Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Perda de passo  (Lida 6214 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline eliane

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 144
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
    • Criando Sonhos
  • Sexo: Feminino
Perda de passo
« Online: 18/01/13 - 08:10 »
Bom dia a todos primeiramente quero desejar um feliz 2013
Bom o problema com nossa maquina continua,ainda não conseguimos trabalhar direito com ela.
Trocamos os motores(eram de 10kgf)compramos motores 32kgf da Akiyama,achamos que talvez resolvesse nosso
problema mas continua perdendo passo
estamos trabalhando em passo cheio,então resolvemos mudar para meio passo só que quando fazemos isso
inverte os sentidos dos motores ja tentamos mudar as configurações do Mach3 mas assim mesmo não da certo.

Não sei mais oque fazer,a parte mecânica da maquina esta perfeita(foi meu marido quem fez)
Os motores são bons(pelo menos é de marca confiável)
Os drivers são ótimos também(kit Apoena)
Mas a maquina simplesmente se recusa trabalhar...
Por favor se alguém puder nos ajudar.
Obrigada

Eliane
« Última modificação: 18/01/13 - 09:02 por Mac_RC »
Eliane

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
(41)3345-1801

Clube CNC Brasil

Perda de passo
« Online: 18/01/13 - 08:10 »

Offline Claudinei Giron

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 514
  • Total Likes: +10/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Designer 3D.
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda
« Resposta #1 Online: 18/01/13 - 08:22 »
Elaine já tive problemas assim com minha cnc, eu que a fiz, semana passada ela começou a perder passo, verifiquei, e como estava utilizando bem próximo do limite, quase batendo na extremidade, ela começou a perder passo, soltei os parafusos da castanha pra deixá-la solta e percebi que naquela região ela estava com dificuldade de deslizar, isso pesa pro motor e perde passo, meus motores são de 15 kgs, outra coisa que já me orientaram é a fonte, se ela não for suficiente também pode causar perda, enfim são vários fatores que podem levar a perda de passo, não só os motores, espero ter ajudado.

abraço

Ops troquei seu nome, me desculpe a desatenção. Eliane.
« Última modificação: 18/01/13 - 11:56 por Claudinei Giron »
Quase aposentado.
Fárta poco.

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda
« Resposta #1 Online: 18/01/13 - 08:22 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda
« Resposta #2 Online: 18/01/13 - 09:01 »
Eliane,

Mudar para meio passo não afeta o sentido dos motores ... ou seja, não ha relação entre uma coisa e outra. E se deseja ajustar o sentido da rotação ha duas formas de se fazer e muito fáceis, uma é na configuração dos eixos no Mach3 e outra é invertendo os fios BA1 e BA2 ou BB1 e BB2 nos drivers ... Isto fara o motor girar no outro sentido.

Eu recomendo que vc use meio passo, a maquina trabalha mais suave assim.

Sobre perdas de passo, isto é uma novela sem fim, temos diversos tópicos aqui no fórum tratando deste assunto, seria bom vc dar uma pesquisada e le-los.

Uma das coisa importantes p/ se experimentar e foi ai que resolvi o meu problema aqui, é tentar usar outro PC ... Os PCs, embora dizem que são todos iguais, não são, alguns não conseguem trabalhar a porta paralela sem enviar alguma especie de ruído junto e isto gera uma serie de problemas.


No mais leia tudo que puder e pelo menos tente fazer, o Claudinei já lhe deu uma boa dica, veja os acoplamentos dos motores, torção das guias ou etc ...
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda
« Resposta #2 Online: 18/01/13 - 09:01 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Perda de passo
« Resposta #3 Online: 18/01/13 - 12:36 »
Eliane,

Ao que parece esse problema deve ser mecânico, desculpe, mas o fato de ter sido feita por seu esposo não quer dizer que não haja algum problema na mecânica tal como o Claudinei postou.

Outro fato que poderá causar perda de passo é o relatado pelo Mac, os motores podem estar com algum tipo de ressonância e o que poderá resolver esse tipo de problema é a colocação de um "Damper" no eixo do motor.

Quanto ao acoplamento, o melhor sistema que eu acho é o uso de duas polias dentadas (uma no motor e outra no fuso), ai não será necessário se preocupar com alinhamento entre o fuso e o eixo do motor. Com o uso de polias dentadas você poderá até realizar algumas reduções que melhor lhe convenha ou usar sem redução, duas polias iguais.

Boa sorte.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #3 Online: 18/01/13 - 12:36 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Perda de passo
« Resposta #4 Online: 18/01/13 - 22:01 »
Diquinha basica,


Pegue um metro ou uma trena de precisão(bom mesmo é aquelas réguas de aço inox milimetricamente), mova o eixo X num determinado ponto que você possa medir.
Vai no mach e clique em settings/set steps per unit, vai abrir um pop up, clica em X Axis, vai abrir outro pop up, ai você digite... 300(mm), 400... qualquer medida que não ultrapasse  a área disponível da sua mesa(quanto maior o valor melhor) o eixo X vai mover sozinho, quando ela parar volte a medir, exemplo, você mediu e tinha 100 mm, fez a maquina ir a 200mm , voltou a medir deu 300 mm então ela andou os 200, digite esse 200 mm no outro pop up que vai abrir. Se der outra medida não tem problema sempre digite o ultimo valor medido.

Marcao
« Última modificação: 18/01/13 - 22:04 por Marcao »

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #4 Online: 18/01/13 - 22:01 »

Offline Jeremy

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Perda de passo
« Resposta #5 Online: 22/01/13 - 11:14 »
Boa Tarde!

