Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Porque os DXF vem com problemas?  (Lida 37823 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Porque os DXF vem com problemas?
« Online: 14/08/14 - 08:15 »
Pessoal,

Está pergunta é frequente e acho que merece um tópico fixo p/ tentar explicar os motivos, causas e soluções p/ estes problemas.

A Pergunta é: Porque os arquivos DXF quase sempre vem com vetores abertos ?

Eu não sei tudo mas sei que o principal motivo é diferença entre softwares geradores.

Gostaria que o pessoal que é fera neste quesito pudessem postar aqui outros porquês e como solucionar este problema da forma mais fácil possível.

Abs
Reinaldo

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Porque os DXF vem com problemas?
« Online: 14/08/14 - 08:15 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #1 Online: 14/08/14 - 08:41 »
Nobre Mac.
Uma boa ideia  a abertura deste tópico.
No meu  entender, e pelo que ja vi aqui quando recebo DXF  feitos em outros programas
acredito  que realmente seja incompatibilidade de programas, mas  com  um clike consigo  fechar tudo no corel
Também acontece  problemas com as curvas, pois elas chegam  com segmentos de retas e não  uma curva linear e certinha
sobre este problema  das curvas, eu  exporto para o artcam e depois importo para o corel novamente e fica tudo legal
ou uso o programa da laser que também consegue concertar os segmentos de retas
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #1 Online: 14/08/14 - 08:41 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #2 Online: 14/08/14 - 08:45 »
até onde sei a explicação é que o formato é assim, dxf existe a muito tempo e é um formato meio que universal de vetor para ter compatibilidade com os softwares ele deve ser simples em sua codificação, se usar um formato vetor mais complexo (CDR DWG AI PDF EPS ETC...) haverá muitas incompatibilidades em programas.

aqui gero 99,9999% dos arquivos em corel e exporto em dxf, é muito raro problemas de vetor aberto, agora quando puxo um DXF gerado no AUTO CAD geralmente vem tudo aberto  tem que ficar reparando.

nos softwares que uso (lasergrav e artcam) tem o recurso de unir as linhas na hora de importar o vetor, raramente dá problema.

Clube CNC Brasil

Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #2 Online: 14/08/14 - 08:45 »

Offline Anne Liz

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 166
  • Total Likes: +25/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Feminino
Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #3 Online: 14/08/14 - 09:14 »
Bom dia

Agradeço ao Mac pela abertura deste tópico que constitui uma dúvida minha. Estou há pouco tempo por aqui e ainda engatinhando nesse mundo de cortes laser, dxf, corel, etc., ou seja, muitas dúvidas surgem e às vezes me intimido a entrar no forum para questionar. Mas tenho observado a boa intenção da grande maioria dos participantes deste clube. Praticamente TODOS têm sempre uma contribuição a dar. Não queria citar nomes, mas de forma especial tenho percebido a grande contribuição que é sempre dada pelo camarada Mac.

Bem deixa eu expor minha dúvida. Não tenho a exata certeza, mas grande parte, senão todos, os arquivos que baixei daqui, quando vou cortar tem sempre um probleminha a ser ajustado em relação à vetorização. Tipo uma linha que não é fechada, linha dupla (que gera corte duplo) etc. Para explicar melhor vou postar exemplos.

Por exemplo este arquivo que postei: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

fica diferente de, por exemplo, essa caixa de joias postada em: (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login) que posso deletar linhas.

Por que isso acontece????

OBS.: Se puderem, baixem os referidos arquivos para tentar constatar diferenças

Obrigada.

Clube CNC Brasil

Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #3 Online: 14/08/14 - 09:14 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #4 Online: 14/08/14 - 09:21 »
Isso é normal e tem sim a ver com softwares que geram os arquivos.

 O esquema é aprender os macetes para concertar de forma rápida, nesse instante estou mexendo em um arquivo onde exportou do laser cut em dxf para eu abri no corel afim de fazer uma impressão, é muito muito pesado todos os nós abertos uma m... aí tem que unir os nós e tudo fica lindo.

O que não se pode na minha opinião é creditar que não ha solução.

Façam testes usem mais de um software e logo pegam os macetes.

Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #4 Online: 14/08/14 - 09:21 »

Offline Edirlei

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #5 Online: 14/08/14 - 10:21 »
Estes 'traços abertos" vem porque os programas de criação principalmente os cads(dxf) e adobe(ai) trabalham com traços separados e além disso ele fica com um traço bem longo dando ate conflito e travando o programa isso se da pelo tamanho da pagina que o arquivo foi criado, o traço fica nas extremidades da pagina e isso é bem simples de resolver quando se esta criando o arquivo e exportando so soldar os traços... mas se não soldar sempre na hora de importar ele vai abrir....dai eh so separar todos os nós no corel almentar uma espessura de contorno, transformar contorno em objeto e soldar....da um trabalhinho mas essa e a forma mais rápida que encontramos aqui...
abraço a todos!!!!

Clube CNC Brasil

Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #5 Online: 14/08/14 - 10:21 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #6 Online: 14/08/14 - 12:23 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia

Agradeço ao Mac pela abertura deste tópico que constitui uma dúvida minha. Estou há pouco tempo por aqui e ainda engatinhando nesse mundo de cortes laser, dxf, corel, etc., ou seja, muitas dúvidas surgem e às vezes me intimido a entrar no forum para questionar. Mas tenho observado a boa intenção da grande maioria dos participantes deste clube. Praticamente TODOS têm sempre uma contribuição a dar. Não queria citar nomes, mas de forma especial tenho percebido a grande contribuição que é sempre dada pelo camarada Mac.

Bem deixa eu expor minha dúvida. Não tenho a exata certeza, mas grande parte, senão todos, os arquivos que baixei daqui, quando vou cortar tem sempre um probleminha a ser ajustado em relação à vetorização. Tipo uma linha que não é fechada, linha dupla (que gera corte duplo) etc. Para explicar melhor vou postar exemplos.

Por exemplo este arquivo que postei: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

fica diferente de, por exemplo, essa caixa de joias postada em: (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login) que posso deletar linhas.

Por que isso acontece????

OBS.: Se puderem, baixem os referidos arquivos para tentar constatar diferenças

Obrigada.


o arquivo do porta jóias está bem zoado, os traços foram duplicados e estão todos quebrados, o seu está ok apesar de ter traços com espessuras diferentes que em algumas máquinas causam cortes múltiplos, é fácil de arrumar.

Clube CNC Brasil

Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #6 Online: 14/08/14 - 12:23 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #7 Online: 14/08/14 - 12:35 »
Fazendo um esclarecimento um pouco mais detalhado mas tentando ser didático.
O vetor é como se fosse a tradução em um fórmula de uma representação. Por exemplo  1 reta de 25mm em vetor equivale didaticamente falando a R0,25,90  Isso é uma representação vetorial (reta, origem 0, 25 mm de comprimento, 90 graus.  OU seja, uma fórmula, uma tradução de um símbolo para algo que possa ser reproduzido.
Algumas representações deveriam ser um padrão, como o DXF ,  que é amplamente utilizado, diferente do DWG que é proprietário (da Autodesk) Assim como o CDR que é da Adobe, etc, etc


MAs aí entra o problema, representar retas, angulos e raios são situações relativamente fáceis. Agora imaginem quando trabalhamos com as SPLINES, que são teoricamente curvas, curvas e mais curvas.  Transformar isso num vetor não é tão simples assim.  A matriz matemática empregada por cada software tem diferenças, além de outros complicadores. Na prática , as coligações entre retas, pontos e curvas são  complicada se for  em 2d, e muito pior em 3d, que entra a profundidade... Aliada a espessura das linhas torna ainda mais complexo, resulta em vetores abertos, fechados que estamos acostumados a ver.....  Por exemplo uma reta  uma reta é assim ____________________ porem se vocês derem um zoom na extremidade de uma reta o que vocês vêem ?   |______   Um retângulo(Faltou fechar a extremidade superiro) ...compreendem ? agora unam isso com curvas , etc, etc. Aí é que formam os vetores abertos  ou por exemplo imaginem um V na extremidade inferior do V o que vemos na verdade ? 2 linhas se cruzando em um ponto teórico.  ... É complicado mas acho que dá para entenderem

Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #7 Online: 14/08/14 - 12:35 »

Offline lvallente

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 168
  • Total Likes: +27/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Constante aprendiz !!!
    • Nostro Mobile Móveis
  • Sexo: Masculino
Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #8 Online: 14/08/14 - 16:05 »
Caros colegas, trabalho com o Auto CAD dês da versão 12 e o observamos é que a linha de programação de parametrização acaba conflitando com alguns programas. uma forma rápida de resolver isto é:

Depois do desenho gerado pelo AUTO CAD, abra o Desenho no Corel e salve novamente com DXF ou DWG antes de abrir no ArtCAM, somente após este processo insira no ArtCam. O desenho fica perfeito, as linhas curvas voltam a ser curvas e não facetadas.

Aqui funciona bem.

Abraços e espero ter cooperado.

