Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: primeira cnc  (Lida 7826 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #15 Online: 26/05/14 - 21:43 »
Bizao;
o que posso lhe dizer é que o melhor é allimentar a placa com uma fonte exclusiva para ela e os motores com outra fonte, para evitar ruídos que irão dar tronbadas......
existe or aqui um calculo da fonte para os motores; dê uma pesquisada que vais encontrar; pois os experts estão de saco cheio de tanto postar o tal cálculo rsrsrsrsrsrsrsrsrs.
Faça uma boa leitura dos tantos tópicos que aqui existem sobre como configurar etc etc......vá com calma e paciencia senão vc queima esta danadinha e terá que ficar expert em eletrônica para resolver os piriquipaques que ela dá ( não só ela como qualquer outra controladora) se não estiver bem configurada.

Abraços e boa leitura;
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #15 Online: 26/05/14 - 21:43 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #16 Online: 27/05/14 - 00:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigo Bizão, na máquina laser o seu cabeçote não recebe um esforço que gera atrito, vibração, oscilações na estrutura, na laser o que manda até onde sei é a potência do própio laser, então se você tiver um sistema de motorização para apenas movimentar o cabeçote esta ótimo, agora em uma router de usinagem a estrutura tem que estar totalmente 100% em relação a força do spindle, quando a ponta da ferramenta esta removendo cavacos toda a estrutura esta sofrendo reações mecânicas, reações estas que garantem estabilidade de processo de usinagem como precisão, acabamento do produto, alinhamento, geometria da máquina, então concluindo na sua router se pensa em usar um spindle com pelo menos 1 CV, use fuso de esferas, fuso trapezoidal, corrente ( CNC DO MARCÂO EXEMPLO E BARATO), cremalheira, mas não aconselho usar a correia, a correia sera usada como eu disse apenas para elevação do torque.


Discordo sobre o uso das correias, as routers industriai s mais caras vendidas e fabricadas hoje no Brasil são as da DS4(Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login) e a da 3D transform (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login)  e ambas são com correia sincronizada de 20mm ja ví essas maquinas em feiras e sinceramente não deixam a desejar e pra vc ter uma ideia as maquinas de 3x2 dessas marcas são vendidas a mais de 100.000,00 acredita!

Olhando a grosso modo as correias parecem deixar a desejar mas pelo jeito não é bem assim...

Só uma opinião até porque  nunca construí maquina nenhuma rsrsrs, exeto uma de caldo de cana pro meu irmão rsrsrs.!
« Última modificação: 27/05/14 - 00:20 por marciotalharte »
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #16 Online: 27/05/14 - 00:19 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #17 Online: 27/05/14 - 06:54 »
Bom dia, algumas máquinas eles usam ''correias PU Aço'', são fortes? sim, tanto é que motos custons e outras motos bem potentes usam correia no lugar de correntes.

Eu não acho legal a idéia mesmo se uma empresa de referência esta fazendo, se observar em máquinas centro de usinagem CNC, não as routers,
eu nunca vi um tipo de movimentação por correia, mas tudo bém é uma alternativa.
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #17 Online: 27/05/14 - 06:54 »

Offline bizao

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #18 Online: 27/05/14 - 20:21 »
apesar de que eu na va tentar mas acredito que de serto sim pois se formos pensar bem, os motores de carro tbm usam correias dentadas em partes criticas e olhe q a foça exercida e enorme, mas tbm  correia teria que ficar super esticada pois senao a maquina perderia passo pelo motivo da correia estar bamba.

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #18 Online: 27/05/14 - 20:21 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #19 Online: 27/05/14 - 22:09 »
Meus filhos, deixa eu contar um causo sobre correntes, essas que usei na minha cnc...
Tempo atras tirei as guias lineares da velha e coloquei na nova, para fazer teste se tudo estava correndo bem.
Verifiquei alinhamentos e coisa e tal, desmontei e montei as guias novamente na cnc velha.
Recentemente peguei novamente um serviço de biometrics, usinagem em PP, ja postei fotos desse trabalho que fiz junto com o meu amigo.
E quando começamos a usinar, notamos que tinha alguma coisa fora de esquadro, na hora pensei, foi o desmonta e monta das guias.
Enfim, quando estavamos ajustando o esquadro, reparamos que a corrente ao ser esticada movia o conjunto, ou seja, apertava do lado direito o conjunto todo torcia...(coisa que eu nunca tinha notado, e sempre ela cortou no esquadro).
Tentamos entender como isso é possivel, lembrando que tenho 2 patins do lado direito e 2 no esquerdo numa distancia de aproximadamente 34 cm entre eles.
Pensa daqui e pensa dali, nao conseguimos entender como isso acontece, a unica coisa que pensamos é que por ser corrente, ela deve ter muita resistencia, que talvez, se fosse usado correia sincronizada nao teria esse problema.

Marcao

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #19 Online: 27/05/14 - 22:09 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #20 Online: 28/05/14 - 06:18 »
Marciotalharte, Marcão, Bizão e companhia deste tópico, estou convencido, mas a frente vou estudar sobre um projeto com correia, imagina tantos beneficios assim, eu imagino que por ser um sistema flexível tipo uma borracha, a máquina deve ficar mais silenciosa também , e tenho certeza fica muito mais barato que outro sistema de movimentação, acho que talvez seja o melhor parâmetro CUSTO X BENEFICIO  para routers, até mesmo porque hoje se colocarmos um fuso de esfera no eixo ''Y'' de uma router de médio porte, o mesmo tem que ter um diâmetro considerável, tipo acima de 20, senão vai flamba, ai partimos para cremalheira, que é bom, mas também tem alguns poréns, mas é assim eu não era muito a favor de correia para movimentação total dos eixos, mas como se diz, vivendo e aprendendo, acho que vale a pena testar e analisar.

Valeu galera....
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #20 Online: 28/05/14 - 06:18 »

Offline leonardograndezi

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 166
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #21 Online: 28/05/14 - 09:21 »
minha maquina esta movimentando com correias x e y, estou resolvendo outros problemas que apareceram mas nada relacionado a elas
acredito sim que tenha um pouco de perda de precisao, mas para trabalhos em mdf nada que prejudique

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #21 Online: 28/05/14 - 09:21 »

Offline bizao

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #22 Online: 28/05/14 - 09:36 »
estava fucando na net e achei esse video aki Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login  e um video de uma router movida a cabos de aço achei interessante pois para trabalhos com compensado que farei no maximo com 5mm e isopor do mesma medida, deve ficar bom. mas vem a pergunta, tem precisao pelo menos razoavel?

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #22 Online: 28/05/14 - 09:36 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #23 Online: 28/05/14 - 11:10 »
Amigo Bizão, em relação a precisão de correntes, cabos de aço, cremalheira, etc.....

Acredito que por exemplo um conjunto seja ele com cabo de aço ou corrente tiver muito bem alinhado, sem folgas, peças lubrificadas, vai ser um dos fatores que influenciaram bastante na precisão, muitas vezes podemos usar um belo de um fuso de esferas caro pa cass.... mas se não tivermos um mancal robusto, um rolamento cônico que tira as folgas axiais e radiais, acoplamentos, a precisão vai pro beleléu.




Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
estava fucando na net e achei esse video aki Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login  e um video de uma router movida a cabos de aço achei interessante pois para trabalhos com compensado que farei no maximo com 5mm e isopor do mesma medida, deve ficar bom. mas vem a pergunta, tem precisao pelo menos razoavel?
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #23 Online: 28/05/14 - 11:10 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #24 Online: 28/05/14 - 16:54 »
Felipe meu filho, com relação ao fuso, tem um detalhe, no maximo voce consegue 5 m/min, e eles tem limite, eixo grande de fuso voce pode fazer o inverso do reverso da coisa kkk a castanha que sai correndo deixando o fuso alinhado, ate entao...



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #24 Online: 28/05/14 - 16:54 »

Offline leonardograndezi

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 166
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #25 Online: 28/05/14 - 20:35 »
alguem teria uma ideia de como montar correia no Z tambem?

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #25 Online: 28/05/14 - 20:35 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #26 Online: 28/05/14 - 23:42 »
Marcão meu pai, vou ser cincero, não entendi nada.... hehehheh :irrit: :irrit: :irrit:



Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Felipe meu filho, com relação ao fuso, tem um detalhe, no maximo voce consegue 5 m/min, e eles tem limite, eixo grande de fuso voce pode fazer o inverso do reverso da coisa kkk a castanha que sai correndo deixando o fuso alinhado, ate entao...



Marcao
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #26 Online: 28/05/14 - 23:42 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #27 Online: 29/05/14 - 17:05 »
Felipe meu filho, é com a castanha rotativa, procurei no iuuu tubi e só achei um video meia boca, mas nao mostra o suficiente para voce entender como funciona, continuo procurando..



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #27 Online: 29/05/14 - 17:05 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #28 Online: 30/05/14 - 22:39 »
Achei ...
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #28 Online: 30/05/14 - 22:39 »

Offline bizao

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 36
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:primeira cnc
« Resposta #29 Online: 01/06/14 - 00:27 »
muito legal esse sistema de castanha giratoria, pena q eu nao achei ela no ml pra ter ideia dr valores, mas acho q vou dar uma estudada na ideia de transmicao por cabos de aco, pois acho q o custo da maquina deve cair bastante se nao tiver q usar um fuso de 1300mm nela.

Clube CNC Brasil

Re:primeira cnc
« Resposta #29 Online: 01/06/14 - 00:27 »

 

SiteLock