Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA  (Lida 3704 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Online: 17/10/14 - 14:48 »
Pesquisando alguma coisa sobre laser para gravação de metais, como laser YAG ou laser de FIBRA, me deparei com este objeto, que se diz ser um mini laser YAG, mais parece um brinquedo, meio arriscado, eu acho.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Isto é possível de existir, por esse valor?

A pergunta continua, qual é melhor para gravar metais, laser YAG ou FIBRA, em termos de velocidade x custo beneficio?
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Online: 17/10/14 - 14:48 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #1 Online: 17/10/14 - 17:13 »
Eu pessoalmente chamo de YAG todo sistema de laser que se baseia em um suporte fixo acima da área de trabalho, mas é bem possível que eu esteja enganado. Eu pessoalmente sonho em comprar uma Fiber Laser (Quando acertar na Mega Sena) para fazer gravações em chaveiros de metal, placas, e outros objetos de metal, pois não é necessário uso de aditivo para gravações, além de fazerem as gravações rapidamente.
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #1 Online: 17/10/14 - 17:13 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #2 Online: 18/10/14 - 09:34 »
"YAG" é a sigla em inglês para o laser de Arsenieto de Gálio, semelhante aos diodos laser no sentido em que é um laser de estado sólido, ao invés dos lasers a gás.

Clube CNC Brasil

Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #2 Online: 18/10/14 - 09:34 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #3 Online: 18/10/14 - 10:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
"YAG" é a sigla em inglês para o laser de Arsenieto de Gálio, semelhante aos diodos laser no sentido em que é um laser de estado sólido, ao invés dos lasers a gás.

acho que não, YAG é uma granada (tipo de gema) composta de ítrio e alumínio. na verdade o laser se chama Nd:YAG  granada de ítrio-alumínio dopada com neomídio.

Nd:Yag tem duração estimada de 8mil a 15 mil horas
Fibra tem duração estimada de 25mil horas praticamente maintence free


quando a dúvida do tópico, aquela maquininha chinesa não marca metal.

o problema das Nd:YAG e fibra é o preço (em especial no brasil), já vi gente comprar aquelas MPX (tipo puncionadeira) da roland por um fortuna e mal usar, conheço muita gente que optou pelo processo de corrosão principalmente na linha de placas de homenagem e inauguração, além de gravar bem pode ser colorida.

se for gastar 100 conto no máquina para gravação eu começaria a pensar em uma impressora UV

Clube CNC Brasil

Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #3 Online: 18/10/14 - 10:15 »

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #4 Online: 18/10/14 - 10:48 »
Ola ghutoz, estou pensando sim, em uma impressora UV, o problema é o preço, e também segundo comentários de outro tópico sobre o assunto, fiquei na dúvida sobre o seu funcionamento, estou tentando a comprar uma com tamanho A2 (área de 420x900mm), preço salgado US$ 6500 + impostos e taxas vai chegar ao R$ 30 mil. Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login.
Estou querendo aproveitar o frete e as taxas alfandegárias, já que vou trazer uma laser estou pretendendo trazer também uma plotter de impressão com cabeça epson DX7, se alguém conhece uma boa e tiver conhecimento sobre o assunto, opiniões são bem aceitas.
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #4 Online: 18/10/14 - 10:48 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #5 Online: 18/10/14 - 10:53 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ola ghutoz, estou pensando sim, em uma impressora UV, o problema é o preço, e também segundo comentários de outro tópico sobre o assunto, fiquei na dúvida sobre o seu funcionamento, estou tentando a comprar uma com tamanho A2 (área de 420x900mm), preço salgado US$ 6500 + impostos e taxas vai chegar ao R$ 30 mil. Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login.
Estou querendo aproveitar o frete e as taxas alfandegárias, já que vou trazer uma laser estou pretendendo trazer também uma plotter de impressão com cabeça epson DX7, se alguém conhece uma boa e tiver conhecimento sobre o assunto, opiniões são bem aceitas.


na real essa máquina ai é uma epson adaptada, vc encontra mais barato por aqui exemplo: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #5 Online: 18/10/14 - 10:53 »

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #6 Online: 18/10/14 - 11:01 »
Não acredito que a pessoa entregue nova com garantia, por esse preço, esse anúncio não parecer brasileiro, acredito que esse seja o preço dela lá na china.,  vou contacta-lo prá crer.
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #6 Online: 18/10/14 - 11:01 »

Offline minilathe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 80
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #7 Online: 18/10/14 - 12:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
acho que não, YAG é uma granada (tipo de gema) composta de ítrio e alumínio. na verdade o laser se chama Nd:YAG  granada de ítrio-alumínio dopada com neomídio.

