Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Corte Laser em PS  (Lida 11585 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Corte Laser em PS
« Online: 16/12/12 - 00:26 »
amigos, mais uma vez precisando de ajuda. Não estou conseguindo perfeição no corte de ps na laser, aparência.
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Corte Laser em PS
« Online: 16/12/12 - 00:26 »

Offline Vagner Lino

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 858
  • Total Likes: +45/-15
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Corte Laser em PS
« Resposta #1 Online: 16/12/12 - 11:16 »
Colega,
Com minha experiência na área, você não terá um bom acabamento no corte com laser, mesmo com altíssima velocidade e baixa potencia, ha borda terá aquela ondinha ou borda inchada, levantada, enfim.
Porque o laser ao corta o PS em altíssima temperatura deformando o material (PS), para amenizar o problema das ondinhas, mais não eliminará aumente a vazão de ar, caso tenha uma compressor com controle de vazão.
Abraço,
Vagner Lino

Clube CNC Brasil

Re:Corte Laser em PS
« Resposta #1 Online: 16/12/12 - 11:16 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:Corte Laser em PS
« Resposta #2 Online: 16/12/12 - 13:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Colega,
Com minha experiência na área, você não terá um bom acabamento no corte com laser, mesmo com altíssima velocidade e baixa potencia, ha borda terá aquela ondinha ou borda inchada, levantada, enfim.
Porque o laser ao corta o PS em altíssima temperatura deformando o material (PS), para amenizar o problema das ondinhas, mais não eliminará aumente a vazão de ar, caso tenha uma compressor com controle de vazão.
Abraço,
Vagner Lino


Amigo,

Foi oque imaginei, já utilizo a alta vazão de ar e inclusive parece que a laser se transforma em uma máquina de algodão doce...Cria uma névoa branca paracendo algodão, mas mesmo assim a qualidade não fica boa. A solução é substituir por acrílico?
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:Corte Laser em PS
« Resposta #2 Online: 16/12/12 - 13:12 »

Offline Thais Ceciliano

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 65
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ateliê do Laser
  • Sexo: Feminino
Re:Corte Laser em PS
« Resposta #3 Online: 16/12/12 - 22:22 »
Boa Noite,

Já acompanho o fórum a tempos e tive a oportunidade de aprender muito por aqui! Sei que estou devendo um tópico de apresentação, mas acho que posso ajudar o colega aqui.


Meu pai tem uma máquina a laser que cortamos muito acrílico, mas nosso principal material é o PS.

"Apanhamos" muito até chegar nas configurações atuais.

Ao contrário do que foi dito acima, a nossa experiência nos ensinou que o PS deve ser cortado em baixa velocidade e alta potência.

No nosso caso, temos uma laser de 100W e cortamos PS de 4 e 6 mm.

Para 4mm usamos 7mm/s e 90W. Para 6mm usamos 4mm/s e 90W

A grande sacada é que o canhão fica a 3mm de distância da chapa. Nós usamos um pedacinho de acrílico nessa espessura para ajustar. Caso ela esteja em uma distância menor que essa (ou por não ajustar ou pela chapa estar empenada ou pela espessura) essa borra é criada e não é cortada ou fica com um acabamento péssimo.

O unico problema é que embora usemos um PS virgem, às vezes a borda sai um pouco escurecida (nada que comprometa o acabamento) devido a queima do material.

Espero que ajude e qualquer dúvida, se pudermos ajudar estamos aqui!

Clube CNC Brasil

Re:Corte Laser em PS
« Resposta #3 Online: 16/12/12 - 22:22 »

Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Re:Corte Laser em PS
« Resposta #4 Online: 16/12/12 - 22:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigo,

Foi oque imaginei, já utilizo a alta vazão de ar e inclusive parece que a laser se transforma em uma máquina de algodão doce...Cria uma névoa branca paracendo algodão, mas mesmo assim a qualidade não fica boa. A solução é substituir por acrílico?

É bem mais apropriado. O casting sempre.

Clube CNC Brasil

Re:Corte Laser em PS
« Resposta #4 Online: 16/12/12 - 22:25 »

Offline Vagner Lino

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 858
  • Total Likes: +45/-15
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Corte Laser em PS
« Resposta #5 Online: 17/12/12 - 10:17 »
Oi Thais,

Desculpe não entendi?.....

