Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: que software é esse?  (Lida 1134 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline guilherme0111

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
que software é esse?
« Online: 06/05/21 - 17:31 »
compramos uma cnc para plasma e ao invés do mach 3 veio um programa controlador chamado multcorte cnc em um pc com windows 7
esse software vem apresentando problemas como trocar a porta paralela padrão, não sei se são drivers mas desconfio, por isso tentei pesquisar na internet mas não achei nada sobre ele. queria saber se voces já ouviram falar ou já usaram ele

Clube CNC Brasil

que software é esse?
« Online: 06/05/21 - 17:31 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:que software é esse?
« Resposta #1 Online: 06/05/21 - 21:21 »
Não conheço o software, talvez seja próprio do fabricante da máquina..

No caso de estar trocando o endereço da porta paralela, pode ser que a placa não seja das boas.... Já tive um problema desses numa máquina com o Mach3. O problema persistiu mesmo trocando do mach 3 para o LinuxCnc. O que solucionou foi a troca da porta paralela que era uma placa PCI de péssima qualidade.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:que software é esse?
« Resposta #1 Online: 06/05/21 - 21:21 »

Offline pgabreu

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 39
  • Total Likes: +2/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:que software é esse?
« Resposta #2 Online: 07/05/21 - 22:09 »
Cientista 13, boa noite, você com sua vasta experiência indica qua placa PCI paralela de boa qualidade? Obrigado

Clube CNC Brasil

Re:que software é esse?
« Resposta #2 Online: 07/05/21 - 22:09 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:que software é esse?
« Resposta #3 Online: 08/05/21 - 20:05 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Cientista 13, boa noite, você com sua vasta experiência indica qua placa PCI paralela de boa qualidade? Obrigado

Qualquer placa onboard é melhor que qualquer PCI  :D

Esta não é bem minha especialidade, mas tive casos de problemas com saída de porta paralela com placa PCI, num troquei 3 placas para achar uma que funcionasse. Na verdade eu pergunto para o técnico em informática de minha confiança, mas nunca cheguei a perguntar que marca ou modelo eram as placas. Tenho que me informar também... Sei que custa umas 3 vezes mais que as que o pessoal tinha instalado...

O problema das placas PCI, geralmente são os drives. Então, se usar uma placa PCI feita para ser usada na placa mãe que está usando e os drives compatíveis com a placa PCI, com Placa mãe e com sistema operacional que estiver usando, não vai ter problema, caso não for assim, vai depender mais da sorte....

Nas minhas máquinas eu uso placa mãe com saída paralela. Até pouco tempo atrás era normal os PCs já terem a porta paralela, hoje se paga mais caro para ter a saída paralela na placa mãe, mas vale a pena.

Caso o valor de um PC novo ficar muito caro com saída paralela na placa mãe, opte por um PC usado e use o PC apenas para controle da máquina (que é o recomendável).

Eu tenho uma máquina funcionando com o LinuxCnc que tem um PC que está com quase 10 anos. A máquina funciona cerca de 14 horas diárias (por enquanto, pois vai virar escrava e trabalhar 24 horas por dia  :D). Já tive que trocar a fonte umas 3 vezes, mas foram as únicas manutenções que fiz no PC.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:que software é esse?
« Resposta #3 Online: 08/05/21 - 20:05 »

Offline pgabreu

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 39
  • Total Likes: +2/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:que software é esse?
« Resposta #4 Online: 08/05/21 - 21:05 »
Obrigado Cientista 13, vou continuar sugando seus conhecimentos:  o LinuxCNC  possui aquele recurso que tem no Mach3 de fazer a calibragem dos eixos ? obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:que software é esse?
« Resposta #4 Online: 08/05/21 - 21:05 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:que software é esse?
« Resposta #5 Online: 09/05/21 - 19:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Obrigado Cientista 13, vou continuar sugando seus conhecimentos: 

compartilhando conhecimento os dois aprendem  ;)

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
o LinuxCNC  possui aquele recurso que tem no Mach3 de fazer a calibragem dos eixos ? obrigado.

Não entendi "a calibragem" se está falando em mudar a posição só no software, sem mover a máquina, tipo colocar o ponto zero em qualquer ponto da mesa, isso existe no LinuxCnc se chama "apalpador" ou o Gcode faz em qualquer software pelo G92

Mas quase todos os softwares de controle utilizam quase todos os mesmos recursos, alguns com nomes ou modos diferentes.

Entre o Mach3 e o LinuxCnc eu prefiro o LinuxCnc principalmente por ser no Linux e não no windows. E também por ser "de grátis" e com tempo e conhecimento dá para personalizar o software.

Recomendo a instalação de verões anteriores a que vem com o Ubuntu 10.4 são versões mais "limpas". Uso o LinuxCnc versão 2.(alguma coisa) com Ubuntu 8.04 na minha opinião a melhor para trabalhar.

As versões anteriores funcionam bem também as mais recentes foram adicionados alguns recursos úteis, mas é mais para quem não tem o costume de utilizar as máquinas do jeito certo, como por exemplo: qualquer máquina cnc deve ser referenciada (zerada) ao ligar. Para quem trabalha na area sabe que ao ligar a máquina a primeira coisa a fazer é o zeramento da máquina, mas quando a máquina tá lá na fábrica e o operador é novato na area de cnc, não sabe e não faz zeramento. Na versão que vem a partir do Ubuntu 10.04, se não fizer o zeramento, não dá para fazer movimentos no modo automático ou semi automático. Só vai conseguir mover no modo manual mesmo.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:que software é esse?
« Resposta #5 Online: 09/05/21 - 19:36 »

 

SiteLock