Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???  (Lida 7024 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #15 Online: 05/09/14 - 19:10 »
Raranda,

Achei aquela imagem aqui:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Tem bastante destas ferramentas por aqui:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

E aqui me parece ter a patente do projeto:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Boa diversão! ... ahahaaa ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #15 Online: 05/09/14 - 19:10 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #16 Online: 06/09/14 - 08:11 »
Uma ideia que me passou pela cabeça hoje cedo no escritório de despachos, será que se copiar o sistema de impactos de uma furadeira não daria certo ? ... ???
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #16 Online: 06/09/14 - 08:11 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #17 Online: 06/09/14 - 18:32 »
Pois eu fiquei pensando foi naquela maquinha de cortar chapas; pois ela já vem com um pino de material ultra resistente.....

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #17 Online: 06/09/14 - 18:32 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #18 Online: 07/09/14 - 09:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Uma ideia que me passou pela cabeça hoje cedo no escritório de despachos, será que se copiar o sistema de impactos de uma furadeira não daria certo ? ... ???

Boas nobre amigo Mac.

Desculpa pela demora em reponde, estava viajando e acabei de chegar.

Nos "escritórios de despachos", temos ótimas idéias, o problema é que muitas das vezes, vão "por água á baixo". rsrsrsr

Mas falando sério, é uma ideia sim, e que pode dar certo, só não sei se será mesmos trabalhoso ou problemático em reproduzir do que um simples sistema á ar.

Pesquisei bastante durante a semana que passou e acabei por encontrar a imagem que você havia postado.

E algumas outras, amanha vou retomar as pesquisas, e a primeira providência será tentar desmontar a ferramenta que ví trabalhar (isso se meu colega deixar. rsrsr)

Mas em ultima opção, já contatei alguns fornecedores no exterior, estou aguardando retorno, e quem sabe seja mais prático adquirir uma para daí sim entender bem o sistema.

Vamos nos falando e postando as novidades.

Abraços.

Rubens   

Clube CNC Brasil

Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #18 Online: 07/09/14 - 09:22 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #19 Online: 07/09/14 - 09:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pois eu fiquei pensando foi naquela maquinha de cortar chapas; pois ela já vem com um pino de material ultra resistente.....
Creocad
Boas nobre amigo Creocad.

Muito obrigado pelo "piutaco", gostei da ideia, vou incluir nas minhas pesquisas, pois não havia pensado nisso.

Mas como eu disse ao Mac, entendo que a melhor solução, até mesmo para a "reprodução" do sistema, seria mesmo uma "pistão" á ar, com um orifício de entrada e outro de saída.

Quero ver se esta semana que entro, consigo aprofundar as pesquisas e quiça iniciar algumas experimentações.

Do mais, ficamos atentos e apresentando novas ideias.

Abraços.

Rubens.

Clube CNC Brasil

Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #19 Online: 07/09/14 - 09:25 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #20 Online: 12/09/14 - 08:19 »
Boas nobres amigos.

Consegui desmontar a caneta industrializada que ví funcionando do meu colega (Paulão).

O conjunto é bastante elaborado, mas o principio é um como os sistema já mencionados por aqui.

Realmente usa um "corpo" que punciona uma ponta, ou seja, são dois blocos independentes como sugeriu um amigo.

Vou postar as fotos em breve, pois estou sem o cabo de conexão para o meu PC.

Vi também partes de um sistema elétrico, usado por uma outra solução também industrializada, só que desta vez usa uma bobina elétrica.

Esse sistema para mim, seria muito simples de se construir, entretanto, mais complexo para se delimitar a potência dos golpes e a intensidade, visto que como já mencionei, imagino que precisaria de um controle eletrônico ou por software, e nesses quesitos, sou muito mais cego que em mecânica.
 
Mas pesquisando me deparei com uma solução que além de ser uma esmerilhadeira, trabalha também puncionando, e ao que tudo indica, usando um eixo fora de centro.

Vejam:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Acho que é isso, logo logo posto as fotos.

