Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Guia Linear em aço inox 304  (Lida 2407 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline ecc

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Guia Linear em aço inox 304
« Online: 04/04/13 - 13:09 »
Boa tarde galera,

Meu nome é Edson, sou do interior de Minas (Centro Oeste), e pouco tempo comecei a me interessar pelo mundo das CNC's. Principio quis construir uma de 3 eixos, bem simples mesmo, mas como agora quero fazer cortes em isopor (aeromodelos) optei por começar por uma epecífica para isso, 2 pares de eixos XY.

Minha dúvida é com relação as guias para essa máquina, sendo que o eixo x terá cerca de 800mm e o Y 600mm, eles poderiam ser em aço inox 304 barra redonda 5/8"?

Obrigado

Clube CNC Brasil

Guia Linear em aço inox 304
« Online: 04/04/13 - 13:09 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #1 Online: 04/04/13 - 19:05 »
Poderiam sim.
Mais respostas só quando se apresentar no lugar próprio ou quando o moderador lvar pra lá seu questionamento (?????????)..... ;pacienc: ;pacienc: ;pacienc: ;pacienc: ;pacienc:
 
Creocad
« Última modificação: 04/04/13 - 19:07 por Creocad »

Clube CNC Brasil

Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #1 Online: 04/04/13 - 19:05 »

Offline ecc

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #2 Online: 04/04/13 - 19:26 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Poderiam sim.
Mais respostas só quando se apresentar no lugar próprio ou quando o moderador lvar pra lá seu questionamento (?????????)..... ;pacienc: ;pacienc: ;pacienc: ;pacienc: ;pacienc:
 
Creocad
?_23

Olá Creocad, tudo bem?

Ok, já fiz minha apresentação, confere lá depois  ;D

até mais.

Clube CNC Brasil

Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #2 Online: 04/04/13 - 19:26 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #3 Online: 04/04/13 - 19:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Poderiam sim.
Mais respostas só quando se apresentar no lugar próprio ou quando o moderador lvar pra lá seu questionamento (?????????)..... ;pacienc: ;pacienc: ;pacienc: ;pacienc: ;pacienc:
 
Creocad

kkkkk ... O que o moderador tem que fazer? Ivar ou Uivar ??? ... uuuuuuuuuuuuuuuuuuuu :sarro: :sarro: :sarro:

 :Garg: :Garg: :Garg:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #3 Online: 04/04/13 - 19:31 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #4 Online: 04/04/13 - 19:38 »
Creio que 5/8 para uma máquina que irá cortar isopor está bem.

Não entendi o que queres dizer com dois pares de eixo XY, ao invés de 3 eixos........

Sugiro elaborar uma máquina com 3 eixos e usar barras de inox de 1 polegada; dado às medidas e a quase certeza de que não ficarás limitado ao corte de isopor.........

Falta maiores informações; mas como sempre dizemos: muita calma e faça uma pesquisa no órum; anote suas dúvidas e depois de definir o conjunto que desejas, sempre terá alguém aqui para auxiliar nas suas dívidas, que devem ser bem explicadas, para não haver "mal entendimentos"....

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #4 Online: 04/04/13 - 19:38 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #5 Online: 04/04/13 - 19:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
kkkkk ... O que o moderador tem que fazer? Ivar ou Uivar ??? ... uuuuuuuuuuuuuuuuuuuu :sarro: :sarro: :sarro:
 :Garg: :Garg: :Garg:

ô luta renhida.... o peste do E falhou......era pro moderador lEvar, sem o é ficou lvar.......mas já foi resolvido.
Que bom que estás á postos Mac, só num tá é enxergando bem as letras pois a primeira é um ele minúsculo e não um i maiúsculo.valeu a correção :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #5 Online: 04/04/13 - 19:41 »

Offline ecc

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #6 Online: 04/04/13 - 20:03 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Creio que 5/8 para uma máquina que irá cortar isopor está bem.

Não entendi o que queres dizer com dois pares de eixo XY, ao invés de 3 eixos........

Sugiro elaborar uma máquina com 3 eixos e usar barras de inox de 1 polegada; dado às medidas e a quase certeza de que não ficarás limitado ao corte de isopor.........

Falta maiores informações; mas como sempre dizemos: muita calma e faça uma pesquisa no órum; anote suas dúvidas e depois de definir o conjunto que desejas, sempre terá alguém aqui para auxiliar nas suas dívidas, que devem ser bem explicadas, para não haver "mal entendimentos"....

Creocad

Ela será dedicada apenas a corte de isopor mesmo. Com relação aos eixos postei uma foto, dá uma olhada. Por enquanto minha dúvida é apenas com relação se o eixo não vai lambar (acho que é assim que se fala  ;D) com o peso apenas da máquina, sei que é uma pergunta meio vaga, mas por enquanto é apenas para ter certa noção.

