Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Duvidas sobre MDF  (Lida 6424 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline CrisOliver

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 306
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Sexo: Feminino
Duvidas sobre MDF
« Online: 31/01/14 - 15:21 »
Boa tarde pessoal.

Comprei um MDF para cortar na minha laser, mas ele não corta direito fica queimado, não somente escura a borda... queimado mesmo. Minha laser é nova e tem canhão de 100W, alguém sabe me informar se tem diferença de mdf? Esse é bem duro. Outra coisa... qual cola posso usar nas peças? 

PS: Estou tentando postar a foto de como ficou, mas não estou conseguindo...

Fico no aguardo e obrigada!
"Eu sou aquela mulher
a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida
e não desistir da luta,
recomeçar na derrota,
renunciar a palavras
e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos
e ser otimista."
Cora Coralina

Clube CNC Brasil

Duvidas sobre MDF
« Online: 31/01/14 - 15:21 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #1 Online: 31/01/14 - 15:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa tarde pessoal.

Comprei um MDF para cortar na minha laser, mas ele não corta direito fica queimado, não somente escura a borda... queimado mesmo. Minha laser é nova e tem canhão de 100W, alguém sabe me informar se tem diferença de mdf? Esse é bem duro. Outra coisa... qual cola posso usar nas peças?  

PS: Estou tentando postar a foto de como ficou, mas não estou conseguindo...

Fico no aguardo e obrigada!

Amiga Cris, não tenho experiência nessa área, mas, pelo que ando e andei lendo no fórum sobre laser, me dá a impressão de ser potência alta do laser e baixa velocidade de corte. Você já fez testes diminuindo a potência e/ ou aumentando a velocidade do corte? Outra coisa pode ser o compressor de ar estar muito forte, ou fraco, e aí, ajuda a queimar. Os mais experientes do fórum podem dizer se tem de regular a força do ar, para evitar esse problema.

Abraço

Robson
« Última modificação: 31/01/14 - 15:49 por Robson Carimbos »
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #1 Online: 31/01/14 - 15:40 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #2 Online: 31/01/14 - 15:47 »
Cris, como citou o Robson, SEMPRE ligue o compressor.
O ideal seria ter fotos para analisar melhor, mas com base em seus relatos é mais ou meno o que o Robson falou. tem que encontrar o ponto de ajuste de velocidade x potência. Isto ninguém poderá te dar um valor correto, pois varia de máquina para máquina. Outro detalhe importante é saber se a sua máquina está perfeitamente ajustada e qual a espessura do mdf.

- Eu utilizo para ajustes e testes um desenho de um retângulo com as pontas arredondadas de aproximadamente 2 x 4 cm, pois assim tenho um parâmetro melhor em retas e curvas e não gasto material à toa.
Tente várias combinações de  ajustes e veja qual fica melhor e vá anotando, então a partir deste resultado fica mais fácil ajudarmos.
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #2 Online: 31/01/14 - 15:47 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #3 Online: 31/01/14 - 15:48 »
Amiga Cris.
Quando formulares uma pergunta , tente colocar o maior numero de informações possiveis para podermos te ajudar.
VEJA bem, todo o mdf fica queimado.
A forma que fica queimado vai depender do MDF, e tambem da potencia da sua maquina.
VC NÃO INFORMOU QUAL A ESPESSURA DO MDF
VEJA BEM, quanto maior for a espessura, mais queimado fica,
mdf de 3mm, fica apenas um marronzinho,
mdf de 6mm, ja fica mais pretinho
mdf de 9mm  ja fica quase carvão e assim sucessivamente

NUNCA, veja bem, NUNCA mesmo, desligue o compreessor de ar, pois pode danificar sua lente de foco
Quanto mais AR no bico, logicamente que tem uma tolerancia, menos queimado fica a borda.
para melhorar, vc vai ter que fazer testes de potencia e velocidade, pois quanto mais velocidade e menas potencia, menos preto fica
veja bem, tambem que mdf de eucalipto, é bem duro e com certeza vai queimar.
tente comprar mdf de pinus, pois é muito melhor de  cortar
Atualmente a marca ARAUCA, é quem vende de pinus
abraço e boa sorte
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #3 Online: 31/01/14 - 15:48 »

Offline CrisOliver

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 306
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Sexo: Feminino
Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #4 Online: 31/01/14 - 15:56 »
Valeu pela dica Ricardo, estou aprendendo muito, muito mesmo com vocês.. ô forum abençoado e arretado de bom. A espessura do mdf é de 6mm.


