Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Projeto (Lico)  (Lida 5989 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Lico

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 41
  • Total Likes: +14/-60
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Club do Download
  • Sexo: Masculino
Projeto (Lico)
« Online: 05/12/10 - 17:11 »
Olá Companheiros do Forum!
Segue algumas Fotos do Painel Com Drivers Apoena que estou finalizando! estou com algumas duvidas de ajustes e configurações, esse painel ira controlar uma Router de 3 eixos, porem esta montado com 1 driver a mais. Os motores são da akiyama (AK85H8/3.36-1.18) 42Kgf.
 liguei o painel ascendeu tudo direitinho não saiu fumaça de nada, Conforme foto 11. ajustei a corrente para esse motor em (0.420 miliamperes), seguindo orientações daqui do forum. liguei o motor na saida, reiniciei o Mach3, e coloquei um programa teste. o motor deu uns tranco girou e ficou trepidando. não ajustei a corrente reduzida, pois fiquei meio sem entender esse ponto. outra duvida, Reparem que a alimentação dos drivers está jumpeada (Ligação dupla) para os 2 primeiros e 2 ultimos fios, Preto e Vermelho, /conforme Foto 10.
 e no esquema de ligação desse motor mostra usando somente a primeira e ultima porta sendo usada, para os fios de alimentação (nota:Devo ter invertido as cores dos fios de alimentação "Preto/Vermelho"). Porem eu Liguei dessa forma jumpeando usando um esquema eletrico conforme ultima foto. estou com essas duvidas pois não conheço praticamente nada de montagem e eletronica, mais gostei do resultado da minha  montagem, agora conto com ajuda do pessoal daqui do forum para não fazer caca ?_41 ?_41

Clube CNC Brasil

Projeto (Lico)
« Online: 05/12/10 - 17:11 »

Offline Lico

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 41
  • Total Likes: +14/-60
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Club do Download
  • Sexo: Masculino
continuando
« Resposta #1 Online: 05/12/10 - 17:22 »
Segue:

Clube CNC Brasil

continuando
« Resposta #1 Online: 05/12/10 - 17:22 »

Offline RafaelFonseca

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 79
  • Total Likes: +1/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto (Lico)
« Resposta #2 Online: 06/12/10 - 08:52 »
Belo trabalho Lico, ta bem caprichado a sua montagem.
Só uma pergunta, onde foi que você compro esse suporte porta pinças, estou procurando um para comprar e não acho.

Abraços
Rafael

Clube CNC Brasil

Re: Projeto (Lico)
« Resposta #2 Online: 06/12/10 - 08:52 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto (Lico)
« Resposta #3 Online: 06/12/10 - 15:25 »
Sou suspeito p/ falar mas seu trabalho esta muito bom mesmo !!! ...  ?_26

Eu também gostaria de saber sobre o suporte do suporte p/ suportar a pinça ? ...  ?_30

Onde encontro, como pedir, quanto custa  e etc ... ??? ... rsrsrs ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Projeto (Lico)
« Resposta #3 Online: 06/12/10 - 15:25 »

Offline Lico

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 41
  • Total Likes: +14/-60
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Club do Download
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto (Lico)
« Resposta #4 Online: 06/12/10 - 18:11 »
 Muito Obrigado pelos elogios!
Esse porta pinça é de corpo Paralelo, Longo, Ø20mm, Custou um pouco para achar desse modelo, dos outros modelos com a haste conica Voces encontra no mercado livre mesmo,
 Vale Lembrar que eu comprei desse modelo longo com a haste paralela pois tinha intenção de Substituir o eixo do motor, mais estou vendo que não vai ser possivel, vou fazer um cabeçote independente com esse porta pinças, e vou acoplar o motor. Estou enviando o contato e Valor de quem eu comprei via MP.

Grande Abrasso a Todos!

Clube CNC Brasil

Re: Projeto (Lico)
« Resposta #4 Online: 06/12/10 - 18:11 »

ecarmo

  • Visitante
Re: Projeto (Lico)
« Resposta #5 Online: 06/12/10 - 18:21 »
Muito legal, Lico;
Parabéns !

