Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Projeto Plateau - CNC para PCI  (Lida 5322 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline plateau

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 16
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Projeto Plateau - CNC para PCI
« Online: 10/09/13 - 23:58 »
Boa tarde, amigos, tudo bem com vocês?

Há anos venho sonhando em montar uma CNC para poder automatizar e acelerar o processo de confecção de placas de circuito impresso (PCI) dos projetos de eletrônica e automação que costumo pegar. Até o presente momento, eu faço todas as PCIs pelo processo da termo-impressão, tendo começado usando o ferro de passar e até chegar na laminadora PCI (feita com sucata de impressora laser).

Apesar da qualidade das placas feitas, o processo é moroso, já que preciso imprimir o layout em papel couchê ou wax paper (papel de etiqueta); recortá-lo no tamanho ideal; limpar a placa cobreada; colar e transferir o desenho para placa; corroer e, por fim, efetuar a furação. Querendo dar um "up" nesse processo e inspirado na CNC vista no link adiante (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login), eu resolvi colocar de vez o meu projeto em fase de execução. Contudo, algumas dúvidas surgiram e espero que vocês possam me ajudar a solucioná-las.

Até o momento eu consegui alguns componentes para a CNC (com área útil de 30cm²), sendo que alguns foram retirados de sucata e outros foram comprados. As peças que já disponho são as seguintes:

    1) 3 motores de passo, sendo 2 de 9.9 Kgf.cm e 1 de 13 Kgf.cm



    2) 4 guias em aço inox com 50cm de comprimento e 12mm de diâmetro




       
    3) 2 trafos, sendo eles:
        Trafo da impressora RIMA XT180, com as seguintes características:
            Tensões 0-10v; 10-0-10v e 38-0-38v;
            Dimensões de aproximadamente 4x9x7 cm;
            Fios de 2mm de espessura.
             

        Trafo da máquina elétrica de escrever Olivetti, com as seguintes características:
            Tensões 0-14v e 28-0-28v;
            Dimensões de 1x3x4 pol;
            Fios de 3mm de espessura.

           
              

Por fim, as maiores dúvidas que surgiram foram em relação a parte estrutural e uma quanto a parte elétrica. Sendo assim ai vão:

    Parte elétrica:
        Considerando os trafos que possuoe que pretendo montar uma CNC3AX, poderia trocar os IRF640 (VDS 200v e ID 18A) pelos IRF540 (VDS 100v e ID 33A)?

    Parte estrutural:
        Quais as medidas dos fusos (comprimento x diâmetro) considerando área útil de 30cm²?
        Qual o material com melhor custo-benefício: MDF; Alumínio ou um mix dos dois?
        Comprar rolamentos lineares de 12mm ou adaptar rolamentos comuns?
        Quantas guias devo usar por eixo: 1 ou 2?


Agradeço a vocês desde já pelo espaço disponibilizado e pela ajuda.

Abraço a todos,

Pedro Rosa

Clube CNC Brasil

Projeto Plateau - CNC para PCI
« Online: 10/09/13 - 23:58 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #1 Online: 11/09/13 - 19:16 »
A única coisa que me ocorreu aqui pra te ajudar é te dizer que suas barras Não são de 12mm; pois na foro vi que vc mediu fora da "pega" do paquímetro; devem ser meia polegada 12,7,,, ou mais.
Para ajuda-lo melhor esboce sua pretensão melhor.
Com o matreial que tens dá pra fazer sim uma cnc para o fim pretendido.
Sugiro dares uma boa olhada nos vários projetos que existem por aqui para depois retornar com dúvidas mais concretas se ainda existirem.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #1 Online: 11/09/13 - 19:16 »

Offline plateau

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 16
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #2 Online: 12/09/13 - 14:44 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A única coisa que me ocorreu aqui pra te ajudar é te dizer que suas barras Não são de 12mm; pois na foro vi que vc mediu fora da "pega" do paquímetro; devem ser meia polegada 12,7,,, ou mais.
Para ajuda-lo melhor esboce sua pretensão melhor.
Com o matreial que tens dá pra fazer sim uma cnc para o fim pretendido.
Sugiro dares uma boa olhada nos vários projetos que existem por aqui para depois retornar com dúvidas mais concretas se ainda existirem.
Creocad


Boa tarde, Creocad, tudo bem?

Antes de mais nada, obrigado pela ajuda dada.

A minha ideia é a de montar uma CNC pequena para que eu possa fazer placas de circuito impresso com mais precisão e velocidade. O processo que eu uso é o da termo-impressão mas ele é bem cansativo.

