Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Cnc Driner  (Lida 7606 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Driner
« Resposta #15 Online: 12/03/12 - 06:27 »
Intrigante esse problema. Coloque um arquivo de exemplo e o pessoal testa nas suas máquina prá ver se o problema é de soft ou mecanico seu mesmmo. Quaanto ao eixo Z, meça 10 cristas de onda prá ver se é passo 5 exato.
abraço
« Última modificação: 12/03/12 - 06:29 por john »
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Driner
« Resposta #15 Online: 12/03/12 - 06:27 »

Offline minilathe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 80
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Driner
« Resposta #16 Online: 12/03/12 - 07:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O eixo onde esta enrolado o cabo da 19,5mm então a circunferencia da 61.26106 mm tenho redução de polias 60  dentes e 12 dentes da 1:5

61.26106 divido por 5 igual a 12,252212 esse seria o passo, a placa do trabalhando com ela a meio passo da 400 ppm ....


Para cada volta do motor há um deslocamento de 12,252212 mm. Então, cada passo do motor deslocará 12,252212 / 400 = 0,03063052785 mm, certo??

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Driner
« Resposta #16 Online: 12/03/12 - 07:17 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Cnc Driner
« Resposta #17 Online: 12/03/12 - 07:24 »
Deve estar havendo alguma variação nas contas porque voce esqueceu de considerar a espessura do cabo de aço...

Supondo que o cabo de aço tenha 3mm diametro, voce deve adicionar este valor na sua conta ou seja, 32,647 + 3mm = 35,647, bem mais perto do que foi encontrado usando o wizard de configuração do Mach3.

Ainda há uma variação de tamanho porque quando se calcula na teoria não se consideram fatores como elasticidade ou dificuldades no cabo de fazer curvas, então sempre haverá uma discrepância nos valores.

Use o que o wizard encontrou que estará bem melhor.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Driner
« Resposta #17 Online: 12/03/12 - 07:24 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Cnc Driner
« Resposta #18 Online: 12/03/12 - 07:32 »
Driner,

Dependendo da estrutura da máquina, é normal ter folgas que prejudiquem as dimensões dos serviços cortados porque há esforços muito dificeis de mensurar mas que fazem com que certas medidas saiam fora do esperado.

6 décimos está ótimo para a estrutura de máquina mostrada nas fotos - não espere algo muito melhor que isso... não me entenda mal, mas é inerente Ao tipo de construção, materiais empregados, modo construtivo, flexibilidade e outros fatores que fazem sua criatura perder medidas.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Driner
« Resposta #18 Online: 12/03/12 - 07:32 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Cnc Driner
« Resposta #19 Online: 12/03/12 - 07:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
  mais um detalhe no eixo Z tenho fuso passo 5 em configurado na placa em meio passo, no mach3 deveria ser 80 ppm mas para fase deslocamento certo tenho que por 83 ppm ta errado mas da  certo. 
Isso pode estar acontecendo porque a eletronica está trabalhando com sinais invertidos ou melhor - a eletronica espera reconhecer um passo quando o sinal vai para a borda em nivel baixo mas a lógica está em nivel alto (ou vice versa), então o motor sempre perde um passo quando se inicia um movimento - então se o Z faz um movimento para baixo e um movimento para cima, perde 2 passos.

Se o passo do fuso é de 5mm e são necessários 80 passos para deslocar 1mm, por causa dessa característica de perda de passo houve a necessidade de aumentar para 82 ou 83 passos / mm

Talvez isso esteja acontecendo inclusive no seus outros eixos com os erros de deslocamentos descritos mas mensagens anteriores...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Driner
« Resposta #19 Online: 12/03/12 - 07:43 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Driner
« Resposta #20 Online: 12/03/12 - 11:17 »
 Ola.

 
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Deve estar havendo alguma variação nas contas porque voce esqueceu de considerar a espessura do cabo de aço...

Use o que o wizard encontrou que estará bem melhor.


O diâmetro de 19,5 mm medi com o paquímetro onde  o cabo de aço esta enrolado o eixo mede 18 mm .

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Driner,

Dependendo da estrutura da máquina, é normal ter folgas que prejudiquem as dimensões dos serviços cortados porque há esforços muito dificeis de mensurar mas que fazem com que certas medidas saiam fora do esperado.

6 décimos está ótimo para a estrutura de máquina mostrada nas fotos - não espere algo muito melhor que isso... não me entenda mal, mas é inerente Ao tipo de construção, materiais empregados, modo construtivo, flexibilidade e outros fatores que fazem sua criatura perder medidas.

Bom ter este parâmetro ,unica maquina que vi trabalhando pessoalmente é essa que eu fiz , então não tenho comparativo somente as da internet,vou me conformar por um momento.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Isso pode estar acontecendo porque a eletronica está trabalhando com sinais invertidos ou melhor - a eletronica espera reconhecer um passo quando o sinal vai para a borda em nivel baixo mas a lógica está em nivel alto (ou vice versa), então o motor sempre perde um passo quando se inicia um movimento - então se o Z faz um movimento para baixo e um movimento para cima, perde 2 passos.

Talvez isso esteja acontecendo inclusive no seus outros eixos com os erros de deslocamentos descritos mas mensagens anteriores...

Esse tipo de sinal seria  problema na placa,tem alguma forma de verificar ?
 
 Um detalhe que aconteceu e havia esquecido de comentar antes ,semana passada deixei o drive ligado sem trabalhar por uns 20 minutos quanto voltei tinha queimado o motor do eixo z estava muito quente , não dava para segurar.

Fgilli obrigado .



Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Driner
« Resposta #20 Online: 12/03/12 - 11:17 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Driner
« Resposta #21 Online: 12/03/12 - 11:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
  Coloque um arquivo de exemplo e o pessoal testa nas suas máquina prá ver se o problema é de soft ou mecanico seu mesmmo. Quaanto ao eixo Z, meça 10 cristas de onda prá ver se é passo 5 exato.
abraço


E um quadrado 10x10 com encaixe de 3,2 .

Obrigado.
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Driner
« Resposta #21 Online: 12/03/12 - 11:19 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Driner
« Resposta #22 Online: 12/03/12 - 11:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Para cada volta do motor há um deslocamento de 12,252212 mm. Então, cada passo do motor deslocará 12,252212 / 400 = 0,03063052785 mm, certo??


 Minilathe obrigado pela atenção a conta deve ser ,mas não sei se é isso.
« Última modificação: 12/03/12 - 11:22 por driner »
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Driner
« Resposta #22 Online: 12/03/12 - 11:21 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Driner
« Resposta #23 Online: 12/03/12 - 13:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
E um quadrado 10x10 com encaixe de 3,2 .
Qual o diametro da ferramenta?
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Driner
« Resposta #23 Online: 12/03/12 - 13:16 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Cnc Driner
« Resposta #24 Online: 12/03/12 - 13:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Esse tipo de sinal seria  problema na placa,tem alguma forma de verificar ?

Não é um problema - é uma característica...

Uma forma simples de verificar seria fazer um movimento num eixo que tenha um deslocamento conhecido - por exemplo, no seu eixo "Z" que usa um fuso passo de 5mm sendo acionado por um motor direto em meio passo - sabemos que para deslocar 1mm o motor deverá dar uma volta copleta.

Então, voce pode por exemplo fazer uma marca no eixo e pedir ao software que desloque o eixo em 1 mm - faça diversos deslocamentos na mesma direção e observe a marca - se depois de algums movimentos perceber que a marca não pára no mesmo lugar, pode ser sinal que a lógica está invertida.

Se estiver usando o Mach3 para controle, vá no menu "Config > Ports & Pins" e na aba "Motor Outputs" marque a opção como é mostrada na figura abaixo.

Provavelmente a sua tela estará com um "X" vermelho, então coloque um "V" verde - se estiver com o V verde, inverta - coloque um X vermelho.

Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Driner
« Resposta #24 Online: 12/03/12 - 13:25 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Cnc Driner
« Resposta #25 Online: 12/03/12 - 13:35 »
Driner,

No seu desenho, usou uma ferramenta de 2mm diametro?
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Driner
« Resposta #25 Online: 12/03/12 - 13:35 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Driner
« Resposta #26 Online: 12/03/12 - 13:38 »
Sim 2mm raiada
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Driner
« Resposta #26 Online: 12/03/12 - 13:38 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Cnc Driner
« Resposta #27 Online: 12/03/12 - 14:34 »
À princípio o contorno externo está correto - ele tem 101 x 101mm, o que faz com que no final tenhas as dimensões desejadas (100 x 100 mm)

Já os cortes, o vertical está com 2mm de largura x 28mm de comprimento e está encostado na lateral enquando o outro corte está com 1mm x 28mm de comrimento e está distante 1mm da borda lateral.

Não sei qual foi a tecnologia usada para gerar o arquivo, mas me pareceu que está usinando sobre a linha (isso explica o tamanho do desenho acima mencionado), então creio que os cortes deveriam ter 1,2 mm de largura (não comento sobre o comprimento porque não sei.).

Cometí um desenho que espero seja parecido com o que voce pretende fazer - um quadrado de 100 x 100 com dois cortes de 3,2 x 28mm - veja se é isso que voce quer e veja como se comporta na sua máquina.

Fabio Gilii
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Driner
« Resposta #27 Online: 12/03/12 - 14:34 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Driner
« Resposta #28 Online: 13/03/12 - 00:33 »
Ola Gillii ,fiz alguns testes ,descobri um problema que deve ser em função do cabo de aço como o Senhor havia comentado de uma possível flexão realmente tem,nas extremidades da mesa faz o quadrado perfeito no centro da mesa fica 99x100.
 Usinei seu arquivo e corregi no Wizard por ele ,ficou 100x100 e o encaixe ficou 3x28 tanto o vertical com horizontal, também crie outro percurso do mesmo arquivo que o senhor postou com dois Pos diferentes um Gcode e outro Mach2 vou por eles em anexo ,ficou tamanho externo de 99x99 e os encaixes 3,4x28 ,depois que percebi o problema de flexão cortei os arquivos diferentes na mesma extremidade da maquina .

 Amanha vou fase o teste se a logica para ver se esta correta,e também  vou  fase testes com cabo de aço de espessuras diferentes.

Obrigado.
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Driner
« Resposta #28 Online: 13/03/12 - 00:33 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cnc Driner
« Resposta #29 Online: 13/03/12 - 22:18 »
Problema mecânico resolvido,o carretel do cabo de aço era uma barra rosqueada com passo 2,5 então rinha muito deslocamento lateral do cabo,para resolver isso torneei  forra a rosca deixei o eixo liso ficou bom,com diâmetro de 15 mm, faz corte igual em qualquer canto da mesa.

 So o problema das dimensão de desenho o arquivo que o Gilli postou fecha bem 10x10 encaixe 3,3,os gcodes que gero ficam  9x9 e encaixe 3,4 .
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:Cnc Driner
« Resposta #29 Online: 13/03/12 - 22:18 »

 

SiteLock