados pela fresa no trabalho.
« Resposta #14 Online: 01/03/13 - 09:30 »

 

SiteLock