Aproveitando a resposta, vou acrescentar mais algumas considerações. Em relação a parte elétrica, eu vou montar, provavelmente, uma CNC3AX-M. Como pretendo comprar boa parte dos componentes no eBay, eu encontrei um vendedor que tinha quase todos os componentes, exceto o MOSFET IRF640. Como substituto, o vendedor tinha o IRF540 que tem o VDS de 100v e ID de 33A. Acredito que usando o trafo da Olivetti com tensão retificada de 40v o MOSFET vai trabalhar com folga.

Os eixos/guias eu tirei da RIMA XT180 e da Olivetti e eles são de aproximadamente de 50cm cada e maiores que 12mm de diâmetro (só agora que percebi que usei o "medidor de pacas" de forma errada). Pelo que andei estudando, em uma CNC para PCI, pórtico fixo e mesa deslizante seria o melhor. Sendo assim, eu imaginei em fazer da seguinte, como visto na imagem abaixo.



Pela figura acima, eu imaginei colocar no eixo Y um eixo de 12mm (acredito que sejam na verdade de 13 ou 14mm) de cada lado e no meio colocar o fuso TR14.

No eixo X e Z, eu pensei em fazer exatamente a mesma coisa com as devidas proporções.

Quanto a estrutura, inicialmente eu tinha pensado em fazer tudo de MDF. Contudo, ao ler sobre relatos de folgas e desalinhos, eu pensei em ir no ferro-velho e comprar uns metalons finos e fazer tudo metálico (e soldar tudo em casa mesmo). Sendo assim, o que seria melhor? Isso considerando que o principal objetivo é usinar PCI. Contudo, se eu resolver usinar algum pedaço de acrílico ou MDF, também seja factível.

Clube CNC Brasil

Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #2 Online: 12/09/13 - 14:44 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #3 Online: 12/09/13 - 15:36 »
Caro amigo;
veja o post do Budolz; de uma máquina projeto open, que ele deve ter as peças já testadas e confiáveis.
sua ideia é boa e funcionará sim, para o fim pretendido; lembrando que soldando a dificuldade é conseguir alinhamento e nivelamento sem torção e empenos; o problema que vejo é que logo logo vc irá querer fazer outras coisas na máquina e aí a coisa pode desandar.
Vale a pena um contato com o Budolz via MP (mensagem privada ) ou email etc etc. veja o tópico;

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #3 Online: 12/09/13 - 15:36 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #4 Online: 12/09/13 - 16:29 »
Invariavelmente folgas e desalinhamentos são o resultado de falhas no projeto, seja a CNC de MDF, Irídio, ou barro... obviamente quanto mais denso o material maior a rigidez e proporcionalmente quanto menor a densidade mais fácil de construir, cabe ao construtor escolher os extremos ou um meio termo.

Aparentemente vc está superestimando a velocidade de confecção de PCIs via CNC... mas certamente vai se cansar menos.

O Projeto indicado pelo CreoCAD ainda está em desenvolvimento e deverá demorar um tempo (ou dois) antes de vir a público, se quiser entrar de beta tester te libero o projeto *antecipadamente (*quando estiver em versão Beta, no momento está em Pré-alpha).

Abs.
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #4 Online: 12/09/13 - 16:29 »

Offline plateau

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 16
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #5 Online: 12/09/13 - 23:03 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Invariavelmente folgas e desalinhamentos são o resultado de falhas no projeto, seja a CNC de MDF, Irídio, ou barro... obviamente quanto mais denso o material maior a rigidez e proporcionalmente quanto menor a densidade mais fácil de construir, cabe ao construtor escolher os extremos ou um meio termo.

Aparentemente vc está superestimando a velocidade de confecção de PCIs via CNC... mas certamente vai se cansar menos.

O Projeto indicado pelo CreoCAD ainda está em desenvolvimento e deverá demorar um tempo (ou dois) antes de vir a público, se quiser entrar de beta tester te libero o projeto *antecipadamente (*quando estiver em versão Beta, no momento está em Pré-alpha).

Abs.

Bom dia, Paulo, tudo bem?

A ideia de fazer a CNC para confeccionar as PCIs é porque vai me dar bem menos trabalho do que o velho e bom ferro de passar. Por mais que a resolução das placas fique boa e consiga resultados fantásticos, é muito cansativo. As vezes preciso imprimir 3 ou 4 vezes para poder chegar ao resultado esperado. Além disso, a fase de furação da placa é ainda mais cansativa. Por isso resolvi de vez automatizar o processo. HaHa

Quanto ao seu projeto, fico feliz em poder te ajudar como tester. Achei o projeto de extrema qualidade e com uma riqueza grande de detalhes.