Outra coisa.. estou usando o mine compressor que vem na máquina... mas o tecnico que veio aqui disse que ele é fraco. Será que devo comprar um outro mais potente? Se sim qual você me indica? Não querendo abusar.. mas qual cola uso para o MDF? aquela cascores do rótulo azul que o pessoal usa para artesanato?

Obrigada!
"Eu sou aquela mulher
a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida
e não desistir da luta,
recomeçar na derrota,
renunciar a palavras
e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos
e ser otimista."
Cora Coralina

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #4 Online: 31/01/14 - 15:56 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #5 Online: 31/01/14 - 16:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Valeu pela dica Ricardo, estou aprendendo muito, muito mesmo com vocês.. ô forum abençoado e arretado de bom. A espessura do mdf é de 6mm.


Outra coisa.. estou usando o mine compressor que vem na máquina... mas o tecnico que veio aqui disse que ele é fraco. Será que devo comprar um outro mais potente? Se sim qual você me indica? Não querendo abusar.. mas qual cola uso para o MDF? aquela cascores do rótulo azul que o pessoal usa para artesanato?

Obrigada!


Boa pergunta sobre compressores. O meu que comprei foi desse modelo aqui: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Tenho um amigo em Amparo - SP que usa esse compressor para trabalhar fazendo carimbos e outros serviços em MDF e acrílico: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Agora, sinceramente, não faço ideia de qual é o ideal...  ?_1 ?_1 ?_1

Abraço

Robson
« Última modificação: 31/01/14 - 16:20 por Robson Carimbos »
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #5 Online: 31/01/14 - 16:16 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #6 Online: 31/01/14 - 16:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Não querendo abusar.. mas qual cola uso para o MDF? aquela cascores do rótulo azul que o pessoal usa para artesanato?

Obrigada!

Você pode usar a cascorez branca ( mais demorada a secagem)
Cascorez amarela (cola melhor e é mais rápida um pouco)
Superciano (igual superbonder, porém bem mais barato paguei hj R$ 26,00 o tubo de 100 gr.) que cola instantaneamente.

Vai depender do tipo de trabalho a realizar.
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #6 Online: 31/01/14 - 16:24 »

Offline CrisOliver

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 306
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • Sexo: Feminino
Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #7 Online: 31/01/14 - 16:27 »
Oi Robson,

O que você usa é o que o tecnico falou que é fraco, com você ele funciona beleza? Tem quanto tempo com ele? e qual a potencia do seu laser?

Abraço,

Cris
"Eu sou aquela mulher
a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida
e não desistir da luta,
recomeçar na derrota,
renunciar a palavras
e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos
e ser otimista."
Cora Coralina

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #7 Online: 31/01/14 - 16:27 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #8 Online: 31/01/14 - 18:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Oi Robson,

O que você usa é o que o tecnico falou que é fraco, com você ele funciona beleza? Tem quanto tempo com ele? e qual a potencia do seu laser?

Abraço,

Cris


Amiga Cris, eu tenho esse compressor tem uns 4 meses ou mais. Esse (pelo anúncio quando comprei) modelo é de 160 litros de ar por minuto (Tem vários modelos, uns mais fracos e baratos e outros mais fortes e mais caros). A força dele era tanta (e ainda é) que jogava as borrachas de carimbo que eu cortava para gravar longe (bom, não tão longe, só uns 5 ou 6 cm de distância) . Tive de comprar um divisor de ar com 2 saídas ( Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ) para diminuir a força dele, e ainda assim, tive de botar um pedaço de cano de metal para segurar a borracha.

Meu laser é de 40W, com uma área de trabalho de 19x10cm. Até fiz um vídeo da minha máquina e botei aqui no fórum.

[youtube]si8JQgDufvg[/youtube]

Abraço

Robson
« Última modificação: 31/01/14 - 18:27 por Robson Carimbos »
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #8 Online: 31/01/14 - 18:25 »

Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #9 Online: 01/02/14 - 00:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amiga Cris, eu tenho esse compressor tem uns 4 meses ou mais. Esse (pelo anúncio quando comprei) modelo é de 160 litros de ar por minuto (Tem vários modelos, uns mais fracos e baratos e outros mais fortes e mais caros).
Meu laser é de 40W, com uma área de trabalho de 19x10cm. Até fiz um vídeo da minha máquina e botei aqui no fórum.
Abraço
Robson