Sou Aluno de Tecnologia em Manutenção Industrial da Universidade Positivo, esse tópico me chamou a atenção pois sou formando e estou estudando neste período sobre manutenção em motores de passo e motores de corrente contínua. Assim aproveitando essa oportunidade gostaria de ajudar e estar aprendendo.
Então pelo procedimento de Manutenção é sugerido que se faça um teste em vazio com os motores de passo, ou seja, desmonte- os do sistema mecanico da router e realize um teste de um programa que já foi executado e que anteriormente tenha rodado perfeitamente. Assim observando o comportamento dos motores e se continuarem a falhar o problema mecânico ja é descartado. Então, o problema pode estar relacionado com o sistema de comando eletrônico, interface PC e maquina, e ou de força, e ou ate na entrada de energia. Feito o teste em vazio primeiramente, veremos como atuar no problema... Aguardo retorno!
Obrigado desculpe o incomodo.

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #5 Online: 22/01/13 - 11:14 »

Offline eliane

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 144
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
    • Criando Sonhos
  • Sexo: Feminino
Re:Perda de passo
« Resposta #6 Online: 23/01/13 - 08:10 »
Bom dia quero agradecer ajuda de vcs,estamos seguindo todas as dicas,
também tenho pesquisado bastante no forum.
Ainda não tivemos resultado positivo,mas assim que tiver novidades aviso.

Obrigada mais uma vez

Abraços a todos
Eliane
Eliane

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
(41)3345-1801

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #6 Online: 23/01/13 - 08:10 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Perda de passo
« Resposta #7 Online: 23/01/13 - 19:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia quero agradecer ajuda de vcs,estamos seguindo todas as dicas,
também tenho pesquisado bastante no forum.
Ainda não tivemos resultado positivo,mas assim que tiver novidades aviso.
Obrigada mais uma vez
Abraços a todos
Eliane

Cara Eliane;
Muito estranha a informação de que quando passa para meio passo inverte a rotação.
Sugiro que vc poste as telas de sua configuração e verifique com a régua conforme indicou o Marcão.
Tento CERTEZA de que está tudo conforme deve ser na configuração; tente instalar em outro computador pois pode ser loucuras de processador, placa mãe etc etc.(apesar de eu achar muito dificil que seja).
Mas poste as telas que certamente alguém irá ENXERGAR  a situação.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #7 Online: 23/01/13 - 19:15 »

Offline eliane

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 144
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
    • Criando Sonhos
  • Sexo: Feminino
Re:Perda de passo
« Resposta #8 Online: 30/01/13 - 18:09 »
Boa noite desculpe a demora em responder mas estávamos fazendo todos os teste que indicaram,fizemos da seguinte forma,
revisamos a parte mecânica,os motores estavam presos por 4 parafusos nos aconselharam deixar presos apenas por 2 parafusos que ajuda na centralização do eixo do motor com o fuso,
atualizamos o mach3,
no kit Apoena foi retirado os jamper estão em meio passo,

Cortamos algumas peças pequenas e correu tudo bem,acho que agora vair rsrsrsrs!!!
Agradeço mais uma vez a ajuda e paciência de todos

Eliane
Eliane

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
(41)3345-1801

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #8 Online: 30/01/13 - 18:09 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Perda de passo
« Resposta #9 Online: 30/01/13 - 18:19 »
Ta vendo, é disso que eu gosto, a(o) usuario(a) entre aqui, pergunta, varios ajudam a mesma(o) volta dizendo que deu certo ou nao, é por isso que eu adoro esse forum(Mac depois deposita a comissao kkk)


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #9 Online: 30/01/13 - 18:19 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Perda de passo
« Resposta #10 Online: 30/01/13 - 18:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite desculpe a demora em responder mas estávamos fazendo todos os teste que indicaram,fizemos da seguinte forma,
revisamos a parte mecânica,os motores estavam presos por 4 parafusos nos aconselharam deixar presos apenas por 2 parafusos que ajuda na centralização do eixo do motor com o fuso,
atualizamos o mach3,
no kit Apoena foi retirado os jamper estão em meio passo,

Cortamos algumas peças pequenas e correu tudo bem,acho que agora vair rsrsrsrs!!!
Agradeço mais uma vez a ajuda e paciência de todos

Eliane

Eliane,

Assim que puder troque os acopladores dos motores ... os meus também estão só com dois parafusos e frouxos, mas isto mostra que o acoplamento não está correto. Precisa haver uma maleabilidade entre o eixo do motor e o fuso.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #10 Online: 30/01/13 - 18:39 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Perda de passo
« Resposta #11 Online: 31/01/13 - 02:25 »
É por isso que digo sempre: O melhor modo de acoplar o fuso no motor é por meio de engrenagem e correia dentada. E fim de papo e problemas...

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #11 Online: 31/01/13 - 02:25 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Perda de passo
« Resposta #12 Online: 31/01/13 - 10:23 »
Bom, reafirmando o que já devo ter falado: uso os acoplamentos GM01 da Dagross e nunca tive problema de perda de passo por usar esse sistema. Já que ele compensa algum (pequeno) desalinhamento e até problema de ressonancia, por ter o elemando de ligação em borracha. Mas como diz meu sogro: cada um, cada um...
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #12 Online: 31/01/13 - 10:23 »

Offline Jorge vogel

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Perda de passo
« Resposta #13 Online: 24/04/18 - 10:42 »
ola boa tarde sou novo aqui nao sei como isso funciona ainda mas tenho uma pergunta se alguem ja eve este problema
quando eu mando a cnc fazer um circulo ela me faz um ovo e quando volto para o ponto inicial ou seja ao ponto zero ele sai em 2 mm no eixo x alguem sabe me dizer porque?

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #13 Online: 24/04/18 - 10:42 »

 

SiteLock