Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Duvidas sobre drive e placa controladora...  (Lida 1559 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Rick_fernandes

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 398
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Online: 08/05/13 - 11:00 »
 Bom dia pessoal , sou novo no forum tenho alguns dias que estava olhando tudo sobre todos o assuntos, pra entender um pouco melhor pra não ficar fazendo pergunta muito bobinha tb né rsrs, mas tem algo que ficou meio confuso , sobre drive placa controladora, buscando no mercado livre se acha as tais placas controladoras(somente controladoras), até com um preço muito barato, e outras com valores maiores que já por outro nome (drive), a minha duvida é eu pra fazer controle dos meus motores preciso de uma controladora que faz contato com 3 drivers (um pra cada eixo), ou ligo direto a controladora com os motores, ou os drivers direto no motor e pronto, to meio confuso nesse ponto , se alguém puder sanar esta duvida, e tem um equipamento que achei no ML se alguém puder comentar algo sobre, se é bom

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

estou projetando uma maquina de uns 1500 x 1000 , eixos lineares retificados com rolamentos, fuso esférico de uns 20mm passo 10mm (fica muito rapido ou muito lento nesse caso), e no caso usando motores de uns 15kg sera que estaria bom ?

Grato espero ter sido claro no texto acima

Clube CNC Brasil

Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Online: 08/05/13 - 11:00 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #1 Online: 08/05/13 - 18:28 »
Rick,

Eu tenho uma placa como esta. Se você ler mais o Fórum vai ver que tem gente que ama e outros odeiam esta placa.
Esta placa para um iniciante como você (e eu) vai te atender bem.
Caso, com o tempo você precisa de soluções mais profissionais e rápidas você pode comprar outras placas melhores e mais caras.
Mas enfim para quem esta começando o custo x beneficio desta placa é muito bom.
Não vi no anuncio se já vem com fonte, se não vem você vai precisar de uma.

Abraços,

Flavio
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #1 Online: 08/05/13 - 18:28 »

Offline kerley

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +50/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #2 Online: 08/05/13 - 19:31 »
Olá amigo, tudo bem, pra vc fazer o motor de passo trabalhar vc precisa de uma controladora e driver e fonte para driver,  um driver para cada motor, sobre os fusos de passo 10 é o dobro mais rapido que o de 5MM ,mas o pessoal na maioria usa o passo 5MM, o motor de 15 kgf  depende muito do modo como vc vai usa-lo,  sobre esta controladora o pessoal mais experiente vai poder te dizer mais dela ok, abço.

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #2 Online: 08/05/13 - 19:31 »

Offline Rick_fernandes

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 398
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #3 Online: 08/05/13 - 22:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Rick,

Eu tenho uma placa como esta. Se você ler mais o Fórum vai ver que tem gente que ama e outros odeiam esta placa.
Esta placa para um iniciante como você (e eu) vai te atender bem.
Caso, com o tempo você precisa de soluções mais profissionais e rápidas você pode comprar outras placas melhores e mais caras.
Mas enfim para quem esta começando o custo x beneficio desta placa é muito bom.
Não vi no anuncio se já vem com fonte, se não vem você vai precisar de uma.

Abraços,

Flavio

e na sua maquina ela roda bem ? vc usa que tipo de motor ? a que mostrei o link é uma que vem numa caixa de aluminio toda ajeitadinha e tem um display de lcd q mostra os eixos

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #3 Online: 08/05/13 - 22:13 »

Offline Rick_fernandes

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 398
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #4 Online: 08/05/13 - 22:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá amigo, tudo bem, pra vc fazer o motor de passo trabalhar vc precisa de uma controladora e driver e fonte para driver,  um driver para cada motor, sobre os fusos de passo 10 é o dobro mais rapido que o de 5MM ,mas o pessoal na maioria usa o passo 5MM, o motor de 15 kgf  depende muito do modo como vc vai usa-lo,  sobre esta controladora o pessoal mais experiente vai poder te dizer mais dela ok, abço.

motor de 15kg vc acha pouco ? pretendo usinar mdf, acrilico, nylon,  outros tipos de madeira mas nada muito duro

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #4 Online: 08/05/13 - 22:14 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #5 Online: 08/05/13 - 23:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
e na sua maquina ela roda bem ? vc usa que tipo de motor ? a que mostrei o link é uma que vem numa caixa de aluminio toda ajeitadinha e tem um display de lcd q mostra os eixos

Eu tenho só a placa sem o display. Uso motores de 18kg, na minha tem funcionado muito bem.
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #5 Online: 08/05/13 - 23:30 »

Offline kerley

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +50/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #6 Online: 09/05/13 - 06:13 »
O motor aguenta mas desde que respeite o limite dele, e sua maquina vai ter estrutura de qual material? Isto é mais importante que motor na minha opinião, porque motor se compra mais potente quando quiser e peça por peça se for o caso ,já estrutura terá que fabricar outra inteira.

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #6 Online: 09/05/13 - 06:13 »

Offline Rick_fernandes

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 398
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #7 Online: 09/05/13 - 08:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O motor aguenta mas desde que respeite o limite dele, e sua maquina vai ter estrutura de qual material? Isto é mais importante que motor na minha opinião, porque motor se compra mais potente quando quiser e peça por peça se for o caso ,já estrutura terá que fabricar outra inteira.

vou começar montar a estrutura esse fim de semana, tem um tio que é serralheiro e vai me ajudar, toda de tubo, nada muito absurdo de grande e pesado , um tubo tipo 6x3, é mais pra fazer a maquina firme mesmo, com guias lineares retificadas, com rolamentos pra todos movimentos tanto x y z , pretendo faze-la com 1500 de comprimento po 1000 de largura

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #7 Online: 09/05/13 - 08:55 »

Offline kerley

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +50/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #8 Online: 09/05/13 - 11:48 »
Quando começar a montagem da estrutura abre um tópico e comece a postar fotos pra gente ir vendo como ta ficando, já tem uma idéia de como vai fixar os guias lineares no tubo?

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #8 Online: 09/05/13 - 11:48 »

Offline Rick_fernandes

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 398
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #9 Online: 09/05/13 - 21:02 »
vou fixar com mancais , aqueles que tem furação pra dois parafusos e furo na medida do eixo com um parafuso que prende ele , desse tipo aqui
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

, vou fazer isso que vc falou ir batendo as fotos e postando pro pessoal acompanhar, fiz dois orçamentos de fusos e castanha, qdo receber da empresa vou postar tb pra pessoal se manter a par de como anda os preços, vc tem video da sua maquina funcionando ? gostaria de ver como ela roda

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #9 Online: 09/05/13 - 21:02 »

Offline kchoeira

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #10 Online: 05/07/13 - 21:13 »
oi pessoal do forum,eu sou novo,e totalmente leigo na área de cnc,eu corto aero modelos manualmente,e gostaria de construir um cnc de 4eixos,bisbilhotando uns saits  achei uma placa controladora,mas como não entendo muito gostaria de saber se ela serve pra esse meu projeto ( Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ) e achei esse motor de passo tbem( Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ) abraço a todos,e me desculpem se estou incomodando.

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #10 Online: 05/07/13 - 21:13 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #11 Online: 05/07/13 - 21:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
oi pessoal do forum,eu sou novo,e totalmente leigo na área de cnc,eu corto aero modelos manualmente,e gostaria de construir um cnc de 4eixos,bisbilhotando uns saits  achei uma placa controladora,mas como não entendo muito gostaria de saber se ela serve pra esse meu projeto ( Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ) e achei esse motor de passo tbem( Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ) abraço a todos,e me desculpem se estou incomodando.


Meu caro Kchoeira;
faz o seguinte:
dê uma boa lida nos vários e vários tópicos que temos.
Depois vá ao link abaixo e faça uma singela apresentação;
depois abra um tópico com sua ou suas dúvidas, colocando o máximo de informações conforme verá que se pede nos tópicos que vc terá lido.
Abraços;
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre drive e placa controladora...
« Resposta #11 Online: 05/07/13 - 21:20 »

 

SiteLock