Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: DIY (Faça Você Mesmo) CNC estrutura MDF - Projeto bem detalhado  (Lida 4740 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Boa noite pessoal,

Não sei se já viram este projeto:



Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


De todos que tenho pesquisado nos últimos dias, este é o que mais esta detalhado para a parte de estrutura.

Como quero construir meu primeiro CNC e pretendo começar a construir esta semana ainda, estou pensando seriamente em usar este projeto.

Pretendo usar o CNC para trabalhos em madeira (MDF, Pinus, Cedrinho) e Acrilico.

A diferença é que pretendo usar motores NEMA 23 (15 kgf/cm).

Você acham que esta maquina atenderia a minha necessidade?

Sei que é uma maquina de pequeno porte, mas pretendo já desenvolver alguns trabalhos com ela para ganhar algum dim dim.

Obrigado, Flávio
« Última modificação: 26/02/13 - 00:34 por Mac_RC »
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil


Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
*Desculpe pessoal editei pois a imagem e a url estavam quebradas....


Boa noite pessoal,

Não sei se já viram este projeto:



Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

De todos que tenho pesquisado nos últimos dias, este é o que mais esta detalhado para a parte de estrutura.

Como quero construir meu primeiro CNC e pretendo começar a construir esta semana ainda, estou pensando seriamente em usar este projeto.

Pretendo usar o CNC para trabalhos em madeira (MDF, Pinus, Cedrinho) e Acrilico.

A diferença é que pretendo usar motores NEMA 23 (15 kgf/cm).

Você acham que esta maquina atenderia a minha necessidade?

Sei que é uma maquina de pequeno porte, mas pretendo já desenvolver alguns trabalhos com ela para ganhar algum dim dim.

Obrigado, Flávio
« Última modificação: 26/02/13 - 00:31 por Mac_RC »
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil


Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Vejo muita gente pedindo indicação de projeto de CNC simples e tal. Esse tá bem mastigadinho, Só acho que a microretífica é fraca para cortar MDF, acredito que uma tupia seria uma alternativa mais bacana, mas gostei da maquininha.

Gostei, obrigado por postar. 
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil


Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vejo muita gente pedindo indicação de projeto de CNC simples e tal. Esse tá bem mastigadinho, Só acho que a microretífica é fraca para cortar MDF, acredito que uma tupia seria uma alternativa mais bacana, mas gostei da maquininha.

Gostei, obrigado por postar. 


Oi Rodrigo,

Pretendo usar motor Nema 23, acho que de motor é suficiente para MDF e madeiras "macias" como pinus e cedrinho?
E eu tenho uma tupia como esta acha que ela da conta do recado se coloca-la no CNC?


Grato, Flavio
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil


Offline GerberCNC

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Flavio,

Corta sim... mas vai da experiência de uso. Não vai querer cortar um Ipê de 30 mm numa passada só.

Na pior das hipóteses, é só cortar em 2 ou 3 passadas... diminuir a velocidade dos eixos X e Y...

Abraço

Clube CNC Brasil


Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
é masi comum ver sendo usada a tupida da makita 3709 pela forma de prender no eixo z ser mais simples.

Agora se já tem essa tupia tem que estudar um jeito de prende-la nos eixo z. Que ela dá conta do recado isso dá. 
Já trabalhou com uma tupia? sabe come ela trabalha? 
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil


Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
é masi comum ver sendo usada a tupida da makita 3709 pela forma de prender no eixo z ser mais simples.

Agora se já tem essa tupia tem que estudar um jeito de prende-la nos eixo z. Que ela dá conta do recado isso dá. 
Já trabalhou com uma tupia? sabe come ela trabalha? 


Olá Roracioppi,

Sei trabalhar com tupia sim, a unica diference que estou vendo é que a tupia que eu tenho tem rotação de 6000 rpm e pelo que vi na internet esta da makita e similares tem rotação de até 30.000 rpm, isto seria algum problema para se trabalhar com madeira?

Abraços, Flávio
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil


Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá Roracioppi,

Sei trabalhar com tupia sim, a unica diference que estou vendo é que a tupia que eu tenho tem rotação de 6000 rpm e pelo que vi na internet esta da makita e similares tem rotação de até 30.000 rpm, isto seria algum problema para se trabalhar com madeira?

Abraços, Flávio


Eu uso uma destas na minha maquina, funciona muito bem, só é barulhenta pra cacilda.

Veja o suporte que fiz aqui: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil


Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu uso uma destas na minha maquina, funciona muito bem, só é barulhenta pra cacilda.

Veja o suporte que fiz aqui: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Mac, suporte prático rápido e funcional melhor que seu suporte foi a capa anti ruido e anti poeira de plastico bolhas.
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil


Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Estava vendo o projeto e ví que os motores são acoplados diretamente nos fusos, pelo que lí aqui no fórum seria legal fazer uma redução para acoplar os dois.
 