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu também gostaria de saber sobre o suporte do suporte p/ suportar a pinça ? ...  ?_30
Onde encontro, como pedir, quanto custa  e etc ... ??? ... rsrsrs ;D

O suporte da pinça (e a própria pinça) pode ser feita por um bom torneiro, mas o melhor é comprar pronta.
Existe alguns modelos de porta pinça, e vários vendedoores (google) procure no mercado Livre, com exemplo:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Abraços..
« Última modificação: 06/12/10 - 18:28 por ecarmo »

Clube CNC Brasil

Re: Projeto (Lico)
« Resposta #5 Online: 06/12/10 - 18:21 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto (Lico)
« Resposta #6 Online: 07/12/10 - 01:19 »
Lico,

Uma pergunta que não quer calar : ... Como vc vai prender este porta pinça no motor ?

Tem como postar fotos do encaixe dele ?

Ecarmo,

E estes cônicos, como que prende no motor ?
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Projeto (Lico)
« Resposta #6 Online: 07/12/10 - 01:19 »

Offline Lico

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 41
  • Total Likes: +14/-60
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Club do Download
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto (Lico)
« Resposta #7 Online: 07/12/10 - 18:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Lico,

Uma pergunta que não quer calar : ... Como vc vai prender este porta pinça no motor ?

Tem como postar fotos do encaixe dele ?

Ecarmo,

E estes cônicos, como que prende no motor ?



minha intenção inicial era subetituir o eixo original do motor pelo porta pinças, para isso eu iria tornear o porta pinças corforme o eixo original e substituilo, para que ficasse uma peça de um corpo só, Questão de segurança. "Existe quem Corta o porta pinças e solda no motor, Parafusa etc...Mais não é seguro" Foi esse motivo que optei pelo eixo Paralelo Ø20mm. Mais estudando bem, vi que é muito complicado retirar o eixo original do motor,
 Intão eu projetei uma solução simples, segura e livre de vibrações etc.. Irei fazer um cabeçote independente do motor, com rolamentos de alta rotação etc, e acoplalo no motor. Irei usinar algumas peças a mais no cnc, para compensar a montagem. Assim que etiver pronto mostro o resultado para galera e passo a Receita!
 os Eixos Conicos Serve Tambem, Pois terei que usinar o eixo para encaixe e trava do rolamento, só é necessario confirmar o Ø menor do eixo conico, para não faltar material na usinagem. do resto é mesma coisa.
 
Vale lembarar que é muitissimo perigoso trabalhar com uma ferramenta a 16,000 Rpm Correnso o risco de ela escapar, Seria um tiro de Fuzil!

Clube CNC Brasil

Re: Projeto (Lico)
« Resposta #7 Online: 07/12/10 - 18:38 »

ecarmo

  • Visitante
Re: Projeto (Lico)
« Resposta #8 Online: 07/12/10 - 19:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
E estes cônicos, como que prende no motor ?
De várias formas com suplementos; mas eu não gosto muito da adaptação meia boca com suplementos de pinças diretamente no eixo do motor como é costumeiramente feito por aí.
Os suplementos podem vibrar, soltar ou não ficar exatamente concentricos, o que detona a ferramenta em pouco tempo.

O ideal é fazer um mandril num eixo paralelo com alojamentos, outra forma é sacar o eixo original do rotor e fazer um eixo novo com os alojamentos e tb fazer tampas novas do motor para acomodar rolamentos próprios para a finalidade.

Ocorre que as tampas do motor são frágeis para esforço axial (não foram projetadas pra isso) e costumeiramente apresentam folgas que comprometem a acuidade da máquina.

Abraços...

« Última modificação: 07/12/10 - 20:02 por ecarmo »

Clube CNC Brasil

Re: Projeto (Lico)
« Resposta #8 Online: 07/12/10 - 19:49 »

ecarmo

  • Visitante
Re: Projeto (Lico)
« Resposta #9 Online: 07/12/10 - 20:01 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
...minha intenção inicial era subetituir o eixo original do motor pelo porta pinças, para isso eu iria tornear o porta pinças corforme o eixo original e substituilo, para que ficasse uma peça de um corpo só, Questão de segurança. "Existe quem Corta o porta pinças e solda no motor, Parafusa etc...Mais não é seguro" Foi esse motivo que optei pelo eixo Paralelo Ø20mm. Mais estudando bem, vi que é muito complicado retirar o eixo original do motor...

