Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Minha nova CNC em montagem  (Lida 7216 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #15 Online: 19/01/13 - 06:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
...
Amigo os rolamento estão tendo contato direto com o alumínio?, pergunto isso pois estou montando uma tbm porem em aço carbono e com guias de cantoneira 3/4x1/8, utilizo tbm rolamentos porem estou tendo problemas com os mesmo pois esta marcando as cantoneiras e fazendo canais nelas.
....
Montei uma 900x700 em que os carrinhos de rolamento 608 se moviam sobre um trefilado quadrado  1020 de 20x20mm e em pouco tempo criou canais, pior ainda se o rolamento não estiver completamente alinhado com a superficie. Pra evitar isso só um aço temperado e retificado, eu acho.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #15 Online: 19/01/13 - 06:38 »

Offline moratot

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 99
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #16 Online: 19/01/13 - 07:48 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Montei uma 900x700 em que os carrinhos de rolamento 608 se moviam sobre um trefilado quadrado  1020 de 20x20mm e em pouco tempo criou canais, pior ainda se o rolamento não estiver completamente alinhado com a superficie. Pra evitar isso só um aço temperado e retificado, eu acho.

Bom dia Amigo, estava pensando em usar ferro trefilado redondo de 25mm e usar rolamentos Pillow Block de 25mm então acredito que ira acontecer o mesmo pois o ferro trefilado não ira aguentar correto?


CNC ARTS'
Antonio Morato

Botucatu- SP

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #16 Online: 19/01/13 - 07:48 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #17 Online: 19/01/13 - 08:32 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia Amigo, estava pensando em usar ferro trefilado redondo de 25mm e usar rolamentos Pillow Block de 25mm então acredito que ira acontecer o mesmo pois o ferro trefilado não ira aguentar correto?
Com certeza não. estou montando uma com trefilado 20mm apoiado e pillows abertos e só nos teste já marcou as guias. É que o vendedor 171 prometeu guias temperadas e retificadas e mandou trefilado no lugar. Já estou encomandando as guias corretas.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #17 Online: 19/01/13 - 08:32 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #18 Online: 19/01/13 - 08:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Com certeza não. estou montando uma com trefilado 20mm apoiado e pillows abertos e só nos teste já marcou as guias. É que o vendedor 171 prometeu guias temperadas e retificadas e mandou trefilado no lugar. Já estou encomandando as guias corretas.
Pois é Sir John;
num creu neu.......lá no tópico do nosso "mágico" Cielo.
Mas deixa pra lá.Se possível poste fotos das tais guias e pilows abertos, bem de pertinho que estou curioso para ver alguns detalhes.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #18 Online: 19/01/13 - 08:52 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #19 Online: 19/01/13 - 09:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pois é Sir John;
num creu neu.......lá no tópico do nosso "mágico" Cielo.
Mas deixa pra lá.Se possível poste fotos das tais guias e pilows abertos, bem de pertinho que estou curioso para ver alguns detalhes.
Creocad
Não é num creu neu, Creocad, uso esses sistemas alternativos a anos e sei de todos os seus prós e contras. Se vc leu o que escrevi entenderá que encomendei guias temperadas e retificadas, mas recebi guias trefiladas... trefilado eu tinha aqui e nem precisava comprar
« Última modificação: 19/01/13 - 09:23 por john »
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #19 Online: 19/01/13 - 09:22 »

Offline vtrucco

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #20 Online: 20/01/13 - 18:03 »
Com os fusos e motores instalados. Tentei dar um gas com a plaquinha chinesa (TB6560) pra ver alguns movimentos, mas ela não conseguiu tocar esses motores (fonte de PC 12V). O jeito é esperar a boa vontade do correio para entregar o meu Gecko G540 para fazer os primeiros testes.

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #20 Online: 20/01/13 - 18:03 »

Offline Claudinei Giron

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 514
  • Total Likes: +10/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Designer 3D.
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #21 Online: 20/01/13 - 18:10 »
Para o acionamento do x há 2 motores?
Quase aposentado.
Fárta poco.

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #21 Online: 20/01/13 - 18:10 »

Offline moratot

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 99
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #22 Online: 20/01/13 - 18:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Com os fusos e motores instalados. Tentei dar um gas com a plaquinha chinesa (TB6560) pra ver alguns movimentos, mas ela não conseguiu tocar esses motores (fonte de PC 12V). O jeito é esperar a boa vontade do correio para entregar o meu Gecko G540 para fazer os primeiros testes.


Boa Noite..

Desculpe minha ignorância mas oque é Gecko G540?

Na minha uso uma plaquinha TB6560 e fonte de 24vts Chinesa tbm...
CNC ARTS'
Antonio Morato

Botucatu- SP

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #22 Online: 20/01/13 - 18:45 »

Offline vtrucco

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #23 Online: 20/01/13 - 21:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Para o acionamento do x há 2 motores?

Sim, X com dois motores, um de cada lado. Pela construção do portico, eu nao tinha como colocar um fuso unico no centro, dai coloquei um em cada ponta.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Boa Noite..

Desculpe minha ignorância mas oque é Gecko G540?

Na minha uso uma plaquinha TB6560 e fonte de 24vts Chinesa tbm...

É um driver "tudo em um" da Gecko. Ele tem a controladora e  driver para 4 motores montado numa mesma caixa. O preço é meio salgado (cerca de r$1200), mas conforme li em vários foruns, todo mundo ficou satisfeito com ela.

A TB6560 estou usando numa outra maquina pequena, com fonte de PC, mas acho que para esses motores novos ela nao ficou legal ( o motor praticamente nao segura, dando pra rodar com.a mao). Provavelmente melhoraria com uma fonte maior, mas tb ainda nao chegou. ####### Correio

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #23 Online: 20/01/13 - 21:41 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #24 Online: 21/01/13 - 09:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa Noite..
Desculpe minha ignorância mas oque é Gecko G540?
Na minha uso uma plaquinha TB6560 e fonte de 24vts Chinesa tbm...
Gecko é uma referencia de qualidade em controladoras e quem é do ramo sabe. Quanto a usar uma tb6560 (que já usei e pretendo usar novamente) vc está realmente usando uma plaquinha, e não uma controladora de verdade...
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #24 Online: 21/01/13 - 09:46 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #25 Online: 21/01/13 - 14:03 »
Boa tarde Vtrucco.

Me corrija se estiver errado, mas pela foto da maquina, parece que os motores são os conhecidos nema 23, e pelo tamanho parece até os de 9,9k.
Se eu estiver certo, vc tem que colocar mais dois fios no motor para poder liga-los nessa placa e fucionar bem, eu tenho 4 nema 23 de 9,9k ligados numa tb6560, funciona muito bem.

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #25 Online: 21/01/13 - 14:03 »

Offline vtrucco

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #26 Online: 22/01/13 - 12:26 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa tarde Vtrucco.

Me corrija se estiver errado, mas pela foto da maquina, parece que os motores são os conhecidos nema 23, e pelo tamanho parece até os de 9,9k.
Se eu estiver certo, vc tem que colocar mais dois fios no motor para poder liga-los nessa placa e fucionar bem, eu tenho 4 nema 23 de 9,9k ligados numa tb6560, funciona muito bem.

Guilherme, motores 9,9, correto... Mas como assim ligar mais dois fios? :D

Os motores são unipolares (6 fios) entao pra ligar na TB6560 teria duas maneiras: ignorando os fios centrais (preto e branco) e pegando a as bobinas inteiras (azul/laranja e amarelo/vermelho), ou "meio-motor" pegando o fio central com uma das cores. No meu caso ignorei os centrais, que seria a ligaçao bipolar-serie, ligando azul em A+, laranja em A-, amarelo em B+, vermelho em B-. Como eu disse, o motor funciona, gira pros dois lados como comandado, mas nao tem holding-torque. Se forçar um pouco ele roda com a mão. Como estava usando fonte de PC, desconfio que o problema seja esse.

Coincidentemente hoje finalmente chegaram a fonte e o Gecko (coisa linda), dai mais a noite vou dar um gas lá nos moteres pra ver como eles se comportam com a controladora nova...

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #26 Online: 22/01/13 - 12:26 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #27 Online: 22/01/13 - 20:37 »
Boa noite VTRUCCO.

