Forum > Energia Alternativa

Um pequeno Maçarico Caseiro à Hidrogênio (como fazer?)

(1/27) > >>

ecarmo:
Ás vezes nos deparamos com trabalhos delicados de solda ou fusão de metais ou outros materiais, e não dispomos de meios para isso.
Em alguns casos podemos usar um pequeno maçarico à hidrogênio de fabricação caseira utilizando componentes simples e de baixo custo.

Histórico.
A muitos anos atrás (acho que uns 30), precisei fazer uma série de furos em pequenos discos cerâmicos.
Devido a extrema dureza do material, a unica solução que parecia viável era utilizar pequenas brocas de metal duro ou diamantadas.
Infelizmente o uso de brocas não funcionou, os discos muito finos rachavam quando eram furados.
A unica solução que encontrei para efetuar os furos foi utilizar a chama de um minúsculo maçarico à hidrogênio construído por mim.


Material do maçarico:
Um vidro pequeno (como os de xarope) com tampa.
Uma mangueira flexível (pode ser igual às mangueiras de soro).
Uma agulha Hipodérmica (agulha de injeção)

Material para produzir hidrogênio:
Aparas de alumínio (pedaços de alumínio)
Soda cáustica (soda em escamas)
Água

Como Fazer:
Fure a tampa do vidro com um diâmetro ligeiramente menor que a mangueira.
Lixe, lime ou esmerilhe a ponta da agulha até deixá-la reta (sem ponta)
Introduza uma ponta da mangueira no furo da tampa e a outra ponta coloque no suporte da agulha; não deve haver vazamentos e obstruções.

Coloque no vidro as aparas de alumínio, um pouco de água e algumas escamas de soda, coloque a tampa no vidro e agite um pouco.
Quando começar a sair gás pela agulha. acenda e use.
Se a chama for muito fraca, ou não acender, espere, a reação demora um pouco para atingir o ponto máximo ou pode haver muito ar no sistema; caso necessário, coloque mais soda na solução; vá aos poucos até conseguir uma chama estável.

Advertências:
Não coloque muita soda de uma vez, pode produzir muito gás e causar acidentes.
A reação entre a solução de soda e alumínio e exotérmica e pode gerar calor, seja prudente.
A chama de hidrogênio é a mais energética dos combustíveis (141,9 mJ/kg), e pode atingir temperaturas acima de 2800 graus, cuidado com queimaduras.
Cuidado com os respingos da solução de soda, ela é tóxica e se entrar no olho pode causar cegueira, em caso de acidente lave por alguns minutos em água corrente e procure auxílio médico.

Com cuidado dá pra fazer um pequeno maçarico muito útil e funcional..
A fonte de hidrogênio tb pode ser obtida por eletrólise.

Abraços...  ?_41

ecarmo:
Á seguir um vídeo de um maçarico de hidrogênio em ação.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Y62HxlpaMxw[/youtube]

F2S:

Excelente!

RARANDA:
Bravo "Marcão", bravo.

Eu estava quebrando a cabeça e descosturando o bolso para tentar arrumar um oxi para soldar umas chapas bem finas de metal, visto que com a elétrica eu não consegui.

Será que essa será a solução?

Será que consigo armazenar esse gás para que eu tenha uma chama constante e uniforme?

Inclusive com possibilidade de regulagem da chama?

Como posso fazer para reabastecer a solução, sem a perda do gás já formado, tem alguma sugestão?

Do mais, logo logo venho com mais perguntas.

Abração.

Rubens

ecarmo:
Rubens;

Nesse caso não há necessidade de acumular o gás e nem recomendo pela natureza explosiva do mesmo; a sua produção é constante e pode ser aumentado com o incremento de soda ou aluminio e diminuído com água.
Vc deve usar um recipiente no tamanho que forneça quantidade de gás desejada.

Tb pode usar um segundo recipiente com lavador de gases intercalado entre o maçarico e o recipiente de produção que tb pode servir como estabilizador da pressão caso seja necessário.

Para reabastecer, basta abrir a tampa do vidro e colocar o produto desejado, com um pouco de experiências vc consegue achar o ponto ideal.

O tamanho da chama depende do calibre da agulha e do tempero da mistura que deve fornecer gás suficiente para a chama desejada.

Para parar a reação basta escoar a solução de soda em outro vidro.

Para soldar chapas finas, nunca usei para esse fim mas acho que não teria maiores problemas, vou testar e depois reporto o resultado.

O interessante é que a queima bem feita não aquece a agulha e nem produz fumaça, só água; que pode ser vista pingando da agulha.

Uma curiosidade;
Quando minha filha era pequena eu usava garrafas de refrigerante para encher bexigas voadoras de hidrogênio e divertíamos soltando-as ao vento.

Abraços...

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa