Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Maquina cortada por tecnologia Laser ?  (Lida 2508 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Online: 02/01/15 - 17:41 »
Boas Companheiros

Venho aqui pedir ajuda na forma de informações .

Passados 2 meses de ter dado inicio a esta minha aventura em terras Brasileiras ainda não tenho uma solução (máquina montada e pronta a funcionar) , está a ficar bem dificil o não achar quem faça desde soldaduras até arranjar materiais mais especificos para a construção de uma CNC.

Nas minhas buscas por soluções achei este site Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login que faz cortes a laser .

1º A questão que me surgiu de imediato foi : que tipos de Aço se usam aqui no Brasil para fazer CNC´s cortadas a Laser ? (pois para fazer um orçamento eles pedem informações sobre o tipo de Material)

2º Alguêm já fez orçamento nesta empresa ? Os preços são equilibrados ?

3º Existe alguma alternativa viável e equiparado ao corte laser ? O corte feito numa fresadora CNC robusta e precisa (mas que nao achei aqui na cidade onde moro)

Junto uma foto do tipo de máquina que pretendo pedir o orçamento do corte

Nota : os créditos desta foto vão para o Luis Silva frequentador do Guia .

Agradeço desde já a vossa atenção e eventuais respostas que venham a dar.

Abraço

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 02/01/15 - 17:44 por portuga »

Clube CNC Brasil

Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Online: 02/01/15 - 17:41 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #1 Online: 02/01/15 - 18:00 »
Caro Portuga, no Brasil,vou tentar ajudar com o pouco que sei.
Os aços mais comuns  são o ASTM A36 e o  SAE-1020 que são parecidos. Não recomendo outro (SAE 1045, por exemplo) pois no corte a laser, eles ficariam com têmpera e aí seria necessário normalizar e mais gastos.
Estruturalmente dê uma olhada na nova CNC do Marcão que tem um tópico específico.
Conheço esse fornecedor que fica em Piracicaba e onde trabalho sempre fazemos serviços com eles

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

não acho viável fazer em  uma fresadora pois vc terá que cortar a chapa de qualquer forma. Quando fiz a minha mandei cortar as chapas e usei direto, sem fresar, para acabar.
« Última modificação: 02/01/15 - 18:07 por antoniomsbr »
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #1 Online: 02/01/15 - 18:00 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #2 Online: 02/01/15 - 18:22 »
Obrigado Caro Antonio pela pronta resposta , vou dar uma busca agora que ja tenho algumas referencias no que toca ao nome do aço , e o fornecedor que voce indicou passou a ser o 3º que adicionei À lista de empresas que fazem o corte a laser.

Abraço

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 02/01/15 - 18:24 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #2 Online: 02/01/15 - 18:22 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #3 Online: 02/01/15 - 18:30 »
Portuga meu filho...   :ok:
Pergunta.... porque voce quer fazer em aço essa maquina? Pergunto isso, pois em aço a maquina fica um tanto pesada...
Outra coisa, dependendo da espessura do aço que voce quer utilizar, e sendo cortado numa laser ou plasma, tende a ficar um angulo no topo da peça, ou seja, nao fica um angulo paralelo..


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #3 Online: 02/01/15 - 18:30 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #4 Online: 02/01/15 - 18:40 »
Olá Marcão !!!

Então respondendo à sua pergunta...

Segui todo o processo utilizado pelo outro portuga la no guia , e ele usou aço e segundo parece ficou realmente muito robusta.

Na realidade eu tentei aqui usar uns tubos em ferro e chapas dobradas , MAS... como nao tenho como fazer furos de precisao , como nao tenho quem queira soldar (so querem fazer portoes) comecei a desesperar , pois ja passou demasiado tempo tentando inventar de fazer OMELETE sem ter os ovos , entao tentei achar uma solução mais virada pra abrir roscas e aparafusar , algo que o aluminio nao consegue pois segundo parece ao sofrer da fadiga estrutural tende a apresentar folgas com o passar do tempo (li isso algures).

Ainda comecei a ler o seu tópico (procurando por "tipo de aço" ) mas me pareceu que usou ferro na estrutura entao parei de ler nas primeiras paginas, vou agora dar uma lida calma no seu topico e ver se apanho o fio à meada e se acho o Norte

Quanto à espessura seria de 12mm (aço)  , nao sabia que nao ficava paralelo , sabia disso mas em relaçao ao corte com jacto agua nao o laser !!!!

Obrigado por participar

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 02/01/15 - 22:12 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #4 Online: 02/01/15 - 18:40 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #5 Online: 02/01/15 - 18:50 »
Para voce nao perder tempo sobre a minha maquina, adianto que ela foi feita com tubos de aço mecanico com costura, mas a parte do Eixo Z foi em aluminio... confesso que usando o tubo ela se tornou mais facil de ser montada..
Mas como voce ja tem o projeto, siga em frente... eu sei que o Zoolander tem uma que ele fez toda em aço... tenho certeza que ele possa te ajudar...


