Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: alta temperatura do chiller  (Lida 18318 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #15 Online: 16/07/13 - 16:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pegando carona, estou desenvolvendo um sistema de refrigeração para este chiller, em breve posto...

Amigos,

Como citei tempos atrás, criei / montei um chiller (Coisa de doido) e segue as fotos para quem quiser se aventurar...Estão me cobrando e não gosto de ficar devendo, rsrs Só não reparem, casa de ferreiro espeto de pau. Depois vou fazer o gabinete, pintar direitinho (Tinta Eletrostática) e posto,

Jesiel
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #15 Online: 16/07/13 - 16:55 »

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #16 Online: 16/07/13 - 17:12 »
Legal, hein, resta saber o quanto isso vai consumir de energia no final das contas. O meu chiller é aquele CW3000, estive lendo que ele só circula e não refrigera a água né, nem bem comecei a cortar e a temperatura já foi a 27, isso que nem tá calor aqui, pois em dezembro chega facilmente 38 / 40 aqui, a temperatura ambiente.
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #16 Online: 16/07/13 - 17:12 »

Offline junior_jrcv

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #17 Online: 16/07/13 - 18:23 »
Rapaz! Um trambolhão e tanto heim, ficou eficiente?  O meu também é um CW3000 a solução que arrumei provisoriamente é quando a temperatura atingir 30º  tirar 2 litros da agua e colocar 2 litros de agua gelada, a temperatura cai em minutos para 25º e me da mais umas 2 há 3 horas de trabalho, e como são apenas 2 litros não corro risco de dar um choque térmico e trincar o tubo, estou pensando em fazer um sistema que vi na internet com pastilhas peltier, sei que o consumo é grande porem o mesmo ficaria ligado por alguns minutos até a temperatura cair, quando chegar a 30º eu ligaria novamente.

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #17 Online: 16/07/13 - 18:23 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #18 Online: 16/07/13 - 22:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Rapaz! Um trambolhão e tanto heim, ficou eficiente?  O meu também é um CW3000 a solução que arrumei provisoriamente é quando a temperatura atingir 30º  tirar 2 litros da agua e colocar 2 litros de agua gelada, a temperatura cai em minutos para 25º e me da mais umas 2 há 3 horas de trabalho, e como são apenas 2 litros não corro risco de dar um choque térmico e trincar o tubo, estou pensando em fazer um sistema que vi na internet com pastilhas peltier, sei que o consumo é grande porem o mesmo ficaria ligado por alguns minutos até a temperatura cair, quando chegar a 30º eu ligaria novamente.

Caros, Eu considero bem eficiente, tendo em vista que posso controlara a temperatura que desejar, no meu caso estou trabalhando com os 12 graus, sem ele já cheguei aos 48 em uma hora de trabalho. Um fator muito importante a saber é que o chiller cw3000 somente troca calor na ordem de 5graus para menos, se estiver cortando bastante facilmente a temperatura também aumentará.

Uma dica que também pode ser usada e funciona com eficiência respeitando a temperatura ambiente com 3 a 5 graus acima é um galão na ordem dos 200 litros trocando a água em série com o CW3000. Também funcionou, mas como queria manter entre 22 graus, decidi construir meu próprio chiller.

Jesiel
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #18 Online: 16/07/13 - 22:39 »

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #19 Online: 17/07/13 - 06:37 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Caros, Eu considero bem eficiente, tendo em vista que posso controlara a temperatura que desejar, no meu caso estou trabalhando com os 12 graus, sem ele já cheguei aos 48 em uma hora de trabalho. Um fator muito importante a saber é que o chiller cw3000 somente troca calor na ordem de 5graus para menos, se estiver cortando bastante facilmente a temperatura também aumentará.

Uma dica que também pode ser usada e funciona com eficiência respeitando a temperatura ambiente com 3 a 5 graus acima é um galão na ordem dos 200 litros trocando a água em série com o CW3000. Também funcionou, mas como queria manter entre 22 graus, decidi construir meu próprio chiller.

