Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: CNC hibrida Router e Laser.  (Lida 5471 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Cristianodems

  • Cristiano
  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 163
  • Total Likes: +37/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vivendo, apanhando e aprendendo.
  • Sexo: Masculino
CNC hibrida Router e Laser.
« Online: 01/08/14 - 14:41 »
Nobres Senhores e Senhoritas,

Estou a ponto de fazer um upgrade na máquina fiz e gostaria de diferentes opniões a respeito.

Decidi adicionar um laser tornando-a um máquina hibrida pois farei uso do laser e da fresa mas em momentos diferentes, pensando assim vieram algumas dúvidas e pensamentos são eles:

1 - Considerando a velocidade de 2200mm/min de trabalho atual da máquina terei que diminuir e muito a potencia do laser de 90w que ainda vou adiquirir, isso vai aumentar a vida útil do tubo e/ou a fonte? ou seria melhor comprar um tubo de menor potencia?

2 - Não pretendo mudar o sistema de tração que é de fuso de esferas Ø20mm e passo 5 com motores 19kgf sem redução, pois consegui uma excelente precisão, nesta velocidade de 2200mm/min conseguiria cortar mdf e acrilico sem queimar ou deformar o material?

3 - Tive a ideia de fazer uma colméia de chapa de aluminio para incendiar a mesa de sacrificio, alguem já teve alguma experiencia no assunto?


A máquina tem área util de 1200 x 1000 x 300 e o suporte do tubo vai ficar no limite superior de Y e com uma verdadeira armadura para proteção.

Abaixo foto dita cuja.


« Última modificação: 01/08/14 - 14:43 por Cristianodems »

Clube CNC Brasil

CNC hibrida Router e Laser.
« Online: 01/08/14 - 14:41 »

Offline Cristianodems

  • Cristiano
  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 163
  • Total Likes: +37/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vivendo, apanhando e aprendendo.
  • Sexo: Masculino
Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #1 Online: 01/08/14 - 14:44 »
Foto.

Clube CNC Brasil

Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #1 Online: 01/08/14 - 14:44 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #2 Online: 01/08/14 - 15:20 »
Cristiano,

Rapaz, já tive uma router e hoje tenho uma laser...
Você tem alguma experiência com laser?
Faço esta pergunta por diversos motivos, principalmente porque com a router você trabalha com ela até mesmo de cabeça pra baixo, inclinada, etc. Já com a laser a coisa é um pouco mais complicada. O piso tem que estar bem nivelado, a máquina tem que estar nivelada, o tubo laser tem que estar nivelado, a área de trabalho tem que estar nivelada. Dai vem a questão do alinhamento do laser que são outros 500.
E um detalhe mais importante, a poeira da router vai fazer você ter que limpar a lente e os espelhos da laser quase que todos os dias, a minha fica em local 100% fechado, não há poeira e toda semana faço a limpeza, levo quase que um dia inteiro limpando. Não que a sujeira seja difícil de remover, mas a fumaça do MDF deixa tudo amarelado, desde os perfil de alumínio que ficam na mesa até os vidros da janela aqui do cômodo que ela está instalada. Olha que a máquina trabalha fechada e o sistema de exaustão é muito bom, além do exaustor trabalhar a 3 mts acima da máquina e a chaminé fica a 6 metros de altura do motor (caso pegue a fumaça do cigarro e deixe na entrada do exaustor na máquina, a própria pressão, sem o motor estar ligado, 'suga' a fumaça), com tudo isso ainda tenho que fazer uma boa limpeza toda semana.
Falei sobre algumas coisas, outra que também é de grande importância, seria o compressor que fica na caneta do laser e o chiller pra refrigerar o tubo laser.

Mas dê uma olhada aqui no fórum, acredito que outras pessoas poderão colaborar com mais informações.

abs
« Última modificação: 01/08/14 - 15:22 por paschoal »
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #2 Online: 01/08/14 - 15:20 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #3 Online: 01/08/14 - 15:24 »
Ah! Parabéns, você é muito caprichoso com suas coisas!
Gostei da arrumação, tudo certinho e no lugar!