Luciano Vallente Baptista
Agudos/SP

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pessoal,

Está pergunta é frequente e acho que merece um tópico fixo p/ tentar explicar os motivos, causas e soluções p/ estes problemas.

A Pergunta é: Porque os arquivos DXF quase sempre vem com vetores abertos ?

Eu não sei tudo mas sei que o principal motivo é diferença entre softwares geradores.

Gostaria que o pessoal que é fera neste quesito pudessem postar aqui outros porquês e como solucionar este problema da forma mais fácil possível.

Abs
Reinaldo
"Posso Todas as coisas naquele que me fortalece"
Filipenses 4.13

Clube CNC Brasil

Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #8 Online: 14/08/14 - 16:05 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #9 Online: 14/08/14 - 16:14 »
Pelo que entendi, a melhor forma de resolver problemas de DXF é abri-lo no COREL e salvar novamente em DXF e só então abrir no Artcam.

Pra mim é perfeito, mas para quem não tem  COREL, pode usar outros métodos? Quais?

Abs.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #9 Online: 14/08/14 - 16:14 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #10 Online: 14/08/14 - 20:34 »
Obrigado a todos pelas dicas e quanto mais tivermos melhor, pois se alguém tiver duvidas é só linkar p/ cá ! ... Valeu pessoal ! ...  ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #10 Online: 14/08/14 - 20:34 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #11 Online: 14/08/14 - 21:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Caros colegas, trabalho com o Auto CAD dês da versão 12 e o observamos é que a linha de programação de parametrização acaba conflitando com alguns programas. uma forma rápida de resolver isto é:

Depois do desenho gerado pelo AUTO CAD, abra o Desenho no Corel e salve novamente com DXF ou DWG antes de abrir no ArtCAM, somente após este processo insira no ArtCam. O desenho fica perfeito, as linhas curvas voltam a ser curvas e não facetadas.

Aqui funciona bem.

Abraços e espero ter cooperado.

Luciano Vallente Baptista
Agudos/SP


 ?_12 ?_12 Depois de gerado no auto cad? Ou voce quis dizer, abre o arquivo (DXF) no auto cad? Se o desenho for gerado no auto cad, tudo leva a crer que já fique tudo perfeito....

Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #11 Online: 14/08/14 - 21:21 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #12 Online: 15/08/14 - 12:31 »
Estou acompanhando este tópico...
Tenho alguns arquivos que NUNCA consegui acertar, já usei o artcam, coreldraw, autocad, sketchup, etc.
Depois de ler e entender algumas coisas, vi que temos que buscar o programa nativo onde foi feito o arquivo.
Bom, peguei o arquivo original, o programa nativo que desenvolveram (sheetcam) e nada!
Acho que alguns desenhos a turma da uma zoada intencional...  :irrit: :irrit: :irrit: :irrit:
Alguns já consegui acertar buscando o programa nativo, mas alguns outros acho que tem uma turma que zoa mesmo... rs...
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #12 Online: 15/08/14 - 12:31 »

Offline Kelmem

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 186
  • Total Likes: +24/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Marke
  • Sexo: Masculino
Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #13 Online: 24/08/14 - 19:14 »
Esse tópico vai longe pode ter certeza..  :ahhh: :ahhh: :ahhh: :ahhh:

Cada programa gera um dxf diferente, sempre... por isso eu uso sempre o Corel e o AutoCad, dependendo da minha intenção..

A gente vai sempre pegando uns macetes quando vai usando os programas e tals, como salvar os dxf do Corel sempre com as linhas em espessura mínima pra não duplicar. No Corel também é moleza para unir as linhas (Organizar > Unir Curvas), aqui essa aba fica aberta 100% do tempo quase, rs...

Agora, quando to produzindo no Corel e quero jogar pro Sketchup, aí preciso do AutoCad, senão vira uma nhaca... hahahah

Clube CNC Brasil

Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #13 Online: 24/08/14 - 19:14 »

Offline Alessandro Viola

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 165
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #14 Online: 24/08/14 - 20:00 »
Além disso tudo, quando for salvar o arquivo procure salvá-lo em uma versão mais antiga por ex: Se criou o arquivo no Corel  X4,5,6, escolha a versão CAD R10 para o DXF e depois abra-o no Artcam 8,9,...12 ou outro qualquer, já testei em várias versões de Corel, CAD, Artcam, Aspire e deu certo.


Alessandro Viola
« Última modificação: 24/08/14 - 20:01 por Alessandro Viola »

Clube CNC Brasil

Re:Porque os DXF vem com problemas?
« Resposta #14 Online: 24/08/14 - 20:00 »

 

SiteLock