Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Minha primeira Router CNC  (Lida 1910 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline sikeira1

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Minha primeira Router CNC
« Online: 11/07/13 - 12:09 »
Olá pessoal, estou começando minha primeira router CNC, claro que ainda estou projetando ela, depois de pesquisar muito aqui no fórum e na internet em geral, decidi fazer algo diferente. :D
Pretendo fazer a base da máquina e os suportes laterais para o movimento do Eixo Y em ferro fundido. Vou fazer um molde em madeira ou isopor e mandar para a fundição.
Mas como não encontrei nenhum projeto assim na internet gostaria de saber a opinião de vocês, porque sei que tem pessoas muito experientes nessa área aqui no fórum.
Outra coisa é a respeito dos motores de passo, se tiverem alguma dica, ficarei grato. Irei usar a máquina para usinar variados tipos de materiais como: madeira, acrílico, alumínio, náilon, e se ainda se possível aço de baixa dureza como o 1020.

Segue abaixo uma imagem inicial do projeto.

Clube CNC Brasil

Minha primeira Router CNC
« Online: 11/07/13 - 12:09 »

Offline eletrocassio

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 20
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Minha primeira Router CNC
« Resposta #1 Online: 11/07/13 - 18:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá pessoal, estou começando minha primeira router CNC, claro que ainda estou projetando ela, depois de pesquisar muito aqui no fórum e na internet em geral, decidi fazer algo diferente. :D
Pretendo fazer a base da máquina e os suportes laterais para o movimento do Eixo Y em ferro fundido. Vou fazer um molde em madeira ou isopor e mandar para a fundição.
Mas como não encontrei nenhum projeto assim na internet gostaria de saber a opinião de vocês, porque sei que tem pessoas muito experientes nessa área aqui no fórum.
Outra coisa é a respeito dos motores de passo, se tiverem alguma dica, ficarei grato. Irei usar a máquina para usinar variados tipos de materiais como: madeira, acrílico, alumínio, náilon, e se ainda se possível aço de baixa dureza como o 1020.

Segue abaixo uma imagem inicial do projeto.





Amigão eu tbm sou novo nesta área, rsrs só que pelo que eu vi acho que vc terá 2 problemas. 1º sobre a tração do eixo Y pois pelo seu projeto vc esqueceu o fuso central. a menos que mude para cremalheira ou outro tipo de tração e use 2 motores de passo acho que vc vai mesmo ter problemas, e o 2º não chega nem ser um problema, mais e que se vc vai fazer com ferro fundido mesmo ele vai ficar bem pesado, dai vc terá que usar um motor de passo bem mais forte e força quer dizer R$$$$ rs mais caro.

espero que os gigantes das CNC explique melhor e se eu estiver errado peço de desculpas.

Clube CNC Brasil

Re:Minha primeira Router CNC
« Resposta #1 Online: 11/07/13 - 18:17 »

Offline sikeira1

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Minha primeira Router CNC
« Resposta #2 Online: 12/07/13 - 10:17 »
Olá eletrocassio

Quanto ao 1º problema é bem simples de resolver, vou usar um fuso apenas no eixo Y, segue abaixo uma imagem detalhando onde vou fixar os mancais do fuso e a castanha.
Já o 2º problema de fato é um pouco complicado, mas pretendo usar um motor de passo acima de 100kgf. Eu pretendo ir buscar no Paraguai já que não moro muito longe e lá o preço é um pouco mais acessível. Mas pra saber a força mínima que o motor precisa ter eu irei precisar da ajuda dos colegas aqui do fórum, mas primeiro eu preciso terminar o projeto para saber qual é o peso da estrutura que o motor do eixo Y irá tracionar. :D

Obs.: O peso apenas das duas laterais do pórtico da pouco mais de 14 kg.

Clube CNC Brasil

Re:Minha primeira Router CNC
« Resposta #2 Online: 12/07/13 - 10:17 »

 

SiteLock