Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: cortando policarbonato  (Lida 13361 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:cortando policarbonato
« Resposta #60 Online: 04/02/13 - 21:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
De nada Zé,mas é uma 400 paginas heim e tem u monte deles jogados la na firma.Marcão consegui esses indicadores das ligações do seu,o manual de programação ainda não achei,vou caçar mais,

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Nessa pagina tem quem são os bornes,Mulapreta,o seu tem manual?

Abraços


 ?_1 ?_1 ?_1 ?_9 ?_9
168 paginas.
tranquilo
abração

Clube CNC Brasil

Re:cortando policarbonato
« Resposta #60 Online: 04/02/13 - 21:58 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:cortando policarbonato
« Resposta #61 Online: 04/02/13 - 23:04 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
De nada Zé,mas é uma 400 paginas heim e tem u monte deles jogados la na firma.Marcão consegui esses indicadores das ligações do seu,o manual de programação ainda não achei,vou caçar mais,

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Nessa pagina tem quem são os bornes,Mulapreta,o seu tem manual?

Abraços


Tem, mas é em inglês também, não dá pra entender muita coisa não. É exatamente igual ao do Marcao.

Uma coisa que queria saber: Em minha oficina tenho Energia Trifásica, será que posso ligar o meu com os 3 fios do trifásico? Atualmente só está ligado no R e S. Será que eu ganharia mais em ligar no trifásico?

Fico no aguardo dos seus préstimos para ligar o meu spindle na BOB...

Abs.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:cortando policarbonato
« Resposta #61 Online: 04/02/13 - 23:04 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:cortando policarbonato
« Resposta #62 Online: 04/02/13 - 23:52 »
É só passar o esquema da BOBzinha,se ela usa rele é igual a do Marcão,mas passa o esquema ou onde posso achar o bixo,esse ultimo link que passei ta até traduzido,mas eu queria mesmo era saber das configurações dele,ta muito parecido com os inversores da Delta,até as abreviações são as mesmas,problema são os parametros de configureixam.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:cortando policarbonato
« Resposta #62 Online: 04/02/13 - 23:52 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:cortando policarbonato
« Resposta #63 Online: 05/02/13 - 08:14 »
Se vc ligar os tres fios do trifasico, vc obtera, 380 volt, e como ele não esta preparado para esta tensão,  a não ser que ele seja para 110/220/380, como alguns motores,
. Eu tenho um motor aqui , que é utilizado para moer pão  para fazer farinha de rosca,
liguei ele em 220 volts, isto é dois fios.
a velocidade é a mesma , mas  a força é muito inferior, por isso liguei com tres fios( 380 volt)
a velocidade continuou a mesma , mas a força aumentou e muito.
resumo; a velocidade não modifica, mas a força  sim,

abraço
« Última modificação: 05/02/13 - 08:15 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:cortando policarbonato
« Resposta #63 Online: 05/02/13 - 08:14 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:cortando policarbonato
« Resposta #64 Online: 05/02/13 - 13:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Se vc ligar os tres fios do trifasico, vc obtera, 380 volt, e como ele não esta preparado para esta tensão,  a não ser que ele seja para 110/220/380, como alguns motores,
. Eu tenho um motor aqui , que é utilizado para moer pão  para fazer farinha de rosca,
liguei ele em 220 volts, isto é dois fios.
a velocidade é a mesma , mas  a força é muito inferior, por isso liguei com tres fios( 380 volt)
a velocidade continuou a mesma , mas a força aumentou e muito.
resumo; a velocidade não modifica, mas a força  sim,
Estou ficando um pouco confuso com as respostas...

Eu sabia até pouco tempo que existia em São Paulo, força de 110 Volts, 220 Volts bifásico (dois fios), trifásico 220 Volts, onde tomados par a par produzem 220 Volts e usados em motores trifásicos 220 volts os 3 (tres) fios. e os trifásicos de 380 Volts.

Quando se possui força trifásica instalada e um motor trifásico 220/380 Volts, com HP potente, usamos chave de partida, isto é, acionamos o motor como se estivesse ligado em trifásico 380 Volts mas usando a força trifásica de 220 Volts, o motor vai girar muito lentamente, pois, não tem força de 380 Volts para girar normalmente. Quanto atinge uma certa velocidade, invertemos a chave para puro 220 volts trifásico e o motor girará normalmente,com a potência total, mas sem o tranco da partida.

Daí vem minha dúvida: Existe realmente trifásico com 220 Volts ou todos os trifásicos são de 380 Volts? Eis a questão.

