Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: nova cnc  (Lida 9477 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:nova cnc
« Resposta #45 Online: 03/07/13 - 19:14 »
Guilherme,

Eu tenho a impressão de que o corte vai sair serrilhado, mas vou aguardar para ver ...

Porque digo isto? A minha maquina tem passo de 5mm, o driver trabalha com 400 passos por volta, minha resolução é de 0,0125mm e a maquina também é muito rápida ... precisei até diminuir a velocidade p/ não "explodir" (exagerado! ...  ?_13)  ... eu acho que minha resolução é boa, mas não é das melhores. Agora com 0,07mm é no minimo 7 vezes pior do que a minha e claro que a maquina vai voar, porem sera que o corte sairá a contento ?!?!?
 
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:nova cnc
« Resposta #45 Online: 03/07/13 - 19:14 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:nova cnc
« Resposta #46 Online: 03/07/13 - 19:51 »
Boa noite Mac, esta configuração fiz apenas para teste de funcionamento e aquecimento dos motores, eu não sabia sequer se iria funcionar, pois tudo é novo, nunca tinha ligado antes,  por falar nisso 2 drives pequenos vieram com defeito, liguei o dito cujo e o motor funcionou por alguns segundos e parou não funfou mais, coloquei o segundo drive ( facil só tirar os conectores e colocar outro ), mesma coisa, virou um pouco e parou, conferi tudo novamente e coloquei o terceiro e ultimo drive, funcionou por mais tempo e parou, falei ( ferrou não tenho mais drive, ja foi os 3 que comprei), daí percebi que  uma das fontes que compunha os 24V havia  "caido" desliguei e liguei tudo novamente funcionou por mais algum tempo e caiu novamente, troquei a fonte e agora esta tudo OK.
comprar da china tem dessa, vc acha que vou mandar os drives de volta pra lá?, nem a pau vou trocar os fets de saida e pronto funfou blz não funfou vai pro lixo.
Voltando a maquina, a maior fresa que utilizo é de 2mm, logo não creio que terei oportunidade de utilizar velocidades altas, assim posso setar o drive para maior resolução, embora nunca tenha testado ( oq não da pra fazer agora, pois a maquina esta sem a fiação dos motores, arranquei hj para colocar a definitiva), mas li que a velocidade do motor não depende da resolução do drive, quando ligar a maquina novamente farei o seguinte, colocarei o drive na resolução mais alta que tiver 12800 e ver oq acontece.

Clube CNC Brasil

Re:nova cnc
« Resposta #46 Online: 03/07/13 - 19:51 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:nova cnc
« Resposta #47 Online: 03/07/13 - 20:11 »
OK Guilherme, entendi !


A velocidade da maquina tem tudo a ver com o passo por volta, só que quanto mais veloz, menor será a resolução.

A resolução, ou micro passo, do driver nada altera em relação a velocidade, mas sim na resolução da maquina que deixa de ser mecânica p/ ser eletrônica ... eu tenho minhas duvidas quanto a precisão destes passos eletrônicos, prefiro confiar na mecânica usando polias redutoras.

Mas sem pistache ... ih ih ih  :ok:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:nova cnc
« Resposta #47 Online: 03/07/13 - 20:11 »

Offline Derek

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:nova cnc
« Resposta #48 Online: 03/07/13 - 20:15 »
Olá amigos,sou novo no Clube e preciso de ajuda,e vou direto ao assunto.Minha máquina esta perfeita no passo X e Y mas no "Z" quando vou acertar a fresa está bem estranho, porque eu
aperto o UP no teclado do PC ela desce e Down o spindle sobe,preciso apertar 2 ou 3 vezes
bem rápido para responder o comando correto.Simulei alguns cortes sem fresa e no meio do
percurso ela desce fora do limite.Não mudei a configuração do Mach3 por enquanto,alguém
pode me ajudar.Obg.
 
Máquina...área de trabalho 1000 mm por 600 mm...Spindle 18000 rpm

Clube CNC Brasil

Re:nova cnc
« Resposta #48 Online: 03/07/13 - 20:15 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:nova cnc
« Resposta #49 Online: 03/07/13 - 20:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá amigos,sou novo no Clube e preciso de ajuda,e vou direto ao assunto.Minha máquina esta perfeita no passo X e Y mas no "Z" quando vou acertar a fresa está bem estranho, porque eu
aperto o UP no teclado do PC ela desce e Down o spindle sobe,preciso apertar 2 ou 3 vezes
bem rápido para responder o comando correto.Simulei alguns cortes sem fresa e no meio do
percurso ela desce fora do limite.Não mudei a configuração do Mach3 por enquanto,alguém
pode me ajudar.Obg.
 
Máquina...área de trabalho 1000 mm por 600 mm...Spindle 18000 rpm

caro Derek;
direto ao assunto:
companheiro; faça uma apresentação; respire fundo; leia os tópicos, faça pesquisa no fórum e caso não encontre solução para seu problema; descreva com o maximo de detalhes tanto o problema quanto sua configuração e componentes da máquina; mas isto em um novo tópico.
Já pensou se todo mundo resolver entrar neste tópico "indo direto ao assunto"???? :bravo: :bravo: :bravo: :bravo:

Creocad
 

Clube CNC Brasil

Re:nova cnc
« Resposta #49 Online: 03/07/13 - 20:30 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:nova cnc
« Resposta #50 Online: 03/07/13 - 20:59 »
Boa noite Creocad.

Eu ja tinha respondido sua pergunta antes de responder ao Marcão, mas pelo que vi agora a resposta não entrou, não sei porq.
aqui vai novamente.

O drive da pra ver na foto acima 2m982.

A engrenagem do motor é padrão asa 35 modelo T12 ou seja 12 dentes, quanto ao diametro não sei dizer mas com o modelo da pra achar na net.

O motor vem ligado de fabrica em biṕolar serie, oq me fez abri-lo e mudar para bipolar paralelo, segue as especificações do motor conforme vem de fabrica antes de modificar..
Um abraço

Modelo   85BYGH450C-012     
Fabricante   Wantai Motors
Angulo do Passo   1.8 graus
Voltagem   5.7 V
Número de fases   2 fases
Corrente por fase   3.5 A
Resistência da fase        1.9 Ohm
Indutância da fase   22 mH
Força de torque   115 Kg/cm
Número de fios   4
Inércia do Rotor   3.6 Kg.cm2
Peso do Motor   5 Kg

Clube CNC Brasil

Re:nova cnc
« Resposta #50 Online: 03/07/13 - 20:59 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:nova cnc
« Resposta #51 Online: 03/07/13 - 21:03 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
caro Derek;
direto ao assunto:
companheiro; faça uma apresentação; respire fundo; leia os tópicos, faça pesquisa no fórum e caso não encontre solução para seu problema; descreva com o maximo de detalhes tanto o problema quanto sua configuração e componentes da máquina; mas isto em um novo tópico.
Já pensou se todo mundo resolver entrar neste tópico "indo direto ao assunto"???? :bravo: :bravo: :bravo: :bravo:

Creocad
 


É isto ai, assino embaixo ! ...  ?_18
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:nova cnc
« Resposta #51 Online: 03/07/13 - 21:03 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:nova cnc
« Resposta #52 Online: 03/07/13 - 21:23 »
Guilherme,

Não interprete meu questionamento de forma errada, veja:

Eu gostei um bocado da forma que vc fez esta maquina, eu ainda não tinha visto uma maquina com este sistema de corrente e pra ser sincero achei muito melhor do que com cabo de aço ... Se eu retomar meu projeto de uma maquina grande vou usar este sistema.
No entanto eu usaria polias p/ reduzir este passo de 125mm p/ perto de 5mm, porque ?

Primeiro, porque não confio em micro passos eletrônicos e olha que sou eletrônico.
Segundo, porque vai te limitar a usar somente drivers com micro passos e provavelmente vc ficara a merce dos chinas. Ou seja, não é confiável (minha opinião) e te deixa amarrado, ao passo que da p/ resolver as duas coisas utilizando polias.

Outra coisa que me deixa preocupado, pois sou fabricante de driver, é que este vídeo que vc postou, cria a falsa ideia de que o driver é poderoso, ao passo que esta velocidade nada tem a ver com o driver e sim com este passo gigantesco de 125mm. Se vc colocar este mesmo conjunto, motor/driver em uma barra roscada com passo de 1mm tua maquina vai ter a mesma velocidade de uma tartaruga.

Resumindo: Passo gigantesco, velocidade alta, resolução baixa e maquina não confiável.

Meu objetivo é só corroborar com conhecimentos técnicos mais profundos sobre este tema, e claro, também desmistificar algo que não é a oitava maravilha e sim, um produto chines ...  ?_26

Abs
Reinaldo
« Última modificação: 03/07/13 - 21:24 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:nova cnc
« Resposta #52 Online: 03/07/13 - 21:23 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:nova cnc
« Resposta #53 Online: 04/07/13 - 21:40 »
Boas Mac.
Não tenho problema algum com questionamento, criticas, comentarios etc, desde que não sejam caluniosos.

Quanto ao que coloquei nos post, não quiz fazer drive nenhum de maravilha e poderoso, só coloquei os fatos em sí.
Voce esta certíssimo em falar que se a minha maquina tivesse um fuso de 1mm seria uma tartaruga, tambem esta correto em falar que fico preso em utilizar somentre esse tipo de drive.

Quanto aos videos que  coloquei foi com a simples intenção de compartilhar com todos a maquina que estou fazendo como muitos outros fazem aqui e não com a intenção de promover drive nenhum.

Pesso-lhe um grande favor  Mac, se daqui 15 minutos o link do video estiver funcionando ainda, foi porq eu não consegui desativa-lo, faz-me um favor delete o post OK, melhor, pode retirar todos os post que achar necessário e até o topco se assim o convier.
Me desculpe qualquer incomodo.

Um grande abraço.

Clube CNC Brasil

Re:nova cnc
« Resposta #53 Online: 04/07/13 - 21:40 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:nova cnc
« Resposta #54 Online: 04/07/13 - 23:21 »
Guilherme meu filho, calma ai, nao se precipite, relaxa, esse topico esta muito bom, alias é um dos que eu mais participei nao em dar dicas, tu ja sabe que nao sei nada, so encho o saco mesmo kkk opiniões devem ser aceitas mediante ao decorrer das duvidas, mas nem todas devem serem cumpridas, se o Mac tem uma opiniao e por si ele apresenta, escute, se o Marcao que nao sabe  :Censura: der uma dica tambem, escute, nao vai servia pra nada, mas tudo bem, é dessa maneira que alguns entendem as coisas e outros ficam com mais duvidas, relaxa :ok:


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:nova cnc
« Resposta #54 Online: 04/07/13 - 23:21 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:nova cnc
« Resposta #55 Online: 05/07/13 - 00:14 »
Guilherme,

Na realidade eu nem escrevi p/ vc e sim p/ os leigos que nada entendem e já deduzem errado, pensei que tu tivesse inteligencia suficiente p/ entender, mas te superestimei e claro, vou apagar esta  :Censura: de topico.
« Última modificação: 05/07/13 - 00:19 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:nova cnc
« Resposta #55 Online: 05/07/13 - 00:14 »

Offline clodoaldo_ferreira

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 97
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:nova cnc
« Resposta #56 Online: 05/07/13 - 08:38 »
puts.
vamos nos acalmar, eu acho de grande valia, para quem nao entende de resolução a explicação que o MAC deu, não entendi o motivo das pedras, alguem pode me explicar, ou é melhor eu ficar quietinho em meu canto aqui?

Acho que conversando agente se entende... não é assim?

Clodoaldo Ferreira
INDMAF MAQUINAS CNC

Clube CNC Brasil

Re:nova cnc
« Resposta #56 Online: 05/07/13 - 08:38 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:nova cnc
« Resposta #57 Online: 05/07/13 - 20:00 »
Minha intenção foi elucidar, esclarecer, expor tecnicamente os fatos, não tive nenhuma intenção de criticar, acusar ou achocalhar com a maquina do Guilherme, que alias achei muito boa e pretendo copiar.
Lamento que o vídeo tenha sido retirado pois quem consertou o link, que não abria aqui, foi eu mesmo.
Se alguém tiver algo técnico que seja contrario ao que eu escrevi, sou todo ouvidos, pois não sou o dono da verdade e somente expus o que sei e tenho como fatos.
Se fui mal interpretado paciência, não dá p/ abaixar as calças e comer o próprio rabo. A porrada vem de onde jamais imaginamos que possa vir.

 ?_4

Em tempo: Não vou apagar o tópico e nem mensagem alguma.
« Última modificação: 05/07/13 - 20:09 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:nova cnc
« Resposta #57 Online: 05/07/13 - 20:00 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:nova cnc
« Resposta #58 Online: 05/07/13 - 20:24 »
 ;pacienc: O senhor ouviu as minhas preces... ;pacienc:

Tanque iuuuu :ok:


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:nova cnc
« Resposta #58 Online: 05/07/13 - 20:24 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:nova cnc
« Resposta #59 Online: 05/07/13 - 21:09 »
Caro Guilherme;
sinceramente não entendi tua chutada no balde, exatamente quando a coisa começa a ficar bastante clara e de facil compreensão, não só para ti como para muitos de nós aqui.
Não consegui ver nada que justifique tua atitude em pedir para apagar tópico, retirada do vídeo, que aliás mostra muito bem a sua criação........
Será porque não consegue digerir uma sugestão que nem se pode chamar de crítica? Se for isto desculpe-me, mas é mesmo melhor vc nem passar perto daqui ou de qualquer forum.
Releia todo o tópico e irá ver que só queriam te ajudar ( digo queriam porque eu da minha parte só muito dificilmente consigo encontrar alguém com menos conhecimento de cnc do que eu).
Insisto em dizer que com a retirada do vídeo vc perde e muito a chance de deixar demonstrado uma boa estrutura e com os comentários uma ótima explicação sobre resolução, tipo de deslocamento e suas implicações.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:nova cnc
« Resposta #59 Online: 05/07/13 - 21:09 »

 

SiteLock