Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: CNC parando o movimento no meio  (Lida 1469 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline tcruzdias76

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
CNC parando o movimento no meio
« Online: 04/07/23 - 10:02 »
Bom dia pessoal

Estou com um problema na minha CNC caseira e gostaria de uma ajuda se possível. Fiz a minha CNC com meu pai, baseado nos vídeos de um canal do youtube (Atividade Maker), com uma Arduino UNO, CNC Shield, drivers A4988 e motores de passo NEMA23 13 Kgf.

Nesse fim de semana, dias 1 e 2 de julho, consegui usa-la normalmente, com alguns problemas de comunicação, mas bastava eu resetar ela que voltava. Minha ideia era solucionar estes problemas ontem dia 03/07. Porém ontem, ela começou a apresentar um problema que não havia acontecido ainda.

Quando mandava um comando para se mover X cm no eixo X ou Y, em algum momento aleatório no movimento ela parava. No console do software (utilizei o UGS e depois o candle) não constava nenhuma mensagem de erro, apenas que ainda estava rodando o meu comando, porém com a posição atual sem sofrer alteração.

Já tentei refazer a conexão dos motores com os drivers (soldei direto os fios dos motores nas barras de pinos dos drivers), já troquei o cabo USB do arduino com o PC (utilizo um que tem um ferrite), porém nada me adiantou, alguém teria alguma sugestão do que posso fazer? Quaisquer informação necessária a mais podem pedir, preciso resolver este problema logo.

Clube CNC Brasil

CNC parando o movimento no meio
« Online: 04/07/23 - 10:02 »

Offline tcruzdias76

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:CNC parando o movimento no meio
« Resposta #1 Online: 05/07/23 - 07:32 »
Bom dia

Ontem acredito que resolvi o problema, rodei ela por umas 2 horas e não deu mais problema. Fiz duas coisas, troquei o arduino, ainda colocando um arduino uno, mas um original, e diminui a corrente dos motores pelos drivers a4988 (estava por volta de 1.4A, alterei para 0.75A). Não sei ao certo qual das duas coisas resolveu o meu problema, talvez as duas juntas kkkkkk, mas fica ai o registro pra quem tiver passando por um problema similar

Clube CNC Brasil

Re:CNC parando o movimento no meio
« Resposta #1 Online: 05/07/23 - 07:32 »

 

SiteLock