Ex. se o foco de sua maquina é de 6mm (ex.) e você reduz cerca de 50%, e cai para 3mm, como mantem a precisão no corte da peça?
Na redução do foco na hora do corte, aumenta o corte ( rasgo do material) ,pois como está fora de foco o raio esta mais grosso, alem de deformar o material,porque com velocidade baixa e potência muito alta cerca de 95% de um laser 100W não compromete o material que é muito sensível ao calor?

Abraço,
Vagner Lino

Clube CNC Brasil

Re:Corte Laser em PS
« Resposta #5 Online: 17/12/12 - 10:17 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Corte Laser em PS
« Resposta #6 Online: 17/12/12 - 16:38 »
Não posso dizer que a thais esta errada, póis se ela esta colocando aqui os parametros , é porque  acredito ter fundamento, mas
estes parametros foge a tudo que eu entendo de laser.
O foco é primordial numa laser, então se eu encosto  a 3mm da peça sem m udar a lente de foco, realmente não sei como vai cortar com precisão.
outra coisa é que ps ou mesmo acrilico, eu corto com mais velocidade e menos potencia para ter um bo0m acabamento nas bordas.

Seria muito enteresante para todos se a nossa amiga fizesse um video mostrando   os procedimentos por ela descritos.
Eu corto PS por aqui, e faço ao comntrario,  maior velocidade e menos potencia m, e consigo um pouco de melhora no corte.
até hoje não consegui a perfeição, mas melhorou muito.
Mas sempre ao oposto que a thais falou.
bem, vamos aguardar e quem sabe ela não nos presenteia com um video ?_2 ?_2 ?_2
grande ABRAÇO E VOLTO A DIZER QUE NÃO ESTOU DISCORDANDO COM ELA  e sim tentando entender
RICARDO


« Última modificação: 17/12/12 - 16:39 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Corte Laser em PS
« Resposta #6 Online: 17/12/12 - 16:38 »

Offline Thais Ceciliano

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 65
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ateliê do Laser
  • Sexo: Feminino
Re:Corte Laser em PS
« Resposta #7 Online: 18/12/12 - 18:43 »
Nossa.. Cada vez que leio uma coisa nova, descubro que menos sei mexer nessa máquina.

Quando a compramos, embora tenha sido adquirida no Brasil, ela é chinesa. Não tivemos treinamento algum, muito menos manual.
Aprendi muito pelo que leio aqui e grande parte na experiência.

O foco que vocês referem é o "cristal" do canhão?

Essa semana estou meio sem tempo. Mas semana que vem eu mostro direitinho o que (e como) nós fazemos.

E ficarei muito feliz se descobrir como cortar o material com uma velocidade maior  ;D

Obrigada pelo ensinamento de sempre!!

Clube CNC Brasil

Re:Corte Laser em PS
« Resposta #7 Online: 18/12/12 - 18:43 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Corte Laser em PS
« Resposta #8 Online: 18/12/12 - 18:56 »
Amiga THAIS.
Só agora vi que vc é minha vizinha.
Amiga, eu ja tenho uma certa esperiencia em laser, mas  com certeza , sempre estamos aprendendo.
Agora,  tem alguma coisa que não bate com que vc descreve, pois se cvc coloca BAIXA VELOCIDADE e ALTA POTENCIA.
PELA LÓGICA DA LASER, vc estaria DERRETENDO o PS.

Toda laser tem o FOCO, onde é primordial para um bom corte.
isso depende de cada maquina e cada lente de foco.
por isso achei estrando seus parametros, pois eu ja fiz isso que vc falou e DERRETI o PS  ?_1 ?_1

entyenda que se vbc coloca alta poptencia e baixa velocidade, vc esta mandando para o material tyoda a potencia de sua maquina, er como o PS é muito fragil, com certeza vc estaria derretendo o mesmo.

bem, vamos esperar seu video
abraço
ricardo


« Última modificação: 18/12/12 - 18:59 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Corte Laser em PS
« Resposta #8 Online: 18/12/12 - 18:56 »

Offline Thais Ceciliano

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 65
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
    • Ateliê do Laser
  • Sexo: Feminino
Re:Corte Laser em PS
« Resposta #9 Online: 18/12/12 - 20:15 »
Ricardo,

você é de que bairro???

Nosso ateliê fica em Braz de Pina.

Tenho certeza que você pode nos ajudar muito!!

