Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC  (Lida 9564 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #15 Online: 01/06/13 - 20:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Valew Orion,

Obrigado pelo incentivo.

Abraço.
tambem acompanhando o projeto, parabens, esta ficando muito bom o seu trabalho........., me diga uma coisa, voce comprou aquele spindle do aliexpress mesmo ? obrigado

Clube CNC Brasil

Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #15 Online: 01/06/13 - 20:10 »

Offline emernet

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 49
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #16 Online: 01/06/13 - 20:28 »
Olá saviomat,

Muito obrigado pelo elogio.

Comprei do Ali sim, e saiu pra mim menos da metade do preço encontrado no Brasil.
Qualquer coisa estamos ai.

Valew

Clube CNC Brasil

Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #16 Online: 01/06/13 - 20:28 »

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #17 Online: 02/06/13 - 12:18 »
Estou acompanhando seu tópico e pensando em fazer uma também, só não sei nem por onde começar pois nunca tive uma, nem nunca vi uma, estou estudando. Continue postando os resultados. Uma pergunta: este material amarelo da estrutura que material é?
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #17 Online: 02/06/13 - 12:18 »

Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #18 Online: 02/06/13 - 18:24 »
Amigo, gostei muito da estrutura da sua maquina, estou acompanhando aqui.
Tem como postar o link do spidle que comprou?
Parabéns!!!
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #18 Online: 02/06/13 - 18:24 »

Offline emernet

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 49
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #19 Online: 02/06/13 - 18:48 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Estou acompanhando seu tópico e pensando em fazer uma também, só não sei nem por onde começar pois nunca tive uma, nem nunca vi uma, estou estudando. Continue postando os resultados. Uma pergunta: este material amarelo da estrutura que material é?


Olá Machado,
Eu tambem resolvi construir uma sem nunca ter visto uma, apenas vi videos no youtube delas trabalhando, e gostei muito. Na verdade até hoje ainda nao vi uma pronta.....  ?_45 , se Deus quiser a minha vai ser a primeira, estas partes em amarelo que aparece nas imagens é chapa de aço, que eu pintei.
Valew.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigo, gostei muito da estrutura da sua maquina, estou acompanhando aqui.
Tem como postar o link do spidle que comprou?
Parabéns!!!


Roracioppi, Esse spindle foi o seguinte:  Eu havia escolhido um link dele pra comprar, ja tinha conversado com o vendedor e tudo, o link foi esse:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mas como eu tenho um amigo na China, eu enviei o dinheiro a ele e pedi que comprasse pra mim e ele mesmo enviasse, entao ele comprou no mercado local lá e me enviou, eu achei bem mais seguro assim. E pra nao ser taxado aqui, eu mandei despachar pro Paraguay, como eu moro em Foz é tranquilo.
Qualquer coisa estamos ai, valew



Clube CNC Brasil

Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #19 Online: 02/06/13 - 18:48 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #20 Online: 03/06/13 - 09:29 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
I E pra nao ser taxado aqui, eu mandei despachar pro Paraguay, como eu moro em Foz é tranquilo.
Qualquer coisa estamos ai, valew

O amigo bem que podia dar um passeio em Ciudad Del Est e verificar se tem fornecedor de artigos para montagem de houter; ou se consegue alguém que importe em quantidade para nós.......

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #20 Online: 03/06/13 - 09:29 »

Offline emernet

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 49
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #21 Online: 03/06/13 - 11:44 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O amigo bem que podia dar um passeio em Ciudad Del Est e verificar se tem fornecedor de artigos para montagem de houter; ou se consegue alguém que importe em quantidade para nós.......

Creocad

Creocad,
Ja corri por tudo la, nao tem fornecedor pra router, na verdade o pessoal nem sabe o que é isso, kkkkk
Sobre importar eu mesmo posso fazer isso la, me manda uma mp que podemos tratar melhor.
Realmente é uma boa.
valew

Clube CNC Brasil

Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #21 Online: 03/06/13 - 11:44 »

Offline emernet

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 49
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #22 Online: 03/06/13 - 22:49 »
Pessoal,
Mecanica pronta, graças a Deus td certo até agora.

Ja procurei no forum, encontrei alguma coisa mas nao entendi, pela minha leiguisse, pra mim foi muito superficial que ficou duvidas.
Comprei esse driver DM860H, segue em anexo a imagem dele.
Pelo que entendi ali na imagem, devo alimentar ele com corrente alternada ? é isso mesmo ?
E tenho esse motorzinho da imagem tbm em anexo, modelo 23km-c051-07v. Porem nao encontrei especificação de voltagem dele, apenas entendi que é 2A por fase.

Entao que tipo de fonte devo comprar, seria qualquer voltagem entre 18 e 80 com pelomenos uns 4Amp pra dar conta de um motor ? 
Desculpem se esse tipo de pergunta ja cansou.

Valew   :abraço:

Clube CNC Brasil

Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #22 Online: 03/06/13 - 22:49 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #23 Online: 04/06/13 - 06:50 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pessoal,
Mecanica pronta, graças a Deus td certo até agora.

Ja procurei no forum, encontrei alguma coisa mas nao entendi, pela minha leiguisse, pra mim foi muito superficial que ficou duvidas.
Comprei esse driver DM860H, segue em anexo a imagem dele.
Pelo que entendi ali na imagem, devo alimentar ele com corrente alternada ? é isso mesmo ?

- Não; veja que aentrada dele é para 18 até 80 volts; mas verifique no manual pois na internet dizem entre 24 a 80 volts

E tenho esse motorzinho da imagem tbm em anexo, modelo 23km-c051-07v. Porem nao encontrei especificação de voltagem dele, apenas entendi que é 2A por fase.

Faça uma medida no diametro externo do motor; pois também no site da ACTmotor diz que este drive é para funcionar com motores que tenham diametro externo entre 57 a 110 mm.

Mas não veio um manual acompanhando estas peças? Se veio dê uma lida atenta. Se não veio busque na internet; para não fazer como eu fiz, por não atentar nas informações do manual da placa eu a queimei com alguns minutos de uso.
segue o site do fornecedor do drive;
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

O seu motor é da astrosyn e creio ser muito fraquinho para seu projeto, se não me engano ele chega a no máximo 12 kg.

Entao que tipo de fonte devo comprar, seria qualquer voltagem entre 18 e 80 com pelomenos uns 4Amp pra dar conta de um motor ?  
- Aqui no forum vc encontra a fórmula para determinar a potencia da fonte.
Desculpem se esse tipo de pergunta ja cansou.
Valew   :abraço:


Creocad
« Última modificação: 04/06/13 - 07:00 por Creocad »

Clube CNC Brasil

Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #23 Online: 04/06/13 - 06:50 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #24 Online: 04/06/13 - 09:17 »
Nobre amigo Emerson.

Eletrônica não é o meu forte, mas vou tentar ajudar no que estiver dento dos meus parcos conhecimentos.

Esses motores são de 9,9 kgf em modo unipolar (6 fios) e 12,5 Kgf em modo bipolar (4 fios).

Veja o anexo e irá te ajudar.

Uso e vendo esses motores ha bastante tempo, e sempre me surpreendo com a qualidade do "pequeno", uso em um kit CNC mecânico de 500x400 e ele trabalha com muita galhardia.

Imagino que se tiver problemas com ele, será apenas no eixo de maior comprimento (X ou Y, conforme a sua orientação).
 
Quanto ao drive, nunca montei com esse modelo, mas já usei outros modelos, e nunca precisei de fontes acima de 24V.

Vou dar mais uma pesquisada e volto a te dizer.

Clube CNC Brasil

Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #24 Online: 04/06/13 - 09:17 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #25 Online: 04/06/13 - 09:26 »
Olá amigos;
Raranda;
quando eu postei dizendo que para o projeto dele o motor é fraco é porque na primeira mensagem ele disse que pretende usinar aço com a máquina; daí havemos de convir que motores de passo com 12 kg é meio meia boca.
 Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #25 Online: 04/06/13 - 09:26 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #26 Online: 04/06/13 - 11:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Raranda;
quando eu postei dizendo que para o projeto dele o motor é fraco é porque na primeira mensagem ele disse que pretende usinar aço com a máquina; daí havemos de convir que motores de passo com 12 kg é meio meia boca.
 Creocad

Boas nobre amigo Creocad.