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #5 Online: 02/01/15 - 18:50 »

Offline zoolander

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 282
  • Total Likes: +6/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Oxiiiiiii
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #6 Online: 02/01/15 - 23:39 »
Amigo Portuga
Você pode usar aço 1020 tranquilamente mas acho 12MM muita coisa vai ficar muito pesado.
De uma olhada na minha maquina foi feita em aço 1020 de 9,56mm e ficou pesada estou pensando em muda la para aluminio claro que também depende do tamanho que vai construir. A minha tem uma área de corte de 1200x750.
Outra coisa que vc deve se atentar é para o diâmetro do fuso se for muito comprido use um diâmetro maior que 25MM na verdade hoje eu usaria cremalheira.
Meu tópico está em zoocnc.
Boa sorte
Márcio
« Última modificação: 02/01/15 - 23:46 por zoolander »

Clube CNC Brasil

Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #6 Online: 02/01/15 - 23:39 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #7 Online: 03/01/15 - 01:47 »
Eu acho a questão do peso até vantajosa, uma vez que quanto mais pesada, menos vibração...  a minha pesa 750Kg, incluindo a bancada.. toda em aço e apenas o Z em alumínio...  tenho vários problemas, mas vibração não é uma coisa que me preocupa, uma vez que a extrutura é bem sólida...
Motores são de 45Kg e toca tranquilo...  o único motor um pouco mais forte é o do Eixo Z mas mesmo assim acho que se fosse também de 45 Kg ia mover este eixo tranquilamente...

No Eixo Y, o longitudinal, mais longo (1.40m), uso dois fusos de 25mm, um de cada lado para evitar torções e um motor para cada fuso..  O Eixo transversal, (X), uso também um motor de 45Kg e um fuso de 25mm e consigo usinar a 3000mm/m, se o movimento maior for neste eixo... nas interpolações entre os eixos Z e X a velocidade cai bastante mas mesmo assim fica próximo a 900mm/m....

Inicialmente eu estava com velocidades bem baixas mas na medida em que fui usinando, fui perdendo o medo e aumentando as velocidades e agora creio que cheguei no limite mas em usinagens em áreas planas, onde não existe interpolação, a velocidade está um pouquinho acima de 3.000mm/m, o que considero bem razoável...  e com vibrações mínimas... sei lá, mas eu, se for montar outra máquina, volto a montá-la toda em aço...  acho a questão peso bem importante para evitar vibrações....
Um dos problemas que vejo em máquinas pesadas é a questão da inércia.. os motores tem que ser bem dimensionados por causa das frenagens.. se for motores forem fraquinhos vai perder passo na hora que desacelerar..   ou isto ou uma curva de aceleração bem acentuada...   mas se os motores forem fortinhos, nem isto acontece... 

Montei uma outra máquina, terminei o ano passado, para um amigo que usina metais e pesa próximo de 1.5ton...  usa fusos de 40mm e motores de 100kg...  e lá a questão da inércia pegou legal...  mas mesmo assim, depois de ajustadinha, funciona tranquilo...  nunca vi ela perder passos...  e só o motor trifásico que ele usa como spindle pesa uns 80Kg....  é um motor antigo trifásico de 5Kv..  extrutura muito pesada e funciona direitinho...

Vi umas em alumínio, bem bonitinhas mas aumentou um pouco a velocidade, vibram pra caramba.. rssssssss

Aqui tem umas fotos da máquina: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abraços e um ótimo 2015 a todos...
« Última modificação: 03/01/15 - 01:56 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #7 Online: 03/01/15 - 01:47 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #8 Online: 03/01/15 - 09:24 »
A questão da fadiga nos parafusos, no caso do alumínio. acontece quando os parafusos afrouxam com a vibração e os ciclos de carga mecânica.
Creio que se você usar travador de parafusos (Loctite ou similares) na montagem, não terá esse problema de afrouxamento.

Clube CNC Brasil

Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #8 Online: 03/01/15 - 09:24 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #9 Online: 03/01/15 - 15:48 »
Amigos Marcio (zoolander) e Edu Lopes

Grato por participarem e aqui deixarem as vossas experiências e opiniões , são dicas optimas .

Amigo Claudio Fernandes  grato tambem por esclarecer quanto ao assunto da fadiga nos parafusos usando estrutura de aluminio  .

Segunda feira já vou pedir orçamentos e ver até onde a minha vontade e entusiasmo chegam ($$$)

A seu tempo deixarei aqui mais noticias neste tópico.

Abraço e na medida do possivel muita saude  para terem vontade de ser felizes a "tocar" pra frente as maquininhas ;)

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 03/01/15 - 15:54 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #9 Online: 03/01/15 - 15:48 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #10 Online: 03/01/15 - 16:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A questão da fadiga nos parafusos, no caso do alumínio. acontece quando os parafusos afrouxam com a vibração e os ciclos de carga mecânica.
Creio que se você usar travador de parafusos (Loctite ou similares) na montagem, não terá esse problema de afrouxamento.

Perfeito, Cláudio...  uma simples trava resolveria isto...  inclusive acho que simples arruelas de pressão também impediriam este afrouxamento dos parafusos...

Até neste minha, que as vibrações são bem pequenas, no início alguns parafusos que não foram "acoxados" direito se soltaram..  tem uma tampa atrás do Eixo X que tem uns vinte e tantos parafusos e estes dias de repente cairam alguns na bancada.. rsssss....
Eu nem fazia ideia de onde tinham aparecidos aqueles parafusos até que notei que eram da tampa de trás.. como é apenas "tapume", nem me preocupei em apertá-los direito... pois simplesmente caíram.. rsssssssss
Agora imagino em uma estrutura macia como o alumínio não deve de ser, ainda mais submetidos a vibrações constantes.. caem mesmo... 
Então o jeito é este.. travá-los com cola ou arruelas de pressão...  mas acho que seguindo estas dicas, não devem dar problemas não..

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #10 Online: 03/01/15 - 16:11 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #11 Online: 03/01/15 - 19:37 »
Só para efeito de curiosidade, na minha maquina usei mola prato... na minha opiniao e sabendo da qualidade das arruelas de pressão, optei pela mola prato, achei muito melhor..


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #11 Online: 03/01/15 - 19:37 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #12 Online: 03/01/15 - 20:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Perfeito, Cláudio...  uma simples trava resolveria isto...  inclusive acho que simples arruelas de pressão também impediriam este afrouxamento dos parafusos...

Até neste minha, que as vibrações são bem pequenas, no início alguns parafusos que não foram "acoxados" direito se soltaram..  tem uma tampa atrás do Eixo X que tem uns vinte e tantos parafusos e estes dias de repente cairam alguns na bancada.. rsssss....
Eu nem fazia ideia de onde tinham aparecidos aqueles parafusos até que notei que eram da tampa de trás.. como é apenas "tapume", nem me preocupei em apertá-los direito... pois simplesmente caíram.. rsssssssss
Agora imagino em uma estrutura macia como o alumínio não deve de ser, ainda mais submetidos a vibrações constantes.. caem mesmo... 
Então o jeito é este.. travá-los com cola ou arruelas de pressão...  mas acho que seguindo estas dicas, não devem dar problemas não..
Arruelas de pressão no alumínio invariavelmente vão deformando o material   com o tempo, se tiver vibração. Isso eu já vi inúmeras vezes em máquinas  no trabalho. Por isso quando usam fixação no alumínio e outros metais ("moles"), cobre, bronze, utilizam  o Loctite para dar uma garantia a mais ou outro sistema, como disse bem o Marcão, a mola prato.
Mas não é assim de imediato , tudo depende da vibração.
« Última modificação: 03/01/15 - 20:58 por antoniomsbr »
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #12 Online: 03/01/15 - 20:57 »

Offline andermaster

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 63
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #13 Online: 04/01/15 - 11:54 »
 ola amigo , eu utilizei o serviço desta empresa Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login...

ótimo atendimento , as minhas peças eu cortei no jato  d água , pois segundo o atendente a precisão era melhor , pode cortar quase qualquer tipo de material  de espessuras elevadas,não mexe na estrutura do material porque não gera calor.
e possível fazer furos pequenos , que no lazer não seria possível,gostei muito do resultado pois facilitou em muito a minha vida .

da uma olhada nesta simples estrutura que eu montei, em alumínio 5052 ...e perfil 40 usados ,ótimo custo beneficio .

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Clube CNC Brasil

Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #13 Online: 04/01/15 - 11:54 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #14 Online: 04/01/15 - 12:38 »
Olá Anderson

Muito agradável ver a sua maquina a rolar assim suave !!!!

Parabêns

Ao voce ter falado do corte ser com Jacto de Agua , me surgiu uma duvida cruel e já falado aqui neste tópico pelo Marcão ... os cortes ficam com os angulos retos ?!!?!?

É que eu visitei uma empresa em portugal que fazia cortes a jacto de agua (na realidade é um abrasivo misturado na agua?!!?!? ) , mas eles avisaram logo que os cortes nao ficavam com angulos retos !!! Nao sei se é uma carateristica do corte a jacto de agua ou se era a maquina de corte desafinada.. !!

Isso me levou a não avançar na altura com o corte da estrutura que eu precisava pelo processo de jacto de agua.

Obrigado por ter dado o seu testemunho.

Entretanto já depois de ter escrito , achei este site com esclarecimentos uteis :

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Onde é possivel de ver que a precisao é igual para corte laser e corte jacto agua (havendo o EDM com maior precisão ainda)
Abraço

Portuga

Zé Vilhena




« Última modificação: 04/01/15 - 12:43 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Maquina cortada por tecnologia Laser ?
« Resposta #14 Online: 04/01/15 - 12:38 »

 

SiteLock