Do mais, antecipadamente agradeço.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #20 Online: 12/09/14 - 08:19 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #21 Online: 14/09/14 - 09:52 »
Raranda,

Não é tão difícil fazer com solenoide, o controle pode ser feito com um oscilador a base de LM555, um Triac e mais alguns componentes ...
O difícil é só achar o ponto de força certo, mas creio que de para começar com uma solenoide de maquina de lavar e tem como regular está força eletronicamente também ... eu me interessei pela ideia e vou pensar em fazer algo por ai, mas não tenho como mexer com isto agora, estou com um monte de encrencas que preciso resolver antes ...
Mas a ideia me parece ser ótima p/ gravação em vidros ... ?_12
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #21 Online: 14/09/14 - 09:52 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #22 Online: 15/09/14 - 08:49 »
Boas nobre amigo Mac.

Gostei da sua aparição.

Realmente essa solução é bastante pratica e útil para várias modalidades de uso.

Estou correndo atrás de uma bobina bem mais forte que as de máquina de lavar, e assim que conseguir posto por aqui.

Mas vamos fazer o seguinte se te interessar:

Vou tentar fazer eletricamente essa puncionadeira, que para o momento, me parece mais simples e rápido do que o sistema pneumático, que exigirá serviço de usinagem e afins.

Como você se interessou e não tem tempo, você me ajuda com suas dicas e informações e eu faço 2 protótipos, um para mim e outro para você, assim ambos teremos o produto final e nos ajudaremos mutuamente, pois de eletrônica, você já sabe muito bem que eu sou CEGO.

Do mais, vamos nos falando.

Abração.

Rubens

   

Clube CNC Brasil

Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #22 Online: 15/09/14 - 08:49 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #23 Online: 15/09/14 - 19:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boas nobre amigo Mac.

Gostei da sua aparição.

Realmente essa solução é bastante pratica e útil para várias modalidades de uso.

Estou correndo atrás de uma bobina bem mais forte que as de máquina de lavar, e assim que conseguir posto por aqui.

Mas vamos fazer o seguinte se te interessar:

Vou tentar fazer eletricamente essa puncionadeira, que para o momento, me parece mais simples e rápido do que o sistema pneumático, que exigirá serviço de usinagem e afins.

Como você se interessou e não tem tempo, você me ajuda com suas dicas e informações e eu faço 2 protótipos, um para mim e outro para você, assim ambos teremos o produto final e nos ajudaremos mutuamente, pois de eletrônica, você já sabe muito bem que eu sou CEGO.

Do mais, vamos nos falando.

Abração.

Rubens

 

Amigo Raranda,

Eu tenho umas ideias de gerico aqui e gostaria muito de por em pratica, mas lamento pois não tenho como me comprometer com isto agora, se eu fizer isto vou cair no de sempre, te deixar na mão.

Pensei até num motor de passo, tipo: passinho pra frente e passinho pra trás ... pensei em imãs de neodímio ao invés de molas, mas só estou especulando e lamentando muito por não poder brincar com isto agora... :P

Estou em meios a escombros de reforma, não tenho um centímetro quadrado de espaço horizontal, estou dormindo pendurado num gancho ...  :pux: :pux: :pux:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #23 Online: 15/09/14 - 19:13 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #24 Online: 15/09/14 - 20:41 »
Raranda,

Eu acho que tu já pensou nisto mas da uma zoiada em outra ideiota que tive ... com potenciômetro da p/ testar, mas o ideal é um PWM com TIP122 no controle ... vai dar mais potencia e precisão.

« Última modificação: 15/09/14 - 20:42 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #24 Online: 15/09/14 - 20:41 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #25 Online: 15/09/14 - 22:30 »
Eu acho que a puncionadeira propriamente dito pode ser feita de inúmeras formas. Mas o pulo do gato está em usar em uma CNC no lugar do Spindle e fazer a puncionadeira parar quando tiver que mudar para outra letra. Me parece que na puncionadeira original o eixo Z não se movimenta para cima ou para baixo.

