Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: alta temperatura do chiller  (Lida 18315 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #30 Online: 06/08/13 - 08:01 »
Bom Edvaldo, a minha idéia era comprar um bebedouro de água, já que aqui estou perto do Paraguay e consigo barato, e colocar a água do chiller CW3000 circulando por dentro do bebedouro depois indo para o tubo, mas me disseram que um bebedouro usa um compressor de 1/8 e que seria pouco, mas como você está dizendo que 1/8 dá, acho que vou tentar, se não aguentar, pelo menos tenho um bebedouro prá gelar água, ehehe.
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #30 Online: 06/08/13 - 08:01 »

Offline junior_jrcv

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #31 Online: 06/08/13 - 09:25 »
Me intrometendo um pouco, como disse acima também estou tendo problemas com meu CW3000.....fiz a seguinte gambiarra :anjo:


Abri meu CW3000 e tem duas serpentinas de alumínio dentro, (Tranqueirinha mais simples) Peguei um saquinho inseri no meio de uma das serpentinas enchi de gelo, Báaa! Que maravilha de 33º caiu para 26º em minutos, isso em um dia quente com força! Bom isso me leva a crer que não precisa de muita coisa pra derrubar a temperatura, e que melhor que usar a água gelada do bebedouro passando por dentro do tubo seria usa-la para refrigerar uma serpentina secundaria, no caso a maioria dos bebedouros tem um reservatório não? Tu colocaria a serpentina secundaria banhando-a nessa água gelada, creio que preferencialmente a entrada de água, pois é mais fácil gelar a água na entrada quando sua temperatura não é tão elevada do que na saída quando já quente. Deste modo não afetaria em nada o sistema, tu usaria o mesmo termostato já do chiller, só seria adicionado a serpentina externamente. Em todo caso me sobrando um tempinho aqui vou correr pra comprar uns 8 metros de serpentina e jogar dentro de uma caixa de isopor com gelo ver quantas hrs trabalha e a que temperatura, se resolver fica mais facil ter parâmetros do que preciso.


Segue o link da gambiarra que digo ( Na praia galera passa metade do dia gelando coco com isso cheio de gelo):

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Lembrando que são todas possibilidades, não tenho base em nem uma técnica hehehe


Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #31 Online: 06/08/13 - 09:25 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #32 Online: 06/08/13 - 09:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Me intrometendo um pouco, como disse acima também estou tendo problemas com meu CW3000.....fiz a seguinte gambiarra :anjo:


Abri meu CW3000 e tem duas serpentinas de alumínio dentro, (Tranqueirinha mais simples) Peguei um saquinho inseri no meio de uma das serpentinas enchi de gelo, Báaa! Que maravilha de 33º caiu para 26º em minutos, isso em um dia quente com força! Bom isso me leva a crer que não precisa de muita coisa pra derrubar a temperatura, e que melhor que usar a água gelada do bebedouro passando por dentro do tubo seria usa-la para refrigerar uma serpentina secundaria, no caso a maioria dos bebedouros tem um reservatório não? Tu colocaria a serpentina secundaria banhando-a nessa água gelada, creio que preferencialmente a entrada de água, pois é mais fácil gelar a água na entrada quando sua temperatura não é tão elevada do que na saída quando já quente. Deste modo não afetaria em nada o sistema, tu usaria o mesmo termostato já do chiller, só seria adicionado a serpentina externamente. Em todo caso me sobrando um tempinho aqui vou correr pra comprar uns 8 metros de serpentina e jogar dentro de uma caixa de isopor com gelo ver quantas hrs trabalha e a que temperatura, se resolver fica mais facil ter parâmetros do que preciso.


Segue o link da gambiarra que digo ( Na praia galera passa metade do dia gelando coco com isso cheio de gelo):

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Lembrando que são todas possibilidades, não tenho base em nem uma técnica hehehe





Existe uma relação volume/ vazão e temperatura, com isso se faz o calculo de quanto precisa. Uma solução que também funciona e com eficiência limitando-se a temperatura ambiente é um galão com 200litros em passagem ao sistema. Ou seja entra e sai do mesmo lugar, mas o volume não deixa a água subir muito, no meu caso não permaneci com esta solução pois aqui no rj as galinhas já colocam os ovos cozidos e quando quebram fritam na hora.

Jesiel













O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #32 Online: 06/08/13 - 09:46 »

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #33 Online: 06/08/13 - 10:09 »
Pois é, aqui também é quente, nem chegou o verão ainda, quando chegar dá prá fitar ovos no asfalto, por isso já estou pensando em uma solução.
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #33 Online: 06/08/13 - 10:09 »

Offline junior_jrcv

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #34 Online: 06/08/13 - 10:18 »
Hahahaha, aqui eu não tenho espaço nem pra maquina, quem dirá 200 litros de água! Hahahahaha

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #34 Online: 06/08/13 - 10:18 »

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #35 Online: 06/08/13 - 10:58 »
Se eu colocar 200 litros de água em um galão, serão 200 litros de água quente, pois já sai da torneira com mais de 30 graus no verão.
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #35 Online: 06/08/13 - 10:58 »

Offline junior_jrcv

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #36 Online: 06/08/13 - 11:19 »
Estamos no ramo errado heim maninho, deveríamos é fazer sopa!

Agora voltando a GAMB Tech

O que acham desses chillers de aquario? Um CW5000 de laser custa na faixa de 5 mil...
um chiller de aquario com a mesma capacidade de refrigeração custa 1800,00

Ainda não decidi a compra pela parte eletrônica, no caso tem um cabo da maquina ao chiller com o sensor para sesarmar o laser em caso de superaquecimento, eu não sei como proceder a ligação com o chiller de aquario, e usar o cw3000 + o chiller de aquario seria um desperdício

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #36 Online: 06/08/13 - 11:19 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #37 Online: 06/08/13 - 13:35 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Estamos no ramo errado heim maninho, deveríamos é fazer sopa!

Agora voltando a GAMB Tech

O que acham desses chillers de aquario? Um CW5000 de laser custa na faixa de 5 mil...
um chiller de aquario com a mesma capacidade de refrigeração custa 1800,00

Ainda não decidi a compra pela parte eletrônica, no caso tem um cabo da maquina ao chiller com o sensor para sesarmar o laser em caso de superaquecimento, eu não sei como proceder a ligação com o chiller de aquario, e usar o cw3000 + o chiller de aquario seria um desperdício

Já passei por todas estas estradas que estão trilhando agora e, por isso decidi construir meu chiller...quanto ao galão e quando testei, devido ao volume dágua a temperatura se manteve. Mas exigente como sou quis algo mais geladinho para a bichinha. 16º e com o termostato no mínimo e nem isolei o reservatório ainda...

Devido aos custos de chiller no mercado, estou pensando seriamente colocar em linha de produção. kkkk
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #37 Online: 06/08/13 - 13:35 »

Offline junior_jrcv

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #38 Online: 06/08/13 - 14:49 »
dependendo do valor e disponibilidade de entrega, já sou um forte candidato a ser teu cliente...

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #38 Online: 06/08/13 - 14:49 »

Offline Vagner Lino

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 858
  • Total Likes: +45/-15
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #39 Online: 07/08/13 - 12:12 »
Aos colegas com problemas com temperatura.

Segue link de um Chiller construído com um ar condicionado.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abraço,
Vagner Lino
PS. espero que ajude.

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #39 Online: 07/08/13 - 12:12 »

Offline junior_jrcv

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #40 Online: 07/08/13 - 12:45 »
estava lendo isso ontem, creio eu que com os gastos disso + técnico passe o valor do chiller de aquário, que resolve do mesmo modo e já vem montadinho, não?!

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #40 Online: 07/08/13 - 12:45 »

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #41 Online: 07/08/13 - 13:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
estava lendo isso ontem, creio eu que com os gastos disso + técnico passe o valor do chiller de aquário, que resolve do mesmo modo e já vem montadinho, não?!

Jr. você disse que encontrou chiller de aquário por 1800,00, pode dizer onde, pois andei pesquisando na internet e só encontrei modelos caros. Andei observando as especificações de um chiller CW5000 e são as seguintes:  tem um compressor de 0.40HP, e um poder de refrigeração de 2361Btu/h, utilizando uma carga de 300g., de fluido refrigerante, com um fluxo de água de 10 L/min, isso segundo o fabricante é suficiente para uma laser de 100W trabalhando a uma média de 60% de potência.

O chiller CW3000 é indicado para lasers de no máximo 60W, sempre considerando essa faixa de até 60% de potência, não sei porque os fabricantes ou revendedores de máquinas insistem em enviar junto este tipo de chillers para maquinas de 100 ou mais Watts.

A minha máquina tem 100W, se eu for utiliza-la apenas para gravação iria trabalhar com no máximo 50% de potência e o chiller CW3000 daria conta sim, porém estou cortando MDF e prá isso estou utilizando uma média de 80% de potência, o que é claro, sobe a temperatura rapidamente.


Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #41 Online: 07/08/13 - 13:00 »

Offline junior_jrcv

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #42 Online: 07/08/13 - 13:20 »
Verdade, minha laser é de 80W e veio esse cw3000
o chiller que eu falei é esse  Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Não entendo esse lance de potencia, a minha desde que chegou uso ela em 100%

segundo o técnico e o vendedor de tubos a potencia utilizada não influencia na vida do tubo, ai eu já não sei, porem a 100% tenho mais produção, e mesmo que o tubo não chegasse a 1500 horas o valor dele seria insignificante perto dos lucros já obtidos. Em todo caso tenho um tubo novinho guardado, o que eu não faço é trabalhar a cima dos 32º Isso ta me dando um medo danado

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #42 Online: 07/08/13 - 13:20 »

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #43 Online: 07/08/13 - 13:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Verdade, minha laser é de 80W e veio esse cw3000
o chiller que eu falei é esse  Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Não entendo esse lance de potencia, a minha desde que chegou uso ela em 100%

segundo o técnico e o vendedor de tubos a potencia utilizada não influencia na vida do tubo, ai eu já não sei, porem a 100% tenho mais produção, e mesmo que o tubo não chegasse a 1500 horas o valor dele seria insignificante perto dos lucros já obtidos. Em todo caso tenho um tubo novinho guardado, o que eu não faço é trabalhar a cima dos 32º Isso ta me dando um medo danado


Quanto a potência, acho que nem sempre dá prá trabalhar com 100% né, pode ser que esteja enganado.

Quanto ao chiller esse acho pequeno, veja que o compressor é 1/10 HP, enquanto o ideal seria 1/4, conforme já andei verificando e ainda não tem bomba de água, teria que colocar uma bomba separadamente.

Estou pensando em importar alguns CW5000, acho que por um preço bom teria mercado hein...
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #43 Online: 07/08/13 - 13:40 »

Offline junior_jrcv

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 29
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #44 Online: 07/08/13 - 14:28 »
teria mercado com certeza! Lá fora custa 500 dollar, agora galera importa e quer vender a 5mil fica dificil

Quanto ao chiller de aquário mesmo com a baixa potencia seria muito eficiente, somente o cw 3000 já ajuda, como comentei acima até gelo na serpentina resolve

Clube CNC Brasil

Re:alta temperatura do chiller
« Resposta #44 Online: 07/08/13 - 14:28 »

 

SiteLock