Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Projeto CNC 1500x1000x200 1o passo - Estrutura  (Lida 4683 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline gustavoenne

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 9
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Projeto CNC 1500x1000x200 1o passo - Estrutura
« Online: 09/07/14 - 17:23 »
Projeto para recortes e relevos em madeira, acrílico, PVC expandido, alumínio e outros materiais para comunicação visual.

Dimensão 1500 x 1000 x 200. Tração por fusos e castanhas.

Primeiro passo - Projeto da estrutura.

Pretendo conseguir robustez, resistência, estabilidade e facilidade para alinhamento de eixos e guias.
Perfil de Alumínio Estrutural base 45x45, fixadas por cantoneiras e roscas T (próprias para o perfil), dessa maneira penso em não ter problema com paralelismo e esquadros.

Pórtico: Chapa grossa de alumínio com e= 12,7mm.
O peso do pórtico, somente em estrutura de alumínio foi calculado com 21kg, sem contar os componenetes: guias, fusos e motores dos sistemas X e Z.
Movimentação do pórtico por patins e guia linear, tração por fuso trapezoidal de 20mm.

Minhas dúvidas, como não tenho nenhuma experiência prática:

1- Facilidades imaginadas com utilização do perfil estrutural: fácil montagem e desmontagem sem utilização de soldas; facilidade para alinhamento da guia dos patins. O valor é um pouco alto R$ 1.200,00, mais acho que vale a pena se realmente ele atender ao esperado. Será?

2- O material para o pórtico (chapa de alumínio 12,7), é adequado para as dimensões e esforços? Também pode ser na chapa e=15,87mm, porém aumenta muito o peso e valor.

3- O pórtico terá estabilidade, com os pontos de apoio (patins) praticamente em sua extremidade, distantes do Centro de Gravidade?
Altura do ponto de apoio ao topo do pórtico é de 550mm.

Agradeço sugestões e outras ideias!

Clube CNC Brasil

Projeto CNC 1500x1000x200 1o passo - Estrutura
« Online: 09/07/14 - 17:23 »

Offline killerwollf

  • BANIDO
  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 61
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto CNC 1500x1000x200 1o passo - Estrutura
« Resposta #1 Online: 11/07/14 - 11:58 »
Ola tudo bem pq vc não opta por ferro mesmo? acho que ficaria mas forte e mas barato vlw

Clube CNC Brasil

Re:Projeto CNC 1500x1000x200 1o passo - Estrutura
« Resposta #1 Online: 11/07/14 - 11:58 »

Offline gustavoenne

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 9
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto CNC 1500x1000x200 1o passo - Estrutura
« Resposta #2 Online: 11/07/14 - 12:36 »
O perfil de aluminio estrutural têm o sistema de guias e porcas que facilitam a montagem das guias lineares e esquadros da estrutura.
É mais caro, mais gasto menos com furações precisas e dores de cabeça na montagem.
Mais como todo projeto que se inicia, tenho muitas dúvidas também com respeito a este material.
Estou redefinindo esta estrutura. Talvez utilize o perfil de alumínio somente nas partes maiores onde fixam as guias do eixo Y
Agradeço sua opinião espero outras sugestões suas.

Clube CNC Brasil

Re:Projeto CNC 1500x1000x200 1o passo - Estrutura
« Resposta #2 Online: 11/07/14 - 12:36 »

Offline pedrogcj

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 199
  • Total Likes: +6/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Tente outra vez !!!
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto CNC 1500x1000x200 1o passo - Estrutura
« Resposta #3 Online: 11/07/14 - 13:27 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ola tudo bem pq vc não opta por ferro mesmo? acho que ficaria mas forte e mas barato vlw

Eu também optaria por ferro... acho que é muito grande pra alumínio....  (mas é só opnião não tenho conhecimento técnico)   :nanana: :nanana:  ?_34 ?_34 ?_34

