Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Driver Tb6600 queimando  (Lida 1185 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Driver Tb6600 queimando
« Online: 05/09/18 - 20:54 »
Pessoal, minha CNC usa drivers TB6600 de 5A, geralmente deixo eles com 4.2A. Bom o que acontece... não tenho sensores de fim de curso instalados nesta maquina.... mas antes podia chegar até o limite da mesa e mesmo que encostasse no final do curso nada acontecia apenas escutava o impacto e o motor forçando ( deixo claro que não exagero neste momento ) apenas encostava e pronto.
Bom,agora somente no eixo Y.... se eu chegar até o fim e deixar encostar mesmo que por milésimos queima o Chip Toshiba do driver e os resistores, chega no final e ja era para ambos os lados o que me faz ter o maximo cuidado para evitar. A solução basica seria colocar fim de curso pelo menos neste eixo.
Mas pergunto antes quando comprei a maquina fazia isso por diversas vezes por mais de 2 anos nunca queimou driver.
Os drivers que vieram nela apesar de ser a mesma marca, dentro, é notavel que são diferentes... os que vieram na maquina tem uma ponte de retificadores, usa um capacitor maior , os que comprei depois parecem não ter essa ponte e usa capacitor menor creio que isso seja a diferença que me dava algum tempo de proteção ou não tem nada a ver.
Mas enfim o que vc´s fazem para proteger os drivers neste caso, isso caso alguem tenha o mesmo problema que eu....

detalhe que minha CNC é daquelas parrudas 1000x1000 mas eixos de 20mm motores de 40KG etc...

obrigado desde já por qualquer ajuda

« Última modificação: 05/09/18 - 21:23 por alexgt »

Clube CNC Brasil

Driver Tb6600 queimando
« Online: 05/09/18 - 20:54 »

Offline RDS

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 189
  • Total Likes: +23/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Driver Tb6600 queimando
« Resposta #1 Online: 06/09/18 - 08:41 »
Bom dia.
Qual a fonte de alimentação esta usando(tensão e corrente) ?
Mesmo assim por vc usar motores nema 34(correto ?) acredito que esta trabalhando muito próximo do limite, já que eles são projetados para uso hobby e motores menores que o seu.
O que te recomendo é , ou abaixa a tensão e corrente ou passa logo para drivers industriais de 7,8A.
Espero ter ajudado.
Att.:Reinaldo de Souza

Clube CNC Brasil

Re:Driver Tb6600 queimando
« Resposta #1 Online: 06/09/18 - 08:41 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Driver Tb6600 queimando
« Resposta #2 Online: 06/09/18 - 09:49 »
é a fonte é de 24v,  pelo modelo da fonte deve ter entre 300 a 400 watts , não vi maiores detalhes pois o cara que montou retirou a etiqueta da fonte provavelmente. Sim são nema 34, mas o estranho é que se chego no final do eixo X tudo bem ( que usa o mesmo motor ).... no final do Z ok,,, mas toda vez que o Y encosta em um dos limites de area driver queima.
estou pensando em comprar drivers mais caros... mas e o medo de depois encostar no limite da mesa e queimar um driver caro da mesma forma de um barato...ai eu me mato rs
o que me intriga é que trabalhou mais de 2 anos sem problemas....

mas valeu a dica

Clube CNC Brasil

Re:Driver Tb6600 queimando
« Resposta #2 Online: 06/09/18 - 09:49 »

 

SiteLock