Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Calibragem Vitor Ciola - TekMOV  (Lida 5715 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline felipe.gagliano

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Calibragem Vitor Ciola - TekMOV
« Online: 19/09/23 - 14:43 »
Olá pessoal,
Aqui na empresa temos 3 Vitor Ciola Sculptor 1011 mais antigas, de 2006, que utilizam o TekMOV.
Uma delas está apresentando um erro de deslocamento de 0.25mm nos eixos X e Y, parece pouco mas aqui usamos ferramentas de até 0.35mm, então é um erro de mais de 1/2 ferramenta, suficiente para "matar" a peça.
Fiz uma verificação de folga mecânica e, como está tudo certo, gostaria de aferir a calibragem.
Alguém pode me dar uma orientação de como fazer esse procedimento?

Clube CNC Brasil

Calibragem Vitor Ciola - TekMOV
« Online: 19/09/23 - 14:43 »

Offline caveira

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 41
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Calibragem Vitor Ciola - TekMOV
« Resposta #1 Online: 12/10/23 - 18:51 »
não sei posso ajudar em algo... pois só ativei 1
ja fiz funcionar uma dessas que ficou parada alguns anos Scriba.
no geral ela depende muito do computador para transferência de arquivo gcode e configurações.

mecanica boa, mas elétrica achei muito "fechado" não é padronizada!!

enfim, sobre o teu problema.. esses 0,25mm, visualmente não tem como perceber, precisa de um relógio comparador para verificar. com a máquina desligada coloca num dos sentidos X ou Y, e movimente um tiquinho com a mão pela polia do motor e se o relogio não mover, pode estar folga na parte mecânica. Se é por cremalheira pode verificar a tensão da engrenagem sobre a cremalheira.

não lembro de ter visto nas configurações se tem como adicionar a folga (blackash). se tiver coloque os 0,25mm 

Clube CNC Brasil

Re:Calibragem Vitor Ciola - TekMOV
« Resposta #1 Online: 12/10/23 - 18:51 »

 

SiteLock