Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Duvidas com Resistores de Lastro  (Lida 3570 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline admin

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 559
  • Total Likes: +18/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Clube CNC
  • Sexo: Masculino
Duvidas com Resistores de Lastro
« Online: 26/05/08 - 14:52 »
Duvida do meu grande amigo Joselito que acredito ser de outras pessoas também.

O que precisa fazer, se na placa CNC3AX eu colocar resistores de lastro no valor de 0,47R  5W no lugar dos de 0,1R  5W  ???


Bom ... em primeiro lugar :

A função dos resistores de lastro é gerar uma queda de tensão proporcional a passagem da corrente elétrica através das bobinas do motor ... como estão em serie com as bobinas, eles recebem a mesma corrente elétrica que passa por elas ...
O valor da resistência multiplicado pela corrente (I * R = V) , vai me dizer qual o valor da queda de tensão que terei sobre o resistor, exemplo:

Utilizando um motor de 1A / Fase, nós teremos 1A passando pelo circuito bobina / resistor de lastro. Com o resistor tradicional de 0,1R teremos uma queda de tensão
de 0,1Volts (100mV).

I * R = Volts => 1 * 0,1 = 0,1Volts (100mV).

Agora utilizando o mesmo motor, mas com um resistor de lastro de 0,47R nós teremos uma queda de tensão de 0,47Volts (470mV).

I * R = Volts => 1 * 0,47 = 0,47Volts (470mV).

A potencia que o resistor ira dissipar em forma de calor será => Corrente vezes a queda de tensão => I * V = W
Então  p/ o resistor de 0,1R teremos => 1 * 0,1 = 0,1 Watts de dissipação.
No caso do resistor de 0,47R teremos => 1 * 0,47 = 0,47 Watts de dissipação.

Observe que quanto maior for a corrente do motor maior será a dissipação de calor, portanto devemos sempre especificar a potencia do resistor, em Watts, para a pior situação e sempre deixando uma margem de folga ...
No caso da placa CNC3AX a pior situação seria utilizando um motor de 7A / Fase. Neste caso teríamos :

Com resistor de  0,1R  => 7 * 0,1 = 0,7 volts de queda de tensão e => 7 * 0,7 = 4,9 Watts de dissipação.
Se utilizarmos um resistor de 5 Watts o aquecimento será muito elevado podendo até soltar a solda e queimar o circuito impresso (pretejar). O ideal seria utilizar um resistor de 10 Watts, ele também ira aquecer mas o calor será mais uniforme e dissipara com mais facilidade, sem que prejudique a placa ou solda.

Agora com o resistor de  0,47R teríamos => 7 * 0,47 = 3,29 volts de queda de tensão e => 7 * 3,29 = 23,03 Watts de dissipação.
Aqui percebemos que este resistor não é adequado para motores de corrente elevada, pois a dissipação será elevada (23Watts). Teríamos que utilizar resistores de 30 a 50 Watts, que são enormes e daria para fritar ovos sobre eles ... alem de precisar de outras modificações no valor de resistores e TrimPots na placa CNC3AX.

E se o motor for de baixa corrente, tipo menor que 1 Amper ?

Neste caso o resistor de 0,47R será o mais indicado, pois ira gerar uma queda de tensão maior o que facilitara a regulagem e o controle da corrente para o L297. Mas sobre este assunto posso me aprofundar em outro post.

Resumo: Para motores de até 1,5Amperes pode se utilizar resistores de lastro de 0,47R, acima disto o recomendado é o resistor de 0,1R. Pode se pensar também no resistor de 0,22R para motores entre 1,5 e 3 Amperes.  Nota: seguindo estes valores não precisara de modificações na placa CNC3AX.

Bom ... e o KIKO ?

Como a maioria deve saber, o L297 mantêm a corrente constante sobre as fases do motor, independente da tensão aplicada sobre as mesmas. Para que isto seja feito ele precisa saber qual a corrente que esta passando pela bobina (fase) do motor naquele momento.
Ai é que entra os resistores de lastro, também conhecidos como sensores de corrente (Rsense, shunt) eles informam ao L297 o valor da corrente que esta passando pela bobina naquele momento.

Ta mas como ele sabe qual a corrente do meu motor ?

O L297 precisa ser informado deste valor através da entrada de referencia (pino 15 do L297). O valor de tensão que for aplicado a esta entrada será o valor que o L297 ira controlar sobre os resistores de lastro ... ou seja o valor que estiver no pino 15 estará sobre os resistores.

Como faço isto ?

Através do TrimPot de ajuste da corrente e medindo com um multímetro o valor da tensão no pino 15 do L297, exemplo:

Se meu motor for de 1A  / Fase e meu resistor de lastro for de 0,1R então precisarei regular (através do TrimPot) 0,1 Volts (100mV), sobre o pino 15 do L297, para que eu tenha 1Amper nas bobinas do motor.

Agora com o mesmo motor de 1A / Fase, mas com o resistor de lastro de 0,47R , eu vou precisar regular, no TrimPot, a tensão de 0,47Volts (470mV) para ter o mesmo 1Amper sobre as bobinas do motor.

Nota: Como o valor Maximo que consigo injetar no pino 15 do L297 (com o TrimPot no Maximo e sem modificar os valores na placa CNC3AX) é de 0,7volts ( 700mV) o Maximo de corrente que irei conseguir, sobre o motor, com resistor de 0,47R  será de 1,48 Amperes.

Conclusão:  O valor da queda de tensão sobre o resistor de lastro é diretamente proporcional ao valor da corrente que passa sobre as bobinas do motor. Para ser mais claro (ou talvez complicar mais ... rs), o L297 não controla a corrente do motor, mas sim o valor da queda de tensão sobre o resistor de lastro, como são valores proporcionais, conseqüentemente a corrente do motor será mantida estável (controlada) ...

Espero ter conseguido passar o recado, mas duvidas são bem vindas e serão respondidas também ...
Por favor, não me enviem MPs, pois não responderei !

Clube CNC Brasil

Duvidas com Resistores de Lastro
« Online: 26/05/08 - 14:52 »

 

SiteLock