Perfeita sua colocação, e nem ouso em contestar.  :anjo: :anjo:

Até porque, para mim o tipo de material que irá se usinar está mais relacionado com a estrutura mecânica que irá realizar esse trabalho do que somente com o torque dos motores de passo que irão "movimentar" essa estrutura (claro que fazem parte também).
 
Entretanto.... rsrsrsr

Sempre parto do principio que ao usinarmos qualquer tipo de material, devemos sempre levar em conta as "técnicas" de usinagem, empregando-se corretamente os limites de avanço, corte, ferramenta e velocidade do spindle.

Pois, já ví maquininhas com motores de 5 kgf fazendo o que a minha com motores de 15 kgf nem pensa em realizar. rsrsrsr

Evidente que o "fulano" da outra máquina possui mais de 25 anos de experiência em usinagem e tornearia e eu nem mesmo meses.

Acho que é isso, com a ferramenta certa, o avanços certos (horizontal e longitudinal), a velocidade certa, os motores que "tocam" os eixos (dentro do lógico e tolerável) darão conta do recado (com limitações é claro).

Isso é claro, imaginando que a mecânica esteja muito bem estruturada, leve e sem muitos problemas (pelo menos para os primeiros testes).

Do mais, fico a sua inteira disposição.

Abraços.

Rubens 

Clube CNC Brasil

Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #26 Online: 04/06/13 - 11:58 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #27 Online: 04/06/13 - 13:14 »
Pois é meu caro amigo;
podes ir matutando aí que vc fará com seus motores de 15 bem mais e melhor do que o fulano faça com os de 5 KG. Aí é pura matematica; pois depende é de força ( lógico que as técnicas de usinagem também influenciam) para arrancar o cavaco na usinagem.
Assim quando disse serem meia boca é porque não creio que alguém vá fazer uma máquina cnc para ficar alisando ferro; até porque para isto existem retíficadoras ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #27 Online: 04/06/13 - 13:14 »

Offline emernet

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 49
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #28 Online: 04/06/13 - 16:50 »
Amigos e meus amigos Raranda e Creocad,
Primeiramente muito obrigado pela atençao de voces, foi de grande valia.

Eu to esperando que esses motores sejam meia boca mesmo como disse o creocad, Se bem que a estrutura ficou muito firme, ate mais que imaginei, e os pillows deslizam que é uma beleza nos eixos, até o mosquito quando senta ja desliza  ?_4
A principio vou usar esses motores que mencionei(que sao 02, o terceiro vai ser outra correria depois) porque eu os ganhei, entao a ideia é iniciar os trabalhos/testes com eles pra economizar um dindim.
Passei a tarde toda procurando os transformadores pra esse driver e nao tem em lugar nenhum por aqui, nem em CDE nao tem. Vou usar de 24V como sujeriu o raranda. Até encontrei uma fonte de 24V 5Amp, mas já é DC, como na carcaça do motor tem na entrada o simbolo  ~  que é AC, eu to com medo de usar.
Acabei vendo num site de uma loja em Minas, esse transformador: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
penso que seja isso que devo usar, alguem confirma ?

Valew pessoal.


Clube CNC Brasil

Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #28 Online: 04/06/13 - 16:50 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #29 Online: 04/06/13 - 18:20 »
Va com calma e confirme esta informação de que a placa recebe corrente alternada direto; quando assim é normalmente é 110 ou 220 volts; acho muito estranho esta informação de que seja AC.
Cadê o manual?
Mande um email pro fornecedor solicitando informações; ou mesmo para o fabricante.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Meu Primeiro Projeto - Fresadora CNC
« Resposta #29 Online: 04/06/13 - 18:20 »

 

SiteLock