Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Precisando de déias/consultoria para projeto de CNC 1 - projeto  (Lida 3628 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Diego Costa

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Ola Pessoal,

Estou dando uma olhada pela sessão de projetos pra pegar algumas idéias, mas gostaria que vcs como tem mais experiencia ou pelo menos ja montaram uma me ajudassem com o meu projeto.

A finalidade dele é para trabalho com madeiras e muita precisão em curvas e finalização, quero produzir instrumentos musicais para uso pessoal, modelos próprios de baixo e guitarra eletrica, quem sabe um violão e tambem para a minha banda.

Tenho algumas duvidas que podem ajudar vcs a me ajudarem  :D .

O Tamanho, imagino a área util do CNC a área de atuação de 1M por 1M ou 1M por 50 cm.

Potencia e força é para trabalhar com qualquer tipo de madeira, pois tambem quero fazer algumas coisas para casa/esposa luminarias e assim vai.

A quantidade de eixos, 3 ou 4, pois os dois lados da madeira são trabalhados e precisa ter precisão pra construir, caso contrário tenho de ter uma maneira muito boa de acertar o ponto 0 dos dois lados pra não errar.

O software que vai ser usado se suporta a construção do tipo que quero ou precisa ser 3D.

E por fim, como vcs ja conhecem bem, se existe algum kit que posso montar aqui em casa mesmo, ou alguma CNC do mercado que tenha um preço acessivel.

O acabamento final que almejo é este, com curvas definidas e um acabamento impecavel.


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Pergunto a vocês que configuração atenderia esta demanda.

Mais um detalhe.

Estou lendo no forum mas ainda não esta claro pra mim, quais são as especificações que uma boa CNC tem de ter e tambem as opções

Obrigado e Abraços
« Última modificação: 12/08/09 - 14:51 por Diego Costa »

Clube CNC Brasil


Offline samuel luthier

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Olá diego primeiramente sugiro que vc leia bem o fórum que a maioria das respostas que vc precisa vc vai encontrar.
Cara com relação a tamanho da maquina, se vc quer construir guitarras e baixos vc pode começar com um tamanho de 80 por 50 de area util, vai te atender tranquilamente. A maquina pode ser de 3 eixos, não vejo a necessidade de 4 eixos para construção de guitarras, sem contar que seria um maquina muito mais trabalhosa para se construir.
A precisão vai depender da estrutura da maquina que vc fizer, pois se fizer uma esturura ruim é muito provavel que vá flambar com a usinagem. Softwares vc pode usar uma infinidade, existem varios: para desenho vc pode usar o autocad, por exemplo, pode usar o artcam para gerar os codigos, e para controle da maquina use o turbo cnc que é gratis e muito facil de usar.

Mas o mais importante é ler os tópicos ja postados aqui, leia muito, que vc vai aprender bastante. ok?
veja videos no youtube tbm, que vc vai aprender bastante. vlw.

Clube CNC Brasil


Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Oi Diego,
O colega Samuel sugeriu AutoCAD para desenhos...
Eu creio que o mais fácil para isto seria o Rhinoceros...  Muito mais fácil de aprender, com vasta documentação espalhado pela rede e muito mais barato que AutoCAD... 

Além de que você pode dar saída direto para a máquina, criando os Toolpaths de usinagem direto no Rhino, com o plug-in RhinoCAM...

Eu traduzi dois manuais do Rhinoceros (que se encontram disponíveis aqui mesmo no fórum), caso queira experimentar...

Acho que se você não tem domínio sobre nenhum outro CAD, então vale a pena partir direto para o aprendizado do Rhino...  Vale a pena...

Em casa mesmo, sem nunca ter frequentado nenhuma escola, já consigo ótimos resultados neste programa... 

Caso queira aprender com muito mais rapidez, tenho ainda uma outra sugestão: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Este pessoal tem um vídeo-curso on-line muito bom...  Para quem não quer perder tempo, esta é uma excelente oportunidade, uma vez que o curso é barato e um dos mais completos que conheço...

Abraços,

Eduardo

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


Offline samuel luthier

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
olá Edu, eu sugeri o autocad, mas não dizendo ser um programa facil não, é pq é o que conheço e sei que funciona, o rhino eu nunca usei, por isso não posso falar sobre ele mas se vc ta dizendo eu não posso negar, hehehehe.
vou ver se arrumo o rhino tbm pra eu aprender.
vlw ai pela dica tbm.

Clube CNC Brasil


Offline Diego Costa

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Muito obrigado pessoal,

Estou tendo alguns problemas aqui, estive conversando com minha esposa e por morar em um prédio alugado realmente fica dificl arranjar uma solução pois o espaço é limitado aqui e mais barulho é complicado.

Bom enquanto não nos mudamos para uma casa estou pensando em uma saida para este problema, uma delas vai ser se cadastrar no curso de rinoceros e fazer me pareceu bem completo e descomplicado, tenho alguma experiencia em softwares 3D mas o curso esta bom e o preço tambem.

Tenho de pensar agora em uma outra possivel solução para a CNC, talvez modular que eu tenha de montar ela antes de usar ou um modelo menor que consiga suprir minhas necessidades...