Jesiel
Jesiel, falei com o gerente dos maiores fabricantes de tubo laser, que é o fabricante do famoso Reci Laser. Ele me disse, se manter a temperatura próximo dos 28°C está perfeito. Trabalhando com essa temperatura que voce disse, estará consumindo muita energia o motor de geladeira.
Um pitaco para seu projeto, arrume uma caixa um pouco maior e faça um revestimento de poliuretano, está perdendo muita temperatura com essa caixa plastica.
Abraço e parabens
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #19 Online: 17/07/13 - 06:37 »

Offline Claudio Leal

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #20 Online: 17/07/13 - 07:54 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Jesiel, falei com o gerente dos maiores fabricantes de tubo laser, que é o fabricante do famoso Reci Laser. Ele me disse, se manter a temperatura próximo dos 28°C está perfeito. Trabalhando com essa temperatura que voce disse, estará consumindo muita energia o motor de geladeira.
Um pitaco para seu projeto, arrume uma caixa um pouco maior e faça um revestimento de poliuretano, está perdendo muita temperatura com essa caixa plastica.
Abraço e parabens

Bom dia pessoal,

Quero sugerir um tópico com estas marcas já estabelecidas tipo: Temperatura ótima para operação do tubo laser 28ºC

Abraços,

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #20 Online: 17/07/13 - 07:54 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #21 Online: 17/07/13 - 08:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia pessoal,

Quero sugerir um tópico com estas marcas já estabelecidas tipo: Temperatura ótima para operação do tubo laser 28ºC

Abraços,
Nobre amigo.
O tópico ja existe pois acabaste de  escrever nele.
tudo que se refere a LASER é colocado aqui.
na realidade vc não quer um tópico, e sim  um assunto relacionado a  diversas nomenclaturas sobre  tubos laser.
vc mesmo  pode abrir um assunto dentro do tópico laser  sobre o que vc quer  e  aqueles que tiverem  conhecimento vão  dar suas opiniões
acredito que vc tenha entendido
abraço e estou as ordens
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #21 Online: 17/07/13 - 08:02 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #22 Online: 17/07/13 - 10:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Jesiel, falei com o gerente dos maiores fabricantes de tubo laser, que é o fabricante do famoso Reci Laser. Ele me disse, se manter a temperatura próximo dos 28°C está perfeito. Trabalhando com essa temperatura que voce disse, estará consumindo muita energia o motor de geladeira.
Um pitaco para seu projeto, arrume uma caixa um pouco maior e faça um revestimento de poliuretano, está perdendo muita temperatura com essa caixa plastica.
Abraço e parabens

Sim, com certeza, ainda não terminei, somente coloquei para funcionar em pré teste e por estar com a água próximo aos 48graus...Depois de pronto ficará parecido com o chiller ching ling made in Brazil

Jesiel
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #22 Online: 17/07/13 - 10:10 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #23 Online: 17/07/13 - 10:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Rapaz! Um trambolhão e tanto heim, ficou eficiente?  O meu também é um CW3000 a solução que arrumei provisoriamente é quando a temperatura atingir 30º  tirar 2 litros da agua e colocar 2 litros de agua gelada, a temperatura cai em minutos para 25º e me da mais umas 2 há 3 horas de trabalho, e como são apenas 2 litros não corro risco de dar um choque térmico e trincar o tubo, estou pensando em fazer um sistema que vi na internet com pastilhas peltier, sei que o consumo é grande porem o mesmo ficaria ligado por alguns minutos até a temperatura cair, quando chegar a 30º eu ligaria novamente.

Amigo,

Cuidado para não dar choque térmico e quebrar o tubo, ok? Esta atividade é propícia a isto, mesmo considerando diferença de 5 graus, lembrando que este tubo é feito com vidro de silicato.

Jesiel
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #23 Online: 17/07/13 - 10:16 »

Offline junior_jrcv

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #24 Online: 23/07/13 - 18:35 »
opá amigão, muito bom o alerta, coloco água aos poucos para não ter esse problema de choque térmico, até o final dessa semana acabo meu gato de pastilhas peltier e me livro desse trabalho extra

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #24 Online: 23/07/13 - 18:35 »

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #25 Online: 05/08/13 - 19:26 »
Jesiel, poderia nos contar como está funcionando o seu chiller caseiro ? Você utilizou compressor de quantos HPs? Estava pensando em comprar um bebedouro de água e adapta-lo a saída do meu chiller 3000, mas já me falaram que não vai dar conta de resfriar a água, já que o compressor do bebedouro é pequeno demais. Estive vendo as especificações de um chiller CW5000, que seria o suficiente eu acho, e são as seguintes: tem um compressor de 0.40HP, e um poder de refrigeração de 2361Btu/h, utilizando uma carga de 300g, com um fluxo de água de 10 L/min. A partir destas especificações acho que daria para tomar uma decisão para construir um, queria saber dos mais entendidos 0.40HP corresponde a quanto, pois aqui pelo que vi falam-se em 1/8, 1/4 e não entendo nada de refrigeração.
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #25 Online: 05/08/13 - 19:26 »

