Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: primeira cnc  (Lida 7825 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline bizao

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
primeira cnc
« Online: 01/05/14 - 00:26 »
bom pessoal sou novo no forum e estou  me aventurar no mondo das cnc´s, esse projeto nacera da necessidade criada por outro hobby meu o aeromodelismo, estou comecando a fabricar aeromodelos feitos em madeira alguns em compensado ate 4mm e outros de balsa ate 6mm que apesar de ser mais espessa que o compensado e mais mole e leve que o compensado as dimensoes da area util dessa maquina sera de 1100x800 area que deve dar para o tamanho de aeromodelos que devo trabalhar ate por q se eles forem maiores devo cortar suas laterais em duas partes, enfim para estrutura penso em usar cantoneiras ou chapas em ´´u´´ de 1/4 de espessura para dar uma certa resistencia ao conjunto, quanto a eletronica penso em usar uma placa cnc3ax pelo motivo de aparentemente nao precisar de usar drivers para os trez motores de passo sanyo denki 103h7126-1944 de 2,7A e 1.8 deg que comprei de sucatas de impressoras a laser, comprei 5 no total para evitar imprevistos, usarei fusos de portoes basculante por serem baratos, e barra de parafusos de rosca infinita para os fusos, eixos lineares de 20mm para as partes moveis, pois a ideia e deixar a mesa fixa para economizar no espaço fisico onde a maquina ira trabalhar, nao posso esquecer que futuramente a tupia seria em tese substituida por um kit laser de co2 para corte, esse nao sei ainda se 40w dara conta do corte do material mensionado, que dificilmente passara das medidas acima citadas, gostaria da ajuda de vcs pois como disse sou novo nao so no forum mas tbm em construcoes de cnc´s ja participo de um forum de eletronica onde ja montei alguns projetos como de fonte chaveadas de ate 1000w e amplificadores de audio de ate 900w class d,(acredito q os mas chatos de se montar devido a complexidade de se fabricar alguns componentes como filtros indutores etc) enfim de eletronica entendo um pouco acredito que o suficiente para a montagem da eletronica da mesma. aguardo a ajuda de todos, e espero que opinem, mas ja adianto, em todos os foruns tem gente que diz ´´ha isso nao vai dar certo´´ ´´desista e procure algo mais facil´´ esse nao e meu estilo, eu nao desisto facil, ja estava esperando a uns 4 anos a chance de montar essa maquina e agora com os motores em maos darei inicio e termino ao projeto. obrigado a todos q ajudarem com criticas construtivas e ideias para melhoramento da maquina, e ja vai a primeira duvida: esse motor vai dar conta do projeto? pois serao usados os 3 motores iguais nos eixos x,y e z.

Clube CNC Brasil

primeira cnc
« Online: 01/05/14 - 00:26 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #1 Online: 01/05/14 - 08:57 »
Sou o que menos entende de motores e de qualquer coisa que seja.......mas não resisto ao ver alguém tão entusiasmado.
Meu caro amigo; sei não mas repensaria esta de montar uma máquina para usinar ( tupia ou spindle ) as dimensões que vc coloca, utilizando estes motores.....como disse sei pouco ou nada, mas creio que o fabricante de uma impressora não colocaria motores super dimensionados nas suas máquinas, devido custo; assim creio que para uma laser ( que exigirá pouca força dos motores ao movimentar ) a coisa funfa, mas pra usinar tenho minhas ressalvas........qual é o torque destes motores? Parece serem servo motores; dê uma conferida nisto pois aí vejo um "engasgo" na sua pretensão.
E aguardemos os experts que conhecerem os motores darem suas sugestões.
Abraço e sucesso.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #1 Online: 01/05/14 - 08:57 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #2 Online: 01/05/14 - 11:35 »
Prezado Bizao o nosso colega Creocad é apenas modesto, mas se você der uma navegada no fórum vera que ele é muito mais muito entendedor do assunto.

Bom minha opinião sobre os motores, primeiramente precisamos saber o torque dos mesmos, se saber a corrente máxima da para ter uma noção superficial, mas como nosso colega Creocad disse, a impressora não iria ser superdimensionada.

