Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: dúvida  (Lida 2217 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Manel

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
dúvida
« Online: 15/09/11 - 15:38 »
Tô tentando fazer o projeto andar mas o tempo  parece jogar contra.
Uma dúvida. será que eu posso utilizar como guia haste trefiladas de 1/2", as dimensões da máquina são pequenas, talvez uma mesa de 500x300?

Clube CNC Brasil

dúvida
« Online: 15/09/11 - 15:38 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:dúvida
« Resposta #1 Online: 16/09/11 - 01:44 »
Oi Manel,
Eu acho, dentro do meu humilde conhecimento, uma barra de 1/2 polegada meio fininha demais pra isto que voce quer...
Sei lá, se voce talvez a tracionasse nas pontas com uma porca talvez ela não flambasse.. mas porque não usar uma de um diâmetro maior?
Coloca logo uma de uma polegada.. o valor nao é tão diferente assim e pelo menos voce se garante que não vai ter problemas.. mesmo sendo uma máquina de pequeno porte, eu prefiriria errar pra mais que pra menos.. rs...

O fator cagaço aí faz a diferença.. rs..   

Isto no caso de usinagens, claro.. se for pra trabalhinhos leves, tipo confecção de placas de circuitos impressos ou algo assim que não vá forçar o conjunto, deve funcionar sim...

Os colegas que tem mais experiência podem dar alguma sugestão diferente, mas se pretende fazer algum tipo de usinagem mais "agressiva", então creio que 1/2 polegada pode dar problemas quando voce exigir um pouco mais da estrutura...

Abraços e boa sorte aí com o projeto,

Edu Lopes
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:dúvida
« Resposta #1 Online: 16/09/11 - 01:44 »

Offline Manel

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:dúvida
« Resposta #2 Online: 16/09/11 - 10:23 »

Muito obrigado pela resposta.

Na verdade a máquina é só um projeto inicial, e eu tenho acesso fácil a essas barras. Talvez vc. pudesse me falar sobre o uso do trefilado, pelo que eu sei ele é bem preciso dimensionalmente por isso valeria o teste.

Mais uma vez obrigado e um abraço

Clube CNC Brasil

Re:dúvida
« Resposta #2 Online: 16/09/11 - 10:23 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:dúvida
« Resposta #3 Online: 16/09/11 - 23:40 »
Bom Manel.. se é apenas testes, então vale a pena sim.. usa esta barra trefilada, uns motores de impressora e monta uma maquininha de baixo custo.. daí voce já tem um primeiro contato com a tecnologia, vai aprender um montão com isto e daí parte pra coisa mais séria..
Acho que se é tua primeira empreitada nesta área, é assim mesmo que tem que começar..
Manda ver....
Um dos problemas que vejo com estas barras trefiladas é que elas são macias se não forem tratadas e com o tempo a carreira de esferas dos rolamentos lineares vão criando sulcos sobre a barra..  as esferas são de aço muito mais duro que a barra trefilada e a desgasta... mas isto é com um certo tempo de uso.. dá pra voce ir aprendendo enquanto isto...

O ideal seria guias lineares industrializadas.. elas são de aço muito duro e aguentam o tranco.. as esferas não conseguem danificá-las, pois são de durezas semelhantes, mas são caras estas guias..   

Pra início de brincadeira isto que voce tá pensando vai funcionar direitinho...

Uma idéia pra diminuir o atrito das esferas seria usar buchas de nylon ou algo similar.. existem alguns materiais com muito baixo índice de atrito que talvez, para estas barras fossem ideais..  não me lembro agora o nome destes materiais mas parece que seria o ideal pra voce...

Compraria um tarugo e mandaria usinar de acordo com o diâmetro de tuas barras...

Algum outro colega talvez possa sugerir nomes de materiais que fossem adequados...

Abração e boa sorte aí.. e não esquece de postar umas fotinhas dela, assim que estiver mais avançado o projeto..

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:dúvida
« Resposta #3 Online: 16/09/11 - 23:40 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:dúvida
« Resposta #4 Online: 17/09/11 - 22:01 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Um dos problemas que vejo com estas barras trefiladas é que elas são macias se não forem tratadas e com o tempo a carreira de esferas dos rolamentos lineares vão criando sulcos sobre a barra..  as esferas são de aço muito mais duro que a barra trefilada e a desgasta... mas isto é com um certo tempo de uso.. dá pra voce ir aprendendo enquanto isto...

Bom inicio,ou como voce mesmo disse,buchas de polimero industrial,o que tenho na mão pra contribuir é esse link,ja usei e é muito bom:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tem todas as medidas usadas,e o pessoal é muito atencioso,não sei os custos hoje como estão,mas vale um orçamento...

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:dúvida
« Resposta #4 Online: 17/09/11 - 22:01 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:dúvida
« Resposta #5 Online: 17/09/11 - 23:58 »
Oi Manel,
Aqui vai o link do blog do Mauricio, com muitas idéias bacanas sobre montagem de CNCs simples e funcionais.. e o melhor, Feito em Casa.. rs..
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:dúvida
« Resposta #5 Online: 17/09/11 - 23:58 »

Offline Manel

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:dúvida
« Resposta #6 Online: 24/09/11 - 14:23 »
Obrigado pessoal pela ajuda 1

Clube CNC Brasil

Re:dúvida
« Resposta #6 Online: 24/09/11 - 14:23 »

 

SiteLock