Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: 4º eixo para router  (Lida 1741 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline kerley

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +50/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
4º eixo para router
« Online: 05/12/14 - 09:07 »
Olá pessoal, estou iniciando este tópico a fim de receber informação e opinião de todos a respeito de um 4º eixo para minha router, ja que não tenho muita ou quase nada de conhecimento neste assunto, peço ajuda dos que conheçam do assunto de mecânica,eletrônica e de fornecedores para tal empreitada, todas as opiniões são válidas, desde modelos até uma simples imagem, minha maquina tem área livre de 150mm no Z e 1000mm no X, minha intenção é usinar no máximo madeira de 80mm quando ela estiver rodando que deve dar 60mm quadrado, toda e qualquer ajuda é bem vinda.

Clube CNC Brasil

4º eixo para router
« Online: 05/12/14 - 09:07 »

Offline Motores Bittencourt

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:4º eixo para router
« Resposta #1 Online: 05/12/14 - 11:48 »
Boa tarde @Kerley.

Para tal dimensionamento o ideal eramos ter os dados precisos da aplicação.

A movimentação será apenas no eixo Z(deslocar a ferramenta para cima e para baixo)?

Qual a massa total a ser deslocada (ferramenta mais mesa de fixação da ferramenta)?

Qual o tipo de transmissão mecanica(fuso de esferas, cremalheira...) qual o passo do fuso ou da cremalheira?
   *isso definirá a velocidade exigida para o motor em RPM

Aguardo informações para poder ajudá-lo, possuo tambem motores que podem suprir sua necessidade.

Att, Motores Bittencourt.

Clube CNC Brasil

Re:4º eixo para router
« Resposta #1 Online: 05/12/14 - 11:48 »

Offline kerley

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +50/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:4º eixo para router
« Resposta #2 Online: 05/12/14 - 13:44 »
Bittencourt tudo bem com você, bem, o que quero é usinar madeiras nada mais alem disto, o eixo Z teria sim que se deslcocar para cima e para baixo, minha maquina usa guia lineares e fuso esférico de passo 5mm,  já a massa eu não o peso total, tenho visto 4º eixo com engrenagem e correia dentada, mas não vi nenhum desenho tecnico ou especificação de medidas para ter uma idéa.

Clube CNC Brasil

Re:4º eixo para router
« Resposta #2 Online: 05/12/14 - 13:44 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:4º eixo para router
« Resposta #3 Online: 05/12/14 - 16:12 »
Kerley,

Pense sempre em máquina com 3 Eixos. Só que um dos eixos, pode ser o X ou Y ao invés de ser plano será rotativo. O nome "4º Eixo é dado porque usamos esse eixo circulante em uma máquina fresadora CNC normal, que já tem os 3 Eixos e adicionamos um 4º eixo circulante, só que quando o 4º Eixo está trabalhando um dos eixos o X ou Y (A gosto do Construtor) ficara sem uso.

A única diferença é que esse Eixo Cilindrico o passo não deve ser calculado em milímetros e sim por GRAUS, mas isso é outra "estória"....

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:4º eixo para router
« Resposta #3 Online: 05/12/14 - 16:12 »

Offline kerley

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +50/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:4º eixo para router
« Resposta #4 Online: 05/12/14 - 17:45 »
Mulapreta, muito obrigado pela informação, esta até então eu não sabia,tenho muita coisa a aprender sobre 4º eixo ainda e pessoas com o conhecimento igual ao dos senhores deste clube não se tem em qualquer lugar, obrigado mesmo. :ok: :ok:

Clube CNC Brasil

Re:4º eixo para router
« Resposta #4 Online: 05/12/14 - 17:45 »

 

SiteLock