Robson, só dá uma confirmada, pois olhei a foto no link do ML e não consegui ver na etiqueta, esse compressor é de 160L/min? Você escreveu litros, no anuncio também tá 160 litros, prá 105W de potencia tá meio esquisito, é isso mesmo? Os que tenho visto por aí dá 185W.  Caso seja 160 mesmo, eu estou achando que é apesar dos 105W, pelo peso do bichinho +- 5kg, você tá bem servido e muito. Porisso a borrachaida saia voando.
« Última modificação: 01/02/14 - 08:16 por antonione »

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #9 Online: 01/02/14 - 00:16 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #10 Online: 01/02/14 - 08:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Robson, só dá uma confirmada, pois olhei a foto no link do ML e não consegui ver na etiqueta, esse compressor é de 160L/min? Você escreveu litros, no anuncio também tá 160 litros, prá 105W de potencia tá meio esquisito, é isso mesmo? Os que tenho visto por aí dá 185W.  Caso seja 160 mesmo, eu estou achando que é apesar dos 105W, pelo peso do bichinho +- 5kg, você tá bem servido e muito. Porisso a borrachaida saia voando.

Amigo Antonione, na caixa do compressor, que está em chinês, tem uma tabela descrevendo alguns modelos, e vou colocar aqui os dados referentes ao meu modelo.

MODEL: ACQ -009
VOLT: 230/115V
FREQ: 50/60Hz
POWER: 105W
PRESSURE: 0.030MPa
OUTPUT: 160L/min
WEIGHT: 5.3Kg
SIZE(mm): 288x145x158

Abraço

Robson
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #10 Online: 01/02/14 - 08:30 »

Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #11 Online: 01/02/14 - 08:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigo Antonione, na caixa do compressor, que está em chinês, tem uma tabela descrevendo alguns modelos, e vou colocar aqui os dados referentes ao meu modelo.

MODEL: ACQ -009
VOLT: 230/115V
FREQ: 50/60Hz
POWER: 105W
PRESSURE: 0.030MPa
OUTPUT: 160L/min
WEIGHT: 5.3Kg
SIZE(mm): 288x145x158

Abraço

Robson

Entendido, em relação aos outros deve consumir menos energia, o peso aí citado é prá compressor 160L mesmo. A questão dos W de outras marcas ser 185W+-, vai gerar economia no bolso.  Ainda mais que você tá revoltado com os custos elétricos. Obrigado pela informação.

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #11 Online: 01/02/14 - 08:45 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #12 Online: 01/02/14 - 08:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Entendido, em relação aos outros deve consumir menos energia, o peso aí citado é prá compressor 160L mesmo. A questão dos W de outras marcas ser 185W+-, vai gerar economia no bolso.  Ainda mais que você tá revoltado com os custos elétricos. Obrigado pela informação.

Bom, economia está me dando sim, pois com o calor desse verão, minha máquina laser está desligada desde Dezembro, já que não tenho chiller mesmo...  ?_1 ?_1 Só ligo um pouco no final de semana para circular a água, e só. E quem não se revolta com os custos de se viver no Brasil??

Abraço

Robson
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #12 Online: 01/02/14 - 08:57 »

Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #13 Online: 01/02/14 - 09:05 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
E quem não se revolta com os custos de se viver no Brasil??
Abraço
Robson

 Eu sei quem e vou responder lá no seu tópico conversa de de boteco, prá não contaminar aqui.

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #13 Online: 01/02/14 - 09:05 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #14 Online: 01/02/14 - 09:09 »
foi por causa deste calor que tive que mudar o sistema de refrigeraçãop de minha laser, pois tava dificil de trabalhar
e comprar um chiler  no preeço que esta é sacanagem, pois  me desculpe os fabricantes, mas não vejo nada para  o preço que cobram
mas como dizem  este é o BRASIL MESMO.

AMIGA CRIS.
A cola que sempre usei  é a cascores de rotulo azul, pois alem de colar muito bem, a mesma fica transparente quando seca, o que é fundamental para artesanato
não gosto das colas amarelas, pois sempre fica aparecendo no trabalho.
sobre  colar com super bonder,  não aconselho a não ser que seja uma peça que não vai ser manuseada, isto é apenas enfeite,  pois por mais que dizem que  fica resistente, nunca vi uma peça que ficasse inteira ao ser manuseada constantemente.
para mim este cola é um quebra galho para pequenos reparos
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Duvidas sobre MDF
« Resposta #14 Online: 01/02/14 - 09:09 »

 

SiteLock