Gostaria de alguém com experiência em energia elétrica nos respondesse.

Edson
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:cortando policarbonato
« Resposta #64 Online: 05/02/13 - 13:20 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:cortando policarbonato
« Resposta #65 Online: 05/02/13 - 13:28 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
É só passar o esquema da BOBzinha,se ela usa rele é igual a do Marcão,mas passa o esquema ou onde posso achar o bixo,esse ultimo link que passei ta até traduzido,mas eu queria mesmo era saber das configurações dele,ta muito parecido com os inversores da Delta,até as abreviações são as mesmas,problema são os parametros de configureixam.
Abaixo a foto da minha BOB.

Mais PDF manual.

Se precisar de mais é só pedir.

Edson

« Última modificação: 05/02/13 - 13:32 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:cortando policarbonato
« Resposta #65 Online: 05/02/13 - 13:28 »

Offline João Henrique

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:cortando policarbonato
« Resposta #66 Online: 05/02/13 - 14:31 »
Edson,
em Minas Gerais temos tensão em rede trifásica de 127V/220V, ou seja 127V são obtivos de fase para neutro e 220V obtidos de fase para fase.
Existem outras companhias elétricas no Brasil que trabalham com tensão diferente como 220V/380V, ou seja 220V são obtivos de fase para neutro e 380V obtidos de fase para fase.

Quando alimentamos um motor trifásico, as bobinas internas são alimentadas de fase para fase, ou seja, 220V aqui em MG. Logo o motor é 220V.

Em redes monofásicas temos, aqui em MG, a tensão de 120V/240V ou 127V/254V(menos utilizado).

Obs.: falamos 110V mas esta tensão não existe em redes de distribuição.

João

Clube CNC Brasil

Re:cortando policarbonato
« Resposta #66 Online: 05/02/13 - 14:31 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:cortando policarbonato
« Resposta #67 Online: 05/02/13 - 16:32 »
Edson meu amigo, essa sua placa parece que nao tem rele ou relay, na minha BOB tem, creio que nao de para ligar o spindle, mas nao tenho certeza disso.


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:cortando policarbonato
« Resposta #67 Online: 05/02/13 - 16:32 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:cortando policarbonato
« Resposta #68 Online: 05/02/13 - 16:36 »
Edson,na verdade isso tudo é uma mentira das companhias e um padrão de medição e forma de ganhar dinheiro,existe as voltagens trifasicas 220/380/440/660Vca,isso tudo devido as distancias das usinas geradoras,por isso as linhas de transmissão usam voltagens altissimas e condutores finos para não terem problemas,imagina agora voce ter uma linha de transmissão em 220Vca?Qual seria a bitola do condutor para uma distancia de 2 a 3 mil kilometros?Não iria ter torre de aço que suportasse o peso nem fabricas capazes de fazer um fio dessa bitola,imagina o transporte então.Quanto a motores funciona assim,todos sem excessão recebem 220v em suas bobinas,quer seja a voltagem que seja da rede que o alimenta,falo trifasico,o mono é outra historia,veja bem,seu motor tem 6 enrolamentos internos,voltagem dele é 220/380Vca,certo,então se sua rede for 220v voce vai ligar as bobinas de forma a todas ela receberem 220v ao mesmo tempo,isso se chama ligação paralelo,se sua rede for 380v,vais ligar as bobinas do motor em serie,as duas bobinas que estarão ligadas na mesma fase irão receber no fim das contas 220v,então em voltagens maiores os motores são construidos com mais bobinas devido aos tipos de ligação que eles podem suportar devido as redes internas às fabricas.SP,tem nas ruas varias voltagens de transporte(alta tensão)a maioria é 13800Vca até 28600 e 36800Vca,a mais baixa é sempre nas pontas das redes,então tem uma subestação elevadora no meio do caminho para elevar denovo o que ja está sendo perdido no caminho,descem até um trafo que está na rua para abastecer determinada quantidade de residencias e iluminação publica entre outras coisas,dependem só da capacidade de cada trafo,o padrão residencial,é uma fase+um neutro=110 ou 127vca,duas fases=220vca isso residencial e algumas fabricas tem 3 fases=220vca+neutro,fabricas dependem do tamanho do consumo e forma da medição,mas em Sampa tem todas as voltagens,220/380/440/660vca mais um neutro,por isso é feito um #### estudo de engenharia antes de fazer uma construção,pois qualquer coisa a mais do que o projetado pode furar o fornecimento das linhas,assim tem que se substituir os trafos das subestações a custos elevados,fora o transtorno,não sei se me fiz entender quanto aos motores,se quiser posso arrumar algum material mais especifico.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:cortando policarbonato
« Resposta #68 Online: 05/02/13 - 16:36 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:cortando policarbonato
« Resposta #69 Online: 05/02/13 - 16:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edson meu amigo, essa sua placa parece que nao tem rele ou relay, na minha BOB tem, creio que nao de para ligar o spindle, mas nao tenho certeza disso.
Marcao