Clube CNC Brasil

Re:Corte Laser em PS
« Resposta #9 Online: 18/12/12 - 20:15 »

Offline Vagner NJ

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 290
  • Total Likes: +29/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "O sucesso procura quem merece"
  • Sexo: Masculino
Re:Corte Laser em PS
« Resposta #10 Online: 18/12/12 - 21:48 »
Olá amigos, desculpe invadir o tópico, mas achei interessante o assunto. trabalho com uma máquina de 100W e cortamos PS com muita fraquência, tanto virgem como tri camada e em várias espessuras e até agora não tive problemas quanto ao acabamento do corte. Por exemplo corto chapa 2m a velocidade de 70 mm/s e potencia de 50W, e o canhão a 8mm de distância da chapa.e para chapas mais espessas apenas diminuo um pouco a velocidade. É um bom assunto para discussão, lembrando que para quem não sabe,  o PS é um material que desprende gazes tóxicos prejudiciais a saúde e para ser cortado deve-se ter um bom sistema de exaustão e ambiente arejado.Espero ter ajudado.

Abs.

Clube CNC Brasil

Re:Corte Laser em PS
« Resposta #10 Online: 18/12/12 - 21:48 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:Corte Laser em PS
« Resposta #11 Online: 18/12/12 - 22:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá amigos, desculpe invadir o tópico, mas achei interessante o assunto. trabalho com uma máquina de 100W e cortamos PS com muita fraquência, tanto virgem como tri camada e em várias espessuras e até agora não tive problemas quanto ao acabamento do corte. Por exemplo corto chapa 2m a velocidade de 70 mm/s e potencia de 50W, e o canhão a 8mm de distância da chapa.e para chapas mais espessas apenas diminuo um pouco a velocidade. É um bom assunto para discussão, lembrando que para quem não sabe,  o PS é um material que desprende gazes tóxicos prejudiciais a saúde e para ser cortado deve-se ter um bom sistema de exaustão e ambiente arejado.Espero ter ajudado.

Abs.
Caro vagner, em seus cortes não fica marca de material derretido e uma pequena onda ao redor?
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:Corte Laser em PS
« Resposta #11 Online: 18/12/12 - 22:10 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Corte Laser em PS
« Resposta #12 Online: 18/12/12 - 22:29 »
Thais.
tive uma loja na vila da penha por quatro anos.
ficava na av. bras de pina , perto da praça do carmo.

Amigo jesiel.
Os parametros não ajudam muito, pois cada maquina tem suas diferenças em velocidade.
o que na verdade  importa é  se vc coloca alta velocidade com pouca potencia, pois não sei qual é a velocidade maxima de sua maquina, então 70mm/s poderia ser o maximo ou não.
Não  estou recriminando sua resposta,( entenda bem) muito pelo contrario, apenas quero esplanar que  o importante é esclarecer os procedimentos realizados para um bom desempenho.
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Corte Laser em PS
« Resposta #12 Online: 18/12/12 - 22:29 »

Offline Vagner NJ

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 290
  • Total Likes: +29/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "O sucesso procura quem merece"
  • Sexo: Masculino
Re:Corte Laser em PS
« Resposta #13 Online: 18/12/12 - 22:44 »
Está correto Ricardo,cada máquina tem seu s própios ajustes, a velocidade de corte da minda é de 3800cm/min.
Jesiel não fica marca de material derretido, apenas uma borda pequena facilmente removida com lixa 400 ou estilete. dependendo do material não fica nada.

Clube CNC Brasil

Re:Corte Laser em PS
« Resposta #13 Online: 18/12/12 - 22:44 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:Corte Laser em PS
« Resposta #14 Online: 19/12/12 - 07:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Está correto Ricardo,cada máquina tem seu s própios ajustes, a velocidade de corte da minda é de 3800cm/min.
Jesiel não fica marca de material derretido, apenas uma borda pequena facilmente removida com lixa 400 ou estilete. dependendo do material não fica nada.

Caro Jose Ricardo, Conseguimos uma foto ou imagem deste material acabado? Bem verdade que estava tentado cortar algo bem detalhado e letras pequenas (2cm altura). Aproveitando a oportunidade e como somos vizinhos, vou precisar fazer um corte em acrílico 8 ou 10mm com 1 ou 1,20 metros, cabe em sua máquina, caso positivo me passe seu contato por Email para tratarmos.

 ?_26
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:Corte Laser em PS
« Resposta #14 Online: 19/12/12 - 07:49 »

 

SiteLock