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil


Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:DIY (Faça Você Mesmo) CNC estrutura MDF - Projeto bem detalhado
« Resposta #10 Online: 26/02/13 - 18:01 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac, suporte prático rápido e funcional melhor que seu suporte foi a capa anti ruido e anti poeira de plastico bolhas.

Anos de estudo ... pensa que é mole bolar todas estas engenhocas ... kkkk ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:DIY (Faça Você Mesmo) CNC estrutura MDF - Projeto bem detalhado
« Resposta #10 Online: 26/02/13 - 18:01 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:DIY (Faça Você Mesmo) CNC estrutura MDF - Projeto bem detalhado
« Resposta #11 Online: 26/02/13 - 18:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Estava vendo o projeto e ví que os motores são acoplados diretamente nos fusos, pelo que lí aqui no fórum seria legal fazer uma redução para acoplar os dois.
 

Se é da minha Protozoaria que vc fala, sim ! Os motores estão direto no fuso e isto gera um monte de problemas ... ainda não troquei porque não quebrou, vou esperar aquele momento exato de precisar da maquina e ela quebrar no acoplamento, ... dai saiu correndo, abro um topico aqui com o titulo SOCORRO, chuto o balde, digo que my Good não gosta de mim e por ai a fora ... tipico de brasileiro ... ?_11 ?_1 ?_1

Pra funcionar tem que deixar os parafusos dos motores soltos, mesmo assim faz um barulho danado, parece que está moendo ferro e tem hora que ela até canta.... kkkk
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:DIY (Faça Você Mesmo) CNC estrutura MDF - Projeto bem detalhado
« Resposta #11 Online: 26/02/13 - 18:08 »

Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:DIY (Faça Você Mesmo) CNC estrutura MDF - Projeto bem detalhado
« Resposta #12 Online: 26/02/13 - 18:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Se é da minha Protozoaria que vc fala, sim ! Os motores estão direto no fuso e isto gera um monte de problemas ... ainda não troquei porque não quebrou, vou esperar aquele momento exato de precisar da maquina e ela quebrar no acoplamento, ... dai saiu correndo, abro um topico aqui com o titulo SOCORRO, chuto o balde, digo que my Good não gosta de mim e por ai a fora ... tipico de brasileiro ... ?_11 ?_1 ?_1

Pra funcionar tem que deixar os parafusos dos motores soltos, mesmo assim faz um barulho danado, parece que está moendo ferro e tem hora que ela até canta.... kkkk
eu ví que esse projeto que o Flavio leal postou também tem o fuso acoplado direto no motor, de repente quem for se aventurar nesse projeto já pensa em colocar uma redução.
Mac se vc abrir um tópico escrito só Socorro eu vou chamar o fundador desse pardieiro forum pra vc, tem que colocar o titulo direitinho tipo- Socorro o acoplamento do meu fuso quebrou.
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

Re:DIY (Faça Você Mesmo) CNC estrutura MDF - Projeto bem detalhado
« Resposta #12 Online: 26/02/13 - 18:18 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:DIY (Faça Você Mesmo) CNC estrutura MDF - Projeto bem detalhado
« Resposta #13 Online: 26/02/13 - 18:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Mac se vc abrir um tópico escrito só Socorro eu vou chamar o fundador desse pardieiro forum pra vc, tem que colocar o titulo direitinho tipo- Socorro o acoplamento do meu fuso quebrou.

Bem lembrado, o cará é muito xarope ... ahahaaa  ?_1 ?_1 ?_1
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:DIY (Faça Você Mesmo) CNC estrutura MDF - Projeto bem detalhado
« Resposta #13 Online: 26/02/13 - 18:24 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:DIY (Faça Você Mesmo) CNC estrutura MDF - Projeto bem detalhado
« Resposta #14 Online: 26/02/13 - 22:31 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
eu ví que esse projeto que o Flavio leal postou também tem o fuso acoplado direto no motor, de repente quem for se aventurar nesse projeto já pensa em colocar uma redução.
Mac se vc abrir um tópico escrito só Socorro eu vou chamar o fundador desse pardieiro forum pra vc, tem que colocar o titulo direitinho tipo- Socorro o acoplamento do meu fuso quebrou.


Pessoal, como sou novato não entendi direito, o ideal é não colocar o motor de passo direto ligado ao fuso (barra roscada)?
Se for isto qual seria a solução? Alguem ai tem algum exemplo?

Grato, Flavio
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:DIY (Faça Você Mesmo) CNC estrutura MDF - Projeto bem detalhado
« Resposta #14 Online: 26/02/13 - 22:31 »

 

SiteLock