Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Scanner 3D para relevos  (Lida 5174 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #15 Online: 28/11/13 - 21:32 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá meninos

Creocad, compreendo e eu mesmo ainda acho o tema um pouco complexo. Mas o mínimo que eu esperava (erro meu, confesso) era uma resposta dos que se mostravam tão interessados. Mas, realmente foi um erro que cometi ao criar esta expectativa,   :notsei:

Márcio, realmente fiquei um pouco estressado mas não por conta deste tópico e sim por perceber o andamento do fórum como um todo. Eu fiz questão de responder ao chamado do amigo Creocad e também para tentar contribuir com tuas dúvidas, mostrando que existe uma solução financeiramente acessível a nós pobres mortais (e pobres de dinheiro também).
Sobre as minhas citações de encomendas e etc, não foi DE MANEIRA ALGUMA direcionada a ti. Foi apenas mais um desabafo deste Velho 'ranzinza' Hippie que está percebendo que a cada dia que passa este espaço que poderia ser utilizado para troca de conhecimentos e geração de novas idéias e técnicas, vira uma Feira de Escambo de arquivos chupados.

Me desculpo se causei qualquer mal estar... E pra finalizar lembro à todos que Não Guardo Mágoas (Eu Guardo Nomes),  :Garg: :Garg: :Garg:

GAeMP!

Fique calmo, fique calmo,  :ok:
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #15 Online: 28/11/13 - 21:32 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #16 Online: 28/11/13 - 21:32 »
Pois muito bem posto; aqui temos sim uns chupa-cabra de desenhos, arquivos e todo tipo de conhecimento; e sem nem ao menos dizerem obrigado.......mas temos muita gente boa, por exemplo temos.........aquele...........e aquele outro.............. Tá doido? Pirou o cabeçote? e acha que vou colocar nome aqui? è fria; são minoria mas são muitos e eu não dou conta de citar todos, então não cito nenhum.
Meu estimado amigo Elton Velho Hippie; estas decepções são para que nós possamos crescer e aprendermos a não gerar expectativas de fora pra dentro de nós; afinal nossa felicidade tem que estar é dentro de nós.......portanto meu amigo; respire fundo, dê uma descansada, relembre alí os anos do twist, do rock original, do bolerão ( tem quanto tempo que deixou de ser são dois pra lá dois pra cá?, hoje em dia é um pra lá e outro mais pra lá ainda)........torne respirar fundo e veja que o mundão taí, quieto, aguentando todo tipo de chupa-cabra a sugar dele tudo o que ele pode oferecer, e nem por isto deixou de ser o mundão de sempre.

Muita PAZ, Muito amor e harmonia.

Creocad
« Última modificação: 29/11/13 - 09:31 por Creocad »

Clube CNC Brasil

Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #16 Online: 28/11/13 - 21:32 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #17 Online: 28/11/13 - 21:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Meu estimado amigo Edson Velho Hippie; estas decepções...
Creocad

Agora foi a gota dágua!!!!!!!!!

Sou seu estimado amigo mesmo???? Mas... Afinal quem é Edson?????

 :bebebe:

Clube CNC Brasil

Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #17 Online: 28/11/13 - 21:39 »

Offline Doug

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 158
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Mi povas paroli Esperanton kiel denaska
Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #18 Online: 28/11/13 - 21:42 »
O sistema de escaneamento por fotos da autodesk
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


o programa eh gratuito e qto mais fotos vc tira melhor fica a resolucao
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login  link do programa

biblioteca de modelos 3d feitos por ele
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

ele exporta em stl,
naveguem, e tirem suas conclusoes



Desenvolvedor de projetos
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
(puzzle 3d, relevos e recotes)
揠苗助长

Clube CNC Brasil

Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #18 Online: 28/11/13 - 21:42 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #19 Online: 28/11/13 - 21:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Agora foi a gota dágua!!!!!!!!!

Sou seu estimado amigo mesmo???? Mas... Afinal quem é Edson?????

 :bebebe:

Gota dágua não...foi um mar inteiro; é que eu estou preocupado com o sumiço do Edson mula preta e aí Helton ou Heltom ou ainda Eltom ou Elton me confundi; perdão..............é que os chupa cabra me deixa mais doido do que normalmente sou....mas vc respirou fundo?????? Respire...inspire.....expire

ou seria versa vice? expire .....aspire.........inspire ......respire

mais uma vez PERDÃO.
E logo eu que na minha familia dizemos: mate o homi mas não lhe troque o nome.......

Foi um mar....sem justificativa........Mas já foi corrigido na mensagem acima Elton.