Bem isso que to olhando agora,pra ver se o inversor não seria detonado devido a entrada ser de outra fonte,o inversor usa o negativo da fonte interna dele para ser acionado,e essa bob tambem,mas com o positivo dela de outro lado,vamos estudar bem isso.
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:cortando policarbonato
« Resposta #69 Online: 05/02/13 - 16:39 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:cortando policarbonato
« Resposta #70 Online: 05/02/13 - 16:54 »
Meus amigos, depois de ter lido tudo que o Pravato escreveu, tomei um choque aqui, vai saber sobre eletricidade la em Louveira soh kkk, Pravato, ate hoje eu nao entendo que la em Brasilia e outras cidades, eles so tem 220V, mas esse 220V vem num cabo apenas... como pode isso?Aqui em São Paulo como vc disse, tem todas as "forças" rsrs mas para dter 220V precisa de 2 fios de 110V...


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:cortando policarbonato
« Resposta #70 Online: 05/02/13 - 16:54 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:cortando policarbonato
« Resposta #71 Online: 05/02/13 - 18:44 »
Marcão,um choquezinho de vez em quando é bom pra despertar.

Edson,seu drive não da pra acionar direto a entrada do inversor,só se colocar um transistor e um relezinho pra dái o rele acionar a entrada,parece gambi,mas é melhor do que torrar a entrada do inversor,vou fazer um esqueminha e mando depois.
Até daria pra interligar os negativos,mas como não sei qual a voltagem da fonte desse inversor é arriscado,e com certeza não é 5vcc,então o diferencial é maior do inversor,assim um dos dois dança.
Depois eu posto o esqueminha aqui.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:cortando policarbonato
« Resposta #71 Online: 05/02/13 - 18:44 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:cortando policarbonato
« Resposta #72 Online: 05/02/13 - 19:19 »
Ó o dito cujo.Eu esqueci de te perguntar qual é o opto que tem aí na sua placa,deve ser um EL 816 ou EL817,esse eu não tenho na minha biblioteca,mas o esquema é o mesmo,essa montagem fica pequena,e nem se nota ela,depende do tamanho do relezinho,mas eles são pequenos,pode soldar eles numa plaquinha dessas perfuradas e boa,antes de ligar o inversor testa ele na saida pra ver se o rele atraca,é pra atracar.Esse acoplador que usei aí,é o que ja está em sua placa,voce só vai colocar o diodo e o rele e alimentar com 5vcc de sua placa.qualquer duvida grita.
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:cortando policarbonato
« Resposta #72 Online: 05/02/13 - 19:19 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:cortando policarbonato
« Resposta #73 Online: 05/02/13 - 19:29 »
Marcão,tenho um ótimo livro aqui sobre eletrica,mas ele passa mesmo e RAR do tamanho do aceitado,Mac vou te mandar ele por email e vc coloca aí pro pessoal,pode ser?
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:cortando policarbonato
« Resposta #73 Online: 05/02/13 - 19:29 »

Offline João Henrique

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:cortando policarbonato
« Resposta #74 Online: 05/02/13 - 19:49 »
Pravato,
não é um esquema de "ganhar dinheiro", é inviável transmitir energia elétrica em baixa tensão (abaixo de 1000V) como você mesmo informou.
Existem padrões nas companhias elétricas para tendimento e normalmente são 127/220V ou 220/380V como é o caso de Brasília como informou o nosso amigo Marcão.
Para consumidores industriais(normalmente), existe a opção de serem atendidos em média tensão ou alta tensão (acima 1000V) aí ele pode colocar os tranformadores e baixar a tensão para os valores que quiserem, não depende da companhia elétrica.

Obs.: trabalho em uma companhia energética como instrutor nesta área.

Um abraço,
João

Clube CNC Brasil

Re:cortando policarbonato
« Resposta #74 Online: 05/02/13 - 19:49 »

 

SiteLock