Clube CNC Brasil

Re:Projeto CNC 1500x1000x200 1o passo - Estrutura
« Resposta #3 Online: 11/07/14 - 13:27 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto CNC 1500x1000x200 1o passo - Estrutura
« Resposta #4 Online: 12/07/14 - 00:10 »
Em relação a ser mais forte, tubo bem de aço vai ser mais forte, mas já vi alguma router em estrutura de aluminio  ( perfis ) com Spindle potente usinando sem problemas até 3D em aluminio, depende do tipo da estrutura, com certeza nosso colega vai gastar um pouco mais, mas vai ganhar na pintura, no peso, na solda e principalmente na geometria( alinhamento ), uma vez que estes perfis de aluminio tem uma precisão de planidade muito boa.
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Projeto CNC 1500x1000x200 1o passo - Estrutura
« Resposta #4 Online: 12/07/14 - 00:10 »

Offline Bianchi

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto CNC 1500x1000x200 1o passo - Estrutura
« Resposta #5 Online: 19/08/18 - 23:33 »
Boa noite, voce tem o arquivo detalhado das peças e medidas de todas as peças, tais como tipo de material e perfil a ser usado e como montar esta maquina nestas medidas.
Pretendo montar uma cnc para cortar laser e routher na mesma maquina tem como?
Grato

Clube CNC Brasil

Re:Projeto CNC 1500x1000x200 1o passo - Estrutura
« Resposta #5 Online: 19/08/18 - 23:33 »

Offline Bianchi

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Projeto CNC 1500x1000x200 1o passo - Estrutura
« Resposta #6 Online: 24/08/18 - 23:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite, voce tem o arquivo detalhado das peças e medidas de todas as peças, tais como tipo de material e perfil a ser usado e como montar esta maquina nestas medidas.
Pretendo montar uma cnc para cortar laser e routher na mesma maquina tem como?
Grato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Projeto para recortes e relevos em madeira, acrílico, PVC expandido, alumínio e outros materiais para comunicação visual.

Dimensão 1500 x 1000 x 200. Tração por fusos e castanhas.

Primeiro passo - Projeto da estrutura.

Pretendo conseguir robustez, resistência, estabilidade e facilidade para alinhamento de eixos e guias.
Perfil de Alumínio Estrutural base 45x45, fixadas por cantoneiras e roscas T (próprias para o perfil), dessa maneira penso em não ter problema com paralelismo e esquadros.

Pórtico: Chapa grossa de alumínio com e= 12,7mm.
O peso do pórtico, somente em estrutura de alumínio foi calculado com 21kg, sem contar os componenetes: guias, fusos e motores dos sistemas X e Z.
Movimentação do pórtico por patins e guia linear, tração por fuso trapezoidal de 20mm.

Minhas dúvidas, como não tenho nenhuma experiência prática:

1- Facilidades imaginadas com utilização do perfil estrutural: fácil montagem e desmontagem sem utilização de soldas; facilidade para alinhamento da guia dos patins. O valor é um pouco alto R$ 1.200,00, mais acho que vale a pena se realmente ele atender ao esperado. Será?

2- O material para o pórtico (chapa de alumínio 12,7), é adequado para as dimensões e esforços? Também pode ser na chapa e=15,87mm, porém aumenta muito o peso e valor.

3- O pórtico terá estabilidade, com os pontos de apoio (patins) praticamente em sua extremidade, distantes do Centro de Gravidade?
Altura do ponto de apoio ao topo do pórtico é de 550mm.

Agradeço sugestões e outras ideias!

Boa noite: voce temo projeto detalhado com tipo de material parafusos tipo de placas a ser usadas motor modelos tudo e gostaria de saber se tem como montar uma CNC laser e router na mesma maquina só trocando a cabeça, eupreciso de um corte em mdf, acrilico plasticos em 20mm com mesa de minimo de 1200x2000x200mm, pode me fornecer este material e drives a ser usador???
grato

Clube CNC Brasil

Re:Projeto CNC 1500x1000x200 1o passo - Estrutura
« Resposta #6 Online: 24/08/18 - 23:46 »

 

SiteLock