O laser denomina-se Nd:YAG (neodymium-doped yttrium aluminium garnet; Nd:Y3Al5O12) laser, em português,  laser de Ítrio-Alumínio-Garneto (Y3Al5O12) dopado com Neodímio, que é um tipo de cerâmica artificial. Muitas cerâmicas são compostas e são derivadas de óxidos de alumínio (Al2O3), ou alumina, como neste caso. Existem diversos tipos de Garnetos, aplicados em diversas áreas. O Garneto não é uma "Granada" (pedra preciosa), a tradução da Internet nem sempre acerta!!!
« Última modificação: 18/10/14 - 14:41 por minilathe »

Clube CNC Brasil

Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #7 Online: 18/10/14 - 12:52 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #8 Online: 18/10/14 - 19:15 »
Bom, agora já sei que existe diferença entre lasers galvanométricos (CO2 e Fiber) e o YAG, que na verdade, se chama Nd:YAG...
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #8 Online: 18/10/14 - 19:15 »

Offline minilathe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 80
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #9 Online: 18/10/14 - 22:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom, agora já sei que existe diferença entre lasers galvanométricos (CO2 e Fiber) e o YAG, que na verdade, se chama Nd:YAG...


Na verdade, galvanométrico é o tipo de mecanismo que direciona o feixe laser, no caso, um galvanômetro ou bobina móvel (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login), conforme imagem anexa. Em CNCs laser mais comuns, usa-se um jogo de espelhos com movimento cartesiano (x,y). Num laser galvanométrico, os espelhos se movem em ângulos, com mecanismos galvanométricos acionados por motor ou bobina.  Num laser galvanométrico, qualquer feixe de laser poderia ser usado (CO2, Neon, YAG, Rubi, UV, ...).

« Última modificação: 18/10/14 - 22:45 por minilathe »

Clube CNC Brasil

Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #9 Online: 18/10/14 - 22:25 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #10 Online: 19/10/14 - 09:53 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Na verdade, galvanométrico é o tipo de mecanismo que direciona o feixe laser, no caso, um galvanômetro ou bobina móvel (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login), conforme imagem anexa. Em CNCs laser mais comuns, usa-se um jogo de espelhos com movimento cartesiano (x,y). Num laser galvanométrico, os espelhos se movem em ângulos, com mecanismos galvanométricos acionados por motor ou bobina.  Num laser galvanométrico, qualquer feixe de laser poderia ser usado (CO2, Neon, YAG, Rubi, UV, ...).


Vish...  :o :o :o :o Valeu a informação Gil. Realmente, eu confundi as coisas...  :ok:
« Última modificação: 19/10/14 - 09:55 por Robson Carimbos »
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #10 Online: 19/10/14 - 09:53 »

Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #11 Online: 19/10/14 - 11:19 »
Será que esse laser de 220mw em uma velocidade baixa conseguiria cortar feltro para artesanato?
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #11 Online: 19/10/14 - 11:19 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #12 Online: 19/10/14 - 17:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Na verdade, galvanométrico é o tipo de mecanismo que direciona o feixe laser, no caso, um galvanômetro ou bobina móvel (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login), conforme imagem anexa. Em CNCs laser mais comuns, usa-se um jogo de espelhos com movimento cartesiano (x,y). Num laser galvanométrico, os espelhos se movem em ângulos, com mecanismos galvanométricos acionados por motor ou bobina.  Num laser galvanométrico, qualquer feixe de laser poderia ser usado (CO2, Neon, YAG, Rubi, UV, ...).


excelente explicação! grato pela correção.

Clube CNC Brasil

Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #12 Online: 19/10/14 - 17:40 »

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #13 Online: 20/10/14 - 11:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
na real essa máquina ai é uma epson adaptada, vc encontra mais barato por aqui exemplo: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Este tópico mixou laser YAG com impressora UV., só para relatar aqui recebi a cotação da impressora anunciada no rio de janeiro por 17 mil reais, na verdade, US$ 8500 FOB SHANGAI.

Encontrei um camarada que está fazendo umas adaptações aqui no Brasil Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login, está pedindo meio caro 25 mil reais.
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #13 Online: 20/10/14 - 11:11 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #14 Online: 20/10/14 - 11:44 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Este tópico mixou laser YAG com impressora UV., só para relatar aqui recebi a cotação da impressora anunciada no rio de janeiro por 17 mil reais, na verdade, US$ 8500 FOB SHANGAI.

Encontrei um camarada que está fazendo umas adaptações aqui no Brasil Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login, está pedindo meio caro 25 mil reais.

pois é, é muita grana por uma gambiarra, mas uma mymaki ou roland deve estar uns 80 mil, haja capinha de celular para retornar o investimento.

o problema todo é gravar em metais a conclusão que cheguei pessoalmente é que prefiro pagar 100 mil numa UV e personalizar N materiais em N cores, em vez de pagar 100 mil numa galvo que vai ter uma área de gravação reduzida e gravar apenas uma cor dependendo do material. levando em consideração o uso que eu teria que seria na área de comunicação/gráfica.

para resolver o parte do meu problema comprei uma laser co2 60x40 40w baratinha para não ocupar a laser maior com gravações.

Clube CNC Brasil

Re:Laser para gravação de metais YAG ou FIBRA
« Resposta #14 Online: 20/10/14 - 11:44 »

 

SiteLock