Talvez, tendo um eixo Z funcionando como as nossas CNC a puncionadeira não precisasse parar nessas trocas. toda punci....(Pô Raranda, você não tem um nome menos complicado.. ?_1) seria levantada, mas aumentaria os custo da máquina.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #25 Online: 15/09/14 - 22:30 »

Offline Matheus AR

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 52
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #26 Online: 16/09/14 - 02:28 »
Bom dia Raranda, não sei se vai te ajudar com seu projeto, mas de uma olhada neste link Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa sorte com o projeto :ok:

Clube CNC Brasil

Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #26 Online: 16/09/14 - 02:28 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #27 Online: 16/09/14 - 07:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu tenho umas ideias de gerico aqui e gostaria muito de por em pratica, mas lamento pois não tenho como me comprometer com isto agora, se eu fizer isto vou cair no de sempre, te deixar na mão.
Boas meu nobre amigo Mac.

Não liga não, "gericos", somos todos nós, a diferença é que alguns como nós, não tem vergonha de dizer. rsrsrs

Eu entendo perfeitamente o que é uma reforma, mas se precisar de um canto para se alojar, é só gritar, que aqui em casa a "casinha do meu cachorro" está desocupada. rsrsrsrsr

Brincadeiras á parte, minha intenção mesmo é "sugar" um pouco do seu conhecimento técnico eletrônico, assim você vai me dizendo como fazer e eu vou tentando por aqui, quando terminar, terei uma para mim e outra para te agraciar.

Seu trabalho será apenas me escutar e tentar fazer eu entender como se faz. srsrsr

Mas vamos nos falando e assim acrescentando mais conhecimento para todos nós.

Do mais, fico a sua inteira disposição sempre.

Abração.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #27 Online: 16/09/14 - 07:39 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #28 Online: 16/09/14 - 07:42 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu acho que tu já pensou nisto mas da uma zoiada em outra ideiota que tive ... com potenciômetro da p/ testar, mas o ideal é um PWM com TIP122 no controle ... vai dar mais potencia e precisão.
Pois é nobre Mac.

Também já tive essa "ideiota", só que usando o motor de uma tupia e um dimmer (industrializado), visto que para mim é muito mais fácil pegar uma solução pronta do que tentar implementar uma (a não ser que você me dê os passos. rsrsrsr).

Mas é uma solução que será implementada, caso todas as outras não deem certo.

Valeu mesmo pelas ajudas e pelas orientações.

Vamos nos falando.

Abração.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #28 Online: 16/09/14 - 07:42 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #29 Online: 16/09/14 - 07:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu acho que a puncionadeira propriamente dito pode ser feita de inúmeras formas. Mas o pulo do gato está em usar em uma CNC no lugar do Spindle e fazer a puncionadeira parar quando tiver que mudar para outra letra. Me parece que na puncionadeira original o eixo Z não se movimenta para cima ou para baixo.
Talvez, tendo um eixo Z funcionando como as nossas CNC a puncionadeira não precisasse parar nessas trocas. toda punci....(Pô Raranda, você não tem um nome menos complicado.. ?_1) seria levantada, mas aumentaria os custo da máquina.
Grande amigo Edson.

Que bom "ouvir" suas palavras neste post.

Então, o amigo que citei, usa a puncionadeira dele exatamente na CNC, para gravar em superfícies que não são exatamente planas.

Assim, ele consegue alcançar toda a superfície sem maiores problemas, o que não acontece quando se usa um spindle tradicional.

Foi ai que nasceu a minha vontade de fazer uma.

O eixo Z, se movimenta normalmente, a diferença é que por estar puncionando para baixo e par cima, a ponta, mesmo estando em um local mais "algo", não quebra, apenas "marca" um pouco mais o material.

Acho que é isso.

Do mais, fico a sua disposição meu nobre amigo.

Abraços.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #29 Online: 16/09/14 - 07:46 »

 

SiteLock