Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Minha Primeira CNC - Começando  (Lida 32065 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline moratot

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 99
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #150 Online: 26/03/13 - 17:01 »
Flavio aki na minha cn eu uso o XP, mas tenta fazer assim, desligue tudo da tomada, ai vc liga primeiro placa TB do depois vc liga o pc , pelo menos aki se eu não fizer nesta ordem o pc não reconhece a placa .
Outro ponto importante é a configuração dos dips da TB e a configuração dos motores no Mach. ok

espero ter ajudado
Boa Sorte...
CNC ARTS'
Antonio Morato

Botucatu- SP

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #150 Online: 26/03/13 - 17:01 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #151 Online: 26/03/13 - 17:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Flavio,

Coloca um PrintScreen da tela de configuração dos motores do Mach3 pra eu dar uma olhada.

Mario, mais a noite coloco os prints da configuração do Mach3 e do dip das placas, não mexi em nada na placa, mas vai saber se já veio errado.

Abraços.
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #151 Online: 26/03/13 - 17:12 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #152 Online: 26/03/13 - 17:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Flavio aki na minha cn eu uso o XP, mas tenta fazer assim, desligue tudo da tomada, ai vc liga primeiro placa TB do depois vc liga o pc , pelo menos aki se eu não fizer nesta ordem o pc não reconhece a placa .
Outro ponto importante é a configuração dos dips da TB e a configuração dos motores no Mach. ok

espero ter ajudado
Boa Sorte...

Moratot, a ordem de ligar primeiro a placa depois o PC eu já fiz e não funcionou.
A noite colo o print da placa.

Obrigado pela ajuda.
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #152 Online: 26/03/13 - 17:13 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #153 Online: 26/03/13 - 18:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Então eu comprei com o Raranda, ele me falou que é unipolar, eu não entendo muito.
De qualquer forma, que eu separei os 2 pares de cada motor corretamente, isto eu sei.
Agora se eu esto usando o + ou - corretamente isto que eu não sei, e também não sei como descobrir, alguém sabe como posso resolver isto?
Abraços

Opa opa opa. muita hora nesta calma. rsrsrsr

Nobre amigo Flávio, falamos de muitas coisas quando nos encontramos, em particular sobre tudo.

Mas deve estar havendo algum equivoco. rsrsrs

O "macete" para encontrar as bobinas você entendeu, até porque o padrão de cores é o que eu já havia lhe passado.
  
Mas nunca lhe disse que esses motores de 18 kgf eram unipolares.

Nem poderia, pois sabendo o básico (e só isso, eu também não sou expert nesse assunto e em nenhum outro - rsrsrs) sei que motores com 5 ou 6 fios são UNIPOLARES e motores com 4 ou 8 fios (o seu caso) são BIPOLARES. rsrsrs

O que foi dito, é que com esse drive, você poderia usar motores de 6 fios (UNIPOLARES) em ligação bipolar, que cairia muito bem também.

Se lembra, que eu disse que poderia pegar um motor de 6 fios, juntar os 2 fios (comuns das bobinas) e trabalhar com apenas os 4 fios, 2 de cada bobina?

Mas enfim, já esta esclarecido que motores com 5 ou 6 fios = UNIPOLARES e motores com 4 ou 8 fios = BIPOLARES.

Quanto a sua configuração, como lhe disse, o "chiado" pode ser normal ? (sim (se a ligação está correta) e não (se a ligação está incorreta)), o que não é normal, SÂO OS MOTORES não rodarem. rsrsrs

E nesse caso, com certeza faltam alguns ajustes nas configurações da sua solução (eletrônica+software) do software que você está empregando para o controle dos seus motores, quer seja no EMC - LinuxCNC ou no Mach, ambos precisam de ajuste.

E quiçá até mesmo na porta de comunicação ou nos sinais enviados para os motores pelo drive e pelo software.

Corroborando, estou em viagem e longe de maiores detalhes para lhe ajudar de imediato. Mas com certeza, até a minha volta você já terá resolvido a questão.

Do mais, fico a sua inteira disposição.

Abraços.

Rubens
« Última modificação: 26/03/13 - 18:15 por RARANDA »

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #153 Online: 26/03/13 - 18:13 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #154 Online: 26/03/13 - 23:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mas nunca lhe disse que esses motores de 18 kgf eram unipolares.

Nem poderia, pois sabendo o básico (e só isso, eu também não sou expert nesse assunto e em nenhum outro - rsrsrs) sei que motores com 5 ou 6 fios são UNIPOLARES e motores com 4 ou 8 fios (o seu caso) são BIPOLARES. rsrsrs

O que foi dito, é que com esse drive, você poderia usar motores de 6 fios (UNIPOLARES) em ligação bipolar, que cairia muito bem também.


Desculpe Raranda, deve ter entendido errado então.
Mas esta entendido, eles são BIPOLARES !!!
Amanhã cedo vou postar fotos da placa e configuração do software para ver se o pessoal me ajuda.

Abraços.
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #154 Online: 26/03/13 - 23:15 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #155 Online: 26/03/13 - 23:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Mas enfim, já esta esclarecido que motores com 5 ou 6 fios = UNIPOLARES e motores com 4 ou 8 fios = BIPOLARES.


Protesto !!! ...  ?_7

Tinha que ser eu ... kkkk  :bleader:

Motores de 5, 6 e 8 fios são unipolares, motores de 4 fios são bipolares, mas motores de 6 e 8 fios também podem operar em modo bipolar ... os de 6 fios apenas em bipolar serie e os de 8 fios em qualquer modo bipolar ou unipolar.
Motores de 5 fios só em unipolar.