 :ok: :ok: :ok:
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #3 Online: 01/08/14 - 15:24 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #4 Online: 01/08/14 - 15:27 »
Essa idéia também me atrai, Cristiano !
Se bem que eu pessoalmente tentaria colocar o tubo separado da máquina, usando espelhos para dirigir o feixe.
Isso evitaria problemas com a vibração no tubo de laser, e creio que dessa forma seria possível manter o tubo de laser selado em uma caixa, para não receber sujeira, e só abriria o orifício de saída da luz quando fosse realmente usar o laser.

Clube CNC Brasil

Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #4 Online: 01/08/14 - 15:27 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #5 Online: 01/08/14 - 15:34 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Essa idéia também me atrai, Cristiano !
Se bem que eu pessoalmente tentaria colocar o tubo separado da máquina, usando espelhos para dirigir o feixe.
Isso evitaria problemas com a vibração no tubo de laser, e creio que dessa forma seria possível manter o tubo de laser selado em uma caixa, para não receber sujeira, e só abriria o orifício de saída da luz quando fosse realmente usar o laser.

Claudio,

O problema de sujeira não seria no tubo laser, seria nos espelhos e na lente que fica dentro da caneta.
Acho que os 'solavancos' da router já desalinharia os espelhos e a mesa.
Faz o seguinte, o Edvaldo fabrica cnc e acredito que poderá enriquecer mais o papo, manda uma MP pra ele e com certeza, mesmo sendo fabricante, ele vai colocar com bastante propriedade as vantagens e desvantagens. Depois basta colocar na balança todas as informações...

abs
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #5 Online: 01/08/14 - 15:34 »

Offline Cristianodems

  • Cristiano
  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 163
  • Total Likes: +37/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vivendo, apanhando e aprendendo.
  • Sexo: Masculino
Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #6 Online: 01/08/14 - 16:03 »
Bem pessoal pelo visto o assunto vai render....

Ao amigo Paschoal digo que não tenho experiencia prática com laser mas aprendi bastante com o Sr. José Ricardo o qual sou muito grato  ?_6
Como o foco da fresa não é corte de madeira e mdf não tenho tanto pó e tenho em mente alternativas para burlar o efeito dele nos espelhos e lentes. Já trabalhei com elétrica industrial e desenvolver e colocar sensores no conjunto fica um pouco facil para mim e acredite o exaustor que vou colocar vai deixar a gente até com falta de ar. Rsrsrs.

Ao Claudiorfernandes realmente vou aderir a sujestão de colocar o tubo fora da máquina e já que a máquina está praticamente chumbada no chão ela não vai mexer nada.

O Sr. Edvaldo já está me enviou orçamento do tubo e fonte vou correr atras de um regulador de potencia, se alguem tiver algo que atende vamos conversar.

Se tudo der certo até o fim do mês o laser já estará na ativa. Já comprei conjunto de espelhos, lentes, suporte e caneta via Fedex acredito que chege até dia 20. O tubo, o chiller e a fonte vou para SP na terceira semana deste mês pra buscar.

Vamos ver o que os mais experiente já viveram e de outro lado eu vou  ?_11.

Clube CNC Brasil

Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #6 Online: 01/08/14 - 16:03 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #7 Online: 01/08/14 - 16:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bem pessoal pelo visto o assunto vai render....

Ao amigo Paschoal digo que não tenho experiencia prática com laser mas aprendi bastante com o Sr. José Ricardo o qual sou muito grato  ?_6
Como o foco da fresa não é corte de madeira e mdf não tenho tanto pó e tenho em mente alternativas para burlar o efeito dele nos espelhos e lentes. Já trabalhei com elétrica industrial e desenvolver e colocar sensores no conjunto fica um pouco facil para mim e acredite o exaustor que vou colocar vai deixar a gente até com falta de ar. Rsrsrs.

Ao Claudiorfernandes realmente vou aderir a sujestão de colocar o tubo fora da máquina e já que a máquina está praticamente chumbada no chão ela não vai mexer nada.

O Sr. Edvaldo já está me enviou orçamento do tubo e fonte vou correr atras de um regulador de potencia, se alguem tiver algo que atende vamos conversar.