Agradeço por tudo desde já.

Um grande abraço,

Pedro Rosa.

Clube CNC Brasil

Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #5 Online: 12/09/13 - 23:03 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #6 Online: 15/09/13 - 15:55 »
Pedrão,só uma colocação em relação a fresar e furar placas numa cnc,o metodo termico é ainda o menos custoso,na pior hipotese voce só perde a impressão e não a placa,atente para como voce irá prender a placa na mesa de sacrificio,até onde sei,todo mundo que tentou fresar placas abandonou a ideia justamente por isso,prender e perder placas.
Qual é o tamanho maximo e complexidade das placas que voce faz?São simples ou dupla face?
Existe o metodo fotografico,que a principio parece ser muito caro,mas se tiver uma quantidade boa de fabricação vale a pena e voce não perde nenhuma impressão nem a placa.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #6 Online: 15/09/13 - 15:55 »

Offline plateau

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 16
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #7 Online: 15/09/13 - 23:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pedrão,só uma colocação em relação a fresar e furar placas numa cnc,o metodo termico é ainda o menos custoso,na pior hipotese voce só perde a impressão e não a placa,atente para como voce irá prender a placa na mesa de sacrificio,até onde sei,todo mundo que tentou fresar placas abandonou a ideia justamente por isso,prender e perder placas.
Qual é o tamanho maximo e complexidade das placas que voce faz?São simples ou dupla face?
Existe o metodo fotografico,que a principio parece ser muito caro,mas se tiver uma quantidade boa de fabricação vale a pena e voce não perde nenhuma impressão nem a placa.

Abraços


E ai, Pravato, blz pura?

Quanto a prender o fenolite na mesa de sacrifício, eu pensei em fazer como no projeto que citei como guia/referência. Aí vão as fotos:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Atualmente eu tenho mais feito placas de face simples, visto que as de face dupla são relativamente mais complicadas do que as simples.

Em relação ao tamanho, até hoje não fiz placas maiores de 15x20 cm. Nos projetos de eletrônica e/ou automação que eu faço, costumam sair muitas placas menores que 10x10 cm com trilhas bem próximas. Até consigo fazê-las com boa qualidade (demorei muito tempo para aprender a técnica) mas, às vezes, preciso repetir o processo devido a pequenas falhas. Além disso, ainda tem o processo de corrosão e posteriormente a fase que considero a mais maçante: a furação. Dependendo da placa, preciso fazer uma quantidade absurda de furos (sem contar que antes de furar eu marco todos eles com o punção para que a broca não escape e destrua o pad).

Sendo assim, eu julguei o método "fresa" como sendo o com melhor custo-benefício. O método fotográfico é excelente, sem dúvida. Contudo, com ele eu ainda sofrerei com a parte da furação e ainda terei que lidar com coisas um tanto quanto perigosas (luz UV, sensibilizantes e etc.).

Por fim, pesquisando aqui no forum, eu encontrei um projeto que me pareceu muito interessante e que me fez repensar algumas coisas. O projeto em questão é de autoria de nosso amigo Fabiano (fabianodef) e pode ser visto no link a seguir (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login). Considerando a infinidades de coisas que poderia fazer com a CNC, eu fiquei seriamente empolgado em usinar algumas peças em MDF, acrílico e outros materiais.

Sendo assim, será que se eu construir uma CNC como a do Fabiano eu estaria bem servido em todos os quesitos?

Agradeço a você e a todos que se prontificaram em ajudar.

Um grande abraço a todos,

Pedro Rosa.

Clube CNC Brasil

Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #7 Online: 15/09/13 - 23:21 »

Offline plateau

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 16
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #8 Online: 17/09/13 - 10:41 »
Bom dia, pessoal, tudo bem?

Adotando sugestões sobre as guias lineares a serem usadas nos eixos X e Y, eu andei buscando pelas de 16 e 20mm no Mercado Livre e encontrei valores de R$34 e R$36 o metro, respectivamente. Sendo assim, esses valores estão bons?

Além disso, poderia eu usar, por exemplo, guias de 12mm no eixo Z e de 16 ou 20mm nos eixos X e Y?

Um grande abraço a todos.