Pense assim amigo Bizao sua cnc vai ser concluída de uma forma e outra, não existe não da certo, apenas existe o melhor caminho ou pior caminho ou talvez uma modificação, o que importa é manter a motivação.

Indo para parte técnica ; Vou passar uma lógica bem simples e superficial apenas para análise;

* Se temos 3 motores por exemplo de 10 kg/ cm ( para aplicações muito leves) e colocaremos em uma máquina de coordenadas, pense que ao longo da montagem teremos uma falha na geometria da máquina, teremos barras roscadas  no lugar de um fuso de esferas, e assim vai, este 10 kg de torque vai se perdendo e quando exatamente a força chegar na ponta da ferramenta no momento em que o spindle estiver em contato com o material, a força terá 2 kg/cm, e ai seu projeto foi perdido, é claro que não, alias é errando que se aprende, mas precisamos mesmo da forma mais barata achar o melhor caminho para que no final seus aviões possam voar sem risco de cair, rsrsr, conte comigo, não sou expert na parte eletrônica, mas como projetista mecânico posso te ajudar bastante no quesito estrutura.
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #2 Online: 01/05/14 - 11:35 »

Offline bizao

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #3 Online: 01/05/14 - 21:36 »
ola felipegaldino obrigado por participar de meu topico quanto ao motor, realmente concordo com o amigo creocad quanto a subdimensionamento do motor na maquina de xerox, mas esse motor tem 2,7A de consumo quase o mesmo do nema de 15kg/cm, o tamanho tbm e compativel com esse motor, vamos ver o que da se ficar fraco de repente e troco o motor, pelo menos o do eixo x que sera o maior, :ok:

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #3 Online: 01/05/14 - 21:36 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #4 Online: 01/05/14 - 21:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
ola felipegaldino obrigado por participar de meu topico quanto ao motor, realmente concordo com o amigo creocad quanto a subdimensionamento do motor na maquina de xerox, mas esse motor tem 2,7A de consumo quase o mesmo do nema de 15kg/cm, o tamanho tbm e compativel com esse motor, vamos ver o que da se ficar fraco de repente e troco o motor, pelo menos o do eixo x que sera o maior, :ok:

Só para padronizar........mas aqui creio eu que a grande maioria considera o eixo X como o transversal ao eixo Y, que geralmente é o maior; a não ser que seja uma máquina meio fora dos padrões normais.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #4 Online: 01/05/14 - 21:40 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #5 Online: 01/05/14 - 22:49 »
Isso mesmo concordo com o mestre Creocad, se fazer uma estrutura que digamos convencional router, o eixo Y precisa-rá de mais esforço, se o motor foi realmente de 15kg/cm da para começar a brincar, acredito que não vai precisar de muita velocidade?

então podemos colocar correia dentada no Y e aumentar este torque, o que acha?
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #5 Online: 01/05/14 - 22:49 »

Offline bizao

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #6 Online: 02/05/14 - 13:03 »
sim felipe a ideia da correia dentada seria otima mas onde encontro essa danada com as engrenagens para a mesma? e sobre a extrultura qual o tamanho dela para que tenha a area util a qual pretendo?

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #6 Online: 02/05/14 - 13:03 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #7 Online: 02/05/14 - 21:33 »
Irmão a correia dentada se quiser gastar é só procurar no Google ou em qualquer loja de mecânica industrial.

Se quiser economizar bora po ferro velho, compra de algum carro, antes pesquise no fórum uns diâmetros legais para fazer uma redução

e obter um torque considerável, tem bastante tópico que fala sobre isso, em relação a estrutura, tente rabiscar algo que você quer, pode ser no

paint, sabe aquele software famoso do windons, faça isso, e poste aqui, em seguida vamos te ajudando e corrigindo até que você conclua sua

cnc.   Abraço.
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #7 Online: 02/05/14 - 21:33 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #8 Online: 03/05/14 - 19:42 »
dÊ ua pesquisada aqui no forum que vais encontrar a opção de correia com as respectivas polias dentadas, salvo engano o pessoal usa o conjunto da máquina de lavar ( ou tanquinho) da arno.

Creocad.