 ?_24
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #155 Online: 26/03/13 - 23:38 »

vallter21

  • Visitante
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #156 Online: 27/03/13 - 06:27 »
Flavio bom dia

olha só, eu ja tive uma cnc 3ax com o MACH2. e tava ihual ao seu drive agora, energizava mas num rodava os motores,bom, a cnc3ax usa porta paralela, e winseven não reconhece porta paralela porque é muito antigo essa coisa de porta paralela.E para funfar tive que formatar o PC umas 5 vezes ate achar o softwere certo que é o windown XP servce pack 3. (das 5 vezes que formatei com softs diferentes este foi o unico que o MACH2 conseguio reconhecer a cnc 3ax pela porta paralela. talvez seja este seu problema. mas não tenho certeza pq eu usava a cnc3ax e vc tem uma TB6560. :brocoli:

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #156 Online: 27/03/13 - 06:27 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #157 Online: 27/03/13 - 07:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Protesto !!! ...  ?_7
Tinha que ser eu ... kkkk  :bleader:
Motores de 5, 6 e 8 fios são unipolares, motores de 4 fios são bipolares, mas motores de 6 e 8 fios também podem operar em modo bipolar ... os de 6 fios apenas em bipolar serie e os de 8 fios em qualquer modo bipolar ou unipolar.
Motores de 5 fios só em unipolar.
Vixi mãezinha dos céus....ficou meio confuso, ou é o vein aqui que tá com os miolos moles?:
Motores de 5, 6 e 8 são unipolares...............os de 6 fios apenas bipolar em série? Será que dá pra expricá isto direitinho? Os de 6 fios são apenas unipolares ou apenas bipolares em ´serie, ou são um e outro dependendo da forma de ligar?? Credo ficou pior ainda.....sei não, mas como diz um nosso amigo por aqui; agora eu tenho CERTEZA que nada sei e tá é dificil aprender.


Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #157 Online: 27/03/13 - 07:00 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #158 Online: 27/03/13 - 07:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Flavio,

Coloca um PrintScreen da tela de configuração dos motores do Mach3 pra eu dar uma olhada.


Bom Dia Mario,

Segue print abaixo. Não sei se era exatamente este print do Mach3 que você precisava.
Se não for me fale onde encontrar o correro, kkkkkk

Grato, Flavio
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #158 Online: 27/03/13 - 07:21 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #159 Online: 27/03/13 - 07:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Flavio aki na minha cn eu uso o XP, mas tenta fazer assim, desligue tudo da tomada, ai vc liga primeiro placa TB do depois vc liga o pc , pelo menos aki se eu não fizer nesta ordem o pc não reconhece a placa .
Outro ponto importante é a configuração dos dips da TB e a configuração dos motores no Mach. ok

espero ter ajudado
Boa Sorte...

Moratot,

Veja acima tem uma foto da placa e da para ver os dips, estão configurados corretamente?

Grato,

Flavio
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #159 Online: 27/03/13 - 07:22 »

Offline Mario Gribel

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #160 Online: 27/03/13 - 07:41 »
Flavio,

Não sei se você tem o manual do driver pra conferir mas a pinagem que está configurada no Mach não é a convencional. O mais comum é Step X = 2, Dir X = 3, Step Y = 4, Dir Y = 5, Step Z = 6, Dir Z = 7 e Step LowActive = ON
O manual que encontrei da TB6560 tem uma imagem um pouco diferente da que você postou (deve ser uma versão mais antiga) e a pinagem é essa que coloquei, exceto o nível do sinal que consta como HIGH.
Faça um teste primeiro alterando a pinagem e se não funcionar altere também o nível de sinal.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #160 Online: 27/03/13 - 07:41 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #161 Online: 27/03/13 - 07:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Flavio bom dia

olha só, eu ja tive uma cnc 3ax com o MACH2. e tava ihual ao seu drive agora, energizava mas num rodava os motores,bom, a cnc3ax usa porta paralela, e winseven não reconhece porta paralela porque é muito antigo essa coisa de porta paralela.E para funfar tive que formatar o PC umas 5 vezes ate achar o softwere certo que é o windown XP servce pack 3. (das 5 vezes que formatei com softs diferentes este foi o unico que o MACH2 conseguio reconhecer a cnc 3ax pela porta paralela. talvez seja este seu problema. mas não tenho certeza pq eu usava a cnc3ax e vc tem uma TB6560. :brocoli:

Bom dia Valter, ate onde sei o windows 7 reconhece sim porta paralela. Creio nao ser este o problema, mesmo porque estou tentando tambem com Linux/EMC e estou igualmente nao tendo sucesso.
De qualquer forma vou ver se instalo o XP em um micro velho para testar.

Valeu a dica.
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #161 Online: 27/03/13 - 07:45 »

Offline GerberCNC

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #162 Online: 27/03/13 - 07:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #162 Online: 27/03/13 - 07:46 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #163 Online: 27/03/13 - 08:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Flavio,

Não sei se você tem o manual do driver pra conferir mas a pinagem que está configurada no Mach não é a convencional. O mais comum é Step X = 2, Dir X = 3, Step Y = 4, Dir Y = 5, Step Z = 6, Dir Z = 7 e Step LowActive = ON
O manual que encontrei da TB6560 tem uma imagem um pouco diferente da que você postou (deve ser uma versão mais antiga) e a pinagem é essa que coloquei, exceto o nível do sinal que consta como HIGH.
Faça um teste primeiro alterando a pinagem e se não funcionar altere também o nível de sinal.

Mario, fiz isto e nada :(
Em que tela eu mudo o nível de sinal para High?

Abraços
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #163 Online: 27/03/13 - 08:25 »

Offline Mario Gribel

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #164 Online: 27/03/13 - 08:29 »
Nesta mesma tela. Desmarque a coluna Step Low.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #164 Online: 27/03/13 - 08:29 »

 

SiteLock