Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Saindo fumaça ao usinar Mdf  (Lida 5294 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline MSmaker

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pode não ser fácil, mas tenho certeza que consegui
    • Otther Artes
  • Sexo: Masculino
Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Online: 11/01/15 - 14:50 »
Boa tarde galera estou com um problema que está me dando nos nervos, a tempos venho usinando MDf com varios tipos de fresas, sempre funcionou bem, desde fresas de 2mm a 6mm, passos de 1mm ate 4mm, só que depois de um tempo começa a sair fumaça e ficar tudo preto. Eu uso yma tupia Makita 30000rpm, ja alterei velocidade, passo a velocidade de avanço não sei precisar pois por mais que eu ajuste no artcam não varia no MAch3, ou seja eu diminuo a velocidade manualmente. Ja testei varias velocidades e nada. Ja mudei a rotação e nada. Um coisa que acho estranho é que a tupia ligada sem está usinando nada esquenta pra CARAMBA da até pra queimar o dedo na pinça. Será que as fresas estão esquentando por causa da tupia? Estou mandando algumas fotos, detalhe, coloquei um filtro na parte de cima da tupia pois o pó estava entrando e eu tinha que desmonta-la para limpar.Gostaria muito da ajuda de vocês. Obrigado.

Clube CNC Brasil

Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Online: 11/01/15 - 14:50 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #1 Online: 11/01/15 - 15:40 »
Olá Marco

Numa primeira análise ... o seu filtro caseiro possivelmente já diminuiu em MUITO o tempo de vida útil da tupia !!

No meu caso aconteceu de aquecer e deformar o "encaixe" onde se acomoda o rolamento , se assim for poderá tambem ser a causa do aquecimento excessivo da ponta onde se introduz a fresa.

Rode a ponta onde encaixa a fresa à mão com a tupia desligada , e tente perceber se roda leve ou se tem um certo atrito... atrito revela certamente problemas no(s)  rolamento(s) .

Ao diminuir drasticamente a entrada de ar para arrefecer a tupia internamente , se altera uma série de factores no que diz respeito ao tempo de vida da tupia.

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #1 Online: 11/01/15 - 15:40 »

Offline MSmaker

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pode não ser fácil, mas tenho certeza que consegui
    • Otther Artes
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #2 Online: 11/01/15 - 15:53 »
Obrigado pela resposta, então esse filtro eu coloquei agora pouco depois que desmontei a tupia, também percebi que poderia dificultar a passagem de ar foi ai que eu tirei e abri novamente para colocar graxa nos rolamentos, to usinando uma letra agora, o pó entra por cima e fica uma sujeira só, parece que vou ter que abri-la de 15 em 15 dias. Ja tentei um suporte em baixo para não espalhar o pó mas mesmo assim da mais trabalho para tirar a fresa do que ajuda. To pensando em comprar um spindle para cortar mdf de 15mm mas com 2mm de passo será que vai durar? E pelo que eu to vendo agora parece que a fumaça diminuiu mas depois de um tempo voltara com certeza.

Abraços

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #2 Online: 11/01/15 - 15:53 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #3 Online: 11/01/15 - 16:19 »
Observando a foto da tupia desmontada dá para ver claramente que o rolamento da direita está escorregando no alojamento, pois tem uma parte brilhante e outra não na pista externa.
Isso quer dizer que a carcaça da máquina está deformada ou o alojamento do rolamento está gasto e não segura mais o rolamento no lugar certo.
Isso gera um aquecimento absurdo na região da pinça.
Rolamento estragado idem, e se você disse que está engraxando os rolamentos é porque não está usando rolamentos blindados (ou removeu a blindagem dos rolamentos), o que é um erro grave numa aplicação desse tipo.

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #3 Online: 11/01/15 - 16:19 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #4 Online: 11/01/15 - 16:28 »
Caro Marco

no que toca ao assunto Pó (Poeira e poeirinha) , isso é outros 500 !!!

Provavel que voce precise mesmo é de aspirar o pó e evitar que TUDO à volta da máquina fique com uma camada fina de pó !!

Esse é o drama dos primeiros tempos que temos a nossa maquina funcionando mas espalhando poeira .

Tente dar uma olhada em topicos que abordem o assunto...

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #4 Online: 11/01/15 - 16:28 »

Offline MSmaker

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pode não ser fácil, mas tenho certeza que consegui
    • Otther Artes
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #5 Online: 11/01/15 - 17:01 »
Obrigado mais uma vez pelas atenção dos Senhores, eu não conheço muito de motores, mas pelo que eu vi tem parte da carcaça próximo a pinça corroída mesmo, eu coloquei graxa nos rolamentos, para teste mesmo "tipo  ja tentei de tudo" comecei a fazer algumas peças e não está mais fumaçando mas que esquenta pra caramba esquenta. Acho que só resolve se comprar uma carcaça nova ou um spindle, porque o spindle pelo menos não vai espalhar pó pela casa inteira, Só não sei a durabilidade de um de 300w.

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #5 Online: 11/01/15 - 17:01 »

Offline Ilton

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 205
  • Total Likes: +1/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #6 Online: 11/01/15 - 17:28 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
ja alterei velocidade, passo a velocidade de avanço não sei precisar pois por mais que eu ajuste no artcam não varia no MAch3, ou seja eu diminuo a velocidade manualmente. Ja testei varias velocidades e nada.

MSmaker, quanto não variar a velocidade, dá uma olhada se você configurou as ferramentas mm/mim...se estiver mm/seg você não conseguirá alteração de velocidades quando estiver no MACH3...

Abraços - Ilton

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #6 Online: 11/01/15 - 17:28 »

Offline Rossi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 334
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • rossiguerra
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #7 Online: 11/01/15 - 18:37 »
uso em minha cnc também uma tupia maquita, já tive esse problema idêntico ao seu, inclusive minha maquina é enclausurada como a sua, e as vezes saia uma fumaça danada , no meu caso resolvido quando descobri que: quando se usava alta rotação na tupia com avanço muito lento na maquina a mais atrito da fresa com o material então queima e sai fumaça, e quando a sua ferramenta ficou cega também acontece o mesmo, experimente diminuir aos poucos a rotação da tupia e aumentando também aos poucos a velocidade de avanço até encontrar um parâmetro ideal, hoje corto mdf de 6mm com 1 passe fresa raiada de 2000 a 2500mm/min e rotação da tupia entre 15 a 25 mil, não tenho mais problemas com queima e fumaça, a não ser quando a fresa já esta cega.com fresas de 6mm 2 cortes também foi resolvido achando os parâmetros corretos para usinagem.

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #7 Online: 11/01/15 - 18:37 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #8 Online: 11/01/15 - 19:40 »
Olá menino Marco

Eu utilizo uma Makita 3709 e em agosto de 2013 eu percebi este aquecimento excessivo das ferramentas e também a queima das bordas do material, tanto MDF quanto madeira. Então girei o eixo com a mão e percebi que estava bem pesado.
Só para constar, a tupia foi comprada em janeiro de 2010, portanto trabalhou quase 4 anos dentro de um gabinete que cerca a Velhinha e respirou tudo quanto é tipo de pó,  ?_23

Resumindo: Levei na assistência técnica e trocaram a capa e os rolamentos (inferior e superior) por 65 pilas. Voltou como nova e não tive mais problemas até então.

Aproveitei e perguntei para o técnico se devia fazer algum tipo de filtragem para o pó e ele, depois de rir um pouco, me respondeu que a máquina foi projetada para respirar a serragem mesmo.

Como sou cuidadoso comprei uma xing-ling idêntica (na aparência) por 80 pilas que só usei manualmente até agora. A 3709 está forte e robusta e sempre comendo madeira.

Conclusão: Uma ferramenta que custou 300 pilas e trabalhou por 44 meses sem problemas e então custou mais 65 pela manutenção... Já se pagou né?  ;pacienc:

Procura uma autorizada e faz o que tiver que fazer. Depois é só fazer serragem, garanto que tu não vai se arrepender  :ok:

Espero ter ajudado   :anjo:

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!


 

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #8 Online: 11/01/15 - 19:40 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #9 Online: 11/01/15 - 19:43 »
Excelente colocação Rossi, a velocidade de corte é muito, mais muito importante na usinagem, muitas vezes aumentamos a rotação
e diminuímos o avanço para ter uma usinagem mais suave, mas temos que lembrar da seguinte regra quanto mais tempo a ferramenta fica em contato(atrito) com o material a ser usinado, mais ela vai gasta e esquenta, então não adianta ir muito devagar , e claro nem muito rápido, procure a velocidade de corte ideal para o seu trabalho e ajudara muito no seu problema.




Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
uso em minha cnc também uma tupia maquita, já tive esse problema idêntico ao seu, inclusive minha maquina é enclausurada como a sua, e as vezes saia uma fumaça danada , no meu caso resolvido quando descobri que: quando se usava alta rotação na tupia com avanço muito lento na maquina a mais atrito da fresa com o material então queima e sai fumaça, e quando a sua ferramenta ficou cega também acontece o mesmo, experimente diminuir aos poucos a rotação da tupia e aumentando também aos poucos a velocidade de avanço até encontrar um parâmetro ideal, hoje corto mdf de 6mm com 1 passe fresa raiada de 2000 a 2500mm/min e rotação da tupia entre 15 a 25 mil, não tenho mais problemas com queima e fumaça, a não ser quando a fresa já esta cega.com fresas de 6mm 2 cortes também foi resolvido achando os parâmetros corretos para usinagem.
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #9 Online: 11/01/15 - 19:43 »

Offline MSmaker

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pode não ser fácil, mas tenho certeza que consegui
    • Otther Artes
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #10 Online: 11/01/15 - 19:52 »
Obrigado pela ajuda, de vez em quando eu a abro e faço uma limpeza, acho que preciso de 2 porque 1 pode me deixar na mão como trabalho com isso é complicado, quando eu uso raiada o acabamento fica feio, eu estou usando uma espiral nesse momento, do mesmo que jeito que estava antes quando fumaçada, apenas coloquei graxa nos rolamentos e diminui o passo de 2mm para 1.7mm, quando uso fresa raiada eu desso 4mm. Uma coisa que percebi e que pode até servir de ajuda: Eu estava usinando com 2mm de passo com uma fresa espiral um mdf de 15mm, daquelas que cortam acrilico e mdf sem problemas, porém quando troquei a o mdf por um de 9mm começou a queimar sem explicação. E agora que acabei refletindo que podem haver diferenças entre mdf pois umas queima e outras não. A e pra constar eu tou configurando o passo como mm/min porem posso colocar 5000 ou 600 no mach 3 não da diferença, e eu também nunca encontrei contagem regressiva no mach3 poderia ajudar muito.

Obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #10 Online: 11/01/15 - 19:52 »

Offline Antonio Jr

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 52
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Somos como ilhas, mas juntos, somos um continente.
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #11 Online: 12/01/15 - 16:40 »
Qual o sentido do corte tem usado? se tiver usando discordante, tente usar concordante para MDF, consegui aumentar bastante o tempo útil das minhas fresas dessa forma.

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #11 Online: 12/01/15 - 16:40 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #12 Online: 12/01/15 - 16:48 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Qual o sentido do corte tem usado? se tiver usando discordante, tente usar concordante para MDF, consegui aumentar bastante o tempo útil das minhas fresas dessa forma.
qual  a explicação  nobre amigo para o aumento  da vida util  da fresa????
pelo  que sei  o  discordante a qualidade  do corte fica bem melhor
quanto  tempo  ganhaste nas fresas,  pois é muito  importante este fato
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #12 Online: 12/01/15 - 16:48 »

Offline Antonio Jr

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 52
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Somos como ilhas, mas juntos, somos um continente.
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #13 Online: 12/01/15 - 17:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
qual  a explicação  nobre amigo para o aumento  da vida util  da fresa????
pelo  que sei  o  discordante a qualidade  do corte fica bem melhor
quanto  tempo  ganhaste nas fresas,  pois é muito  importante este fato
abraço

Olá José, pela minha experiência, notei pouca diferença na qualidade do corte, ela trepida um pouco mais, a vantagem é que a fresa puxa a ferramenta, o tempo de vida da minha fresas aumentaram 4 X ou mais, agora para plásticos, ACM, acrílicos o melhor achei a discordante mesmo.

Essa informação de que reduz o desgaste da fresa usando o sentido concordante li no site da sandvik, resolvi testar e realmente aumentou bastante o tempo útil das fresas, e meus cortes nunca mais queimaram..
« Última modificação: 12/01/15 - 17:15 por Antonio Jr »

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #13 Online: 12/01/15 - 17:14 »

Offline zoolander

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 282
  • Total Likes: +6/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Oxiiiiiii
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #14 Online: 12/01/15 - 17:53 »
Olá amigo
Pelo jeito que tá ficando o queimado no mdf e vc disse que foi após mudar a espessura com certeza está pegando fora da área de corte da fresa e aí acontece isso mesmo fumaça para caramba.
De uma verificada se não é isso.
Márcio

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #14 Online: 12/01/15 - 17:53 »

 

SiteLock