Olá Lico; tb prefiro o eixo paralelo, ma se quiser retirar o eixo do motor e trocar por outro, é bem simples, ele é só prensado no rotor, com qualquer prensinha hidráulica dessas de oficina e fácil de sacar.

Abraços...

Clube CNC Brasil

Re: Projeto (Lico)
« Resposta #9 Online: 07/12/10 - 20:01 »

Offline Lico

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 41
  • Total Likes: +14/-60
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Club do Download
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto (Lico)
« Resposta #10 Online: 07/12/10 - 20:54 »
Olá Lico; tb prefiro o eixo paralelo, ma se quiser retirar o eixo do motor e trocar por outro, é bem simples, ele é só prensado no rotor, com qualquer prensinha hidráulica dessas de oficina e fácil de sacar.

Abraços...
[/quote]

Analizando os dois modos, ambos teriam que substituir a tampa do motor, como já citado anteriormente, pois ela não é reforçada para sofrer esforço lateral, juntando esse ponto com o fato de querermos fazer sempre o melhor e mais reforçado na medida do possivel, cheguei a conclusão de que o cabeçote independente ficaria mais rigido e totalmente independente do motor, em caso de manutenção Seria mais facil a substituição de algum componente, outro fator critico desse motor, é a fixação dele no suporte do Eixo "Z", pois as 4 base de fixação dele não Possui um paralelo aceitavel "no meu ponto de vista", com o cabeçote independente a fixação partiria do proprio cabeçote!

Clube CNC Brasil

Re: Projeto (Lico)
« Resposta #10 Online: 07/12/10 - 20:54 »

ecarmo

  • Visitante
Re: Projeto (Lico)
« Resposta #11 Online: 07/12/10 - 20:59 »
Olá Lico;

Já havia visto a sua resposta sobre como pretende fazer, é uma solução muito boa.
Respondi mais porque nem sempre há espaço e pq outro colega talvez prefira mexer no motor.

Boa sorte, com sua máquina.
Abraços...

Clube CNC Brasil

Re: Projeto (Lico)
« Resposta #11 Online: 07/12/10 - 20:59 »

Offline Lico

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 41
  • Total Likes: +14/-60
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Club do Download
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto (Lico)
« Resposta #12 Online: 07/12/10 - 21:07 »
amigos, sera que alguem poderia me ajudar com a pergunta deixada no final do meu primeiro post, a respeito da ligação dos motores descritos, e se possivel tambem com as configurações de pinos no mach3, se tiverem um print screen das telas eu agradeço!
 Como diz o poeta: Uma imagem vale mais do que mil palavras! ?_18 ?_18

Clube CNC Brasil

Re: Projeto (Lico)
« Resposta #12 Online: 07/12/10 - 21:07 »

ecarmo

  • Visitante
Re: Projeto (Lico)
« Resposta #13 Online: 07/12/10 - 21:22 »
Olá Lico;

Já postei essa config noutro fórum, e aqui tb.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

De outro colega (mais completo)
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abraços...
« Última modificação: 07/12/10 - 21:29 por ecarmo »

Clube CNC Brasil

Re: Projeto (Lico)
« Resposta #13 Online: 07/12/10 - 21:22 »

Offline Lico

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 41
  • Total Likes: +14/-60
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Club do Download
  • Sexo: Masculino
Re: Projeto (Lico)
« Resposta #14 Online: 07/12/10 - 21:32 »
Poxa voce me Fresaria um Galho! rsrsr
 fiquei meio em duvida, pois tentei configurar o mach3, liguei o motor no painel, soltei um programinha em mdi continuo, e ele ficou trepidando, hora girando hora parado, e na hora que eu ligo o painel ele da um tranco e fica zumbindo, não sei se configurei errado ou fiz a ligação errada, vou eliminar a configuração com sua ajuda nobre amigo Ecarmo, e verificar novamente as ligações. Senta Pua!

Clube CNC Brasil

Re: Projeto (Lico)
« Resposta #14 Online: 07/12/10 - 21:32 »

 

SiteLock