Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: "Vamos construir juntos?" Peço colaboração de todos!  (Lida 2655 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline _Dinho_

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Bom primeiramente bom dia!!

Sou novo no fórum, onde ouvi mtos elogios do msm.

Vou falar um pouco sobre mim...Meu nome é Conrado, tenho 19 anos, trabalho de estagiário na empresa TAVEX, sou estudante da Fatec Tatuí no curso de automação industrial e estou no 5º semestre.

Bem, meu projeto de graduação é uma maquina de plottagem e corrosão de placas de circuito impresso! Onde o processo suponho q todos estão a parte, até mais do q eu hehehe.

Posso dizer q tenho conhecimentos em mecânica, pois sou técnico em mecânica e meu projeto foi um torno CNC com torre de 5 ferramentas.

Gostaria da ajuda de todos, pois acho que isso servirá de aprendizagem a todos, principalmente a mim!

Desde já agradeço a colaboração de todos.

Clube CNC Brasil


Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:"Vamos construir juntos?" Peço colaboração de todos!
« Resposta #1 Online: 07/09/11 - 23:26 »
Olá Dinho. Aos 62 anos fico emocionado quando tomo conhecimento de um jovem como vc estar realizando projetos complexos como o que asseverou. Meu sonho foi ser engenheiro eletro-mecanico, mas algumas adversidades da longa vida não me permitiu. E a elas agreguei alguns adjetivos - malandragem, pregui''ca, vagabundagem, etc. Tudo nos idos tempos. Hoje já há 34 anos tenho como HOBY o Direito cujas chuteiras já estou dependurando. Mas tenho um atelier gostoso. E vou tentar te ajudar com o que descobrir. Parabéns. JCS

Clube CNC Brasil

Re:"Vamos construir juntos?" Peço colaboração de todos!
« Resposta #1 Online: 07/09/11 - 23:26 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:"Vamos construir juntos?" Peço colaboração de todos!
« Resposta #2 Online: 08/09/11 - 00:42 »
Dinho,
Seja bem vindo e tem todo o meu apoio na sua empreitada ... ando sem tempo, mas no que eu puder ajudar é só gritar ...  ;D ...   ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:"Vamos construir juntos?" Peço colaboração de todos!
« Resposta #2 Online: 08/09/11 - 00:42 »

Offline _Dinho_

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:"Vamos construir juntos?" Peço colaboração de todos!
« Resposta #3 Online: 11/09/11 - 08:59 »
Bom dia a todos ... Continuando o projeto, descobri q na faculdade tem uma antiga fresadora CNC onde utilizava servo motor, encoders e tbm pneumatica. Pretendo Utilizar essa maquina para desenvolver minha plotter, onde estarei substituindo os servos motores por motores de passo.

Vou desenhar a maquina no solidworks e irei tirar fotos da maquina, onde estarei postando aqui no fórum para vcs!

Uma duvida...tem como importar desenhos do Eagle para linguagem CNC?

Obrigado e bom domingão para vcs!!

Clube CNC Brasil

Re:"Vamos construir juntos?" Peço colaboração de todos!
« Resposta #3 Online: 11/09/11 - 08:59 »

Offline LeandroPaulo30

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 40
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:"Vamos construir juntos?" Peço colaboração de todos!
« Resposta #4 Online: 05/01/12 - 20:11 »
Ola.
Posso estar falando besteira, mas a meu ver, após algumas  horas de pesquisa a respeito do assunto "router cnc", tenho o conceito de  que os servo-motores são superiores com relação ao s motores de passo, por tanto seria um equivocada a substituição dos mesmo. Levando em conta que a maquina a qual se referiu ainda possua os drivers e placa de comando.

Clube CNC Brasil

Re:"Vamos construir juntos?" Peço colaboração de todos!
« Resposta #4 Online: 05/01/12 - 20:11 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:"Vamos construir juntos?" Peço colaboração de todos!
« Resposta #5 Online: 05/01/12 - 20:41 »
Leandro,

Desculpe mas não ficou claro - pelo menos não para mim quando voce afirma que os servos seriam superiores mas que seria um equivoco fazer a troca por motores de passo?

Eu tenho trabalhado ultimamente muito com servoacionamentos e creio que posso afirmar com certa propriedade que em muitos casos o emprego de servos são plenamente viáveis ainda mais que seus preços vem caindo drásticamente, e sem mencionar que o desempenho na maioria dos casos é muito superior o que já é um forte motivo para seu uso.

Claro - não descarto por completo o uso de motores de passo, pois são simples de usar e são muito confiáveis, e apenas precisamos entender e respeitar suas limitações naturais.

Outro ponto que deve ser lembrado - os motores de passo encontrados no nosso mercado são dos mais simples e comuns e portanto seus desempenhos são mediocres (leia-se normais ou com nada de especial) e claro quando se fala em desempenho há o outro lado, pois sabemos que boas parcela do que podemos esperar  se deve aos drives de mercado, e acredito que alguns drives chegaram nos seus limites e alcançaram o que há de ótimo em termos de controle e eficiencia, mas eles não fazem melhor por causa dos motores e ponto.

Esta lacuna está sendo preenchida mais e mais pelos servos - rápidos, eficientes, muito confiáveis e cada vez mais baratos...

Como disse, não dispenso os motores de passo (dependendo da aplicação, função e necessidade), mas se puder, uso sem medo os servos...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:"Vamos construir juntos?" Peço colaboração de todos!
« Resposta #5 Online: 05/01/12 - 20:41 »

Offline Rodney

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 119
  • Total Likes: +14/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Rodney - Minas Gerais - Ribeirão das neves
  • Sexo: Masculino
Re:"Vamos construir juntos?" Peço colaboração de todos!
« Resposta #6 Online: 07/01/12 - 10:02 »
Gostaria muito de fazer um torno cnc com motor de passo so para madeiras.

Clube CNC Brasil

Re:"Vamos construir juntos?" Peço colaboração de todos!
« Resposta #6 Online: 07/01/12 - 10:02 »

Offline peteca1

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:"Vamos construir juntos?" Peço colaboração de todos!
« Resposta #7 Online: 07/01/12 - 10:10 »
estou a disposição mas terei que aprender junto tb, mas vontade não falta

Clube CNC Brasil

Re:"Vamos construir juntos?" Peço colaboração de todos!
« Resposta #7 Online: 07/01/12 - 10:10 »

Offline LeandroPaulo30

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 40
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:"Vamos construir juntos?" Peço colaboração de todos!
« Resposta #8 Online: 10/01/12 - 20:55 »
Ola pessoal.
Quando eu mencionei que seria um equivoco substituir os motores, me referi  a trocar os servo-motores que ja  fazem parte da maquina por meros e simples motores de passo.
E concordo com sua conclusão caro colega Fgilli.

O único inconveniente  do servo é realmente o auto valor de venda, fora isto é o melhor equipamento, mais durável, confiável ,constante entre outros...

Clube CNC Brasil

Re:"Vamos construir juntos?" Peço colaboração de todos!
« Resposta #8 Online: 10/01/12 - 20:55 »

 

SiteLock