Estou pensando meu problema é espaço e barulho ....

De qualquer maneira com este tempo eu vou fazendo o curso de rhinocerous e conhecendo mais a respeito de CNC lendo mais a respeito, mas se alguem passado ou passa pelo mesmos problemas de infra que estou passando me de uma luz.

Abraços a todos (não desisti não pelo contrário continuo andando mais cedo ou mais tarde eu vou ter a CNC agora devo aprender e ler e se for o caso pegar as peças e não montar)

Ou ainda melhor, eu posso enquanto não tenho as coisas fazer os modelos que quero e claro por um preço contratar por exemplo o Edu se ele assim quiser ou outra pessoa que eu envie os arquivos e o material e vcs fazem a gravação.

Obrigado a todos
« Última modificação: 13/08/09 - 11:52 por Diego Costa »

Clube CNC Brasil


Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Não teria condições de fazer as usinagens no momento, Diego, pois minha máquina ainda não está pronta. Mas temos vários colegas que poderiam fazer isto para você..  Se precisar, só dar um toque...

Quanto ao barulho, existem opções variadas para se remediar isto.. O maior problema que vejo é o do espaço.. Tem que se ter um cantinho para se trabalhar com isto, mas para o problema do barulho, existem spindles que você não escuta o barulho dele a uns 2 metros de distância.. São caros, mas valem a pena, pois chegam a uns 18.000rpm.

Outra solução é enclausurar tudo dentro de uma caixa vedada com material anti-ruído..  vários amigos usam assim..  Se precisar, te passo o link de alguns que fizeram isto e usam até dentro do quarto de dormir...

Quer dizer, existem sempre soluções já prontas e se sua máquina não for muito grande, pode terminar arranjando aí um lugarzinho pra ela e depois é só alegria...

Passei por MP ao colega Samuel alguns links de tutoriais e vídeo aulas sobre o Rhino que talvez te ajudem também...  Ele vai instalar o Rhino e se você quiser os links que passei a ele, posso te passar também por MP...  Ou entra em contato com ele e ele te repassa..

Boa sorte aí com os estudos,

Edu Lopes
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


Offline Diego Costa

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Valew Edu,

Se vc tiver os links facil eu agradeço, eu ja estou entrando em contato com o pessoal da midiatrainning pra pedir o CPF/CNPJ pra fazer a transferencia e iniciar o curso.

Esta máquina sai nem que seja na casa da minha sogra ... huahhauhuha.

Brincadeira

Abraços

Clube CNC Brasil


Offline samuel luthier

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
olá edu vc recebeu meus emails, estranhei pois vc não respondeu? mandei alguns arquivos pra vc.

Clube CNC Brasil


Offline samuel luthier

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
desculpe ter postado essa mensagem aqui, foi sem querer pensei que tivesse mandando mensagem pessoal, que alias não estou conseguindo acessar, alguem poderia ajudar?

Clube CNC Brasil


Offline Diego Costa

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 19
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Tudo Bom Samuel,

O que esta acontecendo ... ou melhor o que não esta acontecendo que te impede de abrir as mensagens pessoais ?! ele mostra algum erro?

Abraços

Clube CNC Brasil


Alebe

  • Visitante
Re: Precisando de déias/consultoria para projeto de CNC 1 - projeto
« Resposta #10 Online: 20/08/09 - 13:40 »

MPs no momento estão desabilitadas neste forum.

Clube CNC Brasil

Re: Precisando de déias/consultoria para projeto de CNC 1 - projeto
« Resposta #10 Online: 20/08/09 - 13:40 »

Offline samuel luthier

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Precisando de déias/consultoria para projeto de CNC 1 - projeto
« Resposta #11 Online: 21/08/09 - 10:23 »
olá pessoal é isso ai eu não estou conseguindo acessar minhas mps, hj nem consegui postar uma mensagen num tópico, mas creio que seja um problema simples talvez de servidor.

vlw.

Clube CNC Brasil

Re: Precisando de déias/consultoria para projeto de CNC 1 - projeto
« Resposta #11 Online: 21/08/09 - 10:23 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re: Precisando de déias/consultoria para projeto de CNC 1 - projeto
« Resposta #12 Online: 23/08/09 - 01:48 »
Oi pessoal,
Peço desculpas por não responder a  mensagens, já há alguns dias, e em especial ao Samuel, que me enviou um e-mail com alguns arquivos, mas a verdade é que aqui em casa eu estava, e na realidade ainda estou sem internet.. Digo, ainda estou, pois internet discada e nada é quase a mesma coisa.. rs.
Mas de uma certa forma, pelo menos agora estou conseguindo navegar, mesmo que toscamente...

Vou tentar me manter on-line, pelo menos à noite, mas se demorar pra responder, ou algo assim, o problema é este..  Enquanto isto aqui nao se resolver, vou ficar na dependência desta internet discada que é uma caca...

Abraços a todos,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re: Precisando de déias/consultoria para projeto de CNC 1 - projeto
« Resposta #12 Online: 23/08/09 - 01:48 »

 

SiteLock