Offline abrantes

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #26 Online: 05/08/13 - 19:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Jesiel, poderia nos contar como está funcionando o seu chiller caseiro ? Você utilizou compressor de quantos HPs? Estava pensando em comprar um bebedouro de água e adapta-lo a saída do meu chiller 3000, mas já me falaram que não vai dar conta de resfriar a água, já que o compressor do bebedouro é pequeno demais. Estive vendo as especificações de um chiller CW5000, que seria o suficiente eu acho, e são as seguintes: tem um compressor de 0.40HP, e um poder de refrigeração de 2361Btu/h, utilizando uma carga de 300g, com um fluxo de água de 10 L/min. A partir destas especificações acho que daria para tomar uma decisão para construir um, queria saber dos mais entendidos 0.40HP corresponde a quanto, pois aqui pelo que vi falam-se em 1/8, 1/4 e não entendo nada de refrigeração.

Na verdade refrigeração é um pouco mais complicado do que parece.
Essas capacidades citadas acima, são para o compressor aplicado em determinadas condições de trabalho, vou tentar descrever de forma mais simples.
O compressor, assim como um ventilador, tem um "envelope" de capacidade, se trabalhar em uma condição mais severa, terá uma capacidade menor. Se tiver trabalhando em uma condição mais "ligth" terá r capacidade maior. Essas condições que me refiro são temperaturas de evaporação (Temperatura que o gás evapora/ pressão de sucção) e temperatura de condensação(Temperatura de saturação do gás/ Pressão de alta), para iniciar o seu projeto você devera partir dos seguintes dados:
Carga termica de refrigeração...(Potencia do laser)
Temperatura que pretende trabalhar com a água... ?( a partir daí podemos atribuir uma temperatura de evaporação)
Temperatura media da sua região... ?(Para definirmos a maior temperatura de condensação possivel)
 
depois disso tudo vamos ao dimensionamento dos trocadores de calor..

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #26 Online: 05/08/13 - 19:40 »

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #27 Online: 05/08/13 - 19:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Jesiel, poderia nos contar como está funcionando o seu chiller caseiro ? Você utilizou compressor de quantos HPs? Estava pensando em comprar um bebedouro de água e adapta-lo a saída do meu chiller 3000, mas já me falaram que não vai dar conta de resfriar a água, já que o compressor do bebedouro é pequeno demais. Estive vendo as especificações de um chiller CW5000, que seria o suficiente eu acho, e são as seguintes: tem um compressor de 0.40HP, e um poder de refrigeração de 2361Btu/h, utilizando uma carga de 300g, com um fluxo de água de 10 L/min. A partir destas especificações acho que daria para tomar uma decisão para construir um, queria saber dos mais entendidos 0.40HP corresponde a quanto, pois aqui pelo que vi falam-se em 1/8, 1/4 e não entendo nada de refrigeração.
Pode colocar de 1/8 que da conta tranquilo.
Abraço
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #27 Online: 05/08/13 - 19:58 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #28 Online: 05/08/13 - 20:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pode colocar de 1/8 que da conta tranquilo.
Abraço

Edvaldo,

1/8 não dá nem para começar...utilize pelo menos 1/2 hp (freezer horizontal) com boa circulação de água.

Qualquer coisa estou aqui.

Jesiel ?_19
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #28 Online: 05/08/13 - 20:57 »

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #29 Online: 05/08/13 - 23:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edvaldo,

1/8 não dá nem para começar...utilize pelo menos 1/2 hp (freezer horizontal) com boa circulação de água.

Qualquer coisa estou aqui.

Jesiel ?_19
Minha empresa fez o projeto de um Chiller, estamos utilizando em maquinas com tubo de 100W. O compressor é motor de 1/8 ele trabalha bem tranquilo o dia todo. Se colocar um motor de 1/2 vai congelar a agua.
A temperatura ideal é de 27° (segundo o fabricante do melhor tubo laser RECI Laser).
Vou tirar uma foto do meu Chiller e postar depois
Abraço
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #29 Online: 05/08/13 - 23:41 »

 

SiteLock