Eu abri os meus motores e interompi a ligaçãso do fio comum e coloquei mais um fio para cada bobina que ficou sem ligação, dai fiz a ligação do motor como bipolar paralelo, logico que minha maquina não chega nem longe da sua ( não esta errado não chega nem longe mesmo devido a diferença de tamanho e estrutura, perto a minha some KKKK ), mas é a ligação de melhor desempenho do motor.
se vc colocar 2 fontes de micro em série vai ter um torque muito maior.
Mas cuidado ao abrir o motor não pode retirar o miolo ( eixo ) fora da carcaça, se fizer isso perde o motor, abre apenas a tampa trazeira, tem um topico meu entitulado controladora tb 6560 la tem fostos do motor aberto e da ligação.
Quanto as fontes de micro para liga-las em série, vc tem que retira-las da caixa de metal e deixar o terra da tomada ( fio verde ) desligado.

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #27 Online: 22/01/13 - 20:37 »

Offline vtrucco

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #28 Online: 23/01/13 - 14:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite VTRUCCO.

Eu abri os meus motores e interompi a ligaçãso do fio comum e coloquei mais um fio para cada bobina que ficou sem ligação, dai fiz a ligação do motor como bipolar paralelo, logico que minha maquina não chega nem longe da sua ( não esta errado não chega nem longe mesmo devido a diferença de tamanho e estrutura, perto a minha some KKKK ), mas é a ligação de melhor desempenho do motor.
se vc colocar 2 fontes de micro em série vai ter um torque muito maior.
Mas cuidado ao abrir o motor não pode retirar o miolo ( eixo ) fora da carcaça, se fizer isso perde o motor, abre apenas a tampa trazeira, tem um topico meu entitulado controladora tb 6560 la tem fostos do motor aberto e da ligação.
Quanto as fontes de micro para liga-las em série, vc tem que retira-las da caixa de metal e deixar o terra da tomada ( fio verde ) desligado.

Opa Guilherme, agradeço a dica no desmonte do motor. Ligar em serie as fontes de PC tb foi uma boa dica e acho q até cheguei a ouvir algo semelhante com pessoal que instala som em carro, mas agora nao estou recordando.

Como eu dizia, a controladora e fonte novas chegaram, dai pude dar uma carreira lá nos motores e ficou muitissimo bom. Minha desconfiança ficou por conta da fonte antiga mesmo que nao devia estar dando conta. Bem, só tenho elogios para o Gecko e nos testes com motores soltos, consegui gira-los em velocidade absurda (nem sabia que motor de passo girava tão rapido). Claro, na maquina a história é diferentes, mas mesmo assim ficou rapidinho pro tamanho da maquina.

Falando em tamanho, percebi que não ficou absolutamente NENHUM espaço para trabalhar la na minha bancada com uma maquina desse tamanho. Vou ter que abortar a idéia e diminui-la um pouco, para algo tipo 700 x 700... :(

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #28 Online: 23/01/13 - 14:24 »

Offline vtrucco

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #29 Online: 23/01/13 - 16:19 »
guilheme, estive cá pensando com meus botoes depois de ver as fotos que vc postou.

No modo bipolar-paralelo o que acontece é que juntamos as duas bobinas em paralelo (hehehehhe)
Bem, pensando nisso, se cortassemos as duas trilhas que vão pro fio do centro e com dois pequenos pedaços de fio juntarmos as bobinas, ficaria a ligação interna no próprio motor e ao mesmo tempo aproveitaria o proprio conector, com os mesmos fios, já ligados corretamente.

Exemplificando: o lado amarelo/vermelho tem o fio branco no meio. Corto essas duas trilhas que vai pro branco. A trilha do fim do amarelo recebe um fio até o fim do vermelho e a trilha do começo do vermelho vai um fio soldado para o começo do amarelo. (outro lado igual, só mudando as cores). Com o motor remontado, no par amarelo/vermelho temos a ligaçao já prontinha em paralelo...

Estou certo ou confundi algo no caminho?

Clube CNC Brasil

Re:Minha nova CNC em montagem
« Resposta #29 Online: 23/01/13 - 16:19 »

 

SiteLock