Creocad
« Última modificação: 29/11/13 - 09:27 por Creocad »

Clube CNC Brasil

Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #19 Online: 28/11/13 - 21:57 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #20 Online: 29/11/13 - 09:38 »
Agora sim; o cabeçote do "veínho" aqui vai fundir de uma vez só....fui funçar atrás da retopologia e fiquei ainda mais embasbacado.
Mas Elton (agora num misturei as coisas não); como é a coisa de se conseguir um scanner 3d a baixo custo? É esta parte a que mais me interessa; estou aqui á caça de um programa que usei Há uns 10 ou 20 anos atrás....salvo engano se chama morpf e não é que nas minhas lembranças ele fazia algo bem parecido com esta tal de retopologia.

Outra coisa: as diferenças entre retopologia e a fotogrametria é que estão fundindo meus taco e toco, num consigo vê-las senão como uma sendo a imitação da outra.........é isto mais ou menos ou bem menos do que isto?

Agora lotei o s..o né? mas está perto do natal...papai noel etc etc. ;pacienc: ;pacienc: ;pacienc:
Abarços fortes e com PAZ
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #20 Online: 29/11/13 - 09:38 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #21 Online: 29/11/13 - 11:17 »
O programa era o morfheus; mas não sei onde enfiei o cd para ver o programa na versão antiga; pois a versão nova parece que só faz é transformar uma foto em outra.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #21 Online: 29/11/13 - 11:17 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #22 Online: 29/11/13 - 12:23 »
Menino Credicard (me vinguei)  :ola:

Retopologia é um processo utilizado na modelagem tridimensional, onde um modelo é gerado a partir de outro. Geralmente a retopologia é utilizada para criar um modelo com malha mais organizada ou com menos faces.

Fotogrametria é uma técnica que gera modelos tridimensionais a partir de fotografias. Se tu assistir o video postado pelo amigo Doug verá o processo de captação de imagens e a posterior transformação destas imagens em um modelo 3D. Isto é fotogrametria,  ?_21
A única diferença é que no video é utilizado o programa 123Catch e Mudbox da Autodesk e na ABFL utilizamos apenas software livre como o PPT GUI (Python Photogrammetry Toolbox) e Blender.

Então, vamos revisar: Fotogrametria é uma técnica de escaneamento 3D a custo zero e Retopologia é um processo de modelagem.
Sendo assim, a retopologia não está diretamente ligada a fotogrametria pois pode ou não ser necessária e/ou utilizada.

Quanto ao scanner, pode ser uma câmera digital qualquer ou mesmo um celular. Claro que os resultados serão diretamente proporcionais a resolução da câmera e a quantidade de fotos.

Espero que tenha clareado um pouco mais,  :ok:


Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #22 Online: 29/11/13 - 12:23 »

Offline Araujo LG

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #23 Online: 20/02/14 - 12:54 »
Olá senhores!!
A discussão sobre o Scanner 3D é um pouco complicada.
O que o  Velho Hippie explicou tem um pouco de verdade, antes de mais nada deixa eu me apresentar.
a 25 anos venho prestando serviço de projetos automobilístico e a 10 em scanner 3D, já testei diversos scanner tanto a laser quanto a luz branca, hoje sem duvida até o momento não vi nenhum scanner 3D melhor que o utilizado a luz branca isso em termos de velocidade chegando a 2 a 4 décimos para captação com ótima qualidade, já em qualidade alguns eu diria que da empate.
Hoje possuo alguns scanner industriais não estes como DAVID 3D, ou até mesmo aqueles que usam o kinnect pois a qualidade é muito ruim.
O processo é assim:
1) Digitalização
2) Alisamento de superfície (software GEOMEGIC, LEIOS, ACEM SURF e outros do seguimento).
3) Geração da engenharia do produto (CATIA, SOLIDWORKS, NX e outros de software de CAD).
Quando disse que o  Velho Hippie tinha um pouco de verdade é porque é possível sim fazer a digitalização sem precisar passar por tratamento mas isso é em alguns caso, vai depender do tipo de produto,processo de desenvolvimento para a digitalização.
Estarei a disposição.

Clube CNC Brasil

Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #23 Online: 20/02/14 - 12:54 »

Offline Araujo LG

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #24 Online: 20/02/14 - 13:11 »
Segue alguns videos do scanner 3d que utilizo.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Desde já agradeço.
Tenham todos uma boa tarde.

Clube CNC Brasil

Re:Scanner 3D para relevos
« Resposta #24 Online: 20/02/14 - 13:11 »

 

SiteLock