Se tudo der certo até o fim do mês o laser já estará na ativa. Já comprei conjunto de espelhos, lentes, suporte e caneta via Fedex acredito que chege até dia 20. O tubo, o chiller e a fonte vou para SP na terceira semana deste mês pra buscar.

Vamos ver o que os mais experiente já viveram e de outro lado eu vou  ?_11.

Ok Cristiano!

Caso esteja indo na empresa do Edvaldo, peça pra dar uma olhada na laser, veja como funciona, pergunta sobre alinhamentos, etc.
Estive por lá no final de abril.

Boa sorte e torço pelo sucesso!

abs
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #7 Online: 01/08/14 - 16:14 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #8 Online: 25/08/14 - 09:13 »
Olá meu amigo! Bom dia!!!

Como anda o projeto?

abs
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #8 Online: 25/08/14 - 09:13 »

Offline Cristianodems

  • Cristiano
  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 163
  • Total Likes: +37/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vivendo, apanhando e aprendendo.
  • Sexo: Masculino
Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #9 Online: 26/08/14 - 09:37 »
Andei me atualizando no sistema de laser e as idéias melhoraram, já estou com o tubo de 80W e tambem a fonte, supostamente chega na sexta-feira o bico de corte e a lente. Comprei tambem uma bomba de aquario de 400L/H vou colocar dois fluxostatos em serie par previnir. Já o restante da ótica vou fazer na router mesmo e logo logo mando as fotos dos suportes.

Clube CNC Brasil

Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #9 Online: 26/08/14 - 09:37 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #10 Online: 26/08/14 - 09:49 »
E não esqueça de comprar os extintores....

Clube CNC Brasil

Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #10 Online: 26/08/14 - 09:49 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #11 Online: 26/08/14 - 09:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Andei me atualizando no sistema de laser e as idéias melhoraram, já estou com o tubo de 80W e tambem a fonte, supostamente chega na sexta-feira o bico de corte e a lente. Comprei tambem uma bomba de aquario de 400L/H vou colocar dois fluxostatos em serie par previnir. Já o restante da ótica vou fazer na router mesmo e logo logo mando as fotos dos suportes.

Opa! Beleza meu nobre!!!
Depois dê uma olhada no projeto do chiller que o Robson Carimbos está fazendo... Você pode pegar umas ideias do projeto dele...
Abração!
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #11 Online: 26/08/14 - 09:49 »

Offline Cristianodems

  • Cristiano
  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 163
  • Total Likes: +37/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vivendo, apanhando e aprendendo.
  • Sexo: Masculino
Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #12 Online: 26/08/14 - 10:35 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
E não esqueça de comprar os extintores....

Com toda certeza... Vou carregar uma de CO2 também está semana.  e nunca nunca nunca deixar ela trabalhando sozinha, vou ser promovido a supervisor de CNC tempo integral.

Clube CNC Brasil

Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #12 Online: 26/08/14 - 10:35 »

Offline João Luiz

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 169
  • Total Likes: +26/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #13 Online: 26/08/14 - 15:33 »
Cristiano, tb tenho interesse neste projeto, mas não sei nada de laser, se puder me ajudar, agradeço
´´Somos algo rumo ao desconhecido, ao infinito, a incerteza´´

Clube CNC Brasil

Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #13 Online: 26/08/14 - 15:33 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #14 Online: 26/08/14 - 20:00 »
Conheci um pessoal que comercializava o kit laser para router, quando tinha router entrei em contato e os próprios me demoveram da ideia.
Vc teria que ter uma estrutura muito mais robusta  para começar. A Laser para fazer gravação precisa de velocidade por exemplo ou vc vai desgraçar o seu desenho e velocidade = movimento = vibração. Resumindo a estrutura da sua máquina não vai suportar.


Tem muitos fatores a mais, mas isso é mais ou menos gasolina com solvente,  pode até funcionar mas vc provavelmente não terá um bom resultado .
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:CNC hibrida Router e Laser.
« Resposta #14 Online: 26/08/14 - 20:00 »

 

SiteLock