Clube CNC Brasil

Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #8 Online: 17/09/13 - 10:41 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #9 Online: 17/09/13 - 11:44 »
Legal aquele jeito de prender a placa na ultima foto,resta saber se quando a ferramenta baixar para fresar ela não envergue pra baixo,mas isso só testando,agora onde foi que voce encontrou "Guias lineares" a 36 pilas o metro??Ta muito barato isso não???
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #9 Online: 17/09/13 - 11:44 »

Offline plateau

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 16
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #10 Online: 17/09/13 - 12:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Legal aquele jeito de prender a placa na ultima foto,resta saber se quando a ferramenta baixar para fresar ela não envergue pra baixo,mas isso só testando,agora onde foi que voce encontrou "Guias lineares" a 36 pilas o metro??Ta muito barato isso não???


Encontrei no Mercado Livre, Pravato.

O vendedor tem muitas recomendações e me pareceu confiável, até certo ponto. Aqui no trampo eu não consigo abrir o ML porque é bloqueado mas no email eu anotei o seguinte link: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login.

Veja ai o que você acha, meu jovem. Estou pensando seriamente em comprar uns 2m da guia de 20mm e usar as de 12mm que tenho no eixo Z. Quanto aos fusos, acho que vou comprar no ML também e as demais peças (rolamentos, pillow blocks e etc.) vou trazer via eBay mesmo.

Mais uma vez, valeu por tudo, Pravato.

Abração.

Clube CNC Brasil

Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #10 Online: 17/09/13 - 12:36 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #11 Online: 17/09/13 - 13:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Legal aquele jeito de prender a placa na ultima foto,resta saber se quando a ferramenta baixar para fresar ela não envergue pra baixo,mas isso só testando,agora onde foi que voce encontrou "Guias lineares" a 36 pilas o metro??Ta muito barato isso não???

Boas nobres amigos.

Eu sou um dos vendedores do ML de guias lineares e pillow  blocks.

E posso garantir que esse valor esta bem abaixo da media, ou seja, como se consegue isso:

Algumas das vezes o material não e aço 1045, ou ao invés de ser retificado, o aço e trefilado.

E por fim, apenas o real interesse do vendedor de fazer benevolência. rssrs
 
Ninguém faz milagres, sempre o custo esta relacionado a qualidade e especificação do material.

Acho que e isso.

Abraços

Rubens

Clube CNC Brasil

Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #11 Online: 17/09/13 - 13:00 »

Offline plateau

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 16
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #12 Online: 17/09/13 - 13:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boas nobres amigos.

Eu sou um dos vendedores do ML de guias lineares e pillow  blocks.

E posso garantir que esse valor esta bem abaixo da media, ou seja, como se consegue isso:

Algumas das vezes o material não e aço 1045, ou ao invés de ser retificado, o aço e trefilado.

E por fim, apenas o real interesse do vendedor de fazer benevolência. rssrs
 
Ninguém faz milagres, sempre o custo esta relacionado a qualidade e especificação do material.

Acho que e isso.

Abraços

Rubens

Vish!!!

Se eu comprar essas guias anunciadas eu vou ter algum tipo de problema, Mr Rubens?

A propósito, quanto custaria contigo guias de 16 e 20mm?

Clube CNC Brasil

Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #12 Online: 17/09/13 - 13:07 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #13 Online: 17/09/13 - 14:29 »
Bem,aí que ta a confusão,ou eu não sei mais o nome dos bixos,"GUIA LINEAR",não é o que estão oferecendo,esse cara se chama "EIXO RETIFICADO CILINDRICO",aí o material eu não sei,mas é mais certo o que o Rubens ta dizendo,só a exemplo,segue a foto de guia linear...
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #13 Online: 17/09/13 - 14:29 »

Offline plateau

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 16
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #14 Online: 17/09/13 - 14:35 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bem,aí que ta a confusão,ou eu não sei mais o nome dos bixos,"GUIA LINEAR",não é o que estão oferecendo,esse cara se chama "EIXO RETIFICADO CILINDRICO",aí o material eu não sei,mas é mais certo o que o Rubens ta dizendo,só a exemplo,segue a foto de guia linear...

Ahhhhhhhhhhhhh agora Jamanta entendeu porque quando procurava no eBay por Linear Guide só apareciam essas barras com patins. Será que usando esses eixos do ML eu terei problemas? Estou suspeitando que esses outros eixos citados pelo Raranda devam ser bem mais caros que estes outros.

Clube CNC Brasil

Re:Projeto Plateau - CNC para PCI
« Resposta #14 Online: 17/09/13 - 14:35 »

 

SiteLock