Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: CNC caseira feita com cantoneiras de alumínio, motor 10kg.  (Lida 2075 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Marcelo d.

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Boa tarde a todos!!

 Galera estou finalizando minha primeira cnc :brocoli:  Mesmo faltando chegar as fresas, e o acoplamento do eixo z, estou começando a fazer alguns testes...

quero compartilhar com voçes, para saber a opinião, criticas ?_40  e dicas também


  A maquina e modesta mas ja da pra alguma coisa, mais tarde com a esperiencia que estou adquirindo parto para uma mais "profissional".
  A base, laterais e suportes,  foram construido com mdf de 5/8". No sistema de movimentação utilizei cantoneira de aluminio 1" e rolamentos . ( para diminuir o efeito do desgaste devido o atrito dos rolamentos com as cantoneiras, usei chapa de inox de 0,5mm nas pistas dos rolamentos). Ficou tudo bem firme e sem jogo.
  O eixo X e Y  e tracionado por correia e polia. O eixo Z, por fuso de quatro entradas passo 2mm (4x2=8mm por revolução)
   A parte eletrônica, foi feito com arduino e drive a4988, e tbm cnc shild. ( usei tbm um ventilador para refrigeração, muito importante isso, pois o drive suporta no maximo 2A, se bem refrigerado.
 A fonte e de 10A 24v 240w.

 Configurei a maquina em 1/4 de passo- os motores não estão operando no maximo. Deixei com 90%. Acho que o torque ficou bom, mesmo em velocidade alta, e muito dificil parar o movimento com mão ( a maquina toda desloca mas o eixo movido não para o movimento.
 tomara que nos testes usinando continue assim e sem perca de passos ? ;pacienc:

  Amigos, vou deixar umas fotos e video... mas tarde posto video dela trabalhando de "verdade".

ps. ainda falta alguns acabamentos  ^-^

segue link do video: