Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams  (Lida 6640 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline xlipe.fernandes

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Online: 16/10/12 - 13:33 »
Olá Senhores,
Depois de muito consultar este fórum(O melhor em assunto CNC), eu reuni os materiais necessário para iniciar a montagem da minha CNC. Estou usando como base o projeto de Geoff Williams com algumas adaptações.
Mas eu tenho alguma dúvidas, gostaria de saber se algum dos senhores pode me ajudar.

1º - No projeto Geoff Williams ele usa fuso em apenas um lado, será que isso não causa uma falta de paralelismo? Eu estou instalando dois fusos na minha, desta forma eu irei usar dois motores para o eixo X. Eu estou usando aquela placa de controle Chinesa TB6560 com saida para 04 motores. Posso usar 02 no eixo X 01 no Y e 01 no Z. Eu consigo configurar o Match3 para enviar pulsos iguais para o mesmo eixo?
Eu pretendo usar 02 motores de 9Kgf ou 01 de 18Kgf(Ja tenho) se usar polias com correias, mas eu não tenho idéia de como projetar este sisteminha de polias com correias para manipular os dois fusos no eixo X, vocês poderiam me dar alguma dica ou mostrar algum link para eu ter uma idéia inicial?

Segue algumas fotos. A Mecânica ainda não está totalmente pronta. Eu apenas juntei as partes que já estão prontas para terem uma idéia.

A Área útil é de:
X = 1000mm
Y = 800mm
Z = 100mm

Apesar de ela ser bem robusta, eu usarei principalmente para trabalhar com madeira(MDF) e acrílico.
Como podem ver os motores são pequenos e a barra roscada é de 8mm. Eu utilizei Metalom que eu tinha disponível, por isso ficou bem forte. Os pilow Blocks são de 30mm. Tentei dar uma pintura básica para ficar apresentável, mas , nada comparado a uma profissional.

Por favor dêem dicas pois é a minha primeira máquina, assim algumas coisas ficaram desproporcional, mas depois eu vou ajustando.

Desde já agradeço por tudo que aprendi mesmo sem me responderem.

Att

Clube CNC Brasil

Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Online: 16/10/12 - 13:33 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #1 Online: 16/10/12 - 14:45 »
Felipe,não quero te decepcionar,mas esses fusos são finos demais para o comprimento deles e da maquina.Seus pilows são de 30mm,então eu daria a sugestão de pelo menos barras roscadas M12 ou M16,o pessoal vai opinar tambem com certeza,acho até que sua maquina merece um fuso trapezoidal de 16mm no meio,assim usaria somente um motor para movimentar o portico.
Parabens,está ficando uma bela maquina.

Abraços

Mauro
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #1 Online: 16/10/12 - 14:45 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #2 Online: 16/10/12 - 20:07 »
Gostei do espirito da maquina,uma sugestão ficaria boa com cabo de aço no lugar de usar dois motores ,mas a sugestão do Pravato é bem mais pratica,mas manda bala com está,depois vai modificando a maquina e melhorando conforme sua necessidades  ..
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #2 Online: 16/10/12 - 20:07 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #3 Online: 17/10/12 - 06:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá Senhores,
....
A Área útil é de:
X = 1000mm
Y = 800mm
Z = 100mm
....
A maquina que estou usando tem área de 920x760, com só um fuso 16mm em X, para o serviço que faço (madeira/mdf/acrilico/acm/plasticos) tá mais do que bom.
abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #3 Online: 17/10/12 - 06:43 »

Offline xlipe.fernandes

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #4 Online: 17/10/12 - 09:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Felipe,não quero te decepcionar,mas esses fusos são finos demais para o comprimento deles e da maquina.Seus pilows são de 30mm,então eu daria a sugestão de pelo menos barras roscadas M12 ou M16,o pessoal vai opinar tambem com certeza,acho até que sua maquina merece um fuso trapezoidal de 16mm no meio,assim usaria somente um motor para movimentar o portico.
Parabens,está ficando uma bela maquina.

Abraços

Mauro

OK Pravato "Suspeitei desde o princípio", mas a questão é que eu ja tinha as buchas usinadas, a barra roscada, rolamentos e tudo o mais preparado para 8mm. Eu gostaria de montar do jeito que está para não perder tempo com esta modificação, e colocar para funcionar, pois tenho muito trabalho pela frente como alinhamento,configuração do software e muitas outras até o sistema estar operando legal.
MAs a sua preocupação é sobre o subdimensionamento da barra roscada em relação a extrutura que é robusta ou o sistema pode realmente ser prejudicado em relação a essas medidas. Falo isso pois eu consegui essas barras e pretendo fazer uns trabalhos bem leves para depois eu ir modificando e adequando conforme necessidade.

Att

Clube CNC Brasil

Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #4 Online: 17/10/12 - 09:21 »

Offline xlipe.fernandes

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #5 Online: 17/10/12 - 09:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Gostei do espirito da maquina,uma sugestão ficaria boa com cabo de aço no lugar de usar dois motores ,mas a sugestão do Pravato é bem mais pratica,mas manda bala com está,depois vai modificando a maquina e melhorando conforme sua necessidades  ..