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #8 Online: 03/05/14 - 19:42 »

Offline jandom

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 224
  • Total Likes: +12/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #9 Online: 03/05/14 - 20:02 »
Concordo com o Creocad,

Este conjunto da Arno é imbativel, quando não se tem solução mais técnica! Mas para começar dá pro gasto!
Aqui estou comprando o conjunto por módicos 65 dilmas! E por aí quanto custa?

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #9 Online: 03/05/14 - 20:02 »

Offline bizao

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #10 Online: 03/05/14 - 23:18 »
massa essa solucao da correia, mas nao ficaria pequena tendo em vista o tamanho pretendido para a maquina? se levarmos em conta a area util que seria a menor delas de 100cm essa correia teria q ter no minimo 2m isso sem contar os descontos que teria que dar no tamanho da maquina.

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #10 Online: 03/05/14 - 23:18 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #11 Online: 04/05/14 - 09:59 »
 :irrit: :irrit: hAHHAHAHHAH Amigo Bizão pelo que eu entendi você esta pensando que cogitamos o uso da correia para movimentação do eixo

 total ?


Sugerimos usar a correia ou melhor uma pequena correia com duas polias uma maior e outra menor, para que? para fazer a redução de

rotação e transformar em torque ou vice versa, porque tinhamos em mente que seus motores seriam um pouco fracos e com isso ganharemos

força, para melhor entender, o que estamos propondo é que no seu eixo Y tenha um motor de passo com uma polia maior que através de uma

correia dentada se interligue a uma polia menor, e nesta polia menor terá um eixo conectado a um pinhão, cremalheira ,corrente, fuso de

esfera, fuso trapezoidal, etc, que ai sim sera o curso de sua máquina. Repare o eixo Z da router que esta neste video;

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 04/05/14 - 10:16 por Marcao »
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #11 Online: 04/05/14 - 09:59 »

Offline bizao

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #12 Online: 04/05/14 - 10:24 »
opa exelente ideia, tenho q confessar q realmente achei q a ideia inicial era de substituir os fusos por correias dentadas como uma laser do cara q corta meus aeros, a transmissao e feita por correias ate achei esse link no ml Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login se nao podia postar o link pesso desculpas usei somente para ter ideias dos amigos, mas realmente nao sei se devido ao torq exigido seria viavel pois na laser como ja foi dito nao ha quase nenhum esforco. daria certo essa ideia em uma fresa?

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #12 Online: 04/05/14 - 10:24 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #13 Online: 04/05/14 - 11:21 »
Amigo Bizão, na máquina laser o seu cabeçote não recebe um esforço que gera atrito, vibração, oscilações na estrutura, na laser o que manda até onde sei é a potência do própio laser, então se você tiver um sistema de motorização para apenas movimentar o cabeçote esta ótimo, agora em uma router de usinagem a estrutura tem que estar totalmente 100% em relação a força do spindle, quando a ponta da ferramenta esta removendo cavacos toda a estrutura esta sofrendo reações mecânicas, reações estas que garantem estabilidade de processo de usinagem como precisão, acabamento do produto, alinhamento, geometria da máquina, então concluindo na sua router se pensa em usar um spindle com pelo menos 1 CV, use fuso de esferas, fuso trapezoidal, corrente ( CNC DO MARCÂO EXEMPLO E BARATO), cremalheira, mas não aconselho usar a correia, a correia sera usada como eu disse apenas para elevação do torque.
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #13 Online: 04/05/14 - 11:21 »

Offline bizao

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #14 Online: 26/05/14 - 21:14 »
entendido felipegldino,bem chegou minha plca cnc3ax toda montada e testada, mas e agora como justar e ligar a danada, outra pergunta, ouvi falar que nessa placa tem que ligar primeiro a parte logica depois a alimentacao dos motores, entao nao posso ligar os dois ao mesmo tempo? posso usar fonte chaveada para alimentar tudo? pergunto pois sei fabricar fontes chaveadas e inclusive tenho uma aki de 1000w de forca com uma saida de 12v 4A que seria para a parte logica e uma de 24v 40a para alimentacao dos motores, sera que posso usar ela? se puder o fato que as duas correntes ligarem ao mesmo tempo poderia trazer algum problema?

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #14 Online: 26/05/14 - 21:14 »

 

SiteLock