Valeu

Clube CNC Brasil

Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #6 Online: 04/04/13 - 20:03 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #7 Online: 04/04/13 - 20:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ela será dedicada apenas a corte de isopor mesmo. Com relação aos eixos postei uma foto, dá uma olhada. Por enquanto minha dúvida é apenas com relação se o eixo não vai lambar (acho que é assim que se fala  ;D) com o peso apenas da máquina, sei que é uma pergunta meio vaga, mas por enquanto é apenas para ter certa noção.
Valeu
Olhando a foto afirmo que com certeza não irá flambar; recomendo que caso use este sistema; providencie uma forma de prender os suportes do eixo Z ( que vc deves chamar de y); para que não haja deslocamentos.
Certamente irão aparecer mais experts em corte de isopor por aqui para confirmar ou corrigir esta minha afirmação.
Creio que se fizeres uma pesquisa no fórum colocando isopor no campo de pesquisa irás encontrar muita coisa que lhe ajude.
felicidades na empreitada.
Creocad.

Clube CNC Brasil

Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #7 Online: 04/04/13 - 20:11 »

Offline ecc

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #8 Online: 04/04/13 - 20:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olhando a foto afirmo que com certeza não irá flambar; recomendo que caso use este sistema; providencie uma forma de prender os suportes do eixo Z ( que vc deves chamar de y); para que não haja deslocamentos.
Certamente irão aparecer mais experts em corte de isopor por aqui para confirmar ou corrigir esta minha afirmação.
Creio que se fizeres uma pesquisa no fórum colocando isopor no campo de pesquisa irás encontrar muita coisa que lhe ajude.
felicidades na empreitada.
Creocad.

Vou fazer uma pergunta, é meio boba, mas o eixo z é o que sobe e desce, né?  ?_23
O arame por não entra em contato o isopor não sofrerá resistência. Creio que prendendo apenas o eixo x (acho que é X mesmo) não terá problema.

Valeu
« Última modificação: 04/04/13 - 20:19 por ecc »

Clube CNC Brasil

Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #8 Online: 04/04/13 - 20:16 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #9 Online: 04/04/13 - 20:55 »
Olá;
bobeira foi a minha em colocar eixo Z, creio que estava meio louco ( mais que o normal ); eixo X é o transversal; eixo Y é o longitudinal e quando tem, o eixo Z o que sobe e desce.
Realmente o esforço é pouco; mas pode acontecer por exemplo de ficar algo grudado no arame ou uma torção no arame e daí tender a dar uma desalinhada; por isto é bom fixar bem as laterais.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #9 Online: 04/04/13 - 20:55 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #10 Online: 04/04/13 - 21:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá;
bobeira foi a minha em colocar eixo Z, creio que estava meio louco ( mais que o normal ); eixo X é o transversal; eixo Y é o longitudinal e quando tem, o eixo Z o que sobe e desce.
Realmente o esforço é pouco; mas pode acontecer por exemplo de ficar algo grudado no arame ou uma torção no arame e daí tender a dar uma desalinhada; por isto é bom fixar bem as laterais.
Creocad

Pesquisei esse projeto da Foamlinx ( Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ) a algum tempo, até pensei em utilizar cortadores de piso como base, mas abandonei a ideia e estou com uma cortadora incompleta, baseada em roletes de nylon e estrutura de aluminio. Nesse projeto tipo da Foamlinx, deve-se ter em mente que havera o esforço da mola que estica o fio e puxa as duas torres para o centro. O cortador que pensei usar era tipo esse:
« Última modificação: 04/04/13 - 21:11 por john »
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #10 Online: 04/04/13 - 21:08 »

Offline ecc

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #11 Online: 05/04/13 - 09:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pesquisei esse projeto da Foamlinx ( Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ) a algum tempo, até pensei em utilizar cortadores de piso como base, mas abandonei a ideia e estou com uma cortadora incompleta, baseada em roletes de nylon e estrutura de aluminio. Nesse projeto tipo da Foamlinx, deve-se ter em mente que havera o esforço da mola que estica o fio e puxa as duas torres para o centro. O cortador que pensei usar era tipo esse:


Pensei mesmo na questão da tração exercida pela mola, mas como o Creocad falou é so fixar bem as laterais que dá certo.

Outra coisa, esta pensando em comprar uma barra de alumínio, para usiná-la eu mesmo com uma furadeira de bancada e uma serra copo no diâmetro do rolamento linear, será que daria certo? Ela teria 1" de espessura, será que a serra copo da conta de atravessa-la?

Aproveitando, será que um rolamento linear de 16mm ficaria com folga na barra 5/8"?

Valeu

Clube CNC Brasil

Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #11 Online: 05/04/13 - 09:18 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #12 Online: 05/04/13 - 11:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
1 - Pensei mesmo na questão da tração exercida pela mola, mas como o Creocad falou é so fixar bem as laterais que dá certo.
2 -Outra coisa, esta pensando em comprar uma barra de alumínio, para usiná-la eu mesmo com uma furadeira de bancada e uma serra copo no diâmetro do rolamento linear, será que daria certo? Ela teria 1" de espessura, será que a serra copo da conta de atravessa-la?
3 -Aproveitando, será que um rolamento linear de 16mm ficaria com folga na barra 5/8"?
1- a força será bem menor quando estiver embaixo e bem maior quando estiver em cima da torre, efeito alacanca.
2- o aluminio é grudento, mas fura.
3- com certeza.
Vc reparou que no projeto da Foamlinx ele usam buchas de nylon em todos os eixos, oa inves de rolamentos, bem mais simples e barato.
abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Guia Linear em aço inox 304
« Resposta #12 Online: 05/04/13 - 11:17 »

 

SiteLock