Legal, mas eu sou novato nesta área e eu nunca vi nada parecido com cabo de aço para eu ter alguma idéia de adaptação. Vou pesquisar sobre o assunto.
E a idéia é esta mesmo, colocar para funcionar e ir adequando as necessidades, quem sabe meu segundo projeto eu já acerte na primeira.
De qualquer forma obrigado

Clube CNC Brasil

Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #5 Online: 17/10/12 - 09:24 »

Offline xlipe.fernandes

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #6 Online: 17/10/12 - 09:32 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A maquina que estou usando tem área de 920x760, com só um fuso 16mm em X, para o serviço que faço (madeira/mdf/acrilico/acm/plasticos) tá mais do que bom.
abraço
OK John, mas pelo que vi o seu fuso é centralizado na estrutura correto? Eu tenho uma preocupação com o paralelismo, por isso eu tenho duas opções ou instalar dois motores ou fazer um sistema de polias para rodar o dois fusos com um motor.

Minha estrutura não foi feita com aquela base inferior onde acopla o fuso.

Att

Clube CNC Brasil

Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #6 Online: 17/10/12 - 09:32 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #7 Online: 17/10/12 - 09:45 »
O procedimento padrão é vc iniciar o corte de um trabalho e ir tomar um café enquanto a maquina faz o trabalho. Com essa barra roscada que vc usou vc vai tomar o café, almoçar e jantar... a maquina vai ficar muito lenta.

Abs.
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #7 Online: 17/10/12 - 09:45 »

Offline xlipe.fernandes

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #8 Online: 17/10/12 - 10:29 »
OK Bubolz,

Sabe onde eu encontro uma tabela com as especificação de cada rosca, sobre diametro e passo. Pelo menos as principais M12,M16...

Estou tentando levantar a possibilidade de troca imediata. Pelo que você falou sobre o tempo de usinagem se eu não mudar depois de alguns trabalhos eu vou ganhar uns quilinhos. rsrs

Att

Clube CNC Brasil

Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #8 Online: 17/10/12 - 10:29 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #9 Online: 17/10/12 - 10:33 »
Aqui:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


M12 tem passo 1,75, prefira M14 ou M16 que tem passo 2.

Abs
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #9 Online: 17/10/12 - 10:33 »

Offline xlipe.fernandes

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #10 Online: 17/10/12 - 11:10 »
Muito agradecido bubolz.

Att

Clube CNC Brasil

Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #10 Online: 17/10/12 - 11:10 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #11 Online: 17/10/12 - 11:55 »
Lembrando que as barras rosqueadas não tem a dureza necessária para um trabalho continuo (Na verdade elas são parafusos - e até mesmo o diametro delas varia muito na medida de um metro.) e se vc for trabalhar contiunuamente com a sua máquina, opte por um fuso de um aço de dureza maior. Essa barras são boa para maquinas, hobby, de aprendizado e etc...
abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #11 Online: 17/10/12 - 11:55 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #12 Online: 17/10/12 - 14:59 »
xlipe.

Parabéns pela máquina. Tomo a liberdade de te alertar para atender as indicações desse povo pois são "expert" no assunto. ?_9 ?_9 ?_9 ?_9

Doutra banda, com a mesma liberdade peço para respeitar os véinho que nem que eu, pois estou a 3 anos tentando montar uma maquinetinha 200 x 200 x 50 com bambú, cordão de algodão, tudo manual, pois por aqui a tal da luz é com avio e querozene Jacaré, pois estou pensando que para movimentar os fuzos vou botar a véinha da minha sogra a tocar uma manivela - só 12 horas por dia.  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 Isto para não me incomodar com o tal do Ministério do Trabalho. Afinal ela vai ter que descansar no mínimo 12 horas né.  ;D ;D ;D ;D

Um grande abraço, receba meus sinceros cumprimentos pelo audacioso projeto e votos de sucesso permanente.

Júlio Cézar

Clube CNC Brasil

Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #12 Online: 17/10/12 - 14:59 »

Offline xlipe.fernandes

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #13 Online: 17/10/12 - 15:15 »
Verdade Julio,

Levantei uns questionamentos aqui e a galera está afiada. Mas obrigado pelos conselhos, se quiser entrar na partilha fique à vontade.

Se quiser dividir um dos eixos comigo posso lhe enviar minha sogra também. Te garanto que se precisar de torque para serviço pesado ela dá conta, é só fazer contra peso.  ?_1  ?_1  ?_1

DEsde já grande abraço.

Att

Clube CNC Brasil

Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #13 Online: 17/10/12 - 15:15 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #14 Online: 17/10/12 - 16:42 »
OK.

Vou me recolher para casa para dar mais uns retoques na minha maquinetinha. Uns dias mai e vou postar algo por aqui, mas só quando o Pravato, Dainer, John, Bubolz (Futuro Presidente da minha República) e outros estiverem de férias, pois vão rolar de rir.

Abraços.

Júlio Cézar

Clube CNC Brasil

Re:Xlipe - 1º CNC Projeto Geoff Williams
« Resposta #14 Online: 17/10/12 - 16:42 »

 

SiteLock