Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Conserto de DRIVE  (Lida 1175 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline gladstony

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Conserto de DRIVE
« Online: 08/04/15 - 14:41 »
Boa tarde pessoal, alguém pode me ajudar?
Deu um curto no motor X e queimou o DRIVE!
Existe algum conserto? ou onde posso encontrar um novo por um bom preço?
segue as fotos do driver, tem um fusivel q eu acho q o problema é só ele mas n entendo nada de eletronica  ?_34

Clube CNC Brasil

Conserto de DRIVE
« Online: 08/04/15 - 14:41 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Conserto de DRIVE
« Resposta #1 Online: 08/04/15 - 14:58 »
Conheço pouco destes drivers mas são bem protegidos e já vi alguns pararem de funcionar quando recebem  curtos na saída, abrindo justamente estes fusíveis...
São, pelo menos os que eu tive oportunidade de acompanhar o conserto, são fusíveis de retardo...  e de 10A, pelo menos os que eu vi..  precisa confirmar aí neste seu..
Se ao ligar ele não acender nada, ficar "mortinho", pode sim ser só o fusível...
Como eles são retardados (não quer dizer que são doentes mentais não...), costumam vir num encapsulamento cerâmico, com dois terminais (rabinhos), um de cada lado, soldado na placa...
Se for assim, possivelmente não é um fusível comum, sadio....

É um fusível retardado e precisa ser substituído por outro com as mesmas características...

Só levar num cara destes que consertam televisores, som, etc... (nem sei se existem mais) e pedir pra ele dessoldar o fusível...  daí vc pega ele, leva numa loja de materiais eletrônicos, daquele tipo que hoje vende pen-drivers, caixas de som e conectores de antena...  e reza pra ele ter outro igual...

Se tiver vc compra (num costuma custar caro), leva pro mesmo cara que dessoldou o fusível e pede para ele repor no lugar...

Mão de obra para isto também não costuma ser caro...
Antes de ligar, pede pra ele (o mesmo cara que soldou o fusível), fazer uma medição da entrada de tensão pro GND (terra) e ver se tem algo em curto...   ele vai usar um multímetro e te dizer se a resistência está normal...  se estiver muito baixa é sinal de que pode ter algum curto-circuito interno... 
Caso esteja normal (estes caras costumam saber o que é uma resistência aparentemente normal), aí vc pode levar de volta, ligar e testar...
Se funcionar, sorte sua...   caso num funcione  o que vai ocorrer é abrir o fusível novo, novamente... 
Pior que está num vai ficar.... 
Observação: faça isto apenas depois que tiver sanado o curto que provocou o problema inicialmente, do contrário vai dar outro pipoco...

Mas basicamente é isto....  fico torcendo por vc...

Abraços
« Última modificação: 08/04/15 - 15:01 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Conserto de DRIVE
« Resposta #1 Online: 08/04/15 - 14:58 »

Offline gladstony

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Conserto de DRIVE
« Resposta #2 Online: 08/04/15 - 15:04 »
Muito Obrigado amigo, eu vou levar p fazer isso, mas já estou encomendado outro na Neoyama pois minha maquina ta parada e eu estou sobrecarregado de serviço  ?_25 ?_25 ?_25 mas muito obrigado mesmo pela dica q se der certo fico com um de reserva  ?_17

 :ok: :ok: :ok:

Clube CNC Brasil

Re:Conserto de DRIVE
« Resposta #2 Online: 08/